Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

ANTÓNIO RAMALHETE ANÁLISE PORTO – SPORTING

Leões não vencem dragões fora de portas desde 1965. Sporting CP e FC Porto defrontam-se esta quarta-feira, pelas 20h00. Em exclusivo ao Leonino, António Ramalhete analisa a partida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“O Sporting CP foi vencer ao terreno da Oliveirense e nada me surpreenderia se também fosse triunfar à Dragão Arena”, é assim que António Ramalhete, antiga glória do hóquei leonino, analisa o duelo entre o Sporting CP e o FC Porto, que se realiza esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.


Em jogo a contar para a 17.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões vão tentar fazer algo que não acontece desde 1965, ou seja, vencer os dragões na sua casa. Nessa altura, em partida a contar para a Taça de Portugal, a turma de Alvalade venceu os azuis por 1-0. Nas últimas 12 deslocações ao reduto dos dragões, o Sporting CP saiu sempre derrotado. Sobre esta estatística, António Ramalhete considera que “não tem grande importância, até porque a maioria dos jogadores do Sporting CP são estrangeiros e não olham muito para estatísticas”.


A antiga glória do hóquei em patins dos leões defende que o desfecho do duelo desta quarta-feira poderá decidir o campeão nacional: “Relativamente ao jogo com o FC Porto, acredita que poderá decidir-se, nesta partida, o campeão nacional porque, caso o Sporting perca pontos na Dragão Arena, verá comprometidas as suas aspirações. No entanto, neste tipo de jogos, é sempre muito difícil prever quem sairá vencedor até porque são equipas muito iguais”.


“Por norma, o Sporting é forte nestes jogos”

Os comandados de Paulo Freitas estão, a par com o SL Benfica, na liderança do campeonato, com 40 pontos. No passado sábado, 15 de fevereiro, os leões foram derrotados pelo Amatori Lodi (LER AQUI) e consequentemente eliminados da Liga Europeia. A respeito desta questão, António Ramalhete é perentório: “A eliminação do Sporting CP da Liga Europeia é um rombo muito grande para as aspirações leoninas até porque, segundo o que o treinador disse no início da época, o objetivo era revalidar o título”.


No que concerne ao jogo diante do FC Porto, Ramalhete entende que “por norma, o Sporting CP é forte nestes jogos e poderá aproveitar algumas fragilidades do Porto até porque, para continuar a lutar pelo título, tem de vencer”.

A respeito de destaques individuais, a antiga glória do hóquei verde e branca realça Gonzalo Romero, que é o segundo melhor marcador dos leões, com 12 finalizações certeiras: “Neste momento, o jogador que mais pode desequilibrar é o Gonzalo Romero até pela forte meia distância que tem”. Contudo, e comentando o facto de o Sporting CP ser a melhor defesa do campeonato apenas com 33 golos sofridos, António Ramalhete afirma que “enquanto o Ângelo Girão estiver na baliza, o Sporting CP vai estar bem defensivamente. A defesa sofre menos golos porque o guarda-redes é fora de série. Se o Girão estiver num dia sim, o Sporting CP tem sempre mais probabilidade de vencer o encontro”.

“Reforços estão a ter mais dificuldades”

No que respeito à integração dos reforços para a presente temporada, Ramalhete entende que os mesmos “estão a ter mais dificuldades em entrar na equipa do que seria, inicialmente, de esperar e não preencheram da melhor maneira os lugares deixados em aberto pelos jogadores que saíram”. O reforço com mais golos é mesmo João Souto, com 10. Alessandro Verona, com cinco finalizações certeiras, e Telmo Pinto, apenas com uma, são os senhores que se seguem. Porém, o antigo hoquista recorda que no caso de Henrique Magalhães, por exemplo, a saída aconteceu por vontade do próprio e não por decisão da estrutura verde e branca. Quanto a este tema, António Ramalhete é da opinião de que “o plantel deste ano é mais fraco do que o do ano passado”.

“Porto está mais fraco do que em anos anteriores”

O conjunto de Guillem Cabestany ocupa o quarto lugar do Campeonato Nacional, com 36 pontos, e não tem apresentado o rendimento que seria de esperar. No início da presente temporada, o plantel do FC Porto sofreu algumas mexidas, nomeadamente com as saídas do seu capitão, Hélder Nunes, mas também de Carles Grau (GR), Nélson Filipe (GR) e Telmo Pinto. Em sentido contrário, entraram Carlo Di Benedetto, Sergi Miras, Xavi Malián e Tiago Rodrigues. Talvez por isso, os azuis não têm vindo a apresentar o rendimento esperado. Na presente época, o FC Porto já perdeu com o Sporting CP, por duas vezes, e também com o OC Barcelos, para lá dos dois empates com Juventude Viana. Em relação a esta questão, António Ramalhete defende que “este ano, o Porto está mais fraco e não tem apresentado o nível de épocas anteriores. Consequentemente, é muito mais acessível vencer na Dragão Arena. No entanto, são sempre jogos complicados”.

Apesar disso, a verdade é que o FC Porto é, de longe, o melhor ataque do Campeonato Nacional, com 102 golos. Para Ramalhete, que fez parte da histórica “equipa maravilha”, “o Porto tem o melhor ataque da prova porque conta com o Gonçalo Alves, que, a qualquer momento, desequilibra. Não é por acaso que é o melhor marcador do campeonato (42 golos) por larga margem. No entanto, não é suficiente para que o Porto continue a fazer aquilo que fazia em anos anteriores e daí não ser uma equipa tão equilibrada”.

Todavia, no capítulo defensivo, os azuis têm demonstrado algumas dificuldades, sendo a terceira defesa mais batida do Campeonato Nacional, com 44 tentos sofridos. Neste registo, o Sporting CP é a equipa que menos golos sofre (33). Outro dado a destacar é que a turma de Guillem Cabestany apresenta a melhor diferença de golos do campeonato, com 58 golos positivos. O SL Benfica, com 42, é a equipa que mais se aproxima dos dragões.

O jogo entre Sporting CP e FC Porto está marcado para esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.


Modalidades

CONFIRMADO! AVANÇADO DO SPORTING CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DE ITÁLIA

Craque do plantel dos leões é um dos escolhidos para representar a sua nação no Campeonato do Mundo

Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália
Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália

  |

Icon Comentário0

Alessandro Verona, avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting, é um dos 13 os eleitos de Alessandro Bertolucci para atacar o Campeonato do Mundo que a Itália recebe em Novara. Depois de um Campeonato da Europa marcado por lesões antes e durante a competição e de uma Taça das Nações de experiências, a seleção transalpina vai arrancar a competição na máxima força


De resto, o hoquista do Clube de Alvalade - que fez 20 golos em 46 jogos em 2023/24 - é o único jogador que representa um clube fora de Itália. A dúvida na convocatória reside na recuperação plena do goleador Federico Ambrosio, que se lesionou na reta final da Serie A1.


Esta será a quinta vez que a Itália recebe o Mundial, sendo que nunca triunfou em casa. Em Novara, em Setembro próximo, a "squadra azzurra" integra o Grupo B, defrontando na primeira fase o Chile (dia 16), França (17) e Espanha (18). Esta época, Alessandro Verona conquista da Liga dos Campeões pelo Sporting.


Os verdes e brancos procuravam também vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que o Clube de Alvalade não conquista desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas, mas perderam na 'negra' frente ao Porto e falharam o acesso à final.

Para 2024/25, Roc Pujadas que, apesar de não ter tido muitos minutos pelo Porto, vai ser o substituto de Ferran Font no plantel leonino, já que o avançado de 27 anos rumou aos espanhóis do Barcelona. O Sporting também se prepara para segurar algumas estrelas. Ângelo Girão, apesar dos rumores da saída, vai ficar no plantel de Edo Bosch.



Hóquei em patins

HISTÓRIA REPETE-SE MAIS UMA VEZ: SPORTING TEM SÓ UM ATLETA CONVOCADO PARA A SELEÇÃO

Equipa das quinas prepara-se para desafio intenso que está marcado para muito em breve

Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial
Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial

  |

Icon Comentário0

O selecionador nacional Paulo Freitas divulgou, esta quarta-feira, os convocados de Portugal para o Mundial de hóquei em patins, que vai ter lugar em Novara, Itália, entre 16 e 22 de setembro. Entre o lote de jogadores selecionados, apenas um é do Sporting: Ângelo Girão. João Souto ficou de fora, apesar da época fantástica que fez.


É importante destacar que Portugal integra o Grupo A da competição e irá medir forças com a campeã mundial em título Argentina, Angola e Estados Unidos. Confira a lista de convocados completa: Ângelo Girão (Sporting), Xano Edo (Oliveirense), Gonçalo Alves (FC Porto), Hélder Nunes (FC Porto), Rafa (FC Porto), Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica), João Rodrigues (Barcelona), Zé Miranda (Benfica) e Xavi Cardoso (Oliveirense).


“As expectativas são obviamente altas porque nós também assim o entendemos, primeiro pela qualidade dos atletas que compõem a seleção e os pergaminhos da modalidade no país também nos levam a pensar desta forma. Seremos obviamente candidatos, tal como outras seleções que vão estar presentes, e faremos tudo para reconquistar o título mundial", começou por afirmar o treinador, em conferência de imprensa.


Na cerimónia, que decorreu no auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, teve lugar a apresentação das convocatórias das diversas seleções que representarão Portugal em hóquei em patins e ainda em patinagem artística. Vale ainda salientar que as equipas de seniores masculinos, seniores femininos e sub-19 juntar-se-ão à seleção de patinagem artística para competir nos World Skate Games em Itália, entre 6 e 22 de setembro.

Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).



Modalidades

ANTÓNIO RAMALHETE ANALISA OLIVEIRENSE – SPORTING CP

Antiga glória do hóquei verde e branco falou em exclusivo com o Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“Os campeonatos costumam decidir-se entre as quatro equipas que normalmente comandam o campeonato (Sporting CP, Porto, Benfica e Oliveirense) e, por isso, têm sempre alguma importância”, é desta forma que António Ramalhete, antiga glória do hóquei do Sporting CP, começa por analisar o jogo de hoje (2 de fevereiro) dos leões frente à UD Oliveirense, que começa pelas 15h00.


Para Ramalhete, que fez parte da histórica “equipa maravilha”, a “Oliveirense é uma equipa esquisita. Em casa, neste tipo de jogos, dá ideia de que pode fazer resultados muito positivos, mas isso não tem acontecido, bem pelo contrário. Recentemente, com o Porto, estiveram a vencer por 4-1 e acabaram por empatar a cinco”. O antigo jogador leonino acredita que “vai ser um jogo equilibrado onde o favoritismo não vai para nenhuma das equipas”.


Relativamente aos leões, o histórico guarda-redes defende que “este ano a formação do Sporting é mais fraca (…) os reforços que chegaram não colmataram as saídas do Henrique Magalhães e do Vítor Hugo”. António Ramalhete não tem dúvida de que “se o Sporting quiser vencer o campeonato, vai ter mais dificuldades do que em anos anteriores”.


DESLOCAÇÕES AO NORTE DO PAÍS TÊM SIDO FELIZES

Em jogo relativo à 15.ª jornada do Campeonato Nacional, o conjunto de Paulo Freitas (ler antevisão AQUI), que começou esta ronda no primeiro lugar do campeonato, com 34 pontos, em igualdade com o SL Benfica, vai tentar somar mais uma importante vitória.


O confronto direto entre Sporting CP e UD Oliveirense é bastante equilibrado. Em 20 jogos, a turma de Alvalade venceu oito, empatou sete e perdeu cinco. A verdade é que os leões não perdem em Oliveira de Azeméis desde 2014, em que derrotados por 9-5. Desde então, em sete jogos, registaram-se quatro empates e três vitórias verdes e brancas. Na partida de hoje, os comandados de Paulo Freitas vão tentar voltar aos triunfos no Pavilhão Dr. Salvador Machado, algo que não conseguiram nas últimas duas vezes em que lá jogaram.

O jogo realiza-se já daqui a pouco (15h00) e terá transmissão na TVI 24.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR
Hóquei em patins

LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR

 

Icon Comentário0
OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"
Hóquei em patins

OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"

 

Icon Comentário0
“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA
Modalidades

“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA

 

Icon Comentário0