Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Apesar do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter comunicado a instauração de um processo de averiguações, Nuno Santos não deverá sofrer qualquer sanção desportiva na sequência dos ferimentos causados a uma adepta do Sporting, no último sábado em Aveiro, no primeiro Clássico da época 2024/25 diante do Porto, em partida relativa à Supertaça.
Segundo declarações de Lúcio Correia ao jornal O Jogo, a “abertura de processo de averiguações pelo CD da FPF é um procedimento normal e esperado”, porém, o professor de Direito Desportivo na Universidade Lusíada de Lisboa considera pouco provável que o jogador venha a sofrer consequências desportivas: “Esta é uma situação que não deixa dúvidas quando à existência de responsabilidades civis, mas levanta-me muitas dúvidas sobre um eventual enquadramento na justiça desportiva que permita um castigo disciplinar ao Nuno Santos ou a outros jogadores que possam ter tido responsabilidades”, acrescentou ainda.
“Embora estes atletas estivessem no estádio em representação do Sporting, não se encontravam na zona do jogo. É uma situação que não está prevista nos regulamentos disciplinares da FPF e não me parece que tenha cabimento uma eventual penalização”, completou, antes de prosseguir. “O que não há dúvidas é que houve uma senhora que sofreu ferimentos, teve de ser operada e pode pedir o apuramento de responsabilidades civis por danos físicos e outros que se podem colocar decorrentes do acidente. Mas isso serão questões a determinar por um Tribunal Judicial, não passa pelo CD da FPF”, apontou.
Sobre quem deverá assumir responsabilidades, Lúcio Correia não hesita em destacar que isso compete aos tribunais. “Será preciso apurar porque o vidro caiu. Resultou apenas da ação do atleta ou atletas do Sporting? A estrutura estava em perfeitas condições? Sendo certo que o clube pode ser responsabilizado, assim como os futebolistas em termos civis como penais”, terminou.
Em 2023/24, Nuno Santos – atualmente avaliado em 14 milhões de euros – fez 50 encontros com a Listada verde e branca tendo feito o gosto ao pé em seis ocasiões (Farense, Dumiense, Vitória de Guimarães, Braga, Boavista e Estrela da Amadora) e feito 16 assistências, sendo o jogador do Sporting com mais passes para golo.
Craque da equipa verde e branca atingiu número redondo de jogos pelo Clube de Alvalade e deixou algumas declarações em relação ao momento marcante
|
0Diana Silva, jogadora da equipa feminina do Sporting, atingiu, no passado dia 8 de dezembro, a marca dos 200 jogos de leão ao peito, momento marcante na vida da avançada de 29 anos. A portuguesa deu uma entrevista ao "Jornal Sporting", onde falou sobre esta marca redonda de encontros.
"Confesso que não sabia, pensava que a Ana Borges tinha mais jogos, até porque estive um ano fora. Mas é especial, claro que sim, são muitos jogos, significa que faço parte da história do Sporting. É sinal de que também já vivi muito no clube e que levo daqui muita coisa para a vida. Aprendi muito, fiz quase todo o meu processo enquanto jogadora profissional no Sporting", continuou a jogadora que já marcou 145 golos e fez 10 assistências com a camisola verde e branca.
Terminou, da seguinte forma: "Aquilo que sou enquanto pessoa também aprendi muito no Sporting. O clube ensinou-me bastante, aprendi imenso, evoluí muito, tanto a nível pessoal como desportivo. Levo para a vida e o Sporting fez de mim quem sou hoje. A família dá-nos muitas coisas e o Sporting também fez isso comigo. Posso dizer que o clube é uma segunda casa e uma segunda família", rematou Diana Silva.
A jogadora, internacional pela seleção portuguesa, representa o emblema verde e branco desde a época desportiva de 2016/2017, apenas com uma interrupção na temporada 2020/2021, em que representou os ingleses do Aston Villa (três golos em 19 jogos).
Além dos 200 jogos, e 145 golos marcados, a avançada conquistou, ao serviço da equipa das leoas, dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças portuguesas. Representou a seleção A portuguesa por 110 vezes, nas quais marcou 24 golos e fez um total de 14 assistências.
Jogador estreou-se na equipa principal dos leões pela mão de João Pereira no encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal frente ao Santa Clara (2-1)
|
0Mauro Couto, avançado que se estreou na equipa principal do Sporting durante o prolongamento diante do Santa Clara (2-1) não escondeu a emoção por ter feito o primeiro encontro pela equipa A. Aos 19 anos, o jogador foi lançado aos na partida aos 106 minutos por João Pereira.
O jovem avançado, que foi dispensado pelo Porto aos 15 anos, ingressou depois no Padroense, seguindo para o Paços de Ferreira, clube que na última época emprestou o extremo para a equipa de sub-23 dos leões que, entretanto, já adquiriram o passe do jogador.
"18.12.2024, uma noite muito especial em Alvalade. Ultrapassamos mais uma etapa na nossa caminhada. Quartos de final atingidos, com uma vitória em casa diante dos nossos adeptos. Esforço, dedicação, devoção e glória, a receita aplicada todos os dias da minha vida para estar preparado para este momento".
"Mas nada seria possível sem a ajuda dos meus treinadores, colegas de equipa e, principalmente, os familiares que sempre me acompanharam, e a eles deixo o especial agradecimento. Sonho de criança realizado, jogar em Alvalade, com a camisola do Sporting. Privilégio enorme que quero sentir de novo e tudo vou fazer para que aconteça. Seguimos, Sporting", escreveu Mauro Couto.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Veja a publicação de Mauro Couto:
Treinador que tem sido bastante indicado aos leões continua a trabalhar no seu clube e conseguiu a contratação de um jogador que estava a ser ligado aos rivais do norte
|
0Abel Ferreira, treinador do Palmeiras que tem sido muito apontado ao Sporting nos últimos tempos, segue concentrado no seu clube e vai já preparando a próxima época. Conseguiu já a confirmação do primeiro reforço para 2025: Facundo Torres, jogador que vinha sendo apontado... aos rivais do norte de Portugal, o Porto.
O verdão já anunciou oficialmente o reforço, esta sexta feira, dia 20 de dezembro, através de publicações nos seus canais oficiais. O avançado uruguaio de 24 anos fica com um contrato que o liga ao clube brasileiro até dezembro de 2029 - o clube brasileiro terá pago um valor a rondar os 11 milhões e meio de euros ao Orlando City, onde militava.
O jogador já prestou as primeiras declarações como atleta do Palmeiras: "Creio que a grandeza do Palmeiras fala por si. Os meus amigos António Carlos e Angulo, que jogaram comigo no Orlando City, falaram muito bem, mas eu já sabia de quase tudo porque o Palmeiras é um clube muito grande a nível mundial e é por isso que estou aqui".
Disse, ainda, o seguinte: "Chego em busca de glórias, que este clube tem muitíssimas, e tomara que eu possa fazer parte disso também. Para mim, é um orgulho um clube tão grande como o Palmeiras contratar-me", atirou o novo pupilo de Abel Ferreira.
O ponta de lança natural do Uruguai começou a sua carreira no Peñarol, onde alinhou entre 2020 e 2022. Ao fim desses dois anos, mudou-se para os Estados Unidos da América, para representar o Orlando City, a troco de oito milhões e meio de euros. Na equipa norte-americana, realizou 123 partidas, onde assinou 47 golos e 19 assistências, e venceu uma US Open Cup, em 21/22. Muda-se agora para o Brasil, onde será orientado pelo português Abel Ferreira, numa equipa do Palmeiras que tem gozado de tremendo sucesso nas últimas épocas.