
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
André Villas-Boas deslocou-se esta quarta-feira, dia 11 de julho, ao Brasil para reunir com os responsáveis do Banco de Minas Gerais (BMG), parceiro do Porto em diversas operações, entre as quais a transferência de Otávio rumo ao Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, no último verão, com o objetivo de renegociar a dívida do emblema azul e branco.
A anterior administração, liderada por Pinto da Costa, antecipou parte das receitas da venda do internacional português, por 60 milhões de euros, sendo que o acordo entre dragões e sauditas contemplava um pagamento direto ao BMG, no caso de duas tranches de 4,25 milhões.
Segundo o jornal O Jogo, o BMG mostrou compreensão perante a delicada saúde financeira do Porto e estará disposto a aguardar pelos quase 9 milhões de euros em dívida. O valor a pagar aos sauditas seria dividido em três anos. No entanto, a segunda tranche, de cerca de 20 milhões, estava agendada para ser paga este mês, mas os dragões tentaram que o Al Nassr pagasse mais cedo, numa tentativa falhada. A negociação incluía o tal pagamento direto ao BMG que a administração anterior não saldou.
Já Cristiano Ronaldo, apesar da época menos positiva em termos de títulos - atualmente com 39 anos de idade e avaliado em 15 milhões de euros – somou 51 encontros (4.477 minutos), nos quais apontou 50 golos e realizou 13 assistências ao serviço do Al Nassr sob o comando de Luís Castro.
Neste Europeu, o internacional português fechou a sua participação com uma assistência na conta pessoal, diante da Turquia. Várias foram as críticas ao desempenho do 'camisola 7', que não tem o fulgor de outrora. A campanha em Campeonatos da Europa - confirmada pelo jogador como encerrada, após o embate com a Eslovénia - termina de forma não muito feliz.
Ainda com algumas dúvidas sobre o seu futuro, o astro português não esteve com o restante plantel na última sessão de trabalhos
|
O próximo embate do Al Nassr aproxima-se e os amarelos de Riade terão de enfrentar a equipa do Al Tawooun na próxima sexta-feira, no dia 16 de maio. Como tal, o atual terceiro classificado da liga saudita já está em treinos de preparação para o próximo jogo, mas ficou a faltar um jogador na sessão de trabalhos do plantel: Cristiano Ronaldo.
O capitão da seleção portuguesa ficou de fora da mais recente sessão de trabalhos do Al Nassr, com o técnico italiano Stefano Pioli a ter todos os restantes jogadores disponíveis no campo de treinos do clube de Riade, segundo informações avançadas pela imprensa desportiva da Arábia Saudita.
Esta informação é de especial relevância, numa altura em que Cristiano Ronaldo se aproxima do fim do seu contrato no Al Nassr. Apesar de poder continuar a jogar nos amarelos de Riade, o astro português apenas renova caso o clube aceda às exigências impostas pelo próprio e, mais recentemente, fala-se também de uma possível transferência para os rivais do Al Hilal, a tempo de disputar o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.
Cristiano Ronaldo, na presente temporada 2024/25 do Al Nassr, é a peça mais fundamental do ataque dos amarelos de Riade, somando para todas as competições de clubes 33 golos e quatro assistências em 39 jogos e é, inclusivamente, o melhor marcador do campeonato da Arábia Saudita.
Como referido, esta sessão de treinos do Al Nassr visa a preparação do seu próximo jogo, onde terão como adversário a equipa do Al Taawoun, em jogo a contar para a 32.ª jornada da liga saudita, que será disputado na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, às 19 horas de Portugal continental.
Personalidade que já passou pelo Clube de Alvalade prefere continuar na Europa e declina mesmo as propostas megalómanas da Arábia Saudita
|
A liga de Cristiano Ronaldo é uma das que oferece melhores condições económicas, através de contratos megalómanos e benefícios fiscais. Com essa informação em mente, muitos foram os jogadores e treinadores que abraçaram projetos no campeonato da Arábia Saudita, mas nem todos se deixam cair na tentação dos salários milionários, sendo Marco Silva o mais recente exemplo disso.
O técnico de 47 anos era um dos técnicos preferidos para suceder a Jorge Jesus na equipa do Al Hilal e, segundo informações avançadas pelo portal desportivo TalkSport, o treinador do Fulham estava mesmo em negociações com o clube da Arábia Saudita. Após receber um ultimato, o português informou o clube que prefere prosseguir a sua carreira na Europa.
Outra opção para ser o novo técnico do Al Hilal é Simone Inzaghi. O técnico italiano está a fazer uma brilhante época ao serviço do Inter de Milão, tendo mesmo atingido a final da Liga dos Campeões, mas também ele já informou os azuis de Riade que prefere continuar a treinar no futebol europeu.
Com os seus dois principais alvos para comandar o plantel, o Al Hilal pode decidir-se por empregar outro técnico português, segundo informações também avançadas pelo TalkSport. O interesse mais recente é em Nuno Espírito Santo, que ao serviço do Nottingham Forest tem sido a revelação da Premier League desta temporada, podendo terminar a competição em lugares de futebol europeu.
Apesar de não querer sair para a Arábia Saudita, o futuro de Marco Silva no Fulham também não está garantido. O treinador português de 47 anos despertou o interesse do Tottenham, que pode vir a contratar o ex-Sporting caso Ante Postecoglou não vença a final da Liga Europa, contra o Manchester United de Ruben Amorim.
Craque da seleção das quinas parece estar indeciso quanto ao seu próximo passo na carreira, o que poderá abrir portas a um novo desafio
|
Ao que parece, Cristiano Ronaldo não está 100% convencido em ficar no Al Nassr. Informações avançadas pelo jornalista Bruno Andrade dão nota de que o astro português ainda não confirmou a sua permanência no clube saudita e pode mesmo recusar a renovação de contrato.
Apesar da proposta para estender o vínculo ser bastante vantajosa, incluindo até uma pequena percentagem do próprio clube, Cristiano Ronaldo quer lutar por troféus, algo que não conquistou esta época ao serviço do Al Nassr.
O capitão da seleção das quinas tem sido associado a uma possível saída do clube nas últimas semanas. Na imprensa espanhola já se falou, até, de um regresso ao Sporting, ainda que seja algo incerto e difícil de concretizar. O futuro do craque luso deverá ser um dos temas que vai agitar este mercado de verão.
Para além de Cristiano Ronaldo, também Aymeric Laporte e Ali Lajami parecem estar de saída do clube de Riade. O internacional espanhol já foi afastado pelo treinador italiano Stéfano Pioli e, segundo a imprensa saudita, o defesa árabe só tem mais uma semana para decidir o seu futuro, depois de lhe ter sido apresentada uma renovação.
Cristiano Ronaldo, nesta época, somando todas as competições do clube, já leva 33 golos e 4 assistências num total de 39 jogos. O craque português também tem sido alvo de críticas devido à inconsistente época do Al Nassr, que não vai levantar nenhum troféu.