
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão é o jogador que soma mais minutos nos 38 jogos oficiais que o Sporting já realizou até ao momento, com 3.290 disputados, tendo participado em todos os encontros como titular. O extremo somente não alinhou de início nos quartos-de-final da Taça da Liga, frente ao Nacional, no Estádio José Alvalade.
Numa altura em que uma onda de lesões assola o plantel leonino, Francisco Trincão tem sido a clara exceção não tendo até ao momento ficado de fora das opções dos vários técnicos leoninos uma única vez. O esquerdino não tem tido gestão, à semelhança de outros jogadores que apresentam queixas musculares.
Francisco Trincão revelou aos adeptos leoninos os seus segredos sobre a sua condição física, no mais recente episódio de 'Um dia com', no qual o internacional português revela os seus hábitos saudáveis, trabalho de força muscular que faz para obter mais resistência, corrida em passadeira e ginásio à margem do treinos do Sporting, sob orientação especializada. O 'camisola 17' junta tudo a uma alimentação regrada e sono regulado acompanhado sempre por um personal trainer.
No episódio, o extremo leonino revelou aos adeptos do Sporting o que o ajuda a manter a sua condição física. "Temos psicólogos, nutricionistas, optometristas desportivos, treinadores de ginásio e de campo, tudo conta, mas, claro, de nada vale se depois o jogador não descansar adequadamente, não se alimentar bem ou não treinar bem. É o melhor dos dois mundos, ter um treinador de performance individual, só que em Portugal ainda estamos um bocadinho atrasados", disse.
Terminou o seu raciocínio revelando quem é o seu maior exemplo: "É por isso que o Ronaldo é uma máquina. Tem 40 anos e continua a marcar golos atrás de golos. Pode-se questionar muita coisa acerca do nível técnico, mas a nível de fisionomia, a nível de atleta, não há nada a dizer. Foi-se construindo. Os jogadores têm de perceber que no mundo atual cada vez mais são atletas, não são só jogadores de futebol. Antigamente é que depois do jogo íamos sair à noite, comer o que nos apetecesse, agora não", disse.
Com já referido em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 11 assistências na conta pessoal, ao longo de 38 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.290 minutos
Leões realizaram derradeira sessão de trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo e partem esta tarde para a Alemanha, onde vão defrontar o Dortmund
|
A equipa do Sporting regressou ao trabalho esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, na preparação ao duelo frente ao Borussia Dortmund. Rui Borges orientou mais uma sessão de treinos na Academia Cristiano Ronaldo, com Francisco Trincão a ser a grande ausência. O avançado ficou somente a realizar trabalho de ginásio.
O 'camisola 17' é, de momento, o jogador mais utilizado esta temporada, disputando um total de 3.290 minutos. Fruto do enorme desgaste físico, o internacional português trabalhou a parte física, estando ausente dos relvados, o que poderá significar uma poupança na visita ao terreno dos alemães. Em contrapartida, o técnico poderá fazer uma estreia no onze inicial.
Geny Catamo, Nuno Santos, Hidemasa Morita, Jeremiah St. Juste e Pedro Gonçalves também foram ausências. O japonês e o neerlandês são as mais recentes adições ao boletim clínico dos leões, com Afonso Moreira, Manuel Mendonça, Alexandre Brito, Rafael Nel, Lucas Anjos, Eduardo Felicíssimo e José Silva a serem chamados para colmatar ausências.
O Sporting vai viajar ainda esta tarde para a Alemanha e Rui Borges, técnico verde e branco, irá fazer a habitual conferência de antevisão ao duelo, pelas 18h30. O plantel voltará a treinar, já em solo germânico, para se ambientar ao relvado e às condições do reduto adversário.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (3-0).
Lateral colombiano teve em Alvalade a sua primeira experiência na Europa. Depois de viver na sombra de outros jogadores, conseguiu impor-se de verde e branco
|
Cristián Alexis Borja González, nascido a 18 de fevereiro de 1993 em Quibdó, na Colômbia, atuou no Sporting durante duas épocas e meia e, numa delas, assumiu mesmo o papel de titular, tendo realizado 30 jogos.
Borja começou a jogar futebol no Internacional Palmira, no seu país natal, e em janeiro de 2016 mudou-se para o Santa Fe. Ainda nesse ano, fez parte da seleção colombiana de sub-23 que participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Em 2017, o lateral-esquerdo foi comprado pelo Toluca, do México, por cerca de 675 mil euros, e as boas exibições no campeonato mexicano chamaram a atenção do futebol europeu, com o Sporting a garantir a sua contratação em junho de 2018, a troco de 3,2 milhões de euros, numa altura em que já se havia estreado pela seleção principal da Colômbia.
Na primeira época em Alvalade, Borja viveu na sombra de Jefferson e Acuña, totalizando apenas 14 jogos de leão ao peito, mas foi no ano seguinte que, com a transferência do brasileiro para os suíços do Lugano, o internacional colombiano viveu a melhor fase com a listada verde e branca.
Na temporada 2018/19, Borja jogou 30 partidas, com uma assistência para golo, até a chegada de Ruben Amorim, já na reta final, ter ditado a sua saída. Com cinco jogos no arranque da nova época e sem convencer o novo treinador, transferiu-se para o Sporting de Braga e lá fez 17 jogos no seu primeiro ano.
Acabou emprestado, em 2021/22, ao Alanyaspor, da Turquia, e os 33 jogos (com um golo e uma assistência), mostraram ao Braga que merecia uma oportunidade. Assim, e de regresso a Portugal na época seguinte, fez 23 jogos em 2022/22, mais 43 no seu quinto ano em terras lusas.
Atualmente, Cristián defende as cores do Club América, do México, e já leva um golo e uma assistência em 24 jogos. Tem sido uma peça importante nesta equipa, contribuindo, até, para a conquista da Liga MX Apertura e da Campeones Cup, ambos em 2024.
*Atualizado a 18 de fevereiro de 2025https://www.transfermarkt.pt/cristian-borja/profil/spieler/356099
Rui Borges vai dar titularidade diante do Dortmund futebolista que ainda não começou qualquer jogo com a Listada verde e branca esta temporada
|
Com a eliminatória difícil de virar, após derrota por 3-0 em Alvalade, Rui Borges vai fazer mexidas na visita ao Signal Iduna Park. Biel deverá ser titular no Sporting, fazendo a estreia absoluta no onze inicial dos verdes e brancos e logo na maior competição de clubes: a Liga dos Campeões.
O extremo brasileiro deverá alinhar no corredor esquerdo do ataque leonino, rendendo Geovany Quenda. O internacional português é jogador mais utilizado do plantel, em termos de partidas disputadas - 38, em igualdade com Francisco Trincão - e tem apresentado um enorme desgaste físico.
Assim sendo, o 'camisola 57' começará o encontro no banco de suplentes, para poder estar na melhor forma física aquando da deslocação ao terreno do AVS, na 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - dando lugar ao reforço de inverno do Clube de Alvalade.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro de 23 anos foi lançado em duas partidas: na primeira mão diante dos alemães (17 minutos) e no empate frente ao Arouca (cinco minutos).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (3-0).