
Futebol
Oficial! Varandas contrata futebolista que jogava em Liverpool: "Sporting está no meu coração"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial. Fátima Pinto deixou a equipa de futebol feminino do Sporting e foi anunciada nas francesas do Estrasburgo. A internacional portuguesa, de 29 anos, parte para a terceira experiência no estrangeiro, a primeira no futebol gaulês, depois de passagens nas equipas espanholas do Santa Teresa e Alavés.
Pela equipa do Sporting, ao longo de oito temporadas, Fátima Pinto cumpriu 186 jogos com a Listada verde e branca, nos quais marcou 32 golos, e fez cinco assistências. Conquistou dois campeonatos nacionais, três Supertaças e duas Taças de Portugal ao serviço do conjunto verde e branco.
A jogadora soma 92 internacionalizações pela seleção portuguesa, com a qual participou recentemente do Campeonato da Europa na Suíça, sendo uma das jogadoras com mais jogos pela equipa das quinas. O Estrasburgo terminou na 9.ª posição da 1.ª divisão francesa, na temporada 2024/25.
Além de Fátima Pinto, o emblema verde e branco viu ainda sair neste mercado de transferências de verão as jogadoras Ana Borges e Diana Silva (Benfica), Alícia Correia (Braga), Maria Ferreira (Porto), Andrea Norheim (Leipzig), Vera Cid (Torreense) e Sheppard (Durham).
Em sentido contrário, o Clube de Alvalade contratou Samara Lino (Torreense), Julia Wozniak (Czami Sosnowiec), Carla Armengol (Betis), Flor Bonsegundo (Madrid), Tânia Rodrigues (Racing Power), Anna Wellmann (Bayern Munique) e Daniela Arques (Levante).
Veja a publicação do Estrasburgo:
Técnico, que já comandou o Clube de Alvalade, pretende vender ponta-de-lança que considera excedentário face ao restante plantel
|
Rasmus Hojlund, ponta-de-lança dinamarquês do Manchester United, está fora das opções de Ruben Amorim. O técnico, que está interessado em contratar João Palhinha pode deixar o jogador sair por empréstimo, para que possa voltar a valorizar antes de uma transferência em definitivo.
A informação está a ser avançada pelos italianos do Corriere dello Sport, que dão nota de que a saída é um caminho cada vez mais provável para Ro futebolista nórdico. Há vários clubes interessados em Itália, destacando-se a Lazio e Atalanta, com esta última a desejar um regresso.
O camisola 9 dos red devils transferiu-se para o Manchester United por uma verba que rendeu 75 milhões de euros aos cofres da Atalanta. No conjunto de Bérgamo, na temporada 2022/23, o avançado dinamarquês tinha apontado 11 golos, quando levava apenas 19 anos no currículo.
Apesar do jogador poder sair por empréstimo para Itália, os red devils acreditam que reaver parte do dinheiro através de uma transferência em definitivo seria a melhor opção possível, no entanto, os verdadeiros interessados no craque pretendem apenas um ano de vínculo sem obrigação de compra.
Rasmus Hojlund participou em 32 partidas, 23 como titular e nove como suplente, acumulando cerca de 2.012 minutos de jogo. Marcou ainda quatro golos na Premier League e não registou quaisquer assistências. No total, durante a temporada 2024/25, somou 52 jogos e dez golos, sem quaisquer assistências.
Avançado sueco desloca-se para a capital inglesa acompanhado do seu agente, Hasan Çetinkaya, devendo assinar o contrato com o Arsenal em breve
|
Viktor Gyokeres já deixou Maiorca, onde se encontrava de férias enquanto as negociações pelo seu passe decorriam, viajando assim até Londres, onde irá realizar os exames médicos pelo Arsenal ainda hoje, devendo assinar contrato com os gunners nos próximos dias. O avançado irá encontrar uma cara familiar dos leões no Arsenal, Gabriel Heinze, que atuou no Clube de Alvalade na época 1998/1999 e faz agora parte da equipa técnica dos londrinos.
Aproxima-se assim do fim uma das novelas mais faladas deste mercado de transferências, protagonizada entre o avançado e o Sporting. Quem avançou com a informação foi o jornal Record, que teve acesso a uma foto exclusiva em que são visíveis o internacional sueco e o seu empresário, Hasan Çetinkaya, num jato privado que terá como destino a capital de Inglaterra.
Assim, tanto o Sporting como o futebolista de 27 anos podem respirar de alívio, com o negócio a estar cada vez mais perto de estar fechado. O Arsenal também retirará um peso de cima, tendo em conta que Viktor Gyokeres era um dos alvos prioritários de Mikel Arteta para este mercado de verão.
Em relação aos moldes do negócio, já se sabe que o Sporting irá receber 63,5 milhões de euros fixos por parte do Arsenal, sendo ainda oferecidos mais 10 milhões de euros consoante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos distribuídos pelos seus cinco anos de contrato com os gunners.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Presidente do Clube de Alvalade informou futebolista leonino que o mesmo irá sofrer um corte monetário devido a incumprimento das regras
|
A saga entre Viktor Gyokeres e o Sporting está prestes a chegar ao fim, sendo que o avançado sueco já partiu para Londres num jato particular, acompanhado pelo seu empresário, Hasan Çetinkaya. No entanto, dá-se um novo detalhe no braço de ferro entre o Clube e o jogador, com Frederico Varandas a obrigar Gyokeres a abdicar do seu salário referente ao mês de julho.
A medida acontece no seguimento da ausência do internacional sueco nos trabalhos de pré-época do Sporting, que apesar das ordens para integrar o estágio dos leões em Lagos, não compareceu. Mais tarde, Viktor Gyokeres foi visto a disfrutar de férias em Maiorca, o que piorou ainda mais a situação.
O futebolista de 27 anos acabou por acumular 13 faltas injustificadas no mês de julho, o que fez com que Frederico Varandas informasse Viktor Gyokeres que o mesmo não iria receber qualquer montante financeiro relativo a este mês. O sueco aceitou o imposto sem qualquer entrave, com vista a não complicar ainda mais as negociações que se encontravam em andamento com o Arsenal.
O valor que não será recebido por Viktor Gyokeres ronda os 350 mil euros. No entanto, o ponta-de-lança irá receber os prémios a que tem direito por parte do Sporting, após o cumprimento de objetivos individuais e coletivos ao longo da época 2024/2025.
Assim, o goleador nórdico terá direito aos seus bónus relativos ao último título de campeão conquistado no Sporting na passada época. Para além disso, Viktor Gyokeres irá ainda encaixar 500 mil euros extra, devido a ter alcançado o marco de mais de 50 contribuições para golo, com 54 golos e 13 assistências.