
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
Os juniores do Sporting deslocam-se, este sábado, 13 de maio, às 11h00, ao reduto do Porto. Na antevisão do encontro, respetivo à 12.ª jornada da fase final do campeonato nacional, Pedro Coelho puxou dos galões e lembrou que, ao contrário dos adversários, nomeadamente os azuis e brancos, os leões jogam com muitos jogadores de escalões mais jovens.
“Temos um país que forma muitos jogadores e há muitos clubes a trabalhar bem, mas os projetos acabam por ter estruturas e organizações diferentes. Nós temos perto de 20 jogadores de idade júnior que ainda não competiram nesta fase de campeão, somos o clube que mais projetou jogadores para outros escalões e que permitiu que os jogadores com idade de júnior estejam noutros escalões”, começou por dizer Pedro Coelho.
O técnico dos leões foi mais longe: “É uma forma de estar. Nós queremos acelerar processos, queremos que os jogadores cheguem à equipa principal o mais preparados possível e, por isso, estarem em escalões acima é uma estratégia fundamental para os jogadores crescerem mais rápido, evoluírem e dominarem o jogo mais rápido”.
Sobre o jogo em si, Pedro Coelho referiu que espera uma partida muito complicada: “Temos de olhar para este jogo como mais um jogo. Um jogo muito difícil, como foram os outros, no qual queremos dar continuidade ao bom trabalho que temos vindo a fazer. Queremos demonstrar intensidade e agressividade, fazer o nosso jogo e acreditar que podemos vencer. Entrar no jogo com esse pensamento é muito importante, sabendo que os três pontos nos podem colocar numa posição importante para a jornada seguinte”.
“Está a ser um campeonato diferente do dos últimos anos, em que apenas duas/três equipas acabavam por chegar a este momento a disputar o título. Este ano há cinco equipas nessa situação. Isso é bom para os jogadores e favorece o crescimento de todos. Todos nós, até os treinadores, ganhamos com isso”, finalizou Pedro Coelho.
O Sporting está no terceiro lugar do campeonato nacional, com 19 pontos em 11 encontros. O Benfica é primeiro (22 pontos), o Famalicão segundo (22), o Porto quarto (18) e o Braga (17).
Depois de período tempo cedido por empréstimo, jovem promessa do Clube de Alvalade volta a envergar a Listada verde e branca
|
Depois de um período de empréstimo, Afonso Moço estará de regresso ao Sporting, na próxima temporada. O jovem avançado encontrava-se cedido à equipa da Académica e irá integrar o plantel dos sub-19 da Academia de Alcochete, que irá receber os trabalhos das duas equipas sénior no dia 1 de julho.
Segundo informações avançadas pelo jornalista João Castro, o atleta nascido em 2007 vai fazer parte dos trabalhos da equipa júnior do Clube de Alvalade, onde vai estar às ordens do treinador Mauro Miguel, depois de duas temporadas de cedência aos estudantes.
Assim, o extremo que também pode atuar como médio-ofensivo, de 17 anos, terá oportunidade de mostrar a qualidade do seu futebol com a Listada verde e branca e revelar-se aos olhos do técnico do plantel principal dos leões, Rui Borges.
Com esta informação, o canhoto está de regresso à Academia Cristiano Ronaldo, onde não joga desde a temporada 2022/23, quando esteve ao serviço dos juvenis do Sporting, após se ter sagrado campeão nacional de leão ao peito, enquanto atleta da equipa iniciados, em 2021/22.
Nas últimas duas épocas, ao serviço da briosa, Afonso Moço disputou um total de 41 jogos, divididos entre os sub-17, sub-19, equipa B e plantel principal do clube de Coimbra, onde conseguiu prestar contributo com oito golos marcados na sua conta pessoal.
Atleta fez 24 jogos e quatro golos pela equipa do Clube de Alvalade e tornou-se, pela primeira vez, internacional pelas seleções de Portugal
|
É oficial. Duarte Correia assinou um contrato profissional com o Sporting, esta terça-feira, dia 24 de junho. Na época transata, o defesa-central português de 17 anos, fez 24 jogos e quatro golos pela equipa de juvenis e tornou-se internacional por Portugal no mesmo escalão.
Duarte Correia: “Significa que o Clube acredita muito em mim e eu vou retribuir com esforço, dedicação e muito trabalho”
O jovem atleta expressou o seu “orgulho” por assinar contrato profissional e continuar a desenvolver-se na Academia Cristiano Ronaldo: “Significa que o Clube acredita muito em mim e eu vou retribuir com esforço, dedicação e muito trabalho”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Duarte Correia garantiu que Gonçalo Inácio é o modelo a seguir: “Porque veio da formação e conseguiu chegar à equipa principal, mas também pelas suas características”, justificou Duarte Correia, que sonha, um dia, poder percorrer o mesmo caminho rumo “à equipa principal”.
“Vou dar o meu melhor em cada treino e em cada jogo, porque todos os momentos são importantes para me ajudar a lá chegar”, atentou o internacional sub-17, que deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Continuem a apoiar a formação, porque há muito talento aqui. Eu vou dar o meu melhor para ajudar o Sporting ao máximo”.
Os comandados de Pedro Pontes terminaram a temporada desportiva no quarto lugar com 40 pontos. O Benfica foi campeão com 47, seguido de Braga (44) e Porto (41). A última conquista dos leões neste escalão aconteceu na época de 2021/22, sob comando técnico de José João Gomes, atual adjunto nos juniores.
Veja a publicação:
Frederico Varandas ficou agradado com desempenho do ponta de lança e ofereceu contrato ao futebolista, que ficará ligado aos leões durante alguns anos
|
É oficial! Manuel Costa assinou contrato de formação com o Sporting. O avançado de 16 anos destacou-se em 2024/25, a sua primeira época com a Listada verde e branca. Proveniente da Académica de Santarém, o jovem impressionou os responsáveis leoninos com boas exibições.
Os meios de comunicação oficiais do Sporting destacam a "curta carreira" de Manuel Costa, mas referem que a grande temporada vale ao ponta de lança "um novo voto de confiança por parte dos responsáveis da Academia Cristiano Ronaldo", com Frederico Varandas a segurar o atleta no Clube.
Em 2024/25, Manuel Costa fez 20 jogos ao serviço da equipa B de juvenis do Sporting. No total, durante os 1.137 minutos em que foi opção do técnico Sérgio Saraiva, o promissor ponta de lança fez o gosto ao pé em 15 ocasiões, sendo o mais goleador do plantel.
O jovem começou a temporada na equipa principal de juvenis do Sporting, tendo disputado somente 45 minutos, diante do Real Massamá. Adicionalmente, pela Seleção Nacional de sub-16, Manuel Costa participou em cinco jogos, somando 178 minutos de utilização.
O novo contrato do avançado mostra uma aposta do Sporting na formação. Recentemente, os verdes e brancos também oficializaram a chegada de Lewis Dawley. O extremo norte-americano foi recrutado ao Philadelphia Union e já falou aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.