Futebol
Filho de Eduardo Barroso arrasa Mauro Xavier após polémica no Braga - Sporting: "Mestre na cartilha"
11 Out 2026 | 12:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Nov 2023 | 18:12 |
Geny Catamo é baixa da seleção de Moçambique por conta de uma lesão no adutor direito, além de ainda falhar os compromissos do Sporting frente ao Raków (Liga Europa) e o dérbi diante do Benfica para a Liga Portugal Betclic, referente à quarta jornada da prova europeia e à 11.ª ronda do campeonato nacional, respetivamente (Saiba mais AQUI).
O extremo tinha sido chamado por Chiquinho Conde para a dupla jornada da seleção moçambicana para os duelos frente ao Botswuana (16 de novembro) e Argélia (19 de novembro), referentes à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. Ratifo, avançado do Pforzheim, ocupou a vaga deixada pelo atual camisola 21 do Sporting.
O jovem de 22 anos tem estado em grande plano na equipa liderada por Rúben Amorim, o que tem levado a que tenha sido uma presença assídua nos convocados da sua equipa nacional. Ao serviço dos ‘Mambas’, Geny conta, até agora, com 22 jogos nos quais já marcou por cinco ocasiões.
Enquanto a sua carreira desportiva floresce, o contrato com o Clube leonino também está em vias de ser prolongado até 2028, com um aumento salarial substancial. Contudo, a percentagem do passe detida pelo Clube continua a ser apenas de 25%, e os dirigentes estão a negociar com o Amora para adquirir a totalidade do seu passe.
Geny Catamo, que tem feito excelentes exibições pelo emblema leonino, estreou-se a marcar no campeonato português, no mais recente jogo, num terreno difícil contra o Boavista (Saiba mais AQUI), não tem passado despercebido nem para Rúben Amorim, nem para o selecionador moçambicano.
Técnico não pretende arriscar utilização do defesa sem garantias de que estará fisicamente preparado para corresponder às exigências
12 Out 2026 | 03:00 |
Rui Borges não conta com Bruno Ramos para a equipa A do Sporting esta temporada, sabe o Leonino. O defesa central brasileiro vai trabalhar com a equipa B, numa decisão que está relacionada com o histórico de lesões e com a necessidade de recuperar ritmo competitivo antes de poder ser considerado uma alternativa para o plantel principal.
O jogador, de 21 anos, começou a pré-temporada integrado no grupo, com a ambição de aproveitar a oportunidade para se afirmar em Alvalade. Contudo, uma nova contrariedade física, sofrida a 3 de julho num jogo-treino entre a equipa A e a equipa B, voltou a interromper a sua preparação.
Desde então, a recuperação tem sido acompanhada com cautela, sem que tenha sido estabelecida uma data concreta para o regresso à competição. As sucessivas paragens têm impedido o defesa de ganhar a regularidade necessária para competir ao mais alto nível.
Neste cenário, Rui Borges não pretende arriscar a utilização do central na equipa principal sem garantias de que estará fisicamente preparado para corresponder às exigências. A prioridade passa por permitir que Bruno Ramos recupere totalmente e volte a somar minutos com Tiago Fernandes.
Contratado em definitivo ao Académico de Viseu neste verão, depois de duas épocas ligado ao Sporting por empréstimo, Bruno Ramos continua a ser visto como um jogador com potencial para o futuro. O defesa, que chegou a Alvalade em 2024, tem características apreciadas pela estrutura leonina, nomeadamente a capacidade de passe, a progressão com bola e a velocidade na transição defensiva.
Último treino do emblema verde e branco antes da viagem está marcado para segunda-feira, às 10h00, na Academia Cristiano Ronaldo
11 Out 2026 | 16:25 |
O Sporting continua a preparar a deslocação a França para defrontar o Lens, na segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas Rui Borges não poderá contar com duas opções. Rodrigo Zalazar e Nuno Santos estão entregues ao departamento médico.
O médio uruguaio sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante o duelo com o Braga e já iniciou o processo de recuperação. Embora o tempo de paragem não deva ser prolongado, a presença no compromisso europeu seguinte, diante do LASK Linz, a 21 de outubro, também está em dúvida.
No caso de Nuno Santos, o cenário continua a ser diferente. O ala prossegue o trabalho de reforço muscular na sequência da intervenção cirúrgica a que foi submetido e ainda não tem uma data definida para regressar à competição.
Há, contudo, uma novidade positiva para Rui Borges: Zeno Debast está novamente disponível. O defesa-central falhou a partida frente ao Braga devido a castigo e volta agora a integrar o leque de opções do treinador para o desafio europeu em França.
O último treino do Sporting antes da viagem está marcado para segunda-feira, às 10h00, na Academia Cristiano Ronaldo, seguindo-se o almoço e a partida para França, prevista para as 14h00. Já às 17h30, hora de Lisboa, Rui Borges e um jogador leonino farão a antevisão do encontro. A equipa de arbitragem já é conhecida.
Partida está agendada para as 17h45 de terça-feira, em Portugal continental, no Stade Bollaert-Delelis, casa do emblema francês
11 Out 2026 | 16:05 |
A UEFA já divulgou a equipa de arbitragem para o encontro entre o Sporting e o Lens, referente à segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. O croata Igor Pajac foi o escolhido para dirigir a partida, que se disputa na terça-feira, em França, e que coloca os leões perante um adversário também vitorioso na ronda inaugural.
O juiz de 41 anos será acompanhado pelos compatriotas Bojan Zobenica e Ivan Mihalj, que desempenharão as funções de árbitros assistentes. Dario Bel foi nomeado quarto árbitro, enquanto Ivan Bebek ficará responsável pelo VAR. A única exceção à equipa croata será o polaco Tomasz Kwiatkowski, que assumirá o papel de assistente do videoárbitro.
A partida está agendada para as 17h45 de terça-feira, em Portugal continental, no Stade Bollaert-Delelis, casa do Lens. A formação francesa chega ao duelo depois de ter vencido por 3-2 na visita ao Slavia Praga, na primeira jornada da competição.
Já o Sporting também entrou com o pé direito na Liga dos Campeões. A equipa orientada por Rui Borges recebeu o Galatasaray e venceu por 3-1, resultado que permite aos verdes e brancos encarar a deslocação a França com três pontos já conquistados.
A nomeação de Igor Pajac traz ainda à memória o histórico favorável do árbitro com equipas portuguesas. O croata dirigiu três encontros do Braga e os minhotos venceram-nos todos, além de ter arbitrado um triunfo da seleção portuguesa de sub-19 frente à República da Irlanda (4-1), em março de 2022.
Filho de Eduardo Barroso arrasa Mauro Xavier após polémica no Braga - Sporting: "Mestre na cartilha"
11 Out 2026 | 12:59
Criativo em final de contrato com o Sporting foi o MVP na vitória dos leões: "Estou muito feliz"
11 Out 2026 | 12:38
João Maria Jonet não entende como craque não é titular no Sporting: "Só um génio como Rui Borges"
11 Out 2026 | 11:54