
Futebol Formação
Depois da vitória no dérbi, Sporting vence por 2-1 e cola-se ao líder da Liga
20 Ago 2025 | 18:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
27 Mar 2020 | 17:42 |
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, 27 de março, o cancelamento de todas as competições de formação. Em comunicado, a FPF explica esta decisão “visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol”.
Esta decisão da FPF engloba “todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas” e, desta forma, “não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas”. No mesmo comunicado, a instituição que tutela o futebol português explica que “a complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal”.
Quanto às restantes competições, a FPF informou que “as restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas” e que “asituação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas”.
Confira o comunicado na integra:
Tomada decisão que visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol.
- Em 10 de março de 2020 a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março, quando foram confirmados 41 casos de infeção por coronavírus em Portugal.
- Através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, foi determinada a suspensão de atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência.
- Tal medida iniciou-se no dia 16 de março de 2020 e será reavaliada no próximo dia 9 de abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação.
- O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado.
- Sendo bem provável que as medidas referidas nos pontos 3 e 4 sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde.
- Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato.
- Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas.
- A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal.
- A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.
- Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21.
- As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas.
- A situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - asmedidas agora implementadas.
Atleta, que joga no meio-campo do Clube de Alvalade, chegou ao emblema verde e branco em 2023/2024 e não esconde satisfação pelo novo passo
27 Ago 2025 | 18:51 |
É oficial. Maria Alves é a mais recente jovem jogadora a assinar contrato de formação com o Sporting, anunciaram os leões, esta quarta-feira, dia 27 de agosto. A futebolista de 1,65m joga no meio-campo, tem 15 anos de idade e chegou ao emblema verde e branco em 2023/2024.
Maria Alves: “Demonstra o trabalho que tenho feito ao longo dos anos e ajuda-me, também, a continuar a dar mais”
“Demonstra o trabalho que tenho feito ao longo dos anos e ajuda-me, também, a continuar a dar mais”, disse a futebolista em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade. A atleta está feliz por dar continuidade ao seu desenvolvimento no Sporting.
Maria Alves: "Todo o staff faz de nós melhores jogadoras"
“Todo o staff faz de nós melhores jogadoras, mas também melhores pessoas”, acrescentou. A jovem jogadora não escondeu que quer “chegar à equipa A. É um sonho que espero tornar realidade”. Maria Alves diz que Brenda Pérez é a sua principal referência no mundo do futebol
“É uma jogadora que está em todo o campo, ajuda muito a equipa e sabe sempre o que fazer, mesmo sob pressão”, terminou. A equipa A de futebol feminino do Sporting venceu o Racing Power por 3-0, no jogo de apresentação aos sócios e adeptos do clube da Margem Sul.
Esta foi a primeira vitória do emblema leonino, antes do início oficial de temporada. Além deste triunfo, as verdes e brancas empataram frente às espanholas do Deportivo (1-1) e acabaram por sair derrotadas, em Alcochete, frente ao Athletic Bilbau (3-1).
Veja a publicação:
Clube de Alvalade esteve na frente do marcador até muito perto do fim do encontro, mas deixou a vantagem escapar nos instantes finais do jogo
25 Ago 2025 | 16:27 |
A equipa de juniores do Sporting perdeu com o Alverca por 3-2, no último domingo, dia 24 de agosto, em encontro a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-19. A jogar no Centro de Formação do FC Alverca, os leões somaram a segunda derrota na liga, depois da vitória complicada na última partida.
O Clube de Alvalade entrou mais dominante e assumiu o controlo da posse de bola, aproximando-se com frequência da baliza contrária. Apesar do bom desempenho dos verdes e brancos, nem o Sporting nem o Alverca conseguiram marcar no primeiro tempo, e o jogo chegou ao intervalo com o nulo no marcador.
Na etapa complementar, uma história completamente diferente. André Machado fez o primeiro da partida, mas na própria baliza, e deixou o Sporting em desvantagem. Os leões reagiram com dois golos de rajada: aos 70', Miguel Almeida empatou o encontro, e dois minutos depois Cris Palamarchuk confirmou a reviravolta verde e branca. Muito perto do fim, um balde de água gelada para os pupilos de Mauro Miguel - o Alverca empatou a partida aos 88' (Afonso Ferreira), e confirmou a vitória aos 90+1', como golo de Dinis Souza, atirando o resultado final para 3-2 a favor da equipa da casa.
Com esta derrota - a segunda em quatro jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Mauro Miguel seguem no segundo lugar da tabela, com seis pontos, a um do Torreense, primeiro classificado (menos um jogo). Os sub-19 leoninos voltam a jogar no sábado, dia 30 de agosto, frente ao Torreense, na Academia Cristiano Ronaldo.
Equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco: Luka Petric, André Machado, Cristiano Palamarchuck, Jakub Stasiak, Duarte Rosa, Paulo Simão, Frederico Gomes, Sandro Gamboa, Miguel Almeida, Simão Soares e Estefânio Domingos. No banco de suplentes, começaram William Lodmell, Santiago Fernandes, Edgar Cequeira, Diego Coxi, João Rodrigues, Sérgio Siza, José Mendes, Leonardo Tavares e Argyris Christodoulou.
Jogador alinhava por clube do distrito de Lisboa e prepara assim para uma nova aventura agora ao serviço do emblema verde e branco
22 Ago 2025 | 17:02 |
É oficial. Martim Martins é reforço do Sporting, anunciaram os leões, esta sexta-feira, dia 22 de agosto. O guarda-redes de 14 anos iniciou o seu percurso no Talaíde e, nas últimas quatro temporadas, representou a Escola de Futebol Os Belenenses de Oeiras, onde em 2024/2025 somou 18 jogos oficiais em diferentes escalões de formação.
O guardião dá agora um passo importante na sua ainda curta carreira, abraçando o desafio de continuar a crescer na Academia Cristiano Ronaldo e vai alinhar pela equipa de iniciados do emblema verde e branco e promete singrar de Leão ao peito num futuro próximo.
Recentemente, também Dinis Marques assinou um contrato de formação pelos leões. O jovem médio de apenas 14 anos de idade agradeceu a oportunidade aos responsáveis do emblema verde e branco e mostrou-se muito feliz pelo novo passo dado na sua carreira.
Frederico Varandas, Presidente dos leões, continua assim a aposta forte na famosa formação de Alcochete. Nas últimas semanas, Rodrigo Pedro também prolongou o vinculo com o Clube de Alvalade. O trio deverá alinhar pelos sub-15 na próxima época desportiva.
Os iniciados, comandados por António Cruz, ficaram no segundo lugar da Fase de Apuramento de Campeão em 2024/25 com 39 pontos. O Benfica sagrou-se campeão com 43. A nova temporada vai começar apenas em outubro com os leões a defrontarem o Farense na primeira jornada.