Futebol Formação
Sporting continua fase negativa e cede empate em descontos de loucos
30 Out 2025 | 13:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
27 Mar 2020 | 17:42 |
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, 27 de março, o cancelamento de todas as competições de formação. Em comunicado, a FPF explica esta decisão “visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol”.
Esta decisão da FPF engloba “todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas” e, desta forma, “não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas”. No mesmo comunicado, a instituição que tutela o futebol português explica que “a complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal”.
Quanto às restantes competições, a FPF informou que “as restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas” e que “asituação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas”.
Confira o comunicado na integra:
Tomada decisão que visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol.
- Em 10 de março de 2020 a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março, quando foram confirmados 41 casos de infeção por coronavírus em Portugal.
- Através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, foi determinada a suspensão de atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência.
- Tal medida iniciou-se no dia 16 de março de 2020 e será reavaliada no próximo dia 9 de abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação.
- O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado.
- Sendo bem provável que as medidas referidas nos pontos 3 e 4 sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde.
- Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato.
- Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas.
- A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal.
- A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.
- Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21.
- As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas.
- A situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - asmedidas agora implementadas.
Verdes e brancos estiveram perto de sofrer a primeira derrota na prova, mas resgataram um ponto nos minutos finais do encontro das competições europeias
04 Nov 2025 | 16:08 |
A equipa de juniores do Sporting empatou (2-2), esta terça-feira, dia 4 de novembro, diante da Juventus. Em duelo da quarta jornada da Youth League, os jovens verdes e brancos estiveram perto de sofrer a primeira derrota na prova, mas resgataram um ponto nos minutos finais do encontro.
Num encontro disputado na Juventus Center, em Turim, o Sporting quis mostrar favoritismo, mas teve algumas dificuldades em dominar o encontro e foi a turma adversária a chegar ao primeiro, aos 11 minutos. Depois de uma perda de bola dos leões, Josue Greulaud cruzou para o desvio de primeira de Patryk Mazur. O 2-0 para a 'vecchia signora' apareceu aos 26 minutos. Gabriele Finocchiaro disparou com estrondo à barra da baliza de Miguel Gouveia, antes de Marco Tiozzo rematar para o fundo das redes.
Na segunda parte, o Sporting correu atrás do prejuízo e conseguiu reduzir aos 88 minutos. Sandro Ferreira cruzou atrasado para Zaid Bafdili rematar sem hipóteses para Riccardo Radu. O tento da igualdade surgiu em cima do minuto 90. Flávio Gonçalves, através de livre direto, rematou à barra e, na recarga, Paulo Simão fez o 2-2, depois de também ter marcado na última ronda.
Com este empate - o quinto em 15 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião estão, à condição, no sétimo lugar da tabela classificativa com oito pontos. O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 26 de novembro, diante do Club Brugge, às 13h00, em Alcochete.
Onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Daniel Costa, Eduardo Felicíssimo, Lucas Taibo, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes, Zaid Bafdili, Rafael Camacho, Chris Grombahi, Flávio Gonçalves e Diogo Martins.
Leões sofrerem para pontuar na receção aos gansos e encarnados acabaram por escorregar em casa, mantendo a tabela inalterada
02 Nov 2025 | 13:21 |
A equipa de juvenis do Sporting empatou 1-1 com o Casa Pia, este domingo, dia 2 de novembro, em jogo a contar para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Depois de três goleadas seguidas, a primeira, por 5-0, diante do Torreense, os leões voltam não vencer.
No Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, o adversário entrou melhor na partida e chegou ao golo ainda na primeira parte. Aquando do apito do árbitro para ambas as equipas recolherem ao balneário para intervalo, o Casa Pia vencia 1-0.
O Sporting não desistiu e foi em busca do empate, que tardou a surgir. O golo que repôs a igualdade no marcador foi da autoria de Leonardo Paulin, com o avançado de 16 anos a fazer o gosto ao pé aos 82 minutos. O placard não mais se alterou.
Com este empate - o terceiro em 11 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 24 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela. O Benfica é segundo com 22 e o Alverca fecha o pódio (20). O Sporting volta a entrar em campo diante do Farense. O encontro está marcado para dia 23 de novembro, às 11h00, no Algarve.
Equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Guilherme Fortunato (guarda-redes), Salvador Fortuna, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira, David Almeida, Leonardo Varela, Martim Ribeiro, José Lino e Lewis Dawley.
Clube de Alvalade atingiu a nona vitória em dez jornadas do Campeonato Nacional e encarnados começam a perder fôlego na tabela da prova
01 Nov 2025 | 17:38 |
A equipa de iniciados do Sporting venceu a Académica por 4-1, este sábado, dia 1 de novembro, em jogo a contar para a décima jornada da Primeira Divisão Sub-15 - Fase Série Sul 2025/26. Os leões ainda não conhecem o sabor da derrota, tendo apenas um empate com o Benfica.
A jogar na Academia Cristiano Ronaldo, os verdes e brancos entraram decididos em dominar a partida desde cedo. Aos 15 minutos, os leões venciam por 2-0, graças a um bis de Francisco Rodrigues (2', 15'), que fez os golos da primeira parte.
No segundo tempo, o Sporting voltou a conseguir colocar a bola dentro da baliza dos estudantes por mais duas ocasiões. Dinis Marques, aos 48 minutos, fez o terceiro e o quarto surgiu aos 77', por intermédio de Salmán Umarji, que fechou as contas.
Com esta vitória - a nona em dez jogos esta temporada - os comandados de António Cruz somam agora 28 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela, com mais oito pontos do que o Benfica (20), que tem um jogo a menos. Na próxima jornada, o Sporting visita o Belenenses. O encontro joga-se às 11h00 de dia 9 de novembro, no Campo Major Baptista da Silva.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Joaquim Cabeçana (guarda-redes), Diego Belmonte, Bernardo Lavos, Salman Umarji, Simão Margato, Jacobo Aparicio, Dinis Marques, Igor Ribeiro, João Rodrigues, David Terna e Duarte Gomes.