Modalidades
Prémios Leonino 2024: João Gomes é o escolhido para Revelação do Ano do Sporting (Modalidades)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0João Gomes, lateral da equipa de andebol do Sporting, mereceu a chamada à Seleção para o campeonato do Mundo da modalidade. Falou ao site da Federação de andebol, durante o estágio em Rio Maior, que o conjunto orientado por Paulo Pereira realiza na preparação para o Mundial que vai acontecer entre 14 de janeiro e 02 de fevereiro.
"Fico muito contente por poder fazer parte deste grupo. Era um dos meus objetivos desde que jogo andebol mais seriamente e, sem dúvida, é um orgulho. Como participava nas seleções mais jovens, sempre foi um objetivo", começou por dizer aos canais oficiais da Federação o jogador que alinha de verde e branco.
Prosseguiu com a mesma ideia: "Claro que nem sempre conseguimos atingir todos os nossos sonhos, mas era um objetivo muito grande que tinha, trabalhei para isso e sinto-me contente por poder realizá-lo", atirou o lateral.
Prosseguiu, abordando as possibilidades da equipa das quinas na competição que junta as melhores seleções do mundo da modalidade onde Portugal se tem vindo a afirmar nos últimos anos: "Sinto que estamos a trabalhar bem, e agora estamos em estágio seguido até ao Mundial. Acho que temos de ter boas ambições, de conseguir passar no grupo já com boas perspetivas para ficarmos bem colocados no Main Round", explicou João Gomes.
Disse, ainda, o seguinte: "Penso que temos de encarar todos os jogos, tanto contra as seleções mais acessíveis, como as mais fortes, com o objetivo de ganhar. Temos de nos focar em vencer todos os desafios, pois acho que é isso que nos faz evoluir, elevar o patamar", rematou o lateral do Sporting que vai estar no Mundial de Andebol.
Numa das melhores temporadas de sempre da modalidade leonina, o técnico conquistou o inédito triplete e tornou os leões numa das equipas mais temidas da Europa
|
0Ricardo Costa é o Treinador do Ano do Sporting para a Redação do Leonino. O técnico da equipa de andebol dos leões conquistou o inédito “triplete” e conseguiu quebrar a longa hegemonia do Porto na modalidade. Depois das duas primeiras épocas em Alvalade, onde conquistou 'somente' duas Taça de Portugal e uma Supertaça, a época 2023/24 vai ficar para a História do Clube.
Os verdes e brancos arrebataram tudo a nível nacional na temporada transata, fazendo uma caminhada interna a roçar a perfeição nas provas nacionais, com apenas uma derrota em 35 duelos disputados, conquistando Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional.
Em 2024/25, além de estar na liderança do Campeonato Placard e na luta pela conquista do bicampeonato, que foge desde 2017/18, e os leões já venceram a Supertaça frente ao Benfica e estão a realizar uma temporada sensacional na Liga dos Campeões, ocupando a terceira posição do Grupo A e na luta pelos dois primeiros postos que garantem passaporte para as oito melhores equipas da Europa.
As vitórias épicas frente a Veszprém (39-30) e PSG (39-28) no Pavilhão João Rocha continuam a deixar sonhar aos adeptos verdes e brancos e fizeram com que a Direção do Clube de Alvalade alterasse alguns dos objetivos para a atual temporada desportiva, sendo que o objetivo para os comandados de Ricardo Costa é o de chegar quartos-de-final da prova internacional.
Apesar de ser uma meta ambiciosa, as exibições apresentadas esta temporada permitem que a equipa leonina acredite de forma objetiva em estar entre as oito melhores da Europa. Ricardo Costa, que foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Treinador em 2024, não escondeu recentemente o sonho de estar na final-four da competição europeia.
Comandados de Ricardo Costa não deram hipótese aos rivais e fizeram do Pavilhão João Rocha a grande fortaleza na Liga dos Campeões
|
0A formação de andebol do Sporting é a vencedora do Prémio Equipa do Ano (Modalidades), atribuído pela Redação do Leonino. Os comandados de Ricardo Costa destaque durante 2024, ‘limpando’ todos os troféus nacionais que disputaram, encostando os rivais a um canto.
A conquista do triplete é o grande destaque dos leões. Os verdes e brancos fizeram um campeonato praticamente imaculado, com 27 vitórias e apenas uma derrota, ao qual juntaram a Taça de Portugal (vitória por 34-30 contra o Porto), e a Supertaça (vitória por 37-21, frente ao Benfica).
No campeonato, o percurso foi incrível: na fase regular, os verdes e brancos fizeram o pleno e dominaram por completo, com 22 vitórias em outros tantos jogos. Na fase das decisões, a equipa correspondeu e venceu cinco dos seis jogos derradeiros, terminando a prova com mais quatro pontos do que os dragões.
Com esta conquista, os comandados de Ricardo Costa conseguiram o apuramento para a Liga dos Campeões e a participação da equipa na maior prova de clubes tem sido fenomenal. Vitórias contra os todo-poderosos Veszprém, PSG e Fuchse Berlim colocaram o plantel na história da modalidade leonina.
2025 avizinha-se novo ano de grandes conquistas para o andebol do Sporting, que fez do Pavilhão João Rocha a sua fortaleza. O bicampeonato e a conquista de todos os troféus em Portugal é o foco primário dos verdes e brancos.
Jogador português chegou a Alvalade em 2021 e tem-se assumido como um dos grandes destaques de uma equipa que vai encantando os adeptos
|
0Martim Costa é o eleito da Redação do Leonino para o prémio de Jogador do Ano (Modalidades). O lateral do andebol do Sporting é uma das novas coqueluches da modalidade a nível Mundial, e numa equipa de estrelas, vem sendo destaque com a Listada verde e branca.
Martim começou o ano com a representação da Seleção Nacional de andebol no Europeu da modalidade, onde acabou por ser eleito o melhor lateral esquerdo da competição, sendo o goleador do torneio, com 54 remates certeiros. Transpôs a boa forma para o Sporting e foi o maior destaque na tremenda conquista do triplete conseguido pelos leões em 2023/24.
De facto, o campeonato da Europa lançou o português para um ano de que poucos lusos se podem gabar no andebol. Para culminar todas as conquistas, o jovem de 22 anos foi coroado como o melhor jogador jovem do mundo de 23/24, num prémio atribuído na EHF Excellence Awards 2024, no passado mês de novembro. Esteve também nomeado para integrar a melhor equipa do ano.
O desempenho pelo Sporting nos últimos tempos, envolveu Martim Costa em rumores de uma transferência para uma das melhores equipas do Mundo: os húngaros do Veszprém - um dos conjuntos com maior poderio financeiro e desportivo do andebol Mundial.
A consistência e qualidade das suas exibições valeram-lhe, recentemente, o Prémio Stromp na categoria de Atleta do Ano. Martim Costa teve um 2024 para mais tarde recordar e os Sportinguistas anseiam pelo que o novo ano trará ao jovem craque.