Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Decidam-se! Afinal, há quem diga que Rúben Amorim pode sair do Sporting e destino é...

Permanência do técnico verde e branco em Alvalade é tema que faz correr muita tinta desde a temporada 2022/23 e futuro está em aberto

Futuro de Rúben Amorim no Sporting está em aberto
Futuro de Rúben Amorim no Sporting está em aberto

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim poderá deixar o Sporting no final da temporada e juntar-se a Hugo Viana no Manchester City. O diretor desportivo dos leões vai substituir Txiki Begiristain como braço-direito de Pep Guardiola, mas a permanência do técnico espanhol é uma incógnita. 


O contrato do treinador do atual campeão da Premier League termina em breve e a ida do dirigente do Clube de Alvalade "abre portas" à chegada de Rúben Amorim, revela o jornal A Bola. O Jogo também menciona a hipótese de o técnico leonino deixar Alvalade.


Em contrapartida, Record noticiou que Amorim irá ficar no Sporting, uma vez que a direção dos ingleses pretende apresentar uma proposta de renovação a Guardiola, pelo menos até 2026. Depois da data mencionada, os citizens poderiam, dessa forma, procurar um sucessor.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

"Vejo isso com naturalidade": Antigo companheiro de Hugo Viana analisa saída do Sporting

Competências do atual dirigente dos leões foram destacadas e mudança para o Manchester City é um dos temas da atualidade

Hugo Viana, atual diretor desportivo do Sporting iniciou a carreira no Belenenses
Hugo Viana, atual diretor desportivo do Sporting iniciou a carreira no Belenenses

  |

Icon Comentário0

Em 2017, José Luís foi promovido a diretor-geral do Belenenses, deixando o cargo de diretor desportivo para Hugo Viana, que acabava de encerrar a carreira como jogador. Em entrevista ao jornal A Bola, admite que, apesar de não ter experiência anterior em trabalhos semelhantes, o ex-médio, que agora exerce funções no Sporting, rapidamente mostrou capacidades importantes para a função.


“Quando chegou vinha de uma realidade diferente, nunca tinha trabalhado em nenhum clube, como é lógico, tinha acabado de jogar há muito pouco tempo. Agora, notava-se perfeitamente que tinha já uma base de dados de jogadores interessante, depois foi tirar um curso UEFA e tinha muitos contactos internacionais”, recorda José Luís, atual diretor geral do Farense. Mesmo sem uma longa carreira administrativa, Viana mostrou uma rápida adaptação às exigências do cargo e uma boa relação com a equipa técnica e jogadores.


A colaboração entre os dois colegas durou cerca de quatro meses, mas foi suficiente para que José Luís ficasse com uma impressão positiva do seu sucessor. “Trabalhámos muito bem, eu e ele, um colega excecional. Tinha capacidade de agregação em relação aos jogadores, uma boa relação com o treinador, na altura o Domingos Paciência, foi muito positivo”, acrescentou.


Atualmente, Hugo Viana, com 41 anos, é diretor desportivo do Sporting e ruma no próximo ano para Inglaterra, onde vai reforçar o Manchester City, algo que não surpreende José Luís. “Vejo isso com naturalidade. Não é por acaso que os portugueses têm feito grandes trabalhos. Tanto a nível de treinadores como também de diretores que têm ido lá para fora e todos têm feito grandes trabalhos”, destacou. 

Além de Hugo Viana, o diretor mencionou outros exemplos de sucesso de portugueses no futebol internacional. “Ainda agora o Pedro Ribeiro, com quem trabalhei na B SAD, foi apresentado como adjunto no Sunderland”, concluiu. Para José Luís, a ida de Viana para Inglaterra é apenas mais um exemplo da qualidade e competência dos portugueses, que têm mostrado resultados positivos em várias áreas do futebol.



Futebol

Roberto Martínez risca campeão pelo Sporting: Craque fora do Portugal Polónia

Equipa das Quinas desloca-se a Varsóvia para enfrentar Robert Lewandowski e companhia em jogo válido para a Liga das Nações

Palhinha, ex Sporting, fora das opções de Roberto Martínez para o Portugal Polónia
Palhinha, ex Sporting, fora das opções de Roberto Martínez para o Portugal Polónia

  |

Icon Comentário0

A UEFA anunciou, este sábado, os 23 jogadores que vão compor a ficha de jogo de Portugal para o confronto com a Polónia e o grande destaque vai para a ausência de João Palhinha, antigo médio do Sporting. De uma convocatória inicial de 26 atletas, Roberto Martínez teve de excluir três nomes, e um deles foi o médio de 29 anos.


O futebolista do Bayern de Munique, ficou fora das opções para o jogo em Varsóvia, mas ainda não são conhecidas as razões. O jogador, que já havia falhado o primeiro treino para tratar de assuntos pessoais, não estará disponível para este compromisso. O estreante Samu Costa irá usar a 'camisola 6' habitualmente usado por Palhinha.


Além do médio, Francisco Conceição da Juventus, que voltou a ser convocado, e Tomás Araújo do Benfica, chamado para substituir o lesionado Gonçalo Inácio, também não foram incluídos na ficha de jogo. O jogador do Sporting foi cortado devido a problemas físicos.


Portugal ocupa atualmente o primeiro lugar no seu grupo da Liga das Nações, com seis pontos, à frente da Polónia, Croácia e Escócia. Em setembro, Portugal venceu a Croácia por 2-1 e a Escócia pelo mesmo resultado. A equipa comandada por Roberto Martinez tem como objetivo voltar a levantar este trofeu, que foi ganho por Portugal em 2019.

João Palhinha, ao serviço do Sporting, disputou 95 partidas, nas quais marcou sete golos. Durante a sua passagem pelo clube, conquistou um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).



Futebol

Titular do Sporting estreia-se pela seleção nacional e admite: "É sempre um orgulho"

Futebolista ao comando de Rúben Amorim fez a sua primeira internacionalização e, após o apito final, mostrou-se emocionado com a partida

Quenda foi lançado por Rúben Amorim no Sporting
Quenda foi lançado por Rúben Amorim no Sporting

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda, jovem ala do Sporting, que se destacou em maio de 2024, brilhando no Europeu sub-17 e em setembro foi chamado à Seleção A, realizou recentemente a sua primeira internacionalização pela equipa nacional de sub-21.


O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o Euro 2025 que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025.


O 'camisola 57' do emblema verde e branco admitiu, no fim da partida, que estava muito feliz pela estreia e também pelo papel desempenhado no apuramento para a prova: “É sempre um orgulho representar Portugal, estou muito contente por isso e por estarmos no Europeu. O mister Rui Jorge disse-nos que não podíamos facilitar, que não podíamos sofrer um golo cedo, mas acabámos por conseguir a reviravolta e foi bom", assinalou.


A última jornada da fase de qualificação será jogada na próxima terça feira, 15 de outubro, frente à seleção de Andorra. Apesar do apuramento já estar garantido, o esquerdino do Sporting não quer que Portugal saia derrotado do jogo “Vamos encarar o jogo da mesma forma e procurar a vitória, como sempre fazemos.”

Geovany Quenda leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 791 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pela formação de Rúben Amorim.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção Sporting! Rúben Amorim viajou para Roma
Futebol

Atenção Sporting! Rúben Amorim viajou para Roma

 

Icon Comentário0
"Gostava de voltar ao Sporting": Central despachado por Amorim sem papas na língua
Futebol

"Gostava de voltar ao Sporting": Central despachado por Amorim sem papas na língua

 

Icon Comentário0
"Arranjam sempre qualquer coisa": Dias Ferreira incomodado com rumores no Sporting
Futebol

"Arranjam sempre qualquer coisa": Dias Ferreira incomodado com rumores no Sporting

 

Icon Comentário0