Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Cotação de Zeno Debast sofreu alterações e Sporting esfrega as mãos

'Camisola 6' juntou-se ao plantel dos verdes e brancos no mercado de verão e Rui Borges tem apostado muito no internacional belga

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Abr 2025 | 21:35 |

Icon Comentário0

O valor de mercado de Zeno Debast subiu 4 milhões de euros. O 'camisola 6' do Sporting - elogiado recentemente por um ex-treinador - tem sido aposta forte de Rui Borges e as boas exibições com a Listada verde e branca fazem disparar a cotação do belga.


Avaliado pelos especialistas em 22 milhões de euros quando chegou a Alvalade, o central, que tem sido utilizado como médio graças à falta de opções no meio campo, disparou para os 26M, um aumento de qualquer coisa como 18,1818%, o que agrada aos responsáveis do Sporting.


De todos os reforços desta temporada, Zeno Debast é o mais utilizado, com 41 jogos e 2.783 minutos. Em segundo lugar surge Maxi Araújo, lançado em 39 partidas e perfazendo um total de 2.558 minutos. O 'recorde' pessoal do internacional pela Bélgica deu-se em 2022/23, com 49 encontros pelo Anderlecht.


Além de ter aumentado o valor de mercado, Zeno apresenta-se com um dos atletas mais polivalentes do plantel de Rui Borges. Esta temporada, o jogador já atuou em cinco posições - central pela direita, esquerda e meio e no centro do terreno a '6' e a '8' -, mostrando-se coeso em várias zonas do terreno de jogo. 

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 41 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.783 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.



Futebol

Lenda confiante para jogo decisivo do Sporting na Taça da Liga: "Espero que corra bem"

Leões tentam conquistar o seu quinto troféu, em mais uma Final Four a disputar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

Iordanov deseja ver o Sporting a conquistar a Taça da Liga pela quinta vez e mostra confiança na conquista do troféu
Iordanov deseja ver o Sporting a conquistar a Taça da Liga pela quinta vez e mostra confiança na conquista do troféu

06 Jan 2026 | 17:58 |

Icon Comentário0

Ivaylo Iordanov, umas das grande figuras do Sporting durante a década de 90, fez a antevisão à meia-final da Allianz Cup, onde os leões vão defrontar o Vitória de Guimarães, e mostrou confiança para a partida. O antigo avançado búlgaro não hesitou em 


“Espero que o jogo corra bem, que o Sporting jogue bom futebol, que ganhe e esteja na final. O Sporting joga sempre para ganhar. Com todo o respeito pelo V. Guimarães, acho que a equipa do Sporting é melhor, mas numa meia-final nunca há favoritos. O Sporting tem muito mais valor, se jogar o futebol a que nos tem habituado - tirando o último jogo, que empatou -, penso que vai ganhar”, disse ao jornal Record.


Contudo, o atual adjunto da seleção da Bulgária, não arriscou em lançar um resultado: “Não gosto de apostar porque nunca acerto! Para mim, basta uma vitória do Sporting, independentemente do resultado. 1-0 ou 5-0, para mim, o mais importante é que o Sporting ganhe e passe à final”, concluiu.


O Sporting entra hoje em campo e quer avançar para a grande decisão (Veja AQUI o onze provável), sendo que em caso de passagem para a final da Taça da Liga, os leões defrontam Benfica ou Braga, que jogam amanhã, dia 7 de janeiro. A final decorre no sábado, dia 10, às 20h, em Leiria.

O Clube de Alvalade, orientado por Rui Borges, já venceu a competição por quatro vezes, em 2017/2018, 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022, sendo que os últimos dois triunfos foram frente a Braga e Benfica, respetivamente, e procuram voltar a erguer o troféu.



Futebol

Ex dirigente do Sporting recusa regresso de Amorim e explica: "Não tem palavra"

Treinador português não resistiu aos maus resultados em Inglaterra e terá de decidir um novo rumo a dar na sua carreira de técnico

Dias Ferreira não quer regresso de Ruben Amorim ao Sporting, justificando que técnico é uma pessoa sem palavra
Dias Ferreira não quer regresso de Ruben Amorim ao Sporting, justificando que técnico é uma pessoa sem palavra

06 Jan 2026 | 16:26 |

Icon Comentário0

Dias Ferreira, antigo dirigente do Sporting, não quer o regresso de Ruben Amorim ao Clube de Alvalade. O ex candidato à presidência dos leões recusa uma reconciliação com o técnico luso, que recentemente foi despedido do comando técnico do Manchester United.


Dias Ferreira: "Cada um faz a cama que se quer deitar. É uma pessoa que não me diz muito"


"Cada um faz a cama que se quer deitar. É uma pessoa que não me diz muito. Quis ir embora do Sporting a meio da temporada, quando tinha dito que iria até ao fim. Pessoas que não têm palavra não servem, não têm uma segunda oportunidade. Se tivesse saído de uma forma normal, seria o primeiro a dizer que nem era preciso uma indemnização", começou por dizer, em entrevista ao 'Notícias ao Minuto'.


Dias Ferreira: "Teve teve mais olhos do que que barriga"

O advogado lembra a saída surpreendente do português no final de outubro de 2024: "Teve teve mais olhos do que que barriga. Ficou ansioso quando apareceu o Manchester United. Bastava esperar mais quatro ou cinco meses e, talvez, a história seria bem diferente do que foi", referiu.


Sobre o futuro do técnico, Dias Ferreira diz não se importar que Ruben Amorim terminasse como treinador do rival Benfica. "O Sporting tem treinador, que é o Rui Borges, que está a fazer o seu caminho. O Ruben é um homem livre para fazer o que quiser", terminou.

No Sporting, como treinador, venceu três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça, entre 2019/2020 e 2024/2025. A sua passagem pelos “red devils” não foi a mais agradável, com apenas 24 vitórias em 63 jogos oficiais (38% de taxa de triunfos) e nenhum título conquistado.


Futebol

Proposta por Rui Silva às portas de Alvalade! Guardião do Sporting gera interesse

Guarda-redes titular dos verdes e brancos tem sido o protagonistas de alguns recentes rumores da presente janela do mercado de transferências

Besiktas está a ponderar fazer uma proposta de empréstimo por Rui Silva, mas Sporting não está para aí virado
Besiktas está a ponderar fazer uma proposta de empréstimo por Rui Silva, mas Sporting não está para aí virado

06 Jan 2026 | 15:17 |

Icon Comentário0

O Besiktas está a ponderar fazer uma proposta de empréstimo por Rui Silva. Depois dos rumores do interesse do emblema turco na contratação do guarda-redes do Sporting, há novidades sobre as intenções para este mercado de transferências.


De acordo com as informações avançadas por Ekrem Konur - jornalista turco especialista em notícias relacionados com o defeso -, afirma que o Besiktas pretende que esta cedência tenha uma cláusula de opção de compra de 7 milhões de euros. 


Vale lembrar que a equipa orientada por Sergen Yalçin apenas equaciona o nome do guardião predileto de Rui Borges caso falhe a contratação de Filip Jörgensen, jogador do Chelsea. No entanto, são cada vez mais as informações relacionadas com o campeão nacional dos leões.


No que ao Sporting diz respeito, a estrutura leonina e o comando técnico não pretendem permitir, de todo, a saída de Rui Silva. A chegada do guardião português à turma verde e branca, no último mercado de inverno, foi vista como fulcral para a conquista do bicampeonato e da dobradinha na época passada, tornando-se um dos pesos pesados dos leões.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 21 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.890 minutos, nos quais encaixou 16 golos.


Rui Silva no aquecimento:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Granada não quer soltar Faye e Sporting faz ultimato
Futebol

Granada não quer soltar Faye e Sporting faz ultimato

06 Jan 2026 | 14:43

Icon Comentário0
Sporting já sabe quanto terá de pagar se quiser resgatar Yassir Zabiri
Futebol

Sporting já sabe quanto terá de pagar se quiser resgatar Yassir Zabiri

06 Jan 2026 | 14:10

Icon Comentário0
Conhecidos os contornos da indemnização milionária de Ruben Amorim
Futebol

Conhecidos os contornos da indemnização milionária de Ruben Amorim

06 Jan 2026 | 12:36

Icon Comentário0