
Modalidades
Oficial! Craque argentino é reforço do Sporting e confirma Exclusivo Leonino
30 Jul 2025 | 19:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
18 Fev 2020 | 13:13 |
“O Sporting CP foi vencer ao terreno da Oliveirense e nada me surpreenderia se também fosse triunfar à Dragão Arena”, é assim que António Ramalhete, antiga glória do hóquei leonino, analisa o duelo entre o Sporting CP e o FC Porto, que se realiza esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.
Em jogo a contar para a 17.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões vão tentar fazer algo que não acontece desde 1965, ou seja, vencer os dragões na sua casa. Nessa altura, em partida a contar para a Taça de Portugal, a turma de Alvalade venceu os azuis por 1-0. Nas últimas 12 deslocações ao reduto dos dragões, o Sporting CP saiu sempre derrotado. Sobre esta estatística, António Ramalhete considera que “não tem grande importância, até porque a maioria dos jogadores do Sporting CP são estrangeiros e não olham muito para estatísticas”.
A antiga glória do hóquei em patins dos leões defende que o desfecho do duelo desta quarta-feira poderá decidir o campeão nacional: “Relativamente ao jogo com o FC Porto, acredita que poderá decidir-se, nesta partida, o campeão nacional porque, caso o Sporting perca pontos na Dragão Arena, verá comprometidas as suas aspirações. No entanto, neste tipo de jogos, é sempre muito difícil prever quem sairá vencedor até porque são equipas muito iguais”.
“Por norma, o Sporting é forte nestes jogos”
Os comandados de Paulo Freitas estão, a par com o SL Benfica, na liderança do campeonato, com 40 pontos. No passado sábado, 15 de fevereiro, os leões foram derrotados pelo Amatori Lodi (LER AQUI) e consequentemente eliminados da Liga Europeia. A respeito desta questão, António Ramalhete é perentório: “A eliminação do Sporting CP da Liga Europeia é um rombo muito grande para as aspirações leoninas até porque, segundo o que o treinador disse no início da época, o objetivo era revalidar o título”.
No que concerne ao jogo diante do FC Porto, Ramalhete entende que “por norma, o Sporting CP é forte nestes jogos e poderá aproveitar algumas fragilidades do Porto até porque, para continuar a lutar pelo título, tem de vencer”.
A respeito de destaques individuais, a antiga glória do hóquei verde e branca realça Gonzalo Romero, que é o segundo melhor marcador dos leões, com 12 finalizações certeiras: “Neste momento, o jogador que mais pode desequilibrar é o Gonzalo Romero até pela forte meia distância que tem”. Contudo, e comentando o facto de o Sporting CP ser a melhor defesa do campeonato apenas com 33 golos sofridos, António Ramalhete afirma que “enquanto o Ângelo Girão estiver na baliza, o Sporting CP vai estar bem defensivamente. A defesa sofre menos golos porque o guarda-redes é fora de série. Se o Girão estiver num dia sim, o Sporting CP tem sempre mais probabilidade de vencer o encontro”.
“Reforços estão a ter mais dificuldades”
No que respeito à integração dos reforços para a presente temporada, Ramalhete entende que os mesmos “estão a ter mais dificuldades em entrar na equipa do que seria, inicialmente, de esperar e não preencheram da melhor maneira os lugares deixados em aberto pelos jogadores que saíram”. O reforço com mais golos é mesmo João Souto, com 10. Alessandro Verona, com cinco finalizações certeiras, e Telmo Pinto, apenas com uma, são os senhores que se seguem. Porém, o antigo hoquista recorda que no caso de Henrique Magalhães, por exemplo, a saída aconteceu por vontade do próprio e não por decisão da estrutura verde e branca. Quanto a este tema, António Ramalhete é da opinião de que “o plantel deste ano é mais fraco do que o do ano passado”.
“Porto está mais fraco do que em anos anteriores”
O conjunto de Guillem Cabestany ocupa o quarto lugar do Campeonato Nacional, com 36 pontos, e não tem apresentado o rendimento que seria de esperar. No início da presente temporada, o plantel do FC Porto sofreu algumas mexidas, nomeadamente com as saídas do seu capitão, Hélder Nunes, mas também de Carles Grau (GR), Nélson Filipe (GR) e Telmo Pinto. Em sentido contrário, entraram Carlo Di Benedetto, Sergi Miras, Xavi Malián e Tiago Rodrigues. Talvez por isso, os azuis não têm vindo a apresentar o rendimento esperado. Na presente época, o FC Porto já perdeu com o Sporting CP, por duas vezes, e também com o OC Barcelos, para lá dos dois empates com Juventude Viana. Em relação a esta questão, António Ramalhete defende que “este ano, o Porto está mais fraco e não tem apresentado o nível de épocas anteriores. Consequentemente, é muito mais acessível vencer na Dragão Arena. No entanto, são sempre jogos complicados”.
Apesar disso, a verdade é que o FC Porto é, de longe, o melhor ataque do Campeonato Nacional, com 102 golos. Para Ramalhete, que fez parte da histórica “equipa maravilha”, “o Porto tem o melhor ataque da prova porque conta com o Gonçalo Alves, que, a qualquer momento, desequilibra. Não é por acaso que é o melhor marcador do campeonato (42 golos) por larga margem. No entanto, não é suficiente para que o Porto continue a fazer aquilo que fazia em anos anteriores e daí não ser uma equipa tão equilibrada”.
Todavia, no capítulo defensivo, os azuis têm demonstrado algumas dificuldades, sendo a terceira defesa mais batida do Campeonato Nacional, com 44 tentos sofridos. Neste registo, o Sporting CP é a equipa que menos golos sofre (33). Outro dado a destacar é que a turma de Guillem Cabestany apresenta a melhor diferença de golos do campeonato, com 58 golos positivos. O SL Benfica, com 42, é a equipa que mais se aproxima dos dragões.
O jogo entre Sporting CP e FC Porto está marcado para esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.
Anúncio dos leões com o jogador foi feito esta quarta-feira, dia 6 de agosto, através dos meios oficiais do Clube de Alvalade
06 Ago 2025 | 13:42 |
É oficial! O Sporting renovou contrato com Henrique Magalhães, defesa da equipa de hóquei em patins leonina. Desta forma, o Campeão do Mundo pela Seleção Nacional torna-se no quarto jogador a prolongar o seu vínculo de ligação com a turma de Alvalade, depois de Rafa Bessa, Facundo Bridge e Zé Diogo.
Henrique Magalhães: "Poder continuar mais um ano aqui no Sporting diz-me muito"
“É um orgulho enorme. Aqui estão os melhores anos da minha carreira e poder continuar mais um ano aqui no Sporting diz-me muito. Foi um clube que me ajudou muito ao longo destes anos e a melhor maneira que posso retribuir é renovar mais um ano e trazer mais alguma experiência, alguma maturidade para a equipa nova que vem, pois vem muita gente nova”, revelou aos meios de comunicação do Clube.
Enquanto um dos jogadores mais experientes e com mais anos de Sporting, Henrique Magalhães falou da sua função no emblema leonino: “Já tinha esse papel com outros que chegaram, mas ainda mais este ano, que são quatro caras novas, quatro ‘miúdos’, é importante este contraponto de atletas mais velhos que façam a integração da melhor maneira possível. Gosto desse papel”.
Henrique Magalhães: "Vamos fazer para que o apoio venha das bancadas"
De seguida, o defesa internacional português deixou claras as ambições para mais uma temporada com a Listada verde e branca: “Estamos muito confiantes que, acho que a linha que o hóquei está a seguir é a indicada e a confiança está no máximo. Agora a bola vai rolar e temos de ser capazes de transportar isso para a pista”.
Em jeito de conclusão, Henrique Magalhães fez um apelo aos adeptos Sportinguistas, pedindo a sua presença no Pavilhão João Rocha: “Que apoiem esta gente nova e a nós que cá estamos também. Vamos fazer para que o apoio venha das bancadas, tem de ser um trabalho mútuo, de nós para eles e deles para nós e acho que é esta simbiose entre nós e os adeptos é mais uma força que pode fazer com que os títulos sejam um bocadinho mais fáceis, sabendo que nunca será fácil”.
Confira uma simulação de Nicolía num lance com Henrique Magalhães:
Frederico Varandas mostra que está atento ao mercado e assegura os serviços de jovem jogador que foi destaque na temporada passada
03 Ago 2025 | 17:55 |
É oficial! O Sporting contratou Santiago Honório. O jovem jogador é o mais recente reforço da secção do hóquei em patins leonino e chega proveniente da Oliveirense. Já no Pavilhão João Rocha, o avançado vai ter a companhia de Danilo Rampulla, que deixou o Barcelos para rumar ao Clube de Alvalade.
Santiago Honório: "Já vesti esta camisola em 2017, quando estava a representar o Sporting nos sub-13"
“É um orgulho muito grande. Não é a primeira vez. Já vesti esta camisola em 2017, quando estava a representar o Sporting nos sub-13. É sempre bom voltar a uma casa onde fomos felizes e acredito muito no projeto”, começou por dizer, aos meios de comunicação leoninos.
Desafiado a fazer uma previsão para a nova temporada, o avançado foi direto: "Acho que vou trazer muito trabalho e juventude à equipa, que se está a tornar cada vez mais jovem. É incrível poder trabalhar com os melhores do Mundo, estar lado a lado com eles e treinar todos os dias com eles, acho que vai ser uma grande época e estou muito entusiasmado”.
Santiago Honório: "Os meus objetivos são integrar-me cada vez mais na equipa do Sporting"
“Os meus objetivos são integrar-me cada vez mais na equipa, poder ajudar a alcançar o sucesso e trabalhar a parte individual. Acho que sou muito calmo, tranquilo perante a adversidade, que lê os momentos do jogo e nas alturas mais difíceis, é lá que quero estar e brilhar”, acrescentou o novo avançado do Sporting.
Para terminar, Santiago Honório deixou uma mensagem aos adeptos do Sporting: “O Pavilhão João Rocha é o mais bonito de Portugal, vai ser uma experiência muito interessante e que eles continuem a dar o apoio que sempre dão, que esta época vai ser cheia de sucesso”.
Frederico Varandas mantém aposta forte no plantel dos verdes e brancos e fecha contrato com jogador que deu nas vistas a temporada passada
03 Ago 2025 | 12:03 |
É oficial! Santiago Honório está de regresso ao Sporting e é reforço da equipa de hóquei em patins dos leões. O avançado deixou a Oliveirense - quinto classificado da última edição do Campeonato Placard - e junta-se ao plantel de Edo Bosch, tal como Danilo Rampulla.
Santiago Honório: "Já vesti esta camisola em 2017, quando estava a representar o Sporting nos sub-13"
“É um orgulho muito grande. Não é a primeira vez. Já vesti esta camisola em 2017, quando estava a representar o Sporting nos sub-13. É sempre bom voltar a uma casa onde fomos felizes e acredito muito no projeto”, começou por dizer, aos meios de comunicação leoninos.
Desafiado a fazer uma previsão para a nova temporada, o avançado foi direto: "Acho que vou trazer muito trabalho e juventude à equipa, que se está a tornar cada vez mais jovem. É incrível poder trabalhar com os melhores do Mundo, estar lado a lado com eles e treinar todos os dias com eles, acho que vai ser uma grande época e estou muito entusiasmado”.
Santiago Honório: "Os meus objetivos são integrar-me cada vez mais na equipa do Sporting"
“Os meus objetivos são integrar-me cada vez mais na equipa, poder ajudar a alcançar o sucesso e trabalhar a parte individual. Acho que sou muito calmo, tranquilo perante a adversidade, que lê os momentos do jogo e nas alturas mais difíceis, é lá que quero estar e brilhar”, acrescentou o novo avançado do Sporting.
Para terminar, Santiago Honório deixou uma mensagem aos adeptos do Sporting: “O Pavilhão João Rocha é o mais bonito de Portugal, vai ser uma experiência muito interessante e que eles continuem a dar o apoio que sempre dão, que esta época vai ser cheia de sucesso”.
Oficial! Craque argentino é reforço do Sporting e confirma Exclusivo Leonino
30 Jul 2025 | 19:55
Oficial! Varandas rouba campeão pelo Porto a Villas Boas: "Vou dar o meu melhor pelo Sporting"
29 Jul 2025 | 19:48
Oficial! Sporting renova com avançado português: "Muito por conquistar"
27 Jul 2025 | 13:31