Modalidades
Exclusivo Leonino confirmado! Defesa do Sporting sai no final da época
03 Fev 2026 | 11:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
18 Fev 2020 | 13:13 |
“O Sporting CP foi vencer ao terreno da Oliveirense e nada me surpreenderia se também fosse triunfar à Dragão Arena”, é assim que António Ramalhete, antiga glória do hóquei leonino, analisa o duelo entre o Sporting CP e o FC Porto, que se realiza esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.
Em jogo a contar para a 17.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões vão tentar fazer algo que não acontece desde 1965, ou seja, vencer os dragões na sua casa. Nessa altura, em partida a contar para a Taça de Portugal, a turma de Alvalade venceu os azuis por 1-0. Nas últimas 12 deslocações ao reduto dos dragões, o Sporting CP saiu sempre derrotado. Sobre esta estatística, António Ramalhete considera que “não tem grande importância, até porque a maioria dos jogadores do Sporting CP são estrangeiros e não olham muito para estatísticas”.
A antiga glória do hóquei em patins dos leões defende que o desfecho do duelo desta quarta-feira poderá decidir o campeão nacional: “Relativamente ao jogo com o FC Porto, acredita que poderá decidir-se, nesta partida, o campeão nacional porque, caso o Sporting perca pontos na Dragão Arena, verá comprometidas as suas aspirações. No entanto, neste tipo de jogos, é sempre muito difícil prever quem sairá vencedor até porque são equipas muito iguais”.
“Por norma, o Sporting é forte nestes jogos”
Os comandados de Paulo Freitas estão, a par com o SL Benfica, na liderança do campeonato, com 40 pontos. No passado sábado, 15 de fevereiro, os leões foram derrotados pelo Amatori Lodi (LER AQUI) e consequentemente eliminados da Liga Europeia. A respeito desta questão, António Ramalhete é perentório: “A eliminação do Sporting CP da Liga Europeia é um rombo muito grande para as aspirações leoninas até porque, segundo o que o treinador disse no início da época, o objetivo era revalidar o título”.
No que concerne ao jogo diante do FC Porto, Ramalhete entende que “por norma, o Sporting CP é forte nestes jogos e poderá aproveitar algumas fragilidades do Porto até porque, para continuar a lutar pelo título, tem de vencer”.
A respeito de destaques individuais, a antiga glória do hóquei verde e branca realça Gonzalo Romero, que é o segundo melhor marcador dos leões, com 12 finalizações certeiras: “Neste momento, o jogador que mais pode desequilibrar é o Gonzalo Romero até pela forte meia distância que tem”. Contudo, e comentando o facto de o Sporting CP ser a melhor defesa do campeonato apenas com 33 golos sofridos, António Ramalhete afirma que “enquanto o Ângelo Girão estiver na baliza, o Sporting CP vai estar bem defensivamente. A defesa sofre menos golos porque o guarda-redes é fora de série. Se o Girão estiver num dia sim, o Sporting CP tem sempre mais probabilidade de vencer o encontro”.
“Reforços estão a ter mais dificuldades”
No que respeito à integração dos reforços para a presente temporada, Ramalhete entende que os mesmos “estão a ter mais dificuldades em entrar na equipa do que seria, inicialmente, de esperar e não preencheram da melhor maneira os lugares deixados em aberto pelos jogadores que saíram”. O reforço com mais golos é mesmo João Souto, com 10. Alessandro Verona, com cinco finalizações certeiras, e Telmo Pinto, apenas com uma, são os senhores que se seguem. Porém, o antigo hoquista recorda que no caso de Henrique Magalhães, por exemplo, a saída aconteceu por vontade do próprio e não por decisão da estrutura verde e branca. Quanto a este tema, António Ramalhete é da opinião de que “o plantel deste ano é mais fraco do que o do ano passado”.
“Porto está mais fraco do que em anos anteriores”
O conjunto de Guillem Cabestany ocupa o quarto lugar do Campeonato Nacional, com 36 pontos, e não tem apresentado o rendimento que seria de esperar. No início da presente temporada, o plantel do FC Porto sofreu algumas mexidas, nomeadamente com as saídas do seu capitão, Hélder Nunes, mas também de Carles Grau (GR), Nélson Filipe (GR) e Telmo Pinto. Em sentido contrário, entraram Carlo Di Benedetto, Sergi Miras, Xavi Malián e Tiago Rodrigues. Talvez por isso, os azuis não têm vindo a apresentar o rendimento esperado. Na presente época, o FC Porto já perdeu com o Sporting CP, por duas vezes, e também com o OC Barcelos, para lá dos dois empates com Juventude Viana. Em relação a esta questão, António Ramalhete defende que “este ano, o Porto está mais fraco e não tem apresentado o nível de épocas anteriores. Consequentemente, é muito mais acessível vencer na Dragão Arena. No entanto, são sempre jogos complicados”.
Apesar disso, a verdade é que o FC Porto é, de longe, o melhor ataque do Campeonato Nacional, com 102 golos. Para Ramalhete, que fez parte da histórica “equipa maravilha”, “o Porto tem o melhor ataque da prova porque conta com o Gonçalo Alves, que, a qualquer momento, desequilibra. Não é por acaso que é o melhor marcador do campeonato (42 golos) por larga margem. No entanto, não é suficiente para que o Porto continue a fazer aquilo que fazia em anos anteriores e daí não ser uma equipa tão equilibrada”.
Todavia, no capítulo defensivo, os azuis têm demonstrado algumas dificuldades, sendo a terceira defesa mais batida do Campeonato Nacional, com 44 tentos sofridos. Neste registo, o Sporting CP é a equipa que menos golos sofre (33). Outro dado a destacar é que a turma de Guillem Cabestany apresenta a melhor diferença de golos do campeonato, com 58 golos positivos. O SL Benfica, com 42, é a equipa que mais se aproxima dos dragões.
O jogo entre Sporting CP e FC Porto está marcado para esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena.
Jogador já sabe que tem a saída garantida do Clube de Alvalade, uma vez que os leões até já terão acertado uma nova contratação para o seu lugar
12 Fev 2026 | 12:06 |
O mercado de hóquei em patins em Alvalade promete agitação e o Sporting já assegurou a sucessão a longo prazo de Gonzalo Romero. O internacional argentino, de 33 anos, que representa os leões desde 2018/19, vai deixar o Clube no final da próxima temporada, a última do contrato, depois de não ter sido acionada a cláusula de renovação automática até 2029.
A informação foi avançada pelo Zerozero e pelo jornal A Bola, garantindo que os responsáveis leoninos avançaram para a contratação de Nil Cervera como seu substituto. O internacional espanhol, de apenas 22 anos, prepara-se para deixar o Liceo da Corunha após duas épocas na formação galega, depois de ter representado o Igualada. O hoquista chega para reforçar a equipa orientada por Edo Bosch, sendo visto como o sucessor ideal de Nolito.
A entrada do jovem espanhol obrigará, contudo, a ajustes na gestão do plantel. No campeonato nacional apenas é permitida a utilização de cinco jogadores estrangeiros por jogo e, salvo alterações inesperadas, o Sporting poderá contar com seis: Cervera, Nolito, Danilo Rampulla, Facundo Bridge, Alessandro Verona e Facundo Navarro.
No que toca a saídas, Henrique Magalhães deverá deixar Alvalade - tal como foi inicialmente avançado, em Exclusivo, pelo Leonino - e rumar a Valongo. Também Roc Pujadas está de partida, regressando a Espanha para representar o Reus.
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Nolito Romero já realizou 27 partidas oficiais, nas quais registou um total de 19 golos. No Sporting desde 2018/19, o internacional argentino conquistou vários títulos: um Mundial de Clubes, três Ligas dos Campeões, duas Taças Continentais, um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Confira este golo de Nolito Romero:
Equipa verde e branca não deu hipóteses ao adversário e venceu a partida válida para a 15.ª jornada do Campeonato Nacional
08 Fev 2026 | 16:27 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o CD Póvoa, por 8-1, este domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo a contar para a 15.ª jornada da fase regular. Depois de uma grande vitória na Liga dos Campeões da modalidade, os leões confirmaram o bom momento e golearam o último classificado do campeonato.
A jogar no Pavilhão João Rocha, foi um jogo de sentido único do início ao fim. Alessandro Verona inaugurou o marcador logo aos cinco minutos e, desde aí, nada havia que pudesse parar os leões: Santiago Honório (10') aumentou a vantagem antes do italiano bisar de grande penalidade (21') e, ainda antes do intervalo, houve tempo para um grande golo de Nolito Rometo (22').
Na etapa complementar, a turma leonina continuou a dilatar o marcador e sem grande resposta por parte do CD Póvoa. Danilo Rampulla marcou primeiro (28') e Romero confirmou o seu segundo golo no encontro pouco depois, de penálti (31'). Ainda com o pé no acelerador, Santiago Honório repetiu o feito da primeira metade (32'). À passagem pelo minuto 39 chegou o hat-trick para Verona, mas a turma visitante ainda marcou o seu golo de honra antes de fechar as contas (50').
Com esta vitória - a 24.º em 32 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 38 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 43. Já o Barcelos fecha o pódio, com 34, mas menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao CD Paço de Arcos. O encontro diante da turma liderada por Diogo Alves, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.
Formação verde e branca disputou a sexta jornada da prova europeia nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no seu reduto
05 Fev 2026 | 20:16 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu a Oliveirense, por 5-1, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa, Henrique Magalhães, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Nolito Romero foram os autores dos golos dos leões.
A partida começou com oportunidades para ambos os lados, no entanto, foram mesmo os leões que acabaram por abrir o marcador, pelo stick de Rafael Bessa (6’). Ainda antes do intervalo, Henrique Magalhães aumentou a vantagem para a turma de Alvalade (20’).
No regresso dos balneários, o Sporting voltou mais forte e Danilo Rampulla fez o 3-0 à passagem pelo minuto 33. Xano Edo continuou imparável entre os postes, mas a Oliveirense acabou por reduzir aos 45’. Ainda assim, Roc Pujadas restabeleceu a vantagem logo de seguida (46’) e ainda houve tempo para Nolito deixar a sua marca (49’).
Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam dez pontos e estão no segundo lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 15, mas menos um jogo. Já o Liceo é terceiro classificado com sete pontos e também menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, frente ao CD Póvoa. O encontro diante da turma orientada por Vítor Silva, a contar para 15.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Exclusivo Leonino confirmado! Defesa do Sporting sai no final da época
03 Fev 2026 | 11:41
Alerta! Frederico Varandas garante nova contratação para a baliza do Sporting
23 Jan 2026 | 11:53
Sporting sofre cambalhota no marcador e volta a perder na Liga dos Campeões
22 Jan 2026 | 22:31