![Bragança com missão complicada; Médio do Sporting ‘desafiado’ por...](/storage/media-items/images/2024/12/daniel-braganca_20241205102812.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O treinador do Bayern de Munique, Vincent Kompany, indicou recentemente que espera o lesionado Harry Kane regresse às opções da equipa bávara antes de janeiro. O problema físico sentido pelo avançado já fez mossa na equipa alemã que foi eliminada da Taça pelo Bayer Leverkusen (1-0). Deste modo, Viktor Gyokeres, que já foi apontado ao emblema que já venceu seis Ligas dos Campeões, pode voltar a ser associado ao atual líder da Bundesliga já no próximo mercado.
Referindo-se à lesão sofrida por Harry Kane, no dia 30 de novembro, o técnico da equipa bávara admitiu, “Temos talento na equipa e precisamos de resolver o problema de outra forma. Temos muitas opções. Thomas Müller, Mathys Tel, Gnabry, Olise, Leroy Sané. Obviamente, o Harry marcou 20 golos...”.
No entanto e, segundo avançado pelo jornal Record, o internacional sueco "não dará passos em falso" e "sair em janeiro poderá significar um passo em falso - que não dará". Assim sendo, o compromisso do jogador com o Clube de Alvalade é total, e o desejo de conquistar o bicampeonato mantém-se vivo.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 21 encontros (1.730 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 24 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Antigo jogador dos leões, que recentemente terminou a carreira de futebolista, marcou presença num encontro entre antigas glórias do futebol português
|
A Arena Portugal recebeu o jogo "Portugal Legends", disputado por vários antigos internacionais da Seleção Nacional. Uma das principais figuras do encontro foi Nani, antigo jogador do Sporting, que recentemente anunciou o fim da sua carreira como futebolista.
O ex-internacional português mostrou-se bem-humorado ao lado de vários dos seus antigos colegas da seleção nacional. Entre as estrelas presentes destacaram-se Ricardo, Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho, Pauleta, Hélder Postiga, Oceano Cruz e Éder.
Numa conversa divertida com Bruno Alves, Nani disse: "Somos da mesma equipa, não te esqueças." O antigo defesa-central respondeu, em tom descontraído: "Mas tu estás bem? Acabaste a carreira ainda na semana passada. O músculo ainda está fresco!"
Nani passou pelo Sporting em três períodos distintos: entre 2003 e 2007, quando completou a formação e foi lançado na equipa principal. Em 15/16, por empréstimo do Manchester United, e em 18/19, quando chegou a custo zero. Pelos leões, fez um total de 131 jogos, onde marcou 33 golos e deu 24 assistências. Venceu três Taças de Portugal (2007, 2015, 2019) e uma Taça da Liga (18/19).
Depois do Clube de Alvalade, representou o Manchester United, o Fenerbahçe, o Valência, a Lazio, o Orlando, o Veneza, o Melbourne, o Adana Demirspor e o Estrela da Amadora, onde pendurou as botas. Para além dos títulos no Sporting, conquistou um Europeu, pela seleção, e uma Liga dos Campeões, um Mundial de clubes, quatro Premier Leagues, quatro Supertaças Inglesas e duas Taças da Liga Inglesa - tudo ao serviço dos Red Devils.
Veja o momento:
Rui Borges está aberto à venda de um central, como noticiou em Exclusivo o Leonino, e costa-marfinense coleciona clubes dispostos a tirá-lo de Alvalade
|
Ousmane Diomande tem sido o patrão da defesa do Sporting desde a saída de Sebastián Coates. O central vem colecionando interessados, com Arsenal e Chelsea a chegarem-se à frente pela contratação do jogador verde e branco já neste mercado de inverno.
Segundo informação revelada pelo portal CaughtOffside, os blues estão na frente da corrida pelo 'camisola 26' de Rui Borges e o Clube de Alvalade está disposto a abrir mão do jogador por valores que rondam os 50 e os 60 milhões de euros, numa altura em que um dos centrais deverá estar de saída, como noticiou em Exclusivo o Leonino.
Aa mesma fonte explica que, além de Chelsea e Arsenal, Manchester United e Bayern Munique também têm o atleta bem referenciado. No entanto, os britânicos garantem que Diomande prefere a Premier League, pelo que os bávaros estão praticamente fora de hipótese.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 26 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 1.980 minutos disputados.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia. De momento, os leões já pagaram, no total, 10,8M.
Internacional belga chegou a Alvalade, proveniente do Anderlecht, por uma quantia a rondar os 15,5 milhões de euros e ainda não se afirmou no onze inicial
|
Luís Mateus acredita que a utilização de Zeno Debast no meio-campo do Sporting é um 'penso rápido' devido às lesões no plantel. O editor executivo do jornal A Bola crê que o belga não fez uma partida de destaque diante do Rio Ave, apesar dos elogios de Rui Borges.
"Zeno Debast foi a meia-surpresa de Rui Borges para o jogo com o Rio Ave nos Arcos. Não completa, porque era mais ou menos percetível que João Simões ainda não correspondera às expetativas do técnico para o desempenho das funções de médio-centro e também porque o belga já tinha substituído o jovem português nos últimos minutos do dérbi com o Benfica, na final da Taça da Liga", começou por dizer, no diário desportivo.
Para o especialista, o 'camisola 6' do Sporting foi "resistente à pressão, graças à dimensão física e à certeza de passe, e veloz", assegurando que "não se pode dizer que Debast como médio seja, por si só, má ideia". No entanto, explica que "o contexto é que não pareceu o mais propício para um exame definitivo, mesmo que o resultado se tenha inclinado a favor desde cedo".
"Em teoria, se a Simões pode ser apontado o excesso de paralelismo com Hjulmand na construção a meio-campo, a verdade é que não foi por aí que Debast se diferenciou. O seu posicionamento foi mais baixo que o do dinamarquês, que teve de assumir funções de '8' sem na realidade o conseguir ser na sua plenitude", assegura, admitindo que "não houve assim verdadeiro teste à dupla de médios".
Para finalizar, Luís Mateus afirma que Debast foi substituído "apenas com a sensação de missão cumprida. Sem rasgos, apenas um registo positivo de quem nunca foi muito incomodado". O jornalista crê que "com Bragança e Morita prontos, a posição será de um deles mais cedo ou mais tarde. A aposta no belga dificilmente será mais do que uma experiência".
Veja os melhores momentos do jogo de Debast contra o Rio Ave: