
Futebol Formação
Oficial! Tverdohlebov chega a acordo com Varandas; Futebolista quer brilhar pelo Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, 27 de março, o cancelamento de todas as competições de formação. Em comunicado, a FPF explica esta decisão “visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol”.
Esta decisão da FPF engloba “todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas” e, desta forma, “não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas”. No mesmo comunicado, a instituição que tutela o futebol português explica que “a complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal”.
Quanto às restantes competições, a FPF informou que “as restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas” e que “asituação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas”.
Confira o comunicado na integra:
Tomada decisão que visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol.
- Em 10 de março de 2020 a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março, quando foram confirmados 41 casos de infeção por coronavírus em Portugal.
- Através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, foi determinada a suspensão de atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência.
- Tal medida iniciou-se no dia 16 de março de 2020 e será reavaliada no próximo dia 9 de abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação.
- O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado.
- Sendo bem provável que as medidas referidas nos pontos 3 e 4 sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde.
- Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato.
- Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas.
- A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal.
- A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.
- Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21.
- As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas.
- A situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - asmedidas agora implementadas.
Futebolista, que realizou 23 jogos na última temporada, somando um golo e quatro assistências pelo emblema verde e branco, diz-se muito feliz pelo novo passo
|
É oficial. Martim Almeida assinou contrato profissional com o Sporting, esta sexta-feira, dia 27 de junho. O médio de 16 anos, que é internacional jovem por Portugal, realizou 23 jogos na última temporada, somando um golo e quatro assistências nas camadas jovens dos leões.
O atleta começou por integrar as equipas do Pólo EUL, em 2015, após uma breve passagem pelo Comércio e Indústria. Há cerca de três anos, transitou para a Academia Cristiano Ronaldo, dando agora um novo passo na sua carreira ao rubricar um novo vínculo pelo Clube de Alvalade, tal como um outro colega.
Martim Almeida: "São onze anos de Sporting e estou muito feliz"
"É um orgulho, trabalho para isto há muito tempo. São onze anos de Sporting e estou muito feliz”, afirmou o jovem jogador aos meios de comunicação do emblema verde e branco. O jovem apontou Morten Hjulmand e Daniel Bragança como as suas principais referências.
Martim Almeida: "Referências: Hjulmand e Bragança"
“O Morten Hjulmand por ter espírito de capitão, e o Daniel Bragança porque veio da formação. Gostava de seguir-lhes os passos”, explicou. Daí que o seu maior sonho seja precisamente dar o máximo nos treinos e estrear-se pela equipa principal num futuro próximo.
Em jeito de conclusão, o médio terminou com um apelo aos adeptos. “Sportinguistas, venham apoiar-nos porque há muito talento na formação do Sporting”, garantiu. Em 2025/26, Martim Almeida deverá ser aposta efetiva na equipa de juvenis do Clube de Alvalade.
Veja a publicação do Sporting:
Craque chegou recentemente pelas portas da Academia Cristiano Ronaldo e não esconde o orgulho em vestir Listada verde e branca
|
Afonso Correia já chegou a acordo com o Sporting. O jogador que é o irmão mais novo de Pedro Martelo - que inclusivamente já foi associado ao Sporting - acabou de ingressar na equipa sub-15 da Academia de Alcochete e não escondeu a felicidade em representar os leões.
Afonso Correia: "É um grande orgulho ser jogador do Sporting"
Em palavras para o jornal Record, o antigo jogador do Lusitano de Évora falou do processo rumar ao Clube de Alvalade e os primeiros treinos realizados: “Aconteceu tudo de forma natural. Fui lá treinar, fiz o que tinha a fazer e passado uma semana pediram-me para assinar. É um grande orgulho ser jogador do Sporting”.
“Vou sair de Évora e passarei a viver na Academia. Tenho também de mudar de escola, mas estou preparado. O mais importante é que terei a mesma preparação e as mesmas oportunidades de todos os outros jogadores e isso é muito importante”, acrescentou o jovem de 13 anos.
Afonso Correia: "Quero chegar a profissional e, preferencialmente, no Sporting"
Apesar de ser apelidado de Giva, herdado pelo amor da sua mãe por Givanildo Hulk - antigo jogador do Porto -, o jovem alentejano revelou o desejo de jogar no estádio de um dos rivais azuis e brancos, o José de Alvalade: “Tenho o sonho de jogar em Alvalade. Quero chegar a profissional e, preferencialmente, no Sporting”.
Para terminar, questionado sobre o seu irmão Pedro Martelo, Afonso Correia confessou que o amor pelo desporto é de família: “Está no sangue. Ia sempre ver os jogos dele e foi daí que nasceu a minha paixão pelo futebol. Fico muito feliz pelo sucesso dele”.
Futebolista esteve no clube da Luz durante presidência de Luís Filipe Vieira, antes de ingressar no emblema verde e branco, em 2020
|
É oficial. Leonardo Tavares assinou contrato profissional com o Sporting - tal como um outro colega de equipa - esta quinta-feira, dia 26 de junho. O jovem médio de 17 anos, que representou os juvenis em 2024/2025, somando 34 jogos e dois golos sob as ordens de Pedro Pontes, diz estar muito feliz pelo novo passo na carreira.
O jovem atleta começou a dar os primeiros toques na bola aos cinco anos, no PAC, clube de futsal da sua terra natal. Aos sete, rumou ao Benfica, onde esteve durante quatro épocas - durante a presidência de Luís Filipe Vieira - antes de ingressar no Sporting, em 2020.
Leonardo Tavares: "Estou muito feliz por assinar contrato profissional com o Sporting"
"Estou muito feliz por assinar contrato profissional com o Sporting. É um objetivo que tinha há muito tempo. Sinto-me muito orgulhoso e agradeço à minha família, aos meus pais, ao meu irmão e a toda a estrutura do Clube. Agora, é continuar a trabalhar ao máximo", referiu aos meios de comunicação do Clube.
Leonardo Tavares não esconde a ambição de se estrear pela equipa principal e diz que a sua grande inspiração é Zeno Debast, explicando porquê: "É um jogador que pode atuar tanto a médio como a defesa" e tem "uma grande qualidade de passe e visão de jogo".
Leonardo Tavares sobre adeptos: "Continuem a acreditar nos jovens da formação"
A fechar, deixou uma mensagem aos adeptos: "Espero que continuem a acreditar nos jovens da formação e a apoiar o Sporting, porque dentro de campo vamos sempre retribuir", terminou. Os comandados de Pedro Pontes terminaram a temporada desportiva no quarto lugar com 40 pontos. O Benfica foi campeão com 47, seguido de Braga (44) e Porto (41). A última conquista dos leões neste escalão aconteceu na época de 2021/22, sob comando técnico de José João Gomes, atual adjunto nos juniores.
Veja a publicação do Sporting:
Oficial! Tverdohlebov chega a acordo com Varandas; Futebolista quer brilhar pelo Sporting
Jogador que esteve na Académica em 2024/25 vai jogar no Sporting na próxima época
Oficial! Varandas assina contrato com futebolista português do Sporting: "Há muito talento aqui"