
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fátima Pinto acredita na qualificação da Seleção Nacional para os quartos-de-final do Europeu de futebol feminino. A médio terminou a sua ligação com o Sporting no final da última temporada, depois de ter representado o emblema verde e branco desde 2016, com apenas um ano de interregno em 2022/23.
Fátima Pinto: "Tivemos uma fase muto complicada. Foi difícil ter confiança"
Começar por destacar os resultados da Seleção até ao momento: derrota pesada, por 5-0, com a Espanha, na primeira jornada, e empate a uma bola com a Itália no segundo jogo. Resta o jogo com a Bélgica, onde as navegadoras podem conseguir a qualificação - mas para isso, precisam de vencer, esperar que as espanholas também triunfem sobre as transalpinas, e ainda de anular uma desvantagem de seis golos.
Fátima Pinto mostra-se, no entanto, confiante para o último jogo: "Estamos muito otimistas, acreditamos mesmo que é possível [chegar aos quartos de final]. Não sei se têm visto os últimos jogos da Espanha, está a jogar muito, possível candidata a ganhar o Euro, mas nós temos de fazer o nosso [jogo]. Estamos otimistas para conseguir os três pontos neste jogo".
Fátima Pinto: "Já ganhámos à Bélgica noutros jogos e acreditamos que podemos ganhar este jogo"
"Tivemos uma fase muto complicada. Foi difícil ter confiança depois dos resultados que tivemos, queríamos sempre, mas, obviamente, a equipa tinha ali receios. Mas neste jogo contra a Itália (1-1) conseguimos mostrar que fomos para cima delas sem medos, fomos nós próprias e é isso que queremos continuar contra a Bélgica", explicou, de seguida, a antiga jogadora da equipa feminina do Sporting.
Terminou, com mensagem de confiança para a equipa nacional: "Já ganhámos à Bélgica noutros jogos e acreditamos que podemos ganhar este jogo. Temos de fazer o nosso, temos de marcar golos e é assim que vamos para o jogo. É sobretudo olhar para nós, ter a nossa confiança e conseguir ganhar".
Clube de Alvalade recebeu boas notícias em relação ao médio colombiano, que atua no Palmeiras, orientado pelo português Abel Ferreira
|
O Porto desistiu da contratação de Richard Ríos ao Palmeiras. Os dragões eram uma das equipas mais interessadas no internacional colombiano, e chegaram a enviar uma proposta ao emblema de Abel Ferreira, mas a situação com o jogador que também interessa ao Sporting sofreu um volte-face.
Segundo avança o jornal O Jogo, o Porto retirou-se da corrida por Richard Ríos. Os azuis e brancos tinham enviado uma proposta de 17 milhões de euros ao Palmeiras, mas segundo a imprensa nacional, as boas exibições do jogador no Mundial de Clubes aumentaram as exigências do emblema brasileiro.
Richard Ríos também interessa ao Sporting, mas há um senão: o Palmeiras pede 30 milhões de euros pelo concurso do médio colombiano, um valor que poderá ser excessivo para os cofres de Alvalade: primeiro porque seria a contratação mais cara da história do Clube, e depois porque os leões já têm Morten Hjulmand como a grande referência no meio campo.
De resto, as informações mais recentes apontam para o interesse de dois gigantes italianos em Richard Ríos: tanto o Inter de Milão como a Roma estão muito interessados no médio do Palmeiras, e apresentam maior disponibilidade para avançar com um montante que chegue às exigências dos responsáveis do clube brasileiro.
Richard Ríos - avaliado em 16 milhões de euros - está no Brasil há seis anos, altura em que ingressou nos sub-20 do Flamengo. O médio foi contratado pelo Palmeiras, em 2023, ao Guarani, a troco de cerca de 1,4 milhões de euros. Em 2025, soma 35 jogos pela formação de Abel Ferreira, com a qual tem contrato até 2028.
Jovem promessa espanhola foi contratada ao Valladolid mas teve algumas dificuldades em conseguir ter minutos de jogo regulares em Alvalade
|
Iván Fresneda - que já admitiu dificuldades para a próxima temporada - continua a preparar 2025/2026 com o Sporting, naquela que é primeira pré-época que Rui Borges realiza com o Clube de Alvalade. A chegada do treinador de 44 anos aos leões, em dezembro, deu mesmo uma nova vida ao lateral-direito.
Fresneda estreou-se de leão ao peito na época 2023/2024, após ser contratado aos espanhóis Valladolid por 9 milhões de euros. Na primeira temporada em Alvalade, o internacional espanhol sub-19 disputou apenas dez jogos com a camisola do Sporting.
Na primeira metade de 2024/25, o rendimento do jovem de 20 anos manteve-se baixo, tendo sido utilizado em apenas 235 minutos, espalhados por oito jogos. Durante o período em questão, assegurou a titularidade na Taça de Portugal, frente ao Amarante, e na Liga Portugal Betclic contra o Nacional, saindo nos instantes iniciais da segunda parte.
Porém, tudo mudou com a chegada de Rui Borges ao Sporting. O técnico português assumiu o comando leonino mesmo a tempo da segunda metade do Campeonato Nacional, na qual Fresneda teve realmente a oportunidade de mostrar o seu valor e ganhar tempo de jogo.
Na segunda volta da temporada, Iván Fresneda disputou 1.568 minutos pelo Sporting, distribuídos por 24 jogos. No total, o espanhol garantiu a titularidade em 18 partidas, acabando a época como sendo o 15.º jogador mais utilizado no plantel principal. Com o total de 32 encontros disputados e 1.803 minutos de leão ao peito, o futebolista somou ainda três golos.
Comentador desportivo aproveitou o seu espaço de opinião na CMTV para abordar a situação entre o avançado sueco e o Clube de Alvalade
|
Paulo Andrade deixou várias críticas ao agente de Viktor Gyokeres, Hasan Cetinkaya. O comentador desportivo aproveitou o seu espaço de opinião na CMTV para comentar a novela entre o avançado sueco e o Sporting, que tem marcado a janela de transferências verde e branca.
Paulo Andrade: "Deve ser uma deixa que o empresário mandou para assustar, mas não assusta coisa nenhuma"
"Os Sportinguistas estão todos a tremer. Não tem jeito nenhum, deve ser uma deixa que o empresário mandou para assustar, mas não assusta coisa nenhuma", começou por atirar Paulo Andrade, espelhando o sentimento de muitos adeptos verdes e brancos.
Prosseguiu, com um comentário sobre a ação do Presidente verde e branco durante todo o processo: "Eu não sei se o negócio se vai fazer ou não, o que eu sei é que Frederico Varandas está a falar muito bem, está a ser rigoroso e a defender os interesses do Sporting".
Paulo Andrade: "O que eu sei é que Frederico Varandas está a falar muito bem"
Depois, Paulo Andrade apontou um facto interessante acerca do tratamento mediático da situação de Viktor Gyokeres: "Não deixa de ser curioso, as notícias são em catadupa e depois desmentem-se umas as outras. Mas na suposta reunião que houve com o Presidente, que foi a única, que estaria lá 60+10".
"Curiosamente, mostraram-me o texto que ele redigiu, e o valor era entre 60 e 70. Vejam bem como as coisas são... E ainda havia mais um bónus. Portanto isto são noticias sempre alteradas e já não tenho paciência para esse senhor", atirou, numa clara crítica às táticas utilizadas por Hasan Cetinkaya, agente de Viktor Gyokeres que servirão apenas para colocar pressão no Sporting.