
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Daniel Bragança foi um dos jogadores escolhidos pelo Sporting para darem a cara aos adeptos após a dura derrota desta terça-feira, dia 11 de fevereiro, diante do Borussia Dortmund, por 3-0, com o médio português a recusar atirar a toalha ao chão e a dizer que ainda é possível inverter a eliminatória.
"A primeira parte acho que foi mais controlada da nossa parte, a segunda não foi tão bem jogada. Eles conseguiram fazer golos, coisa que nós não conseguimos fazer na primeira parte, onde me lembro da bola à barra do Maxi Araújo. Eles foram mais eficazes. Complicámos um bocadinho a nossa vida para a segunda mão, mas o resultado, para mim, não está fechado. Acredito muito na nossa equipa e nos nossos jogadores", explicou Bragança, aos jornalistas.
De seguida, o médio afastou a hipótese de ter sido "falta de pulmão" a penalizar o Sporting, dizendo que o Borussia Dortmund conseguiu "superiorizar-se" e que os leões podiam e deviam ter feito melhor na concretização das oportunidades de golo criadas. "A nossa equipa é muito jovem e ficámos desfalcados a nível de jogadores mais velhos. Isso sente-se um bocadinho nestes momentos, falta alguém mais maduro. Foi a eficácia que ditou o resultado", acrescentou.
Antes de se despedir, Bragança direcionou as atenções já para o próximo jogo, diante do Arouca, para o campeonato: "Há que esquecer o que aconteceu hoje, recuperar bem, para os jogadores que jogaram, e treinar, para quem jogou menos. É preciso pensar só no campeonato e nos três pontos e, só depois, pensar outra vez no Borussia Dortmund e tentar fazer melhor do que fizemos hoje".
Vale lembrar que Sporting e Dortmund voltam a encontrar-se na Alemanha, na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro. O emblema de Alvalade vai precisar de marcar pelo menos três golos para continuar a sonhar com a permanência na liga milionária.
Avançado do Sporting regressou aos relvados após cinco meses de ausência, mas há quem espere justificação por parte do jogador leonino
|
Pedro Gonçalves voltou aos relvados cinco meses após a última utilização, na visita do Sporting a Braga. N final da partida com o Santa Clara, revelou que, se for possível, irá detalhar a situação aos adeptos, algo que deixou Bruno Andrade muito irrequieto, pois Pote poderá não contar a verdade.
"Nada me causa mais confusão do que alguém admitir que vai dizer algo e depois não diz. Promete uma coisa e fica à espera. Quando fala que foi um erro dele, não justificando, deixa que se torne interpretação e especulação. Enquanto não vier a público explicar, porque os jornais, televisões e comentadores vão buscar (justificação) e talvez todos consigam uma versão", explicou, na CNN.
"Até se saber a resposta, Varandas e Pote estão em xeque"
"Mas até o Pote falar, é especulação", afirma o especialista, garantindo que, até o 'camisola 8' dos leões admitir o que o levou a perder vários meses de competição, "a resposta não está dada" e, desta forma, "a Unidade de Performance do Sporting, as palavras do Varandas e Pote continuam em xeque".
"Pote pode não dizer a verdade"
"E quando ele falar, vai ser a verdade dele. Nada garante que será a verdade absoluta", atirou, dando a entender que o internacional português poderá contar uma versão da história com algumas alterações. "Já que prometeu que ia dizer, então largue logo a bomba e depois resolva a situação", reiterou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 13 encontros disputados: nove na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 887 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Confira as palavras de Bruno Andrade:
Avançado formado em Alcochete rescindiu contrato após ataque à Academia, mas leões esperam lucrar quantia choruda com o jogador
|
Rafael Leão pode render uma fortuna ao Sporting. O Al Ettifaq da Arábia Saudita está interessado no internacional português e em Theo Hernández, chegando aos 200 milhões de euros pela dupla que compõe o corredor esquerdo do Milan. Os leões têm direito a 5% do valor do extremo, devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA.
A informação está a ser avançada pelo portal Fichajes, que dá conta da ambição do emblema saudita em afirmar-se como candidato à conquista do título nacional, sendo que o campeonato em causa, nos últimos anos, tem vindo a ser disputado por equipas como Al Hilal, de Jorge Jesus, Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, e Al Ittihad, de Karim Benzema, com todos eles a contarem com estrelas de grande renome nos seus plantéis, além das já mencionadas.
Tanto Theo Hernández como Rafael Leão são elementos fundamentais no plantel agora orientado por Sérgio Conceição e os dois têm ainda contrato por cumprir com o emblema rossonero: o lateral francês, de 27 anos, tem vínculo válido até junho de 2026, enquanto que o extremo luso, de 25 anos, está ligado aos milaneses até junho de 2028.
O gigante italiano, segundo se sabe, está disponível para discutir estas duas vendas, principalmente pelo facto do negócio em causa permitir aliviar a massa salarial e garantir orçamento para reforçar outras posições. Em relação aos jogadores, por outro lado, não é certo que vejam com bons olhos uma transferência para o Médio Oriente.
Theo Hernández, vale notar, está avaliado em 40 milhões de euros e, esta temporada, leva cinco golos e seis assistências em 43 jogos realizados. Rafael Leão, por outro lado, tem um valor de mercado de 75 milhões e conta com 11 golos e 10 assistências em 44 partidas disputadas pelos rossoneri.
'Camisola 21' de Rui Borges tem sido talismã do técnico nesta reta final de campeonato e soma três golos nos últimos cinco jogos que disputou
|
Geny Catamo poderá deixar o Sporting, uma vez que tem qualidade para representar um 'tubarão' Europeu. Junaide Lalgy, proprietário da Academia Black Bulls e ex-administrador da SAD do Amora, crê que será uma questão de tempo até o canhoto deixar Alvalade.
"Como sucedeu com o Geny, houve muitos outros miúdos moçambicanos que vieram para Portugal e não conseguiram afirmar-se. Não vou nomear, não vale a pena. A mentalidade do jogador moçambicano e africano, em geral, é fraca e, quando se deparam com comportamentos diferentes daqueles a que estão habituados, ficam para trás. Sobretudo, pela disciplina e pela exigência do futebol europeu", explicou, ao jornal Record.
"Geny teve momentos maus no Sporting, mas não deixou de acreditar"
Para o empresário, "Geny foi uma exceção, foi paciente e resiliente, mas acreditou sempre nele". Ainda assim, o dirigente revela que o canhoto "teve momentos de ansiedade", principalmente quando "esteve emprestado e não se afirmou logo na equipa principal, mas nunca deixou de acreditar", tornando-se "um exemplo para outros jovens moçambicanos e também um orgulho para a Academia Black Bulls, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do jovem futebolista nascido em Moçambique".
Junaide Lalgy explica que a aposta no mercado do seu país pode ajudar "os clubes grandes de Portugal", que "podem fazer muito mais com muito menos dinheiro". "O importante é encontrar técnicos que saibam identificar e desenvolver o talento ainda na adolescência. E que o façam de modo a reduzir o impacto da sua vinda para a Europa e, particularmente, para Portugal".
"Geny Catamo pode sair do Sporting"
Para terminar, o proprietário do último clube que o 'camisola 21' do Sporting representou antes de viajar para Portugal refere que "Geny ainda não atingiu tudo, mas está no bom caminho", apontando a saída iminente de Alvalade no futuro: "É continuar a trabalhar e acredito que, com todo o respeito pelo Sporting, tem condições para ir mais além. Acredito que está no ponto de dar aquele salto que ainda lhe falta". Vale recordar que os leões estão numa luta intensa para garantir o restante do passe do jogador.