Modalidades
Treinador do Sporting reage ao sorteio da Liga dos Campeões: "Bastante difícil"
17 Mar 2026 | 16:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
30 Abr 2025 | 21:28 |
O andebol do Sporting foi, esta quarta-feira, derrotado na receção ao Nantes, por 32-30, falhando o acesso à final four da Liga dos Campeões. Num jogo marcado por alguma dualidade de critérios da equipa de arbitragem, o conjunto de Ricardo Costa não foi capaz de levar de vencida os franceses e está fora da prova milionária. Recorde todas as incidências do encontro.
A partida começou equilibrada, com as equipas separadas quase sempre por apenas um golo de diferença. Contudo, em cima do intervalo, o Nantes conseguiu ampliar a vantagem para dois tentos. Todavia, a reação da turma de Ricardo Costa surgiu logo no início da segunda parte, com a casa das modalidades ao rubro.
No arranque dos segundos 30 minutos, o Clube de Alvalade conseguiu saltar para a frente do marcador e até dispôs de uma vantagem de dois golos. Porém, a entrada em cena do guardião do Nantes, Ivan Pesic haveria de desequilibrar a balança para o lado dos franceses, que acabariam por triunfar no Pavilhão João Rocha.
No capítulo individual, do lado do Sporting, destaque para Martim Costa, que, com oito golos, foi o melhor marcador dos leões. Francisco Costa, com seis finalizações certeiras, foi o senhor que se seguiu. Quanto ao Nantes, nota para a tremenda exibição de Ivan Pesic, que acabou por se revelar decisivo.
De qualquer das formas, destaque para a histórica caminhada do andebol do Sporting nesta edição da Liga dos Campeões. Os leões terminaram em segundo lugar do grupo A, com 18 pontos, e bateram algumas das melhores equipas do mundo, como o Veszprém, Fuchse Berlin ou PSG, deixando toda a Europa de boca aberta perante a qualidade dos verdes e brancos.
O Sporting volta a entrar em ação no próximo sábado, 3 de maio, às 18h00, na deslocação ao reduto do Benfica. O jogo diz respeito à quarta jornada da fase final do Campeonato Placard Andebol 1 e assume particular importância nas contas do título, com uma vitória a deixar a turma de Ricardo Costa bem perto do bicampeonato. Os verdes e brancos lideram, com 41 pontos, enquanto o Porto é segundo (39 pontos) e os encarnados terceiros (35 pontos).
Decisão apanhou muitos de surpresa e acontece numa altura crucial da temporada; Clube de Alvalade já reagiu oficialmente
19 Mar 2026 | 17:47 |
O Sporting confirmou uma saída inesperada na sua equipa feminina de voleibol, numa altura particularmente sensível da temporada. A decisão foi justificada com motivos pessoais, deixando o grupo em fase de reajuste competitivo. Fala-se de Rui Pedro Silva.
Em comunicado oficial do Clube, é revelado que a saída do técnico de 55 anos estava inicialmente prevista apenas para o final da época. A mudança surge de forma repentina e obriga a uma reorganização imediata, mas que já está definida. Vale lembrar que no setor masculino, Gonçalo Sousa renovou contrato.
Para garantir estabilidade até ao final da temporada, o comando técnico passa agora para João Macedo, que até aqui desempenhava funções de treinador-adjunto e conhece bem a estrutura e o grupo de trabalho da equipa que terminou a fase regular no terceiro lugar.
Os leões não deixaram de agradecer o trabalho desenvolvido pelo técnico ao longo do seu percurso, destacando o profissionalismo, dedicação e empenho demonstrados durante o tempo em que Rui Pedro Silva liderou a equipa feminina.
Esta alteração acontece numa fase decisiva, com a equipa a preparar o arranque dos quartos de final do playoff do Campeonato Nacional, frente ao Colégio Efanor, o que aumenta a pressão sobre a nova liderança técnica numa etapa crucial da época.
Jogador do Clube de Alvalade estendeu o seu vínculo com os leões e mostrou-se feliz em continuar a fazer parte do projeto leonino
19 Mar 2026 | 12:04 |
Gonçalo Sousa estendeu a ligação ao Sporting. O líbero expressou contentamento por continuar a fazer parte do projeto de voleibol do Clube de Alvalade. Em declarações aos órgãos de comunicação dos leões, o atleta mostrou gratidão e admitiu que a renovação foi muito positivo para si.
Gonçalo Sousa: "Agradeço este voto"
"Antes de mais, agradecer pela confiança depositada em mim para mais esta renovação e dizer que estou muito feliz. Agradeço este voto do Sporting , de toda a gente que contribuiu para que isto acontecesse, porque me sinto bem cá, gosto muito do Clube, gosto muito do que tem sido feito, principalmente no voleibol, nestes anos em que aqui estou. É bom esta renovação, foi natural. Prometo trabalho", disse, aos meios de comunicação do Clube.
As ambições do líbero de 24 anos são claras. "O objetivo é manter e, se calhar, ganhar um bocadinho mais de estabilidade ainda, podermo-nos afirmar como o maior clube português de voleibol, continuar a participar nas competições em que participámos este ano, sempre com o objetivo de ganhar e para além disso acreditar no trabalho que tem sido feito dia-a-dia, todas as semanas, com este grupo de trabalho, com as pessoas que nos acompanham, porque tem sido um trabalho bem feito e os resultados estão à vista", pode ler-se.
Gonçalo Sousa: "Continuarem a acreditar em nós"
Para concluir, Gonçalo Sousa deixou uma mensagem aos Sportinguistas. "Primeiro, prometer trabalho e a mesma forma de estar que entreguei nestes últimos anos e também pedir para continuarem a acreditar em nós e a comparecer nos pavilhões pelo país fora para nos apoiarem, porque esse apoio é sempre sentido e muito bem vendo", expressou.
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Gonçalo Sousa leva 32 encontros disputados: 21 no Campeonato Nacional, seis na CEV Champions League, quatro na Taça de Portugal e um na Supertaça. Recentemente, Gonçalo Sousa venceu a Taça de Portugal contra o Benfica.
Técnico destaca que equipa já demonstrou, tanto nesta temporada como na anterior, que consegue competir com equipas de grande qualidade europeia
18 Mar 2026 | 03:00 |
Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting, acredita que a equipa tem todas as condições para se apurar para os quartos de final da Liga dos Campeões, sabe o Leonino, mesmo perante o poderio dos polacos do Wisła Plock.
O técnico destaca que a equipa já demonstrou, tanto nesta temporada como na anterior, que consegue competir com equipas de grande qualidade europeia. O historial recente prova que o Clube de Alvalade tem capacidade de responder a jogos de elevado nível competitivo.
Ao que o nosso Jornal apurou, também os responsáveis do emblema verde e branco confiam que a turma leonina consiga repetir a façanha alcançada na época 2024/25, edição onde os comandados de Ricardo Costa conseguiram chegar aos quartos da prova internacional.
Apesar de ser um plano ambicioso, as exibições permitem acreditar de forma concreta que os leões consigam estar novamente entre as oito melhores equipas da Europa, depois de terem terminado a fase de grupos no sétimo lugar com 14 pontos (Recorde AQUI).
Antes, o andebol do Sporting vira atenções para as competições nacionais e vai enfrentar o Porto. O encontro, diante da turma de Magnus Andersson, está marcado para as 18h00 de sábado, dia 28 de março, na Dragão Arena, em jogo da primeira jornada da segunda fase do Campeonato Nacional