Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Clube que já venceu seis Champions quer tirar Gonçalo Inácio do Sporting

Defesa central do Clube de Alvalade tem sido muito cobiçado no mercado; Emblema da Premier League coloca jogador numa lista de alvos a atacar

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

19 Out 2024 | 18:40 |

Icon Comentário0

O Liverpool quer contratar Gonçalo Inácio para reforçar o centro da defesa. Jonathan Tah (Bayer Leverkusen) e Loic Badé (Sevilla) são outros dos nomes em cima da mesa. O jogador do Sporting, que continua a ser muito cobiçado, é um dos alvos dos 'reds' para as próximas janelas de transferências.


O TEAMtalk escreve que existe alguma incerteza em torno do futuro do central Virgil Van Dijk no emblema inglês e que o internacional luso é um dos jogadores desejados para ocupar uma eventual vaga que seja deixada pela possível saída do defesa neerlandês que entrou no último ano de contrato.


A mesma fonte diz que o pupilo de Rúben Amorim continua a ser o primeiro nome da lista, apesar de Badé ser considerado uma opção de baixo custo, mas com alta qualidade. Já Jonatan Tah tem gerado forte interesse por parte dos italianos do Inter, que querem fechar negócio com o Bayer Leverkusen já em janeiro de 2025.


Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de eurossoma 11 partidas esta temporada, tendo disputado 843 minutos, nos quais marcou um golo e fez duas assistências. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.

Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 182 partidas, 16 finalizações certeiras, 10 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting

Presidente leonino conhece bem treinador português e poderá tentar convencê-lo a regressar a Alvalade se for necessário encontrar uma solução

Abel Ferreira surge como um dos nomes equacionados pelo Sporting para o comando técnico do clube a médio prazo
Abel Ferreira surge como um dos nomes equacionados pelo Sporting para o comando técnico do clube a médio prazo

23 Set 2026 | 13:47 |

Icon Comentário0

Abel Ferreira surge como um dos nomes equacionados pelo Sporting para o comando técnico do clube a médio prazo, caso Rui Borges deixe o cargo. O treinador do Palmeiras agrada à direção leonina e é visto como uma possível solução para o futuro.


Apesar da contestação que tem acompanhado o início de temporada, Frederico Varandas mantém a confiança em Rui Borges. O Sporting ocupa atualmente o terceiro lugar do campeonato português, a seis pontos da liderança, mas a Direção já estará a avaliar possíveis alternativas.


Nesse cenário, segundo o 'Correio da Manha', Abel Ferreira aparece entre os nomes que recolhem maior aprovação internamente. O Presidente leonino conhece bem o treinador português e poderá tentar convencê-lo a regressar a Alvalade se for necessário encontrar um novo técnico.


A ligação de Abel ao Sporting é antiga, uma vez que representou o clube enquanto jogador entre 2006 e 2011 e orientou a equipa B na temporada 2013/14. Uma eventual mudança, contudo, não será simples. Abel Ferreira tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2027, embora a pressão e o desgaste acumulados ao longo dos seis anos à frente do clube brasileiro sejam apontados como fatores que poderão facilitar uma saída no final da presente época.

O treinador português já teve, aliás, duas oportunidades para assumir o comando da equipa A do Sporting e recusou ambas, em 2020 e 2024. A primeira recusa foi revelada publicamente pelo próprio Frederico Varandas. Assim, apesar de surgir agora entre os nomes apontados, Abel teria ainda de ser convencido a aceitar o desafio de regressar ao clube onde iniciou a carreira de treinador.



Futebol

Diretora de Segurança do Sporting tem ideia arrojada: "É possível ter estádios seguros com álcool"

Num evento organizado pela Liga Portugal, onde foram apresentadas várias ideias, Susana Cruz mostrou-se otimista relativamente a este tópico

Diretora de Segurança do Sporting acredita que as experiências em estádios internacionais, revelam que é possível que a segurança e o álcool coincidam
Diretora de Segurança do Sporting acredita que as experiências em estádios internacionais, revelam que é possível que a segurança e o álcool coincidam

23 Set 2026 | 13:32 |

Icon Comentário0

O Arena Liga Portugal recebeu, esta terça-feira, a sessão de abertura do Congresso de Segurança, evento que se insere no formato do Thinking Football Summit, a partir desta época Thinking Football Sessions. Organizado pela Liga Portugal e em parceria com o Gabinete das Nações de Unidas de Contraterrorismo, o evento contou com a participação de representantes da FIFA, da UEFA, das sociedades desportivas, PSP, GNR e da Football Supporters Europe.


Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, reconhece que a segurança nos estádios é a prioridade: “Desde o início da época registamos mais de 700 mil espectadores nos nossos estádios. Se este é um número que nos orgulha, também reforça a nossa responsabilidade. Se queremos continuar a atrair mais adeptos e mais público aos estádios, isto só será possível com maior segurança. Para a Liga Portugal, esta é uma prioridade estratégica”.


No que toca aos testemunhos de representantes nacionais, Susana Cruz, diretora de segurança do Sporting, abordou os desafios do renovado Estádio de Alvalade - que enfrenta um problema no relvado -, isto tendo em vista a melhoria da experiência do adepto enquanto vê um jogo de futebol.


Referiu também todos os desafios que se vão colocando, nomeadamente tecnológicos, assim como os riscos da desinformação. A responsável leonina defendeu que toda a informação partilhada poderá ser útil para que os adeptos possam estar munidos de mais informação quando se deslocam a estádios, tendo sugerido a criação de um relatório sobre cada deslocação efetuada, facilitando a partilha de informação entre todos os clubes.

Por último, Susana Cruz revelou que defende a venda de bebidas alcoólicas em estádios, algo que considera, pela experiência em estádios internacionais, que pode ser devidamente enquadrado numa operação de segurança “bem pensada e que dará garantias”. “É possível ter estádios seguros com álcool”. concluiu.



Futebol

Fez 150 jogos nos leões e elogia Rui Borges: "Dos melhores treinadores que passou pelo Sporting"

Com um início de temporada aquém das expetativas, prestação do técnico dos verdes e brancos tem sido alvo de inúmeras críticas

Francisco Barão, ex Sporting, reconhece que Varandas é a pessoa certa para avaliar trabalho de Rui Borges
Francisco Barão, ex Sporting, reconhece que Varandas é a pessoa certa para avaliar trabalho de Rui Borges

23 Set 2026 | 13:25 |

Icon Comentário0

Francisco Barão, antigo defesa do Sporting, concorda com a decisão de Frederico Varandas de manter Rui Borges como treinador da equipa principal. Apesar da contestação dos adeptos - e do futuro de Rui Borges não parecer certo -, com a equipa a somar três empates nas sete primeiras jornadas da Liga, a aposta continua no técnico português.


No entender do antigo técnico da equipa B dos leões, Frederico Varandas é a pessoa certa para avaliar o trabalho diário do treinador e acredita que o presidente saberá o que é melhor para o Clube. “Quem está lá dentro tem a possibilidade de observar o trabalho que é desenvolvido todos os dias", disse ao jornal 'Record'.


F. Barão: “Rui Borges é um dos melhores treinadores que passou pelo Sporting"


Rui Borges é um dos melhores treinadores que passou pelo Sporting, em termos de pontos e de títulos alcançados. Portanto, se há confiança no seu trabalho, o que deve ser feito é apoiá-lo até ao fim. Por isso, esta é uma medida acertada de Frederico Varandas”.

Relativamente aos últimos empates, Barão considera que a culpa é dos leões: “Olhando e fazendo uma análise mais global, o Sporting tem perdido pontos por culpa própria, por erros individuais e algumas expulsões inesperadas. Coisas que, muitas vezes, fogem ao controlo do treinador.”


Sobre a expulsão de Debast, acredita que não é motivo para se colocar em causa o lugar de Rui Borges: "Como nós, treinadores, costumamos dizer, as situações de inferioridade numérica também se treinam. Preparam-se as equipas para situações quer de inferioridade quer de superioridade numérica, pois, isso pode alterar totalmente a estratégia da equipa para determinado jogo. A equipa tem que estar preparada para todos os cenários e a ideia que passa no Sporting é que falta trabalhar esses aspetos. Neste último jogo, com o Arouca, o Sporting está a jogar em casa, tem a obrigação de controlar melhor o jogo e até de ferir o adversário com transições”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Paulo Catarro diz que há um treinador que adeptos do Sporting desejam ver em Alvalade
Futebol

Paulo Catarro diz que há um treinador que adeptos do Sporting desejam ver em Alvalade

23 Set 2026 | 12:23

Icon Comentário0
Sul-americano que fez 15 golos no Sporting anuncia que vai retirar-se dos relvados em dezembro
Futebol

Sul-americano que fez 15 golos no Sporting anuncia que vai retirar-se dos relvados em dezembro

23 Set 2026 | 11:27

Icon Comentário0
Luís Vidigal diz que adeptos querem Rui Borges fora do Sporting e aponta nome do substituto
Futebol

Luís Vidigal diz que adeptos querem Rui Borges fora do Sporting e aponta nome do substituto

23 Set 2026 | 12:00

Icon Comentário0