Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

CRAQUE DO SPORTING COM PÉ E MEIO FORA DE ALVALADE E DESTINO PODE SER O BARCELONA

Jogador está a seis meses de terminar contrato e saída é cenário mais do que provável. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

02 Jan 2023 | 10:01 |

Icon Comentário0

Erick Mendonça, jogador de futsal do Sporting, entrou nos últimos seis meses de contrato com os leões e a sua permanência em Alvalade é cada vez mais improvável. Em declarações exclusivas ao nosso jornal, fonte próxima do atleta confidenciou-nos que o internacional português tem várias propostas em cima de mesa, entre as quais do Barcelona, que paga “o dobro” daquilo que os leões oferecem.


“Durante as negociações com o Sporting surgiram propostas: Barcelona, Inter, ElPozo (Espanha) e clubes da Rússia. O jogador começou a perceber que havia vários clubes a mostrar o tal interesse que ele queria que o Sporting demonstrasse, portanto a partir daí não houve mais negociação. Em Espanha, oferecem o dobro, os clubes da Rússia oferecem três vezes mais. A permanência dele em Alvalade é muito difícil. O Sporting demorou e demorou até não dar mais”.


Recorde-se de que uma das exigências do jogador para renovar com os leões seria o de ver o seu vencimento aumentado para um dos mais altos do plantel (saiba mais AQUI) - dada a sua preponderância no balneário verde e branco - algo que, para já, ainda não aconteceu.


Sendo um dos atletas mais acarinhados pela massa associativa, Erick sentiu-se “desiludido” com os responsáveis verdes e brancos e esperava que os mesmo acedessem às suas exigências (saiba mais AQUI).

Sendo assim, o futsalista de 27 anos é, neste momento, livre para assinar por outro clube. A saída no final da temporada de um dos jogadores mais acarinhados pelos Sportinguistas parece ser uma possibilidade real e Erick pode estar mesmo a cumprir os seus últimos jogos de leão ao peito.


Ao serviço do Clube de Alvalade, o atleta contabiliza 178 jogos, com 55 golos marcados e 14 títulos conquistados: duas UEFA Futsal Champions League (2018/19 e 2020/21), dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2021/22), três Taças de Portugal (2018/19, 2019/20, 2021/22), cinco Supertaças (2014, 2018, 2019, 2021 e 2022) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).


Modalidades

Treinador do Sporting reage ao sorteio da Liga dos Campeões: "Bastante difícil"

Técnico do Clube de Alvalade teceu declarações sobre adversário que irá encontrar na próxima fase da UEFA Champions League

Nuno Dias comentou o sorteio da Liga dos Campeões de Futsal, onde o Sporting vai defrontar o Cartagena, de Espanha
Nuno Dias comentou o sorteio da Liga dos Campeões de Futsal, onde o Sporting vai defrontar o Cartagena, de Espanha

17 Mar 2026 | 17:24 |

Icon Comentário0

Nuno Dias reagiu ao sorteio da final four da Liga dos Campeões de Futsal e antecipou o duelo da equipa de futsal do Sporting e Cartagena. O técnico verde e branco sublinhou a qualidade do adversário, inevitável nesta fase da competição, mas deixou garantias de confiança no seu grupo.


N. Dias: "Não havia por onde escolher"


"Só sabemos se um sorteio é bom ou mau depois do resultado final, mas parece-me que não havia muito por onde escolher. Qualquer uma das três equipas apresentava muita qualidade e o Cartagena, como bicampeão espanhol, parece-me uma equipa bastante difícil. Como todas as outras, aliás", frisou o técnico, em declarações ao meios de comunicação do clube leonino.


Nuno Dias destacou ainda os argumentos do conjunto espanhol, que considera muito completo e com várias soluções no jogo. "Vamos encontrar uma equipa forte, bicampeã de Espanha e com quatro jogadores que, há bem pouco tempo, foram campeões da Europa por seleções. Uma equipa com muitas soluções, com vários jogadores com qualidade para diferentes posições e que pode variar o seu jogo. Têm um pivô canhoto, dois pivôs destros, vários alas desequilibradores e jogadores com muita experiência", elogiou.

N. Dias: "Vamos preparar-nos muito bem"


Ainda assim, e apesar das dificuldades esperadas, Nuno Dias garante ambição total por um lugar na final. "O Cartagena vai certamente bater-se por um lugar na final, assim como o Sporting. Teremos as nossas chances, vamos preparar-nos muito bem quando chegar o momento e espero, nessa altura, ter os jogadores no melhor momento de forma para a época", disse.

Vale lembrar que o Sporting venceu o Benfica por 7-4, no dia 6 de março, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Depois da derrota na Luz por 4-3, os leões estavam obrigados a vencer e conseguiram superar o eterno rival.


Modalidades

Sporting vai enfrentar ex goleador dos leões na meias-finais da Champions League

Durante passagem por Alvalade, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde à equipa espanhola que agora representa

Equipa de futsal do Sporting prepara-se para um duelo de grande exigência frente ao Jimbee Cartagena, onde joga Waltinho
Equipa de futsal do Sporting prepara-se para um duelo de grande exigência frente ao Jimbee Cartagena, onde joga Waltinho

17 Mar 2026 | 15:36 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting prepara-se para um duelo de grande exigência frente ao Jimbee Cartagena, nas meias-finais da Liga dos Campeões de futsal. O encontro ganha ainda mais destaque por marcar o reencontro com Waltinho, jogador brasileiro que já representou o Clube de Alvalade.


O pivô de 34 anos conhece bem a realidade dos leões, tendo passado pelo emblema verde e branco na temporada 2021/22. Durante essa passagem, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde aos espanhóis, emblema de onde não voltou a sair.


Waltinho é um conhecedor da liga portuguesa, já que também atuou pelo Fundão em 2016/17, conseguindo captar a atenção do Nagoya Oceans (Japão) para onde se mudou antes de rumar ao Cartagena em 2020/21, seguindo-se a mudança para Alvalade.


Depois de eliminarem o Benfica nos quartos da prova internacional (agregado de 10-8), os leões apontam ao título que escapa desde 2021. De recordar que o Sporting perdeu as finais de 2022 e 2023 para Barcelona e Palma, respetivamente.

O Jimbee Cartagena, adversário do conjunto orientado por Nuno Dias, ocupa atualmente o sétimo lugar do campeonato espanhol com 31 pontos, a três pontos do Palma, que é quinto classificado com 34. O ElPozo é o atual líder da liga com 52 pontos.



Modalidades

Treinador do Sporting multado e suspenso por 22 dias pela FPF

Em causa está a reação do técnico do emblema verde e branco após um empate concedido no Campeonato Nacional a 26 de abril de 2025

Conselho de Disciplina da FPF confirmou esta terça-feira, dia 17 de março, a suspensão de Nuno Dias, técnico do Sporting, durante 22 dias
Conselho de Disciplina da FPF confirmou esta terça-feira, dia 17 de março, a suspensão de Nuno Dias, técnico do Sporting, durante 22 dias

17 Mar 2026 | 14:58 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da FPF confirmou esta terça-feira, dia 17 de março, a suspensão de Nuno Dias durante 22 dias. Em causa está a reação do treinador de futsal do Sporting após o empate com o Eléctrico, no campeonato, a 26 de abril de 2025.


"Eu e os jogadores sentimos que o Sporting está a ganhar há muito tempo e que, provavelmente, há muita gente que não está a gostar. Querem mudanças, coisas diferentes, e estão a acontecer coisas muito estranhas. Sinto que a forma como lidam comigo no banco é ridícula. É inacreditável a forma como se comportam e como reagem a qualquer coisa que eu digo. Porque olho para os outros jogos e não vejo isso acontecer. Como não vejo as expulsões e os cartões amarelos cirúrgicos a alguns jogadores", afirmou, na altura.


No acordão ficou escrito que: "O Conselho de Disciplina – Secção Não Profissional – da Federação Portuguesa de Futebol decide (…) não aplicar ao arguido Nuno Sérgio Santos Dias as circunstâncias atenuantes (…) mantendo inalterada, em consequência, a condenação do mesmo pela prática da infração disciplinar (…) aplicando-lhe, em consequência, a sanção de suspensão por 22 dias e, cumulativamente, a sanção de multa fixada em (…) 357 euros".


Neste momento, o Sporting ocupa o segundo lugar da fase regular da Liga, a seis pontos do Benfica, além de competir na Taça de Portugal e na Champions - onde vai enfrentar o Jimbee Cartagena. Esta temporada, os leões conquistaram a Supertaça, mas foram eliminados nos quartos da Taça da Liga.

O Clube de Alvalade volta a jogar no próximo sábado, dia 21 de março, frente ao Caxinas. O encontro, a contar para a jornada 19 da fase regular, diante da formação liderada por Nuno Silva, está marcado para as 20h45, no Pavilhão João Rocha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting já conhece adversário para as meias finais da UEFA Futsal Champions League
Modalidades

Sporting já conhece adversário para as meias finais da UEFA Futsal Champions League

17 Mar 2026 | 12:24

Icon Comentário0
Pany Varela manda indireta ao Sporting após conquistar Taça da Liga pelo Benfica
Modalidades

Pany Varela manda indireta ao Sporting após conquistar Taça da Liga pelo Benfica

16 Mar 2026 | 10:51

Icon Comentário0
Sporting quer Mahrez, mas negócio tem tudo para não acabar bem
Modalidades

Sporting quer Mahrez, mas negócio tem tudo para não acabar bem

14 Mar 2026 | 10:28

Icon Comentário0