
Futebol
Alisson Santos vai receber prenda das grandes no Sporting e até já sabe quando
30 Set 2025 | 12:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Set 2023 | 19:53 |
O Tribunal Constitucional negou o recurso apresentado por João Palhinha no caso do quinto cartão amarelo visto pelo jogador na jornada anterior o dérbi frente ao Benfica, que remonta à época de 2020/21. O TC considera que seria abrir uma "verdadeira caixa de Pandora".
Segundo a agência Lusa, no acórdão, o Tribunal decidiu que "quando estejam em causa questões emergentes da aplicação das normas técnicas e disciplinares respeitantes à prática da própria competição desportiva, está excluída da jurisdição do Tribunal Arbitral do Desporto, sendo, por conseguinte, insuscetível de qualquer controlo jurisdicional".
"Implicaria submeter uma questão técnico-desportiva a árbitros que dificilmente estariam habilitados para o efeito (ou que dificilmente estariam mais habilitados para o efeito do que o árbitro do jogo em questão) e uma vez que essa decisão, mesmo revertida, sempre teve repercussões na forma como o jogo posteriormente se desenvolveu", pode ler-se.
De recordar que Palhinha foi castigado na sequência de um cartão amarelo no encontro frente ao Boavista (2-0), da 15.ª jornada, tendo o pleno da secção profissional do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considerado improcedente o recurso do jogador.
O médio apresentou uma providência cautelar no Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS), para suspender a eficácia do castigo, acabando por ser utilizado na vitória frente ao rival Benfica, por 1-0, no dérbi da 16.ª jornada da I Liga da época 2020/21.
Em 16 de março, o TAD anulou a sanção, mas sem retirar o cartão amarelo, ao basear-se na admissão do erro do árbitro Fábio Veríssimo em admoestar o internacional português, que terminou a época sem cumprir a referida suspensão.
O CD da FPF explicou que João Palhinha ia ficar sem castigo, pois foi retirado "sentido útil" à medida disciplinar. Palhinha avançou então para o Tribunal Constitucional, colocando em causa a constitucionalidade da norma, sendo que a decisão agora conhecida lhe foi desfavorável.
Direção dos verdes e brancos tem consciência do quanto investiu no jogador que se tem tornado numa das peças mais importantes do arranque de época
30 Set 2025 | 13:31 |
A Direção de Frederico Varandas apostou tudo na contratação de Luis Suárez, com o objetivo de substituir Viktor Gyokeres. Sabendo disso, o colombiano está a dar tudo neste arranque de temporada, mas ainda lhe falta atingir uma meta muito específica de leão ao peito.
Os cinco golos marcados acabam - sendo que o último deu os três pontos aos leões na deslocação ao reduto do Estoril -, acabam por ser 'insonsos' para o jogador, uma vez que todos foram válidos para a Liga Portugal Betclic. Frente ao Nápoles, o atacante quer inverter a tendência, com ou sem Fotis Ioannidis do seu lado.
O principal objetivo de Suárez para a partida da segunda jornada da Champions League é claro: além da vitória do Sporting, o colombiano quer estrear-se a marcar na prova milionária, algo que é um dos seus maiores sonhos e que lhe ficou na cabeça depois do jogo com o Kairat, no qual desperdiçou várias oportunidades.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – soma nove partidas. O jogador do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: seis para Liga Portugal, um para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Nos 674 minutos que tem em campo, o avançado apontou cinco golos e três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Nápoles. O encontro, a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Antonio Conte, jogar-se-á no Estádio Diego Armando Maradona, às 20h00.
Treinador do Clube de Alvalade encontra-se a realizar algumas mudanças do ponto de vista tático com o objetivo de ultrapassar fase de grandes jogos
30 Set 2025 | 13:18 |
Com o ciclo infernal de jogos que se avizinha no Sporting, com vários adversários de alta competitividade - como Nápoles e Braga -, Rui Borges tem vindo a treinar uma nova estratégia para o ataque dos leões com Fotis Ioannidis e Luis Suárez, jogadores de alto investimento dos verdes e brancos.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que revela que o jogador ainda está a passar por um período de adaptação em Alvalade e, por isso, passou as últimas semanas a assimilar algumas movimentações elementares do 4x2x3x1 implementado na equipa verde e branca.
Agora, depois de já ter feito a sua avaliação sobre Ioannidis, Rui Borges percebeu o potencial com que conta na sua dupla de avançados e, por isso, está convencido a testar outros modelos táticos, para os quais o jogador se tem mostrado disponível, revelando mesmo uma certa 'humildade' no processo de aprendizagem das dinâmicas.
Recentemente, na Academia, Ioannidis e Suárez têm sido testados juntos com o apoio dos extremos - no entanto, esta hipótese apenas será utilizada em situações específicas, como quando o Sporting defronta equipas muito fechadas e pretende reverter um resultado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 15 milhões de euros – soma quatro partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 78 minutos, nos quais já apontou um golo com a Listada verde e branca.
Equipa orientada por Rui Borges entra em cena na próxima quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Nápoles, com o jogo a disputar-se em Itália
30 Set 2025 | 13:06 |
Apesar de não ir entrar no onze inicial do Sporting para o jogo frente ao Nápoles, Ousmane Diomande já tem uma tarefa bem definida em mãos. Quando entrar, o costa-marfinense será o responsável por anular Hojlund no jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões.
Apesar de ficar fora do onze inicial dos leões, o mais expectável é que acabe por ser lançado por Rui Borges no decorrer da partida em Itália, uma vez que o treinador dos verdes e brancos vê o defesa como uma peça determinante para a equipa do Sporting, sobretudo pela sua capacidade física - isto em comparação com Gonçalo Inácio, Zeno Debast ou Eduardo Quaresma.
O costa-marfinense acabou mesmo por ficar à espera deste encontro para regressar, depois de ser poupado frente ao Estoril - estava apto, mas Rui Borges não quis arriscar já a pensar na partida diante do Nápoles. Diomande e Hojlund vão encontrar-se em campo e, se tudo correr como previsto, estar frente a frente em várias ocasiões.
De resto, Ousmane Diomande deverá ser um dos próximos jogadores a renovar com o Sporting, mas, para isso, os leões sabem que deverão ter de dobrar o salário do costa-marfinense. Os agentes do central já estiveram em Lisboa para discutirem todas as nuances do mesmo.
O pupilo de Rui Borges encontra-se no patamar dos 400 mil euros limpos anuais - ou seja, 800 mil com impostos. Com o aumento salarial, o Sporting pretende segurar o jogador, que esteve muito perto de sair de Alvalade para o Crystal Palace no último mercado de transferências. Ainda assim, a cláusula de rescisão deverá manter-se nos 80M.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em duas partidas. O central internacional pela Costa do Marfim foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo 68 minutos diante do Benfica, e ainda frente ao Casa Pia, estando em campo 58', antes de se lesionar.
Alisson Santos vai receber prenda das grandes no Sporting e até já sabe quando
30 Set 2025 | 12:49
Campeão da Europa formado no Sporting vive drama no São Paulo - Ceará SC
30 Set 2025 | 11:44
Rui Borges com grandes notícias no último treino antes do Napoli - Sporting
30 Set 2025 | 11:15