Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

ANTÓNIO RAMALHETE ANÁLISE PORTO – SPORTING

Leões não vencem dragões fora de portas desde 1965. Sporting CP e FC Porto defrontam-se esta quarta-feira, pelas 20h00. Em exclusivo ao Leonino, António Ramalhete analisa a partida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“O Sporting CP foi vencer ao terreno da Oliveirense e nada me surpreenderia se também fosse triunfar à Dragão Arena”, é assim que António Ramalhete, antiga glória do hóquei leonino, analisa o duelo entre o Sporting CP e o FC Porto, que se realiza esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.


Em jogo a contar para a 17.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões vão tentar fazer algo que não acontece desde 1965, ou seja, vencer os dragões na sua casa. Nessa altura, em partida a contar para a Taça de Portugal, a turma de Alvalade venceu os azuis por 1-0. Nas últimas 12 deslocações ao reduto dos dragões, o Sporting CP saiu sempre derrotado. Sobre esta estatística, António Ramalhete considera que “não tem grande importância, até porque a maioria dos jogadores do Sporting CP são estrangeiros e não olham muito para estatísticas”.


A antiga glória do hóquei em patins dos leões defende que o desfecho do duelo desta quarta-feira poderá decidir o campeão nacional: “Relativamente ao jogo com o FC Porto, acredita que poderá decidir-se, nesta partida, o campeão nacional porque, caso o Sporting perca pontos na Dragão Arena, verá comprometidas as suas aspirações. No entanto, neste tipo de jogos, é sempre muito difícil prever quem sairá vencedor até porque são equipas muito iguais”.


“Por norma, o Sporting é forte nestes jogos”

Os comandados de Paulo Freitas estão, a par com o SL Benfica, na liderança do campeonato, com 40 pontos. No passado sábado, 15 de fevereiro, os leões foram derrotados pelo Amatori Lodi (LER AQUI) e consequentemente eliminados da Liga Europeia. A respeito desta questão, António Ramalhete é perentório: “A eliminação do Sporting CP da Liga Europeia é um rombo muito grande para as aspirações leoninas até porque, segundo o que o treinador disse no início da época, o objetivo era revalidar o título”.


No que concerne ao jogo diante do FC Porto, Ramalhete entende que “por norma, o Sporting CP é forte nestes jogos e poderá aproveitar algumas fragilidades do Porto até porque, para continuar a lutar pelo título, tem de vencer”.

A respeito de destaques individuais, a antiga glória do hóquei verde e branca realça Gonzalo Romero, que é o segundo melhor marcador dos leões, com 12 finalizações certeiras: “Neste momento, o jogador que mais pode desequilibrar é o Gonzalo Romero até pela forte meia distância que tem”. Contudo, e comentando o facto de o Sporting CP ser a melhor defesa do campeonato apenas com 33 golos sofridos, António Ramalhete afirma que “enquanto o Ângelo Girão estiver na baliza, o Sporting CP vai estar bem defensivamente. A defesa sofre menos golos porque o guarda-redes é fora de série. Se o Girão estiver num dia sim, o Sporting CP tem sempre mais probabilidade de vencer o encontro”.

“Reforços estão a ter mais dificuldades”

No que respeito à integração dos reforços para a presente temporada, Ramalhete entende que os mesmos “estão a ter mais dificuldades em entrar na equipa do que seria, inicialmente, de esperar e não preencheram da melhor maneira os lugares deixados em aberto pelos jogadores que saíram”. O reforço com mais golos é mesmo João Souto, com 10. Alessandro Verona, com cinco finalizações certeiras, e Telmo Pinto, apenas com uma, são os senhores que se seguem. Porém, o antigo hoquista recorda que no caso de Henrique Magalhães, por exemplo, a saída aconteceu por vontade do próprio e não por decisão da estrutura verde e branca. Quanto a este tema, António Ramalhete é da opinião de que “o plantel deste ano é mais fraco do que o do ano passado”.

“Porto está mais fraco do que em anos anteriores”

O conjunto de Guillem Cabestany ocupa o quarto lugar do Campeonato Nacional, com 36 pontos, e não tem apresentado o rendimento que seria de esperar. No início da presente temporada, o plantel do FC Porto sofreu algumas mexidas, nomeadamente com as saídas do seu capitão, Hélder Nunes, mas também de Carles Grau (GR), Nélson Filipe (GR) e Telmo Pinto. Em sentido contrário, entraram Carlo Di Benedetto, Sergi Miras, Xavi Malián e Tiago Rodrigues. Talvez por isso, os azuis não têm vindo a apresentar o rendimento esperado. Na presente época, o FC Porto já perdeu com o Sporting CP, por duas vezes, e também com o OC Barcelos, para lá dos dois empates com Juventude Viana. Em relação a esta questão, António Ramalhete defende que “este ano, o Porto está mais fraco e não tem apresentado o nível de épocas anteriores. Consequentemente, é muito mais acessível vencer na Dragão Arena. No entanto, são sempre jogos complicados”.

Apesar disso, a verdade é que o FC Porto é, de longe, o melhor ataque do Campeonato Nacional, com 102 golos. Para Ramalhete, que fez parte da histórica “equipa maravilha”, “o Porto tem o melhor ataque da prova porque conta com o Gonçalo Alves, que, a qualquer momento, desequilibra. Não é por acaso que é o melhor marcador do campeonato (42 golos) por larga margem. No entanto, não é suficiente para que o Porto continue a fazer aquilo que fazia em anos anteriores e daí não ser uma equipa tão equilibrada”.

Todavia, no capítulo defensivo, os azuis têm demonstrado algumas dificuldades, sendo a terceira defesa mais batida do Campeonato Nacional, com 44 tentos sofridos. Neste registo, o Sporting CP é a equipa que menos golos sofre (33). Outro dado a destacar é que a turma de Guillem Cabestany apresenta a melhor diferença de golos do campeonato, com 58 golos positivos. O SL Benfica, com 42, é a equipa que mais se aproxima dos dragões.

O jogo entre Sporting CP e FC Porto está marcado para esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.


Modalidades

Sporting levou meia dúzia do Benfica, mas técnico dos leões atira: "Fizemos um bom jogo na defesa"

Clube de Alvalade sofreu derrota pesada frente ao eterno rival; Treinador do emblema verde e branco fez análise ao desaire no dérbi

Edo Bosch analisa derrota do hóquei do Sporting frente ao Benfica
Edo Bosch analisa derrota do hóquei do Sporting frente ao Benfica

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente ao Benfica por 6-1, em jogo a contar para as meias-finais da Elite Cup. No final da partida, Edo Bosch fez a análise ao encontro e, apesar do desaire pesado, referiu que os seus pupilos "fizeram bum bom jogo" tanto no ataque como na defesa.


"Tinha dito que a equipa estava com altos e baixos, em processo de crescimento. Hoje, sinceramente, acho que fizemos um bom jogo no ataque e na defesa. Estivemos por cima do jogo durante muito tempo. Depois do 3-1, 4-1 quisemos tanto dar a volta ao jogo que abrimos linhas e sofremos mais. Houve um ou dois golos contra a corrente do que se estava a passar, mas contam as que entram", começou por dizer o técnico.


"A equipa cada vez mais madura. Hoje era um jogo que podia ser a final do Campeonato Nacional ou da Liga dos Campeões e demos luta durante a maior parte do jogo. Hoje, estamos um pouco mais perto da imagem que quero do que estávamos ontem", referiu o treinador, abordando a lesão de Gonzalo Romero.


"Ainda não sabemos exatamente o que tem. As lesões mais graves que suspeitávamos foram anuladas, mas ainda não podemos avaliar o alcance da lesão. Mas não é pela ausência dele que justifico a derrota. Durante 40 ou 44 minutos, o Sporting esteve bem em campo, tendo perdido o controlo nos instantes finais".

Em jeito de conclusão, Edo Bosch deixou também uma mensagem aos adeptos leoninos: "Foram fantásticos. São os que merecem menos este resultado. Vamos continuar a lutar e morrer em campo, se for preciso, para lhes dar alegrias. Apoiaram-nos e deram-nos força sempre. Agradeço e prometo que não vamos baixar os braços", concluiu.



Modalidades

Sporting é goleado pelo Benfica (6-1) e falha presença na final

Emblema verde e branco saiu derrotado do encontro diante do clube da Luz e fica-se pelas meias; Leões voltam a não conquistar um título inédito no seu palmarés

Hóquei do Sporting eliminado da Elite Cup frente ao Benfica
Hóquei do Sporting eliminado da Elite Cup frente ao Benfica

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente ao Benfica por 6-1, este sábado, dia 12 de outubro, em jogo a contar para as meias-finais da Elite Cup e está fora da final da competição nacional. Veja AQUI como decorreu o encontro no Pavilhão Multiusos de Odivelas.


No Pavilhão Multiusos de Odivelas, a primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas. Ângelo Girão somou um par de boas defesas na baliza dos leões, mas não conseguiu evitar o golo encarnado marcado por João Rodrigues, à passagem dos 23 minutos,


Na etapa complementar, o Sporting entrou com tudo e chegou ao golo do empate. Facundo Bridge, aos 30 minutos, bateu Pedro Henriques e empatou as contas no placard. No entanto, um minuto depois, Pau Bargalló (31') voltou a colocar os encarnados na frente. Aos 40', Gonçalo Pinto fez o 3-1. Nil Roca, aos 46' fez o quarto para a turma de Edu Castro e Pau Bargalló fez mais dois golos (48' e 50') perto do final.


Com esta derrota - a primeira em dois jogos esta temporada para os agora comandados de Edo Bosch - os leões preparam já a estreia no Campeonato Nacional. O próximo encontro diante do Braga está marcado para o fim de semana de 20 de outubro, no Pavilhão João Rocha, ainda com horário por definir.

Horas antes, a Oliveirense carimbou o passaporte para a final ao ter vencido o Porto (1-0 nas grandes penalidades após empate 2-2). O derradeiro encontro frente ao Benfica está marcado para este domingo, dia 13 de outubro, às 18h00. Já o Clube de Alvalade falha assim a conquista de um título inédito no seu palmarés.



Modalidades

Elite Cup (Hóquei em Patins): Benfica - Sporting ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do encontro válido para as meias-finais da prova nacional entre leões e clube da Luz

Benfica e Sporting enfrentam-se na Elite Cup
Benfica e Sporting enfrentam-se na Elite Cup

  |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: BENFICA 6-1 SPORTING







50' - Golo do Benfica. Pau Bargalló faz o hat-trick: Benfica 6-1 Benfica

48' - Golo do Benfica. Pau Bargalló bisa no encontro: Benfica 5-1 Sporting

46' - Golo do Benfica. Nil Roca marca para os encarnados: Benfica 4-1 Sporting

42' - Falha Toni Pérez!!

42' - Grande penalidade para o Sporting.

40' - Golo do Benfica. Gonçalo Pinto faz o terceiro das águias: Benfica 3-1 Sporting

40' - Stickada de Rafael Bessa sai ao lado.

35' - Boa intervenção de Ângelo Girão.

31' - Golo do Benfica. Pau Bargalló coloca águias na frente: Benfica 2-1 Sporting

30' - GOLO DO SPORTING!!! Facundo Bridge empata o dérbi eterno: Benfica 1-1 Sporting



26' - Começa a segunda parte.

INTERVALO: BENFICA 1-0 SPORTING



23' - Golo do Benfica. João Rodrigues inaugura o marcador no dérbi: Benfica 1-0 Sporting

22' - Pedro Henriques (Benfica) evita golo a João Souto.

20' - Grande exibição de Ângelo Girão.

16' - Bola no ferro da baliza do Benfica!!

15' - Ângelo Girão volta a negar golo aos encarnados.

12' - Grande defesa de Ângelo Girão.

11' - Permanece o nulo no marcador.

5' - Dérbi ainda sem grandes oportunidades de golo.

1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!

0' - Leões em aquecimento.

0’ – A Oliveirense tem presença garantida na final da prova após vencer o Porto (1-0 nas grandes penalidades após empate 2-2).

0′ – Esta é a quarta edição da prova. Os leões nunca venceram a competição.

0′ – Os clubes já se enfrentaram em 55 ocasiões, com vantagem para as águias, que venceram 34 encontros. Registam-se ainda 13 vitórias para o Clube de Alvalade e oito empates.

0' – Já os encarnados eliminaram o Riba D’ Ave por 6-2

0′ – Na meia-final, os comandados de Edo Bosch derrotaram o Valongo por 3-1.

0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do encontro válido para as meias-finais da Elite Cup.

0’ – A equipa de hóquei em patins do Sporting joga, este sábado, dia 12 de outubro, diante do Benfica. A partida está marcada para as 21h00, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting ganha por 3-1 e vai defrontar Benfica nas meias-finais
Modalidades

Sporting ganha por 3-1 e vai defrontar Benfica nas meias-finais

 

Icon Comentário0
Elite Cup (Hóquei em Patins): Sporting - Valongo ao minuto
Modalidades

Elite Cup (Hóquei em Patins): Sporting - Valongo ao minuto

 

Icon Comentário0
Problemático do Benfica termina carreira e desfaz-se em elogios ao capitão do Sporting
Modalidades

Problemático do Benfica termina carreira e desfaz-se em elogios ao capitão do Sporting

 

Icon Comentário0