Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Gonçalo Inácio esteve em destaque na passada temporada ao serviço do Sporting, o que lhe valeu a convocação de Roberto Martínez para integrar a Seleção Nacional no ataque ao Campeonato da Europa, mas não ficou por aí. O defesa foi um dos jogadores incluídos no ranking do CIES Football Observatory (Centro Internacional de Estudos do Desporto), relativo aos jogadores “que se encontram mais ‘prontos’ para rumar a uma das designadas ‘Big-Five’”.
O 'camisola 25' do Sporting ocupa o sexto lugar, sendo que esta listagem, divulgada na passada quarta-feira, através do site oficial, é relativa a jogadores sub-23, que joguem fora das cinco principais ligas europeias e que aparentam ser os mais bem preparados para fazer parte das mesmas.
O ranking é liderado por Francisco Conceição, que soma 87,2%. O segundo e o terceiro lugar contam com Malik Tillman (84,6) e Johan Bakayoko (84,6). Gonçalo Inácio surge assim na sexta posição a somar 83,9%, e, quase a ‘apanhar’ o quinto classificado – Yankuba Minteh (84,2).
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 49 encontros realizados: 32 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 3.733 minutos que disputou, o central marcou quatro golos (dois ao Sturm Graz, um ao Vitória de Guimarães e outro ao Young Boys).
Com a Listada verde e branca, Gonçalo Inácio contabiliza 171 partidas, 15 finalizações certeiras, oito assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira. O internacional português tem contrato até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.