Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Deram luz verde a Hjulmand para sair" - Médio do Sporting foi posto de parte

Agora capitão do emblema verde e branco passou por anos difíceis na formação e chegou a ser posto de parte ao serviço de clube dinamarquês

Hjulmand, médio do Sporting, passou por anos difíceis
Hjulmand, médio do Sporting, passou por anos difíceis

  |

Icon Comentário0

Brian Riemer, novo selecionador da Dinamarca, e técnico que chegou a encontrar-se com Morten Hjulmand nas camadas de formação do Copenhaga revelou que o médio do Sporting passou por momentos difíceis ao longo do seu percurso nas camadas jovens, ao ponto de ter sido colocado na porta de saída do emblema nórdico.


“Na altura, o Hjulmand foi muito desvalorizado no futebol dinamarquês. Aos 14/15 anos, no Copenhaga achava-se que não iria haver futuro para ele na equipa. Foi-lhe dito que não iria fazer parte da equipa de sub-17 e foi-lhe dada luz verde para sair do clube. Era considerado demasiado baixo.”


O antigo treinador do capitão dos leões afirmou que, no entanto, a situação provou para demonstrar o carácter do jogador: “E aí começou a demonstrar o seu caráter, não aceitou a decisão, de ser um falhanço, apesar da sua tenra idade. Para outro jogador, seria normal aceitar e mudar de clube. O Hjulmand aceitou o papel que lhe deram, de jogar com uma equipa ainda mais jovem durante um certo período. Depois evoluiu, cresceu. Aí começou a demonstrar ser um grande líder no relvado. Vi logo isso no início, nos sub-19. Era um dos jogadores mais jovens, mas assumia já uma grande responsabilidade, era um dos líderes no campo”.


Riemer também foi treinador de Zeno Debast no Anderlecht. Confessou que Hjulmand lhe enviou uma mensagem no dia em que o central apontou um grande golo na Liga dos Campeões: “Posso dizer que o Hjulmand me enviou uma mensagem quando entraram no autocarro à noite. Ele disse ‘Brian, viste o golo do Debast? Nunca vi nada assim.’. Ele nunca marcou qualquer golo pelo Anderlecht, por isso quero perguntar-lhe: Porque é que nunca marcaste pelo Anderlecht, Zeno? Ver Debast marcar o seu primeiro golo e vê-lo jogar... Ele parecia uma criança. É incrível, não é? É disso que se trata o futebol.”

O novo selecionador da Dinamarca aponta mesmo o central belga do Sporting aos patamares mais altos do futebol mundial: “Não creio que a Serie A e a Bundesliga sejam adequadas para ele. Por isso, acho que os dois campeonatos onde o veria seriam Espanha ou Inglaterra. Debast não é um jogador que vá jogar numa equipa do meio da tabela. Debast só pode jogar em clubes importantes devido ao seu estilo de jogo”. 



Futebol

"Sporting tornou-se um fidalgo arruinado" - Cronista avalia mandatos de Varandas em Alvalade

Colunista analisou o crescimento do Clube de Alvalade nos últimos anos e diz que grande parte dos méritos se devem ao Presidente dos leões

Hugo do Carmo elogia Varandas, Presidente do Sporting
Hugo do Carmo elogia Varandas, Presidente do Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo do Carmo, colunista do jornal A Bola, analisou, no seu mais recente texto, a recente entrevista dada por Frederico Varandas à RTP3, acabando por deixar elogios ao Presidente do Clube de Alvalade e enaltece o trabalho desenvolvido pela atual administração que pegou num Clube que "esteve décadas afastado dos títulos e tornou-se num fidalgo arruinado".


"O Sporting está bem e recomenda-se. Frederico Varandas aproveitou, e bem, o momento para marcar posição. Na sequência da acusação de corrupção da Benfica SAD e de Luís Filipe Vieira, no caso dos e-mails, o presidente dos leões deu uma entrevista muito lúcida à RTP".


"Para muitos Frederico Varandas não ganhou nada ao atacar o eterno rival e, embalado, também o Porto, recordando o Apito Dourado e mais uma vez apontando o dedo a Pinto da Costa — até André Villas-Boas foi visado, por não se demarcar claramente das práticas do ex-presidente dos dragões. Considero que fez bem. Afinal, o futebol é muito volátil e o que está hoje cor de rosa amanhã pode estar cinzento".


"O Sporting esteve décadas afastado dos títulos, perdeu influência e tornou-se um fidalgo arruinado. Os reis e poderosos eram os rivais, com os leões a serem apenas um parceiro. Em muitas ocasiões utilizado estrategicamente, conforme as conveniências. Umas vezes amigo, outras inimigo. Porto e Benfica definiam as regras. Foi com isto que Frederico Varandas cresceu e foi isto que vincou na entrevista. Nunca esquecerá esses tempos e sabe que os sportinguistas também não".

"Frederico Varandas parece outro. Está mais confiante e os especialistas que tanto o condenaram após as (poucas) aparições públicas já têm mais dificuldades em apontar-lhe defeitos. O presidente dos leões escolheu bem as palavras e foi certeiro na mensagem. Tanto para fora como para dentro. Tanto nas questões desportivas como nas financeiras, como o perdão da dívida da banca, que tanto é arremessado pelos adeptos rivais", pode ler-se.



Futebol

Pote está apto para o Famalicão - Sporting, mas nem tudo são boas notícias

Duelo diante do Famalicão, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic vai exigir cautelas ao 'camisola 8' de Rúben Amorim

Pote, craque do Sporting, ainda não está a 100%
Pote, craque do Sporting, ainda não está a 100%

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves voltou recentemente de lesão e vai ser opção para Rúben Amorim para o duelo frente ao Famalicão. No entanto, Rúben Amorim, na conferência de antevisão à partida, referiu que o jogador ainda "vai demorar a regressar ao ritmo em que estava".


"O Pote ainda vai demorar a regressar ao ritmo em que estava, mas é uma excelente notícia", começou por dizer o técnico verde e branco. "Ele marca em quase todos os sítios... (risos) Pode começar no banco, ser titular, não pode é fazer o jogo todo. Se for titular, terá de sair. É garantido que não fará o jogo todo. Vamos ver se joga de início ou entra depois", admitiu.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em oito partidas, nas quais disputou um total de 631 minutos dentro das quatro linhas.


Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 186 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 26 de outubro, frente ao Famalicão, em jogo relativo à nona jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Armando Evangelista jogar-se-á às 20h30, no Minho e já se conhece a equipa de arbitragem.



Futebol

Ex treinador do Sporting confessa que lado emocional de Quenda teve de ser gerido com cautela

Técnico que trabalhou de perto com jovem internacional sub-21 português falou do processo de desenvolvimento do pupilo de Rúben Amorim

Lado emocional de Quenda, ala do Sporting, foi gerido com cautela
Lado emocional de Quenda, ala do Sporting, foi gerido com cautela

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda tem sido um dos destaques na temporada do Sporting. Filipe Çelikkaya, em entrevista ao jornal A Bola, falou sobre o processo de desenvolvimento do jogador e referiu que o lado emocional do atleta teve de ser gerido com cautela dadas as constantes subidas e descidas de escalão a que o jogador foi sujeito.


“Surpreendeu, até porque nós tínhamos muito bem definido aquilo que queríamos para cada um dos jogadores e o Quenda sempre foi um jogador em que nós tivemos muita cautela na sua exposição. Inicialmente, passa de sub-17 para sub-23, no qual já apresentava rendimento para ser utilizado na equipa B, mas nós não arriscámos demasiado cedo para não existir esta subida e descida de escalão do jogador para termos cuidado com a sua parte emocional”, explicou o técnico.


Adicionou, ainda sobre Quenda que “trabalho sobre talento vai dar bom resultado. E ele tinha apresentado, ao longo do tempo, muitas características que nos poderiam descansar sobre o seu futuro. Gostava de aprender, de ouvir, tinha um grande desejo de vitória, sentido coletivo e desenvolvia rendimento, porque falamos muitas vezes do potencial desses mesmos jovens jogadores, mas se não apresentarem rendimento não podem ter espaço numa equipa B, ou mesmo numa equipa A”.


O processo passava depois para as mãos do técnico: “Depois, naturalmente, o Rúben Amorim, dentro daquilo que é o seu contexto, que é um contexto de rendimento de alto nível, com a sua chamada, ao longo do tempo conseguia avaliar muito bem aquilo que ele valia: se estava abaixo da média dessa mesma equipa, se estava dentro, se estava acima da média. Portanto, fico muito satisfeito por isso. Não só por ele, mas também pela família dele e também pelo cuidado que nós tivemos no seu crescimento dentro do Clube".

Filipe Çelikkaya falou ainda sobre outro jogador a quem augura “um futuro muito risonho”, mas que ainda não explodiu: “O Afonso Moreira tem muita qualidade. Identificámo-lo nos juvenis e ele salta dos juvenis diretamente para a equipa B e joga a equipa B como júnior do primeiro ano. Também foi uma grande decisão que tivemos. Mas que neste momento tem jogadores também naquela posição na equipa A que não lhe permite ascender com maior facilidade”. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex técnico do Sporting dá má notícia aos adeptos sobre saída de Amorim
Futebol

Ex técnico do Sporting dá má notícia aos adeptos sobre saída de Amorim

 

Icon Comentário0
Pioli deixou Cristiano Ronaldo de fora e Al Nassr vacila frente ao Al Kholood
Futebol

Pioli deixou Cristiano Ronaldo de fora e Al Nassr vacila frente ao Al Kholood

 

Icon Comentário0
Jogador que Amorim não quis no Sporting dá espetáculo nas competições europeias
Futebol

Jogador que Amorim não quis no Sporting dá espetáculo nas competições europeias

 

Icon Comentário0