
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Quim Berto deixou rasgados elogios a Alberto Baio, lateral direito do Vitória do Guimarães que está na mira do Sporting. Em entrevista à Antena 1, o ex-futebolista - que se sagrou campeão pelo Clube de Alvalade em 1999/2000 - treinou o ala nos escalões de formação do emblema vimaranense e não tem dúvidas da qualidade do jogador.
"O Alberto tem tudo para singrar e ser um dos melhores laterais-direitos, não só do nosso campeonato, como a nível europeu. Além de ser fisicamente muito forte, é alto, tem um andamento e uma intensidade muito acima da média, e, quando vai para jogo, faz com que esse mesmo jogo seja o último da vida dele", afirmou.
"Tem tudo para pegar de estaca em qualquer equipa portuguesa. É normal que as equipas estejam atentas, porque não é preciso dois dedos de testa para ver que o Alberto tem um potencial enormíssimo para jogar em qualquer equipa, aqui, em Portugal", completou.
Esta temporada, ao serviço do Vitória de Guimarães, Alberto Baio - avaliado em um milhão de euros - foi aposta em 19 encontros: sete encontros na Liga Conferência, nove na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.320 minutos em campo, o lateral português apontou um golo e duas assistências.
Na conferência de imprensa de antevisão ao duelo da 17.ª jornada frente ao Vitória de Guimarães, Rui Borges negou precisar de caras novas no plantel do Sporting: "Mais do que preocupar-me com o mercado, tenho de preocupar-me com os jogadores que tenho. Cheguei há pouco tempo e tenho de acelerar processos. Agarro-me sempre aos jogadores que tenho, não me queixo de nada. Nunca me foco nisso, mas sim no que tenho de fazer, que é trabalhar imenso para o que queremos para a equipa", completou.
André Villas-Boas decide futuro do técnico da formação azul e branca após vaga de maus resultados apresentados no Mundial de Clubes
|
Martín Anselmi pode estar de saída do Porto. Depois dos maus resultados apresentados neste Mundial de Clubes FIFA - que terá quatro jogos decisivos esta quarta-feira - André Villas-Boas tem de decidir o futuro do treinador argentino que ainda não convenceu os adeptos portistas.
Segundo informações avançadas pelo Correio da Manhã, depois de aterrar dos Estados Unidos, o presidente do clube azul e branco reuniu-se com a restante direção do futebol para decidir a medida a tomar com o jovem técnico de 39 anos e a sua equipa técnica.
Não é só Martin Anselmi a ser o tema principal desta reunião, visto que o abandono de Jorge Costa e Andoni Zubizarreta são assuntos que também estão em cima da mesa, numa conversa que pode alterar o rumo de um dos principais rivais do Sporting no ataque ao título.
O antigo treinador do Cruz Azul tem sido altamente contestado desde a sua chegada à cidade invicta, principalmente após ter ficado aquém dos objetivos estabelecidos por André Villas-Boas, antes de iniciar a sua caminhada no Mundial de Clubes: “Passar aos oitavos de final é um objetivo alcançável”.
Vale a pena recordar que Martín Anselmi tem contrato válido com o Porto até 2027. Ainda assim, esse fator não apresenta problemas nesta possível decisão da direção dos dragões. O técnico disputou apenas um encontro frente ao Sporting, de Rui Borges. O encontro terminou (1-1) na jornada 21 da Liga.
Avançado de 27 anos continua a ser muito cobiçado no estrangeiro, mas Frederico Varandas tem sido irredutível nas negociações pelo sueco
|
Paulo Andrade diz que a culpa da situação tensa entre leões e Viktor Gyokeres não é do Sporting e que seria uma “burrice” se o jogador ficasse contrariado em Alvalade. O ex dirigente assegurou que o ponta de lança sueco não pode culpar o Clube de Alvalade pela estagnação no processo de transferência.
Paulo Andrade sobre Viktor Gyokeres: “Ele tem de perceber que a culpa não é do Sporting"
“Ele tem de perceber que a culpa não é do Sporting. O Sporting tem tido uma postura completamente leal e correta. A culpa é do empresário dele. Ele é que o escolheu e mantém”, referiu, em declarações na CMTV. O antigo dirigente sportinguista sublinhou que agora isto é um “problema” do avançado sueco.
"Alguém tem de explicar ao jogador que o Sporting tem mantido uma postura sempre igual”. Nesse sentido, Paulo Andrade espera que as coisas se resolvam: “Quem me dera a mim que ele fique”, disse, realçando que, se ficar, o atleta dará tudo pela camisola verde e branca. “Ele é profissional, é um lutador, só quem nunca tenha visto o Gyokeres jogar”, referiu.
Paulo Andrade: “Seria de uma burrice extrema, se ficar cá e não tentar fazer uma época igual para sair em janeiro ou na época seguinte"
Em suma, Paulo Andrade não acredita que Gyokeres fique contrariado no Sporting. “Seria de uma burrice extrema, se ficar cá e não tentar fazer uma época igual para sair em janeiro ou na época seguinte. Era de uma pessoa que não tem nada na cabeça”, concluiu.
O avançado de 27 anos continua a ser muito cobiçado no estrangeiro, mas Frederico Varandas tem sido irredutível nas negociações pelo sueco. No entanto, os ingleses do Arsenal parecem ter cedido aos valores pedidos pelo Presidente verde e branco (Saiba mais AQUI).
Clube de Alvalade é um dos muitos interessados na contratação do avançado brasileiro e os vilacondenses mantêm todos cenários em aberto
|
Clayton é um dos alvos do Sporting para reforçar o ataque da equipa verde e branca, no mercado de verão. O avançado do Rio Ave está bem cotado no mercado e é pretendido por vários clubes nacionais e estrangeiros. Ainda assim, o jogador tem ordem expressa para se apresentar no início dos trabalhos de pré-época do emblema de Vila do Conde.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, o Rio Ave começa, no decorrer da próxima semana, a preparação para 2025/26 e, ao que tudo indica, Clayton vai estar às ordens de Sotiris Silaidopoulos, o novo treinador dos vilacondenses. Os dirigentes do clube nortenho estão a par do forte interesse de vários emblemas na contratação do atacante de 26 anos, mas não dão a transferência como garantida.
O Sporting é um dos clubes atentos e considera Clayton como um possível substituto de Viktor Gyokeres, caso se confirme a saída do goleador internacional sueco. Os italianos do Torino foram os primeiros a manifestar interesse na contratação do jogador, mas os 15 milhões de euros exigidos pelo Rio Ave esfriaram as negociações.
Mais recentemente, o Al Gharafa, do Qatar, também realizou contactos exploratórios com os vilacondenses, tendo em vista uma eventual transferência. Os dirigentes do Rio Ave pretendem realizar um encaixe financeiro significativo com a venda de Clayton e a ideia será mesmo, pelo menos, quadruplicar o investimento de 3 milhões de euros pagos ao Vasco da Gama, no verão de 2024, para a compra do passe do avançado.
Vale sublinhar que, na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos e duas assistências, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que assinou na Liga Portugal Betclic colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição. No futebol português, o avançado brasileiro também já representou o Casa Pia.