Futebol
Atenção, Sporting! Luis Suárez acaba de receber novidade internacional
14 Mai 2026 | 18:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Mai 2026 | 09:07 |
O Sporting já prepara a próxima temporada e continua ativo no mercado de transferências, com vários alvos identificados para reforçar o plantel de Rui Borges. Depois de fechar Rodrigo Zalazar e de estar muito perto de garantir Pedro Lima e Issa Doumbia, os leões mantêm também bem referenciados Chiquinho e Gabriel Silva.
Os dois extremos fazem parte da lista de scouting da SAD leonina, embora ainda não exista qualquer contacto formal pelos jogadores. Em Alvalade existe a consciência de que o ataque poderá sofrer alterações importantes no verão, sobretudo devido à saída já confirmada de Geovany Quenda para o Chelsea.
Além disso, o Sporting admite a possibilidade de perder outros jogadores influentes do setor ofensivo, como Francisco Trincão, Geny Catamo ou Maxi Araújo, todos eles com mercado internacional nesta fase final da temporada desportiva.
Nesse contexto, a estrutura liderada por Frederico Varandas pretende reforçar a aposta no mercado nacional e vê em Chiquinho e Gabriel Silva dois jogadores preparados para encaixar no modelo de jogo leonino. O extremo do Alverca surge mesmo com algumas vantagens no processo de avaliação, fruto do conhecimento que Rui Borges já possui das suas características.
Com formação parcial em Alcochete e experiências em Inglaterra e Itália, Chiquinho é visto como um jogador capaz de se adaptar rapidamente ao futebol posicional implementado no Sporting. O atacante de 26 anos esteve perto de regressar a Alvalade em 2024/25, ainda durante a passagem de Ruben Amorim pelo Clube, mas na altura não houve entendimento entre as partes.
O internacional português mantém contrato com o Alverca até 2028, sendo que o clube ribatejano detém 60% do passe, enquanto os restantes 40% continuam na posse do Wolverhampton. A SAD liderada por José Miguel Albuquerque admite negociar o jogador por valores na ordem dos 10 milhões de euros, embora exista abertura para baixar esse montante mediante a inclusão de atletas no negócio.
Direção dos verdes e brancos pretende fechar a contratação do médio italiano o mais rápido possível, para evitar surpresas de última hora
15 Mai 2026 | 08:54 |
Issa Doumbia é o alvo prioritário do Sporting para substituir Hidemasa Morita no meio-campo e as negociações entre os leões e o Venezia já decorrem há vários dias. Em Alvalade existe a intenção de acelerar o processo assim que ficar definida a posição final da equipa de Rui Borges no campeonato.
A qualificação para a Champions League é vista como decisiva pela SAD leonina para desbloquear os próximos movimentos no mercado. Caso o Sporting assegure presença na prova milionária, o objetivo passa por fechar rapidamente os processos de Doumbia e Pedro Lima, juntando-os a Rodrigo Zalazar como reforços para 2026/27.
As conversações com o Venezia continuam, porém, longe de um entendimento total. O Sporting mostrou abertura para chegar aos 15 milhões de euros pedidos pelos italianos - verba que já inclui objetivos -, mas o clube transalpino tem vindo a adiar decisões enquanto aguarda possíveis investidas da Premier League.
O médio italiano, de 22 anos, está referenciado por Newcastle, Everton e Brentford, cenário que levou o Venezia a tentar potenciar um autêntico leilão pelo jogador. Depois de garantir a subida à Serie A, os italianos já assumem internamente que será difícil segurar Doumbia por muito mais tempo.
Do lado do jogador, a possibilidade de atuar no Sporting é vista com enorme entusiasmo. Issa Doumbia acredita que Alvalade pode representar o passo ideal para crescer competitivamente, lutar por títulos e disputar a Liga dos Campeões, competição encarada pelo internacional sub-21 italiano como uma oportunidade importante para se aproximar da seleção principal.
O médio já recolheu referências positivas sobre a realidade leonina e identifica-se com o percurso recente de jogadores como Viktor Gyökeres, Morten Hjulmand ou Luis Suárez, atletas que chegaram a Alvalade vindos de contextos menos mediáticos e acabaram por explodir no futebol europeu.
Estrutura do Clube de Alvalade continua a trabalhar afincadamente na próxima temporada desportiva e há um novo nome referenciado pelos leões
15 Mai 2026 | 08:47 |
O Sporting prepara mudanças profundas no meio-campo para a próxima temporada e já identificou novos alvos para reforçar o setor. Entre os nomes que recolhem maior aprovação junto da estrutura leonina está Taichi Fukui, médio do Arouca que ganhou destaque na presente edição da Liga Portugal Betclic.
O internacional jovem japonês, de apenas 21 anos, convenceu o departamento de scouting verde e branco com as exibições realizadas ao serviço dos arouquenses. Apesar de ainda não existirem negociações formais entre os clubes, o Sporting mantém o médio muito bem referenciado tendo em vista o mercado de verão.
Esta temporada, Fukui somou três golos e cinco assistências em 34 jogos oficiais, números que reforçaram o interesse leonino. O japonês, que passou pelo Bayern Munique pode atuar como médio mais recuado ou numa posição mais ofensiva no meio-campo, destacando-se sobretudo pela capacidade de transporte de bola, qualidade de decisão e facilidade em chegar a zonas de finalização.
A possível investida do Sporting surge numa altura em que o setor intermédio deverá sofrer várias alterações. Hidemasa Morita está de saída de Alvalade, enquanto Morten Hjulmand continua a ser um dos jogadores mais cobiçados do plantel leonino no mercado internacional.
Além disso, Giorgi Kochorashvili poderá sair por empréstimo e Daniel Bragança entra no último ano de contrato, mantendo o futuro em aberto. A situação de João Simões também preocupa os responsáveis do Sporting, depois da lesão sofrida pelo jovem formado em Alcochete.
Aliás, a evolução clínica de João Simões poderá ser determinante para acelerar o processo por Taichi Fukui. Em Alvalade existe a possibilidade de avançar de forma mais concreta para o médio japonês caso se confirme uma recuperação mais demorada do jovem talento leonino antes do arranque da pré-temporada.
Antigo membro do Conselho Leonino criticou contratação do uruguaio, visando também conquista do 2.º lugar e polémica em torno da final da Taça de Portugal
15 Mai 2026 | 03:00 |
Hélder Amaral "não encontra nenhum racional" na decisão do Sporting de contratar Rodrigo Zalazar. Concedendo uma entrevista exclusiva ao nosso Jornal, o antigo membro do Conselho Leonino, além do negócio relativo ao médio uruguaio, falou sobre a conquista do segundo lugar, da final da Taça de Portugal e da polémica que se agarra a esse mesmo encontro.
Hélder Amaral: "Não encontro nenhum racional relativamente à contratação de Zalazar"
"Eu não vejo o fio condutor. Não está em causa a sua qualidade. Contudo, a mim parece-me um jogador já com uma idade avançada e um preço elevado na expectativa de rentabilizar uma futura venda. Não encontro nenhum racional", começou por dizer, de seguida indignando-se com a "desistência" da formação.
"A minha pergunta é: 'Porque razão nós desistimos da aposta na formação?' Não chegam os aparecimentos fugazes de um ou outro jogador da formação, pois isso é para enganar os tolos. E basta olhar para o caso de Afonso Moreira, por exemplo. Temos jogadores que dispensamos a depois serem considerados os melhores das ligas onde atuam. Depois olhamos para o nosso plantel e há coisas completamente inconcebíveis, a roçarem o nível da incompetência".
Hélder Amaral: "Espero ver o velho e épico Sporting frente ao Gil Vicente"
Mudando o assunto para o objetivo da conquista do segundo lugar da Liga, Hélder Amaral acredita que não será fácil pois o histórico frente ao Gil Vicente também não facilita. "Será difícil. Não sei que Sporting é que jogará no sábado - se é o Sporting que tivemos contra os dois últimos classificados ou o velho e épico Sporting. Quero acreditar que será o velho Sporting", referiu.
"Tivemos uma semana para descansar, uma semana para treinar, ou seja, todas as desculpas e explicações, quer seja do ponto de vista de lesões ou cansaço dos jogadores, já não existem agora. Portanto, com dificuldade ou sem dificuldade, espero que o resultado seja positivo e, se for assim, está garantido o segundo lugar. Espero estarmos à altura".
Hélder Amaral: "Não se uniu o Sporting, nem se devolveu o Sporting aos Sócios"
Adicionalmente, o antigo membro do Conselho Leonino não deixou de parte as suas expectativas face à final da Taça de Portugal: "Temos de ganhar [...] não concebo outro cenário. Não há desculpas. Até com uma péssima arbitragem e com lesões pelo meio o Sporting tem de ganhar".
Ao finalizar, Hélder Amaral abordou a polémica em torno da venda de bilhetes do respetivo encontro: "É um assunto que merece reflexão. Lembro-me que esta Direção ganhou as eleições com a frase 'Unir o Sporting', tal como me lembro da frase 'Devolver o Sporting aos Sócios'. Não se uniu o Sporting, nem se devolveu o Sporting aos Sócios".
Atenção, Sporting! Luis Suárez acaba de receber novidade internacional
14 Mai 2026 | 18:15
Antigo treinador de Zalazar visa qualidades e Sporting já 'esfrega' mãos: "É bom em..."
14 Mai 2026 | 17:26
Hjulmand em risco de saída: Pressão da Premier League intensifica pelo capitão do Sporting
14 Mai 2026 | 13:49