
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de ter falhado as contratações de Alberto Costa e Andrés Garcia, o Sporting tentou a contratação de Gaizka Larrazabal. Segundo as últimas informações, nos últimos dias do mercado de transferências, os leões chegaram mesmo a iniciar negociações com o Casa Pia mas as negociações acabaram por não chegar a bom porto. No que diz respeito à lateral dos verdes e brancos, Ricardo Esgaio pode estar de saída.
“A SAD verde e branca chegou a realizar contactos junto dos gansos, mas os valores envolvidos e o facto de já ter 27 anos - com cada vez menor margem de progressão - travaram as intenções leoninas”, escreve o jornal Record, na edição desta quinta-feira, 6 de fevereiro, revelando detalhes sobre o interesse do Sporting em Gaizka Larrazabal.
No mercado de transferências de janeiro, o primeiro alvo do Sporting para a lateral-direita foi Alberto Costa, que acabou por rumar à Juventus, num negócio de quase 15 milhões de euros. Posteriormente, os leões viraram atenções para Andrés Garcia, mas o espanhol assinou pelo Aston Villa.
No final do dia, Rui Borges ficou com Iván Fresneda e Eduardo Quaresma para a lateral-direito do Sporting. De resto, o português, que já se encontra recuperado de lesão, deve ser titular no Clássico da próxima sexta-feira, às 20h15, diante do Porto, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Casa Pia, Gaizka Larrazabal – avaliado em 800 mil euros – leva 22 encontros disputados: 19 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 1.331 minutos em que esteve em campo, o atleta de 27 anos fez quatro assistências, não tendo marcado qualquer golo.
Médio nipónico do Clube de Alvalade fez uso das suas redes sociais para partilhar uma mensagem com todos os adeptos após a grande conquista
|
Hidemasa Morita não teve uma temporada fácil no Sporting. O jogador lidou com várias dificuldades físicas, principalmente na segunda metade da época, que o deixaram de fora dos relvados por algumas partidas. Conseguiu voltar e dar o contributo à equipa na conquista da Dobradinha. Recentemente, fez uso das redes sociais para reagir, com uma mensagem que partilhou com os adeptos.
Hidemasa Morita: "Temporada que foi difícil devido às lesões"
"Acaba uma longa temporada que foi difícil devido às lesões", foi a primeira frase de Hidemasa Morita, numa mensagem que acompanhava uma série de fotografias de momentos da época do Sporting, que terminou com sucesso,
Hidemasa Morita prosseguiu, e falou das conquistas que o grupo alcançou apesar do ano difícil a nível pessoal: "Ainda assim, ganhámos dois troféus, uma dobradinha que desejávamos há tanto tempo. Foi divertido, pela incerteza do que iria acontecer".
"É um reflexo da vida. Mas, no fim de tudo, nós vencemos. Agora, estou ansioso agora por umas pequenas férias", atirou, a terminar, Hidemasa Morita, numa publicação partilhada na sua conta pessoal do Instagram, que motivou comentários de alguns colegas de equipa, como é o exemplo de Gonçalo Inácio.
Relembrar que Hidemasa Morita, internacional pela seleção do Japão, pode ter realizado o último jogo com a camisola do Sporting na final da Taça de Portugal. O nipónico termina contrato com os verdes e brancos em 2026, e, sem notícias de avanços para renovação, o cenário mais provável é que deixe o Clube este verão.
Jovem defesa dos quadros verdes e brancos vai ser obrigado a voltar mais cedo a Alvalade, para mitigar problemas e preparar a próxima época
|
A época terminou em Alvalade, mas nem por isso o Sporting deixa de ter em atenção alguns dos casos mais sensíveis da reta final da temporada. Tal acontece com Ousmane Diomande, e os leões já têm um plano para o costa marfinense que vai ver o central a voltar mais cedo de férias para regressar à Academia, devido à lesão com que vai lidando.
Começar por relembrar que Ousmane Diomande contraiu uma lesão no joelho no último jogo da Liga Portugal Betclic, contra o Guimarães. O jogador alinhou de início nessa partida, mas teve de ser substituído ainda antes do intervalo, já não voltando a entrar mais em campo no restante da temporada.
Toda esta situação, que impediu Ousmane Diomande de alinhar na final da Taça de Portugal, não passou em branco no Sporting. Sendo assim, o jogador foi de férias depois do jogo do Jamor, mas sob o olhar atento da Unidade de Performance dos verdes e brancos.
Em primeiro lugar, Ousmane Diomande estará em contacto constante com os responsáveis do Sporting. O defesa costa marfinense leva consigo um plano de recuperação física para cumprir durante as férias, de modo a ajudar na recuperação da lesão.
Depois, o jogador vai voltar à Academia de Alcochete mais cedo do que os restantes colegas, em junho. Nessa altura, será reavaliado pelos especialistas verdes e brancos, o que tornará possível perceber se serão necessárias mais medidas para a recuperação, ou se tudo vem a evoluir de forma positiva.
Treinador verde e branco esteve presente em mais um evento neste final de temporada, e abordou a venda de um jogador muito importante nos leões
|
Rui Borges foi distinguido, neste final de época, como treinador do ano para o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto. O timoneiro verde e branco começou a temporada no Vitória de Guimarães, e rumou a Alvalade em dezembro de 2024. Depois de um discurso Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, passou pelo zona mista do evento, onde falou com os jornalistas acerca da continuidade de Viktor Gyokeres nos leões.
Depois de vencer o campeonato nacional e a Taça de Portugal nos seus primeiros cinco meses de leão ao peito, o treinador do Sporting já vai pensando nos próximos títulos. Foi nesse âmbito que respondeu a uma pergunta sobre a permanência de Viktor Gyokeres no Sporting depois da próxima janela de transferências.
"Gyökeres? Acredito que terei uma grande equipa para liderar e voltar a lutar por todos os títulos", atirou Rui Borges, que, como o jornal Record avançou, já esteve reunido com Frederico Varandas, ainda em Lisboa, para definir a temporada 2025/26 no reino do leão.
"A próxima época será ainda mais difícil. Será uma grande época, se tudo correr bem, e vamos fazer por isso. Acredito muito nisso. Mas vai levar-nos de novo ao limite", explicou o treinador do Sporting. Rui Borges admitiu, ainda, que "é impossível desligar a 100%" durante o período de férias.
Relembrar que o assédio a Viktor Gyokeres tem sido constante e promete não parar. Os grandes emblemas europeus já iniciaram contactos com o Sporting para perceber as condições necessárias para levarem o sueco de Alvalade.