Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

COM PORTO E BENFICA À MISTURA, TREINADOR CAMPEÃO PELOS LEÕES DECLARA AMOR ETERNO: "O SPORTING PARA MIM SERÁ SEMPRE O MELHOR"

Antigo técnico dos verdes e brancos abordou ainda a 'fornada' valiosa que apanhou no Clube

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Mar 2023 | 10:26 |

Icon Comentário0

László Bölöni celebra, este sábado, dia 11 de março, 70 anos de idade. Em celebração do seu aniversário - e da sua carreira -, o treinador campeão nacional pelo Sporting abordou os mais variados temas sobre a sua passagem pelo Clube de Alvalade.


Em entrevista ao jornal Record, o antigo treinador dos leões explicou os motivos que o fizeram rumar ao emblema leonino e, ainda, as experiências com jogadores como Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma.


"Houve também fatores pessoais que me levaram a aceitar a proposta do Sporting"


  • "Antes de aceitar o cargo de selecionador romeno já tinha trabalhado no futebol francês e gostei muito. Para mim a liga francesa está entre as quatro melhores do Mundo. É normal dizer-se que o melhor futebol é jogado em Inglaterra, Itália e Alemanha, mas o futebol francês está ao mesmo nível dessas ligas. Após ter deixado a seleção do meu país pensei que, se tivesse a oportunidade de voltar ao futebol ocidental, rapidamente ia aproveitar. Houve também fatores pessoais que me levaram a aceitar a proposta do Sporting naquela altura".

Qualidade do plantel: "Conseguimos formar uma geração de jogadores muito valiosa para o Sporting"

  • "É preciso recordar que, na fase em que os encontrei, ainda não eram jogadores feitos. Eram jovens e estavam num patamar mais baixo. Eu no Sporting tive de facto jogadores extraordinários como João Vieira Pinto, Rui Jorge, Paulo Bento, Pedro Barbosa, que já eram extraordinários. Depois também havia o Jardel, que fez uma época fantástica, e o próprio Niculae. Tinha de facto bons jogadores, e também tive a coragem de pegar em jovens como o Hugo Viana – penso até que foi o primeiro -, o Custódio, o Quaresma e o Ronaldo… Essa foi a minha segunda grande satisfação no Sporting: ter pegado nesses jovens e começado a trabalhá-los desde a minha chegada. Foi com grande prazer que os vi chegar à Seleção Nacional, e alguns até ao mais alto patamar a nível mundial, como o Cristiano Ronaldo. Esse trabalho só foi possível pela coragem que eu e a direção mostrámos nessa altura. Juntos conseguimos formar uma geração de jogadores muito valiosa para o Sporting".

Cristiano Ronaldo? "Mostrou logo muita coragem"

  • "O meu grande prazer foi ver um jovem a quem dei uma oportunidade de entrar tão novo no plantel principal e vingar. O Ronaldo mostrou logo muita coragem e muito entusiasmo no trabalho que realizou, e isso ajudou-me a potenciar o talento inato dele".

Hugo Viana como diretor desportivo? "Sempre foi uma pessoa muito inteligente"

  • "Sim, imaginei. Ele [Hugo Viana] e o Cristiano Ronaldo já tinham uma maturidade muito grande, aliás foi mesmo essa maturidade dos dois que me surpreendeu quando comecei a trabalhar com eles. O Hugo Viana tinha um grande pé esquerdo e, além da qualidade futebolística, tanto ele como o Cristiano Ronaldo, já tinham essa maturidade. O Ronaldo, o Quaresma e o Viana no balneário pareciam umas crianças mas depois, no relvado, revelavam-se homens feitos. Em relação ao Viana, conseguiu ir criando uma lista de conhecimentos pois sempre foi uma pessoa muito inteligente. Eu reencontrei-o passados muitos anos nos Emirados e, nessa altura, fiquei logo convencido que o Viana ia voltar como dirigente ao Sporting. Lembro-me que nessa conversa ele já falava como um jovem dirigente que, apesar da idade, também mostrava uma larga experiência. Nós nunca adivinhamos o que vai acontecer no futuro, mas recordo-me perfeitamente de ter falado com uma pessoa muito inteligente que é ainda dotada de qualidades humanas muito profundas".

Gostava de ter ficado mais tempo em Alvalade? "Essa questão nunca se colocou"

  • "Essa questão não se colocou. Tive uma boa oferta para trabalhar no Sporting, desenvolvi o meu trabalho e regressei a França para prosseguir a minha carreira. Portugal foi um capítulo que fechei, mas continuei em contacto com o Sporting e com Miguel Ribeiro Telles [ex-presidente da SAD] que é uma pessoa extraordinária. Também continuei a acompanhar a carreira do Ronaldo que foi conquistando Bolas de Ouro atrás de Bolas de Ouro – e foi batendo todos os recordes –, tal como a de outros jogadores. Sinceramente nunca pensei que iam ficar tantos anos sem vencer um campeonato após a minha saída pois é um clube importante para milhões de portugueses. O Sporting ficou-me no coração".

"O Sporting para mim será sempre o melhor"

  • "Já falei de um conjunto de jogadores mais experientes, que na época estavam perto dos 30 anos, como o Rui Jorge, o João Pinto, o Beto, o Barbosa... Estamos a falar de internacionais que disputaram Mundiais. Os bons jogadores são aqueles que resistem e se mantêm ao mais alto nível durante anos a fio, e depois ainda juntam a esta capacidade um conjunto de qualidades humanas. Seria incorreto para mim escolher um, até porque depois tive aquele grupo de jovens. O Cristiano é excecional, mas também tinha o meu Mustang, o Quaresma, com quem estabeleci uma relação forte. E não posso esquecer o Hugo Viana. É certo que o Ronaldo bateu todos os recordes, mas para mim todos eles foram extraordinários. Só posso dizer que todos ajudaram a que o Sporting ficasse no meu coração. É claro que respeito o Porto e o Benfica, são dois clubes fantásticos, mas o Sporting para mim será sempre o melhor". 

Laszlo Bölöni esteve duas temporadas no comando técnico do Sporting entre 2002/02 e 2002/03. Conquistou o título de Campeão Nacional (2001/02), uma Taça de Portugal (2001/02) e uma Supertaça (2002/03). No total, o técnico somou 90 jogos, com 53 vitórias, 21 empates e 16 derrotas.


Futebol

Atenção, Sporting! Benfica quer intrometer-se na contratação de Adin Licina

Clube de Alvalade é um dos emblemas na corrida pela pérola do Bayern Munique, mas encarnados também podem acabar por se meter no processo

Adin Licina, pérola do Bayern Munique, é visto com bons olhos por parte da estrutura do Sporting e agora também do Benfica
Adin Licina, pérola do Bayern Munique, é visto com bons olhos por parte da estrutura do Sporting e agora também do Benfica

09 Dez 2025 | 07:54 |

Icon Comentário0

Adin Licina é um dos jogadores referenciados pelo Sporting. Apesar de os leões já saberem que não estavam sozinhos na corrida pela pérola do Bayern Munique, também o Benfica se parece ter juntado ao Clube de Alvalade e mantém-se atento ao jogador. 


A informação foi avançada na última segunda-feira, dia 8 de dezembro, pelo jornal alemão 'Bild'. Ao que parece, os encarnados perspetivam uma possível contratação do extremo-esquerdo de apenas 18 anos que, além de águias e leões, soma vários interessados.


Adin Licina termina contrato com o emblema bávaro no final da temporada, algo que tem chamado à atenção de vários clubes, entre os quais se incluem Milan, Ajax, Nápoles, Juventus, Bayer Leverkusen e Dortmund. No entanto, o próprio Bayern também pode ter planos para o jogador.


Ao que parece, os responsáveis alemães pretendem manter algum controlo sobre Licina, uma vez que este é apontado como uma das grandes promessas do futebol do país - ainda assim, o Bayern Munique está disposto a ouvir propostas pelo jogador que rondem os 3 milhões de euros. Para já, parece ser o Milan quem está na frente da corrida e a negociar com os representantes do médio ofensivo.

Ainda assim, o atual detentor da Bundesliga pretende colocar uma cláusula de futura venda no acordo com o futuro clube do extremo. A situação do canhoto é, no entanto, de difícil resolução: O Bayern ainda não desistiu de renovar o seu vínculo. Em 2025/26, Adin Licina soma 18 jogos (14 na equipa B e um golo marcado) e quatro pelos sub-19 (um golo na conta pessoal).



Futebol

10 meses depois, Daniel Bragança reage a regresso ao Sporting com um...

Médio de 26 anos voltou a integrar os trabalhos da equipa principal dos verdes e brancos na última segunda-feira, dia 8 de dezembro

Daniel Bragança fez questão de assinalar o momento em que voltou a pisar o relvado da Academia Sporting com uma mensagem nas redes sociais
Daniel Bragança fez questão de assinalar o momento em que voltou a pisar o relvado da Academia Sporting com uma mensagem nas redes sociais

09 Dez 2025 | 07:39 |

Icon Comentário0

Daniel Bragança fez questão de marcar o seu regresso aos relvados. O médio do Sporting foi a principal novidade do treino de véspera à visita ao Bayern Munique, que se disputa esta terça-feira, 9 de dezembro. Após a sessão de trabalhos às ordens de Rui Borges, o 'camisola 23' assinalou o momento nas redes sociais.


Através da sua conta de Instagram, Bragança publicou uma fotografia que mostra quando este pisou novamente o relvado da ala profissional da Academia Cristiano Ronaldo, deixando a seguinte mensagem: "As saudades eram muitas. Feliz por estar de voltar aos treinos com os meus rapazes".


Vale lembrar que o jogador de 26 anos esteve afastado por um período de 296 dias, o que equivale a quase 10 meses, isto devido a uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Agora, Daniel Bragança rumou à Alemanha com a restante equipa do Sporting, mas não se quis alongar em grandes comentários à partida, ainda no Aeroporto Humberto Delgado.


Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.

O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vincent Kompany, jogar-se-á no Allianz Arena, pelas 17h45.


Confira a publicação:


Futebol

Medo antes do Bayern Munique - Sporting? Tudo o que disse João Simões na antevisão

Jovem médio dos verdes e brancos foi o escolhido para se juntar a Rui Borges na conferência de imprensa antes da sexta jornada da Champions League

João Simões juntou-se a Rui Borges para fazer a antevisão ao Bayern Munique - Sporting, já na Alemanha
João Simões juntou-se a Rui Borges para fazer a antevisão ao Bayern Munique - Sporting, já na Alemanha

09 Dez 2025 | 07:07 |

Icon Comentário0

João Simões foi o escolhido pela comitiva do Sporting para realizar a antevisão à partida diante do Bayern Munique, que se disputa esta terça-feira, dia 9 de dezembro. O jovem médio dos leões foi questionado sobre as ausências na equipa e se existiria algum 'medo' para o encontro. Confira tudo o que disse o jogador.


Jogo e experiência na Liga dos Campeões


"O mais importante é que sabemos que nesta competição qualquer jogo vai ser muito difícil. Seja o Bayern ou seja outra equipa qualquer. Sabemos da dificuldade que vamos ter. É muito bom jogar com os melhores da Europa, tentar também aprender porque tenho muito que evoluir e tentar ajudar ao máximo a equipa, que é e será sempre o mais importante".


Baixas no Sporting

"Estando lá o Trincão, o Pedro Gonçalves, que são jogadores muito importantes, mas outro qualquer que estiver lá vai dar uma excelente resposta. Porque somos o Sporting e qualquer jogador tem capacidade para resolver ou fazer um grande jogo nestes jogos ou em qualquer outro jogo. Por isso, estou e estamos tranquilos".


Formação na equipa principal

"Esses produtos são fruto do trabalho do pessoal da Academia e dos atletas. O Sporting, como todos sabemos, é um clube cujo objetivo é colocar o maior número de jogadores possíveis na equipa A e conseguirem singrar no futebol profissional. Esses exemplos são só mais uma prova de que a formação do Sporting tem trabalhado muito bem e a Academia e o Sporting apostam muito na formação".

Como travar o Bayern Munique

"Qualquer equipa tem as suas dificuldades e tem as suas mais-valias. Nós tentámos trabalhar em relação a isso e amanhã queremos dar uma excelente resposta e ter o melhor resultado possível, que é a vitória".

Gestão da faculdade com o futebol

"Acho que cada um tem a sua oportunidade no seu tempo. Como sabemos e como já disse, o Sporting é um grande clube, com excelentes jogadores, e estou a tentar evoluir o máximo possível para ajudar. Quando tiver a oportunidade - e sempre que tiver - vou tentar ajudar ao máximo a equipa. Em relação à segunda parte, tem sido bom e fácil. Tenho estado a gostar de aprender, sabendo que o foco é o futebol e a universidade também é algo bom para eu aprender mais e conseguir ter melhor desenvolvimento no treino. É esse o objetivo porque estou na universidade também".

Medo do Bayern Munique

"O Sporting sempre que entra em campo entra para ganhar. E não temos medo de nada nem ninguém. Sabemos as dificuldades que vamos ter e a equipa que o Bayern é. Mas vamos entrar olhos nos olhos e sem medo. Somos o Sporting e entramos sempre para ganhar".

Geração 2007

"É muito bom ver que os colegas com que cresci estão a chegar também ao patamar que todos ambicionamos na Academia. É sinal do trabalho da Academia, do futebol de formação e da aposta do Sporting na formação, que é muito importante e coloca-nos nesse tipo de palcos. Se me colocarem na Champions, no campeonato, na Taça... onde for, só vou lá para dentro para tentar ajudar a equipa e isso é o mais importante. Tento aprender nos treinos e com os mais velhos, que são bons jogadores e referências para mim. Por isso, seja na Champions, no campeonato, na Taça, vou entrar sempre para ajudar e o tempo que for".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Lesão de Francisco Trincão é pormenorizada; Eis a razão para desfalcar o Sporting
Futebol

Lesão de Francisco Trincão é pormenorizada; Eis a razão para desfalcar o Sporting

09 Dez 2025 | 06:12

Icon Comentário0
Onze provável Bayern Munique - Sporting: Onda de lesões obriga Rui Borges a mudanças
Futebol

Onze provável Bayern Munique - Sporting: Onda de lesões obriga Rui Borges a mudanças

09 Dez 2025 | 06:10

Icon Comentário0
Bayern Munique - Sporting (Liga dos Campeões): Transmissão, onze provável, horários e...
Futebol

Bayern Munique - Sporting (Liga dos Campeões): Transmissão, onze provável, horários e...

09 Dez 2025 | 06:05

Icon Comentário0