Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Nov 2023 | 18:58 |
Racing Power é o adversário do Sporting nas meias finais da Taça da Liga de futebol feminino. O sorteio ditou o encontro entre as duas formações, que será jogado em duas mãos. A equipa leonina irá viajar ao reduto da formação da Margem Sul a 10 de janeiro no primeiro embate e recebe assim, na Academia de Alcochete, o segundo jogo a 14 de fevereiro. Benfica e Valadares defrontam-se na outra meia-final.
Recorde-se que o Clube de Alvalade eliminou o Marítimo nos quartos-de-final da competição, em duas mãos, num agregado de 5-3, depois de ter recebido e empatado na primeiro embate. Já o segundo jogo sorriu mais às leoas de Mariana Cabral que passaram com sucesso a formação madeirense.
Já o Racing Power eliminou a equipa do Famlicão. Na primeira mão, as orientadas por João Marques viajaram até ao Minho, onde venceram pela margem mínima a formação da casa (1-0) com um golo solitário de Mariana Campino, ao minuto cinco.
Recorde-se que o Clube de Alvalade ainda não venceu a Taça da Liga e apenas chegou à final da competição por uma ocasião, na época 2020/21, onde saiu derrotada pela equipa do Benfica por 2-1, com um golo de Bruna Costa. Desde então, as leoas têm sido eliminadas nas meias finais da prova.
Na presente edição do Campeonato Nacional Feminino, o Clube de Alvalade encontra-se no terceiro posto com 13 pontos conquistados em seis jogos. Derrotaram recentemente o Clube de Albergaria por 3-0 e recebem, este sábado, a equipa do Famalicão, na Academia Cristiano Ronaldo.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo a 9 de outubro, em partida válida para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, no Minho
25 Set 2026 | 11:17 |
João Simões está muito perto de regressar à competição pela equipa principal do Sporting. Quase seis meses depois da última utilização, o médio de 19 anos encontra-se totalmente recuperado e deverá somar minutos na deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro.
O novo 'camisola 8' já trabalha a 100% às ordens de Rui Borges e esteve mesmo no banco no empate frente ao Arouca, embora não tenha sido utilizado. O próximo passo deverá ser o regresso efetivo aos relvados pela formação principal.
A última aparição aconteceu a 15 de abril, no empate sem golos diante do Arsenal, na Liga dos Campeões. Depois desse encontro, o quinto metatarso do pé direito voltou a ceder, problema semelhante ao que já tinha sofrido em fevereiro de 2025 frente ao Dortmund.
João Simões foi novamente submetido a uma intervenção cirúrgica e o Sporting decidiu não acelerar qualquer etapa da recuperação, mesmo sabendo que o jovem falharia toda a pré-época. Depois de ultrapassado o problema, seguiu-se um período destinado a recuperar os índices físicos necessários para um jogador habituado a atuar em alta intensidade.
O médio já voltou entretanto à competição pelo Sporting B, entrando aos 63 minutos da derrota por 2-1 diante do Lusitânia de Lourosa, a 14 de setembro. Nesse encontro, esteve inclusive perto de marcar de cabeça na sequência de um livre.
O regresso de João Simões representa também uma solução importante para um meio-campo profundamente transformado durante o verão. Hjulmand, Morita, Daniel Bragança e Kochorashvili deixaram Alvalade, enquanto Altimira, Doumbia, Silas Andersen e Pedro Lima chegaram para o setor.
Treinador dos verdes e brancos tem aproveitado a pausa internacional para rever as dificuldades neste arranque de temporada desportiva
25 Set 2026 | 10:42 |
Rui Borges tem aproveitado a pausa para as seleções para fazer uma análise profunda ao arranque de temporada do Sporting. O treinador reviu os oito encontros oficiais já disputados pelos leões, procurando identificar os problemas que têm impedido a equipa de apresentar maior consistência.
Segundo o jornal ‘O Jogo’, o técnico chegou à conclusão de que a falta de automatismos é uma das principais dificuldades neste momento. O Sporting soma cinco vitórias e três empates, mas tem apresentado oscilações que Rui Borges relaciona também com a profunda transformação sofrida pelo plantel durante o último mercado.
O meio-campo foi uma das zonas mais afetadas pela mudança. Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Francisco Trincão deixaram Alvalade, enquanto Sergi Altimira, Issa Doumbia e Rodrigo Zalazar chegaram para assumir papéis importantes numa estrutura que ainda procura criar novas rotinas.
A pausa internacional, contudo, não permite trabalhar essa sintonia em pleno. Altimira permaneceu em Alcochete, mas Doumbia e Zalazar estão ao serviço das seleções de Itália e Uruguai, respetivamente. Rui Borges acredita, ainda assim, que a melhoria surgirá com o tempo e com o aumento das rotinas entre os novos elementos.
Todas as atenções estão agora direcionadas para a deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. O Sporting ocupa o terceiro lugar da Liga, com 15 pontos, seis atrás do líder Porto e um do Benfica, pelo que uma resposta positiva no Minho assume particular importância para evitar novo atraso na luta pelo título.
'Camisola 22' dos verdes e brancos encontra-se a passar por um grande momento na sua carreira, mas leões vão ter de abrir os cordões aos bolsos
25 Set 2026 | 10:10 |
Iván Fresneda cumpriu o sonho de chegar à seleção principal de Espanha, mas a promoção do lateral-direito também terá consequências financeiras para o Sporting. A primeira convocatória pelos AA obriga os leões a pagar 250 mil euros ao Valladolid.
Segundo o jornal O Jogo, citando informações avançadas pelo ‘AS’, o negócio realizado no verão de 2023 contemplava 9 milhões de euros fixos e mais 2 milhões mediante objetivos. Um desses prémios fica agora desbloqueado com a chamada do 'camisola 22' leonino à seleção espanhola.
A despesa poderá mesmo aumentar para meio milhão de euros. Além dos 250 mil euros referentes à convocatória, o Sporting terá de entregar mais 250 mil ao Valladolid caso Fresneda se estreie num encontro oficial pela equipa principal de Espanha.
Víctor Orta, diretor desportivo do emblema espanhol, confirmou a existência desses mecanismos. “Com a convocatória de Iván Fresneda por parte da seleção espanhola recebemos uma quantia de dinheiro, e se se estrear num jogo oficial pela seleção também”, explicou à Cadena SER Radio Valladolid.
O dirigente chegou mesmo a brincar com a promoção do jogador do Sporting. “Ainda bem que convidámos o selecionador e o meu amigo Karanka [diretor técnico da seleção espanhola]”, atirou, antes de sublinhar que Fresneda “mereceu” a oportunidade porque “fez um grande ano”.