
Futebol
Varandas definiu planos para o verão e há más notícias! Sporting vai vender dois pilares do plantel
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rio Ave e Sporting enfrentam-se em duelo válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma comandada por Petit está marcado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, e jogar-se-á pelas 18h00, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.
Conheça as cinco principais curiosidades do desafio entre os dois emblemas: 1.ª - Com um histórico de 69 jogos entre as duas equipas, o Clube de Alvalade conta com 43 vitórias, os rioavistas com nove e houve 17 jogos que terminaram em empate entre as equipas. 2.ª - O Rio Ave não perde há 20 jogos em jogos no seu reduto.
3.ª - Rui Borges (que tem um titular em dúvida) já enfrentou Petit em três ocasiões e nunca conseguiu vencer 4.ª - Na época passada, os campeões nacionais não foram além de um empate a três golos num jogo disputado sob severas condições climatéricas.; 5.ª - Petit já enfrentou os leões em 18 ocasiões enquanto treinador e só venceu por uma vez numa vitória do Boavista sobre os leões (2-1) na sétima jornada da temporada 2022/23.
Entre os jogadores que lideram as estatísticas das duas equipas no Campeonato Nacional, Aderllan Santos é o jogador com mais minutos jogados (1.505). Já Clayton Silva é o principal marcador da equipa, com nove golos. Nos leões, a principal evidência recai em Viktor Gyokeres, que é o jogador mais utilizado, com 17 jogos (1.515 minutos) e é também o principal goleador, com 21 tentos na conta pessoal
Por esta altura, o Clube de Alvalade é primeiro classificado do Campeonato Nacional, com 41 pontos em 17 jornadas disputadas. O Benfica é segundo, também com 41, mas tem mais um jogo realizado, enquanto que o Porto fecha o pódio, com 40. Já o Braga é quarto classificado com 31 pontos.
Treinador verde e branco tem gostado muito de trabalhar com um elemento em específico na Academia Cristiano Ronaldo, e recompensou o jogador
|
Rui Borges tem, desde que chegou ao Sporting, lidado com muitas ausência nos plantel verde e branco, e sido obrigado a encontrar soluções constantemente. A Academia Cristiano Ronaldo tem sido uma boa ajuda para esse propósito e há um jovem que terá agradado em específico - falamos de Eduardo Felicíssimo.
O médio tem aproveitado da melhor forma as ausência no Sporting para mostrar trabalho a Rui Borges. Inicialmente, surgia mais atrás na lista de opções, mas as lesões de Daniel Bragança, Morita e João Simões obrigaram ao treinador a mais uma procura por soluções, onde se destacou Eduardo Felicíssimo.
Ainda com as opções condicionadas, Rui Borges quer manter o jogador a trabalhar com o plantel principal durante mais tempo. Relembrar que Hidemasa Morita continua com dificuldades físicas, e que, com Zeno Debast e Morten Hjulmand a serem preparados para a titularidade, Eduardo Felicíssimo surge como a opção imediatamente a seguir a esses dois jogadores.
Nos últimos jogos parece vir em trajetória descendente, mas essa situação apenas se deve prender com a natureza das partidas. Foi totalista com o Estrela da Amadora, suplente utilizado com Rio Ave e Braga, e não saiu do banco contra o Santa Clara.
Essa situação não reflete a confiança de Rui Borges no jovem jogador. Apesar de ter menos tempo de jogo, o treinador do Sporting manteve o jovem a trabalhar com a equipa principal com vista á partida do Moreirense, para a qual deve voltar a ser convocado. Henrique Arreiol, por outro lado, voltou à equipa B dos leões.
Presidente verde e branco já perspetiva uma venda que pode ser importante para a saúde financeiro do Clube de Alvalade, que vai ter um verão intenso
|
Depois de vários meses sem ser opção no Sporting, com três treinadores diferentes em 24/25, Marcus Edwards foi emprestado ao Burnley. O jogador inglês, que tem estado em bom plano na segunda divisão britânica, está cada vez mais perto de ver o seu futuro defendido e encher os cofres de Alvalade com muitos milhões de euros.
Quando o Sporting emprestou Marcus Edwards ao Burnley, ficou prevista no seu contrato uma cláusula de compra obrigatória no valor de 11 milhões de euros (10 fixos, mais um em bónus), no caso de o clube inglês atingir a promoção direta para a Premier League, algo que o extremo iria tentar ajudar a equipa a alcançar.
Esse cenário está cada vez mais perto de se verificar, uma vez que a poucos jogos do final da temporada, o Burnley encontra-se no segundo lugar do Championship, com 88 pontos, os mesmos que o líder Leeds United. O duo da frente tem cinco pontos de vantagem para o terceiro lugar, primeira posição de apuramento para os play-offs de promoção. Caso a atual equipa de Marcus Edwards termine numa das duas primeiras posições, a cláusula de compra do inglês aciona automaticamente.
Nessa eventualidade, o Frederico Varandas e o Sporting já vão fazendo contas à vida. Devem faturar um valor a rondar os 6,5 milhões de euros, uma vez que o Clube de Alvalade só detém 65% do passe de Marcus Edwards (o resto pertence ao Tottenham Hotspurs, clube onde foi formado).
Com dois golos e uma assistência desde que trocou Alvalade pelo Burnley, Marcus Edwards vai aparecendo em bom plano na segunda divisão inglesa, o que já lhe mereceu muitos elogios por parte do novo treinador, Tim Sherwood.
Jovem jogador formado nas camadas jovens dos leões deu ótimas novidades aos adeptos verdes e brancos, em relação ao futuro
|
João Simões estava a ser um dos destaques da temporada do Sporting, até que uma lesão obrigou o jogador a uma operação no pé, e o tirou das opções de Rui Borges até ao fim da temporada. A recuperar dessa cirurgia, o jogador deu boas notícias aos adeptos verdes e brancos, que se prendem com a sua renovação.
O jovem jogador de 18 anos já tem, segundo o jornal A Bola, a sua renovação de contrato apalavrada com o Sporting, e tudo indica que se tornará oficial no final da presente temporada ou no início da próxima, de modo a que João Simões comece a época com a sua situação esclarecida.
Este é, de resto, um reconhecer das capacidades de João Simões por parte do Sporting. Relembrar que o jovem jogador se estreou pela equipa principal a 22 de novembro, contra o Amarante, num jogo que também foi de estreia para João Pereira - apesar dos maus resultados da equipa sob o antigo técnico, o período serviu para o jovem médio agarra o lugar no plantel verde e branco.
Pelos vistos, nem uma lesão que o tirou da competição durante algum tempo lhe conseguiu tirar esse lugar. Um dos objetivos da renovação de contrato é a promoção, definitiva, de João Simões à equipa principal do Sporting. O médio passará, assim, a fazer parte do lote de jogadores às ordens de Rui Borges em 25/26.
Para além de um aumento salarial, esta renovação também traz uma novo estatuto ao jogador dentro da hierarquia do Sporting. O jogador deve, ainda, garantir a sua ligação ao Clube até 2030, um prolongamento de cinco anos no seu vínculo a Alvalade.
Varandas definiu planos para o verão e há más notícias! Sporting vai vender dois pilares do plantel
Rui Borges já escolheu o substituto de Viktor Gyokeres! Treinador do Sporting aposta em...
Pote ainda não pode ser titular! Médio do Sporting mais perto do regresso, mas há um senão