Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Apesar do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter comunicado a instauração de um processo de averiguações, Nuno Santos não deverá sofrer qualquer sanção desportiva na sequência dos ferimentos causados a uma adepta do Sporting, no último sábado em Aveiro, no primeiro Clássico da época 2024/25 diante do Porto, em partida relativa à Supertaça.
Segundo declarações de Lúcio Correia ao jornal O Jogo, a “abertura de processo de averiguações pelo CD da FPF é um procedimento normal e esperado”, porém, o professor de Direito Desportivo na Universidade Lusíada de Lisboa considera pouco provável que o jogador venha a sofrer consequências desportivas: “Esta é uma situação que não deixa dúvidas quando à existência de responsabilidades civis, mas levanta-me muitas dúvidas sobre um eventual enquadramento na justiça desportiva que permita um castigo disciplinar ao Nuno Santos ou a outros jogadores que possam ter tido responsabilidades”, acrescentou ainda.
“Embora estes atletas estivessem no estádio em representação do Sporting, não se encontravam na zona do jogo. É uma situação que não está prevista nos regulamentos disciplinares da FPF e não me parece que tenha cabimento uma eventual penalização”, completou, antes de prosseguir. “O que não há dúvidas é que houve uma senhora que sofreu ferimentos, teve de ser operada e pode pedir o apuramento de responsabilidades civis por danos físicos e outros que se podem colocar decorrentes do acidente. Mas isso serão questões a determinar por um Tribunal Judicial, não passa pelo CD da FPF”, apontou.
Sobre quem deverá assumir responsabilidades, Lúcio Correia não hesita em destacar que isso compete aos tribunais. “Será preciso apurar porque o vidro caiu. Resultou apenas da ação do atleta ou atletas do Sporting? A estrutura estava em perfeitas condições? Sendo certo que o clube pode ser responsabilizado, assim como os futebolistas em termos civis como penais”, terminou.
Em 2023/24, Nuno Santos – atualmente avaliado em 14 milhões de euros – fez 50 encontros com a Listada verde e branca tendo feito o gosto ao pé em seis ocasiões (Farense, Dumiense, Vitória de Guimarães, Braga, Boavista e Estrela da Amadora) e feito 16 assistências, sendo o jogador do Sporting com mais passes para golo.
Turma de Alvalade triunfou fora de casa, por 2-0, e conquistou triunfo importante que permite passagem à próxima fase da prova milionária
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting triunfou, este sábado, dia 7 de setembro, frente às islandesas do Breidablik, por 2-0. Em jogo relativo à final de acesso à Liga dos Campeões, os golos da partida foram marcados pela inevitável Telma Encarnação. Veja AQUI como decorreu a partida.
Em Kópavogur, na Islândia, as leoas assumiram o controlo do jogo e abriram o marcador logo aos quatro minutos do encontro. Cláudia Neto, que marcou no jogo anterior, fez um excelente passe para Telma fazer o primeiro da partida e a incontornável máscara de Viktor Gyokeres.
Ainda no primeiro tempo, as verdes e brancas tiveram oportunidade para aumentar a vantagem em várias ocasiões, situação que se espelhou nos segundos 45 minutos. O Sporting dominou toda a partida, mas o golo tardava em aparecer. Telma Encarnação fez o bis e fechou as contas, aos 74'.
Com este triunfo – o quinto em cinco jogos na presente temporada –, as comandadas de Mariana Cabral estão na segunda eliminatória da Liga dos Campeões. A formação leonina aguarda agora o sorteio da prova milionária da UEFA e espera estar na fase de grupos da prova.
Depois da grande vitória diante da turma islandesa, as leoas viram atenções para o campeonato nacional. A segunda jornada da Liga BPI, frente ao Famalicão, está agendada para o próximo dia 13 de setembro, sexta-feira, e joga-se pelas 17h00, no terreno do adversário.
Assista ao primeiro golo de Telma e à celebração à Gyokeres:
'Camisola 13' de Rúben Amorim foi titular e totalista de todos os jogos oficiais da temporada, mas vai parar durante algum tempo
|
0O Sporting perdeu Vladan Kovacevic, devido a lesão. O bósnio, que foi titular e totalista em todos os jogos oficiais da temporada, tem uma entorse no tornozelo esquerdo e já é conhecido o tempo de paragem, que está, no entanto, sujeito a mudanças.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o guardião irá perder, pelo menos, os próximos dois jogos dos verdes e brancos, falhando, desta forma, a deslocação a Arouca, para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic e a estreia na Liga dos Campeões, diante do Lille, no Estádio José Alvalade.
A lesão do reforço de verão abre espaço a Franco Israel, num timing quase perfeito para o uruguaio. Conforme noticiou em Exclusivo o Leonino, o novo 'camisola 1' do Sporting ia dar luta a Kovacevic, de forma a tentar recuperar a titularidade da baliza leonina.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - disputou 47 partidas pelo Raków, em 2023/ 24: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.
Com a Listada verde e branca, o 'camisola 13' de Rúben Amorim tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento de Franco Israel. Pelo Sporting, Vladan soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Leões recebem os dragões neste sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade, em jogo da quarta jornada do Campeonato Nacional
|
0Nuno Santos e Morten Hjulmand estão convocados para o Sporting - Porto, agendado para este sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. Contudo, Rúben Amorim não confirmou que se alguns dos dois leões vai a jogo no clássico, confirmando, ainda, que St. Juste está fora das contas.
“O St. Juste está a seguir o tratamento e ainda não temos data para o regresso dele”, revelou Rúben Amorim, abordando, logo de seguida, as situações de Morten Hjulmand e Nuno Santos, que falharam os últimos encontros.
“O Hjulmand e o Nuno Santos estão convocados, mas não vou dizer quem vai jogar”, finalizou Rúben Amorim, escondendo o jogo sobre se algum dos dois irá ser titular diante do Porto. Ao que tudo indica, porém, a dupla deve começar de início o clássico.
O Sporting recebe o Porto no próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à quarta jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Rúben Amorim, a par dos dragões e do Famalicão, é líder do Campeonato Nacional, com nove pontos em três partidas, tendo marcado uns impressionantes 14 golos e sofrido apenas dois.
Nas 115 ocasiões em que o Sporting recebeu o Porto, os leões triunfaram por 58 vezes (50,4%), empataram por 34 (29,6%) e perderam por 23 (20%). No último confronto a contar para a Liga Portugal Betclic realizado no reduto verde e branco, o Clube de Alvalade venceu, por 2-0, com golos de Viktor Gyokeres (11’) e Pedro Gonçalves (60’).
Confira a antevisão de Rúben Amorim ao Sporting – Porto: