Futebol
Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
23 Set 2026 | 15:35
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mar 2024 | 10:11 |
O percurso de Francisco Trincão no Sporting tem sido marcado por altos e baixos desde a sua chegada, por empréstimo dos catalães, no verão de 2022. Mas o tempo, a paciência e o trabalho parecem ter dado razão a Amorim, que sempre pediu 'tempo' para o jogador crescer. O camisola 17 encontrou o tão aguardado momento de viragem no início deste ano civil e atravessa agora o seu melhor momento em Alvalade... algo que não passa despercebido lá fora.
No seu regresso à Liga após a pausa FIFA, a exibição contra o Estrela da Amadora confirmou uma viragem radical, como evidenciam os principais dados estatísticos da Opta até à jornada 15 e a partir da ronda 16 (inclusive), a primeira de 2024. As diferenças são notórias em todos os parâmetros, mas podem ser resumidas num facto menos óbvio, que reflete outras melhorias: até o final de dezembro, o índice de golos esperados de Trincão na liga era de 0,08; desde o início do ano, subiu para 0,25.
O jogador está agora em grande forma e começa a ganhar mais destaque nos palcos europeus. Apesar de o Sporting ter garantido por 10 milhões de euros um jogador que tinha custado 31 milhões ao Barcelona dois anos antes, após um processo longo e com muito empenho de Rúben Amorim, o clube teve que incluir no negócio uma cláusula que permite ao Barcelona... recomprar o avançado.
A experiência de Trincão no Barcelona não foi exatamente bem sucedida na época 2020/21 (42 jogos, 3 golos e 2 assistências), mas o clube catalão quis salvaguardar os seus direitos, consciente de que algo semelhante ao que está a acontecer agora no Sporting poderia vir a acontecer no futuro. Ou seja, cientes de que o jogador poderia alcançar o nível que mostrou em 2019/20 no Braga, quando marcou 9 golos e fez 11 assistências em 40 jogos. É para estes números que Francisco parece caminhar agora, com 7 golos e 7 assistências em 38 jogos.
Um final de época em alta, além de projetar Trincão para o Europeu, deverá trazê-lo novamente ao radar do mercado. Se isso acontecer, o Barcelona terá uma palavra a dizer, com uma cláusula estabelecida entre os 20 milhões e os 25 milhões de euros, como foi acordado no empréstimo ao Sporting em 2022. Trincão, por sua vez, assinou com o Sporting um contrato válido até 2027, que inclui uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros
Relembre este tiro certeiro de Trincão:
No Portugal Football Summit, Presidente leonino defendeu que Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira
23 Set 2026 | 17:52 |
Frederico Varandas voltou a explicar o modelo que tem permitido ao Sporting crescer financeiramente e manter uma aposta forte no futebol, destacando a importância da Liga dos Campeões e da valorização de jogadores. No Portugal Football Summit, o Presidente leonino defendeu que o Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira, apontando Viktor Gyokeres e Issa Doumbia como exemplos do perfil de jogador que os leões procuram. Além do mais, referiu que prefere chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal.
“É mais difícil comprar jogadores de 30M€ do que vender de 70M€. Não se pode pedir racionalidade à paixão. Há uma pessoa que tem ordenado de 600 euros e gasta 500 numa Gamebox. Claro que essa pessoa tem paixão e há irracionalidade. Sporting precisa de Gyökeres, Doumbias e jogadores que façam crescer o Sporting e depois do rendimento desportivo deem mais valias”, explicou.
O dirigente revelou ainda que a presença na Champions pesou diretamente na contratação de dois reforços no último mercado: “Não teríamos contratado dois jogadores se não houvesse Champions no último mercado. Tenho uma visão fria do que é um jogador do Sporting. Temos de entender que um jogador tem os seus objetivos, crescimento e num momento o seu fim. Temos de agradecer o que fizeram, colocar o nome na história do Sporting e a seguir ir buscar outros. Não podemos ter um Gyökeres quatro ou cinco anos. Se acontecer, é porque algo correu mal”.
F. Varandas: "Trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal"
A Liga dos Campeões assume, por isso, um papel central na estratégia leonina. Varandas classificou a competição como “indispensável” e lembrou que a campanha da temporada passada, que terminou nos quartos de final, representou cerca de 80 milhões de euros para o Clube. “Uma performance desportiva daquelas significou 80 milhões de euros ao Sporting e eu trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal. Se me derem a escolher, quero tudo, mas se pudesse escolher, escolheria aquilo sempre. 80 milhões de euros dão condições financeiras para continuarmos a ser altamente competitivos, por isso a Champions é o objetivo número um”, afirmou.
Além do mais, aproveitou também para voltar a defender Rui Borges, sobretudo perante as críticas à continuidade do treinador. Varandas destacou os resultados alcançados na Champions e lembrou o triunfo sobre o Galatasaray: “Recentemente fui massacrado por manter um treinador que não vence, mas e a Champions? Se calhar é importante alguém avisar o Galatasaray, porque estão convencidos de que perderam e se calhar não perderam... mas perderam! Champions League, campeão turco, uma equipa que se reforça no Bayern, Man. City, Milan, com três vezes a nossa massa salarial... somámos três pontos, mas também 2,1 milhões. A performance de um treinador tem vários quadrantes, mas esta não é valorizada”, atirou.
Varandas terminou a intervenção reforçando a evolução financeira alcançada pelo Sporting desde 2018. A SAD apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros em 2025/26, o quinto exercício consecutivo com resultados positivos, enquanto o volume de negócios passou de cerca de 150 para 300 milhões de euros e os capitais próprios evoluíram de 13 milhões negativos para 76 milhões positivos. “Nunca daremos um passo maior do que a perna, mesmo que haja histerismo, de que é muito importante vencer. Quando era o campeonato era o bi, depois do bi era o tri... é muito importante vencer, mas queremos vencer com sustentabilidade e garantia do futuro. Estou tranquilo, porque aconteça o que acontecer, o Sporting vai ter condições de voltar a ser competitivo e lutar novamente pelo título. Não estamos numa montanha russa”, concluiu.
Futebolista está a atravessar um momento de grande eficácia nos leões, depois de um início de época marcado por alguma turbulência
23 Set 2026 | 16:28 |
Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting, depois de um início de época marcado por alguma turbulência. O avançado colombiano recuperou espaço na equipa e tem respondido dentro de campo, com uma sequência goleadora que o voltou a colocar entre os principais protagonistas dos leões.
Desde que reconquistou a titularidade, diante do Alverca, marcou em todos os seis jogos que disputou. O registo permite-lhe somar já sete golos em oito partidas realizadas esta temporada, sendo que seis desses tentos foram apontados na Liga.
O percurso recente ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto vivido pelo jogador no arranque da época. Rui Dias, jornalista do jornal 'Record', lembra que o atacante “tem sido sempre um caso no Sporting. Primeiro pelo amuo que só a persistência de Rui Borges resolveu a seu favor, depois porque, desde que reconquistou a titularidade".
R. Dias: “Implacável resposta de Luis Suárez"
Na análise publicada pelo jornalista, a atual fase do avançado representa uma resposta clara ao momento complicado que atravessou. “Implacável resposta de Luis Suárez. O colombiano está a reequilibrar-se depois de um início de época conturbado”.
Com sete golos no total e seis no campeonato, Suárez tem ainda um objetivo individual ao alcance. O camisola 97 mantém Pavlidis na mira, sendo que o internacional cafetero, que terminou como melhor marcador de 2025/26, contabiliza oito golos na Liga.
Rossoneri quiseram entrar na corrida, mas não chegaram a transformar interesse numa proposta antes de os leões fecharem negócio
23 Set 2026 | 15:55 |
Issa Doumbia foi uma das apostas do Sporting no último mercado e rapidamente ganhou espaço no meio-campo leonino. O médio italiano, de 22 anos, chegou proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim.
Segundo a Gazzetta dello Sport, a diferença acabou por estar na velocidade de reação. De acordo com a imprensa italiana, o Sporting identificou Doumbia antes de outros interessados e avançou rapidamente para garantir a contratação, colocando 20 milhões de euros sobre a mesa, aos quais podem juntar-se mais 6 milhões em objetivos.
O Milan terá ponderado entrar na corrida, mas não chegou a transformar o interesse numa proposta antes de os leões fecharem o negócio. O interesse despertado pelo médio surgiu na sequência de uma excelente época ao serviço do Venezia.
Poucos meses depois da mudança para Alvalade, a aposta dos leões ganhou ainda maior dimensão. Doumbia tornou-se uma presença regular na equipa de Rui Borges e soma sete jogos na Liga portuguesa esta temporada, num total de 593 minutos, tendo ainda uma assistência.
Além do mais, Roberto Mancini incluiu o médio na primeira convocatória desde o regresso ao comando da seleção italiana, numa lista de 34 jogadores que contou com várias novidades. Também o Benfica esteve na corrida pelo 'camisola 77' dos leões.
Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
23 Set 2026 | 15:35
Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting
23 Set 2026 | 13:47
Diretora de Segurança do Sporting tem ideia arrojada: "É possível ter estádios seguros com álcool"
23 Set 2026 | 12:58