
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O dérbi eterno entre Benfica e Sporting, a contar para a 10ª jornada do apuramento de campeão da Liga Revelação, teve um visitante inesperado. Geovany Quenda, promessa de 17 anos da equipa principal dos leões, marcou presença nas bancadas do Seixal para apoiar os companheiros de formação. O jogo terminou empatado a duas bolas, mas o jovem talento não passou despercebido ao público presente.
Foram captadas imagens de Quenda ao lado de outros jogadores dos sub-23 que não foram convocados para este encontro. O esquerdino, que ainda reside na Academia de Alcochete, aproveitou a ocasião para demonstrar o seu apoio aos colegas, reforçando os laços que mantém com os restantes atletas da formação leonina.
Dentro de campo, o Sporting esteve perto de sair com os três pontos, mas acabou por sofrer o empate já nos descontos (90’+4). O resultado deixou os leões na 6ª posição da fase de apuramento de campeão, com 9 pontos, enquanto a equipa encarnada segue em 5º, com três pontos de vantagem.
O gesto de Quenda foi visto como uma demonstração de espírito de grupo e compromisso com a equipa. A presença do jovem nas bancadas pode ter funcionado como uma motivação extra para os jogadores em campo, evidenciando a união que existe dentro da estrutura do Sporting.
Com um futuro promissor à sua frente, o jovem de apenas 17 anos já foi oficializado pelo Chelsea por um valor de 52 milhões de euros, juntamente com o seu companheiro de formação, Dario Essugo (22 milhões de euros). O médio de 20 anos vai ser já transferido para Inglaterra já este verão, enquanto Quenda vai ficar mais uma temporada em Alvalade, rumando aos blues na época 2026/27. É de recordar que a equipa inglesa também está interessada em comprar mais um jogador da formação leonina.
Extremo verde e branco concedeu uma extensa entrevista ao jornal dos leões, onde falou do campeonato nacional e do tempo em Alvalade
|
Francisco Trincão tem sido um dos grandes destaques da época do Sporting durante a presente temporada, apresentando um rendimento tremendo e uma consistência renovada. O extremo internacional por Portugal concedeu uma entrevista ao jornal dos leões, onde falou da luta pelo campeonato e do seu percurso em Alvalade. Relembrar que o craque é destaque nos rankings da Liga.
Sobre o bicampeonato, começou por partilhar: "Falamos muito disso dentro do grupo. Queremos muito fazer história e estar na história do clube. Esse é o nosso objetivo (...) Vai ser uma recta final difícil porque sabemos que todas as equipas precisam de pontuar, as que querem ganhar e as que não querem descer de divisão, e todas têm os seus objetivos para cumprir. Portanto, temos de ir jogo-a-jogo, com calma, ter consciência de que é o último sacrifício e fazer tudo para sermos campeões, assim como para ganharmos a Taça de Portugal também".
Falou, depois, da temporada dos leões, que considera "atípica", mas que pensa ter resultado numa união ainda maior do grupo de trabalho: "Será sempre uma temporada para nos lembrar-nos e falarmos mais tarde porque, realmente, tem sido difícil, mas nós temos feito o esforço máximo para conquistarmos aquilo que queremos".
Sobre jogar no Sporting, Francisco Trincão disse o seguinte: "Sempre tive essa vontade desde pequenino. Depois quando o futebol começou a tornar-se mais sério na minha vida não pensava tanto nisso porque, claro, somos profissionais, mas era algo que vinha desde sempre e fiquei muito feliz quando a oportunidade se deu".
Por último, falou da decisão de se juntar aos leões: "Completamente até porque ganhar títulos e jogar na Liga dos Campeões era algo que eu queria e aqui consegui, e consigo, isso tudo. Por isso, acabou por ser, sem dúvida, o passo certo na minha carreira", rematou Francisco Trincão, acerca da operação que o trouxe até ao Sporting.
Rankings atualizados do campeonato português mostram a domínio dos craques verdes e brancos sobre os rivais. Lideram muitas das estatísticas
|
O Sporting tem liderado grande parte da Liga Portugal Betclic este ano, e as estatísticas individuais do campeonato português refletem isso mesmo. O Flashscore lançou, esta quinta feira, dia 3 de abril, os ranking atualizados da Liga Portuguesa, e os jogadores verdes e brancos aparecem em primeiro lugar em metade das listas apresentadas.
O primeiro destaque vai para Viktor Gyokeres. O avançado sueco dos leões é o melhor marcador destacado do campeonato com 30 golos marcados, o dobro do segundo lugar, que segue com 15 golos até ao momento. Também é o jogador com mais remates efetuados, e enquadrados em toda a liga: são 109 tentativas, com 60 a irem ao alvo, até ao momento. O Viking de Alvalade é ainda quinto nas assistências (seis até ao momento).
O segundo destaque vai para Francisco Trincão. O extremo português é o jogador com mais assistências na Liga Portugal Betclic (11), o segundo com mais remates efetuados (82), e o quinto com mais tentativas enquadradas (26).
Segue-se Ousmane Diomande. O central costa marfinense é o jogador com mais passes com sucesso efetuados em toda a Liga Portugal Betclic (1681), numa lista onde também figura Gonçalo Inácio, no quinto lugar (1365).
O último representante do Sporting nos rankings da liga é Geovany Quenda. O extremo verde e branco, que já tem confirmada a mudança para o Chelsea no final de 25/26, aparece como o quinto jogador com mais cruzamentos efetuados em todo o campeonato (123).
Treinador português que chegou a passar pelos quadros dos leões está envolvido em polémica na Turquia, depois dos acontecimentos em jogo grande
|
A vida de José Mourinho não tem sido fácil desde que chegou à Turquia. Depois da polémica, não tão longínqua, onde chegou a ser acusado de racismo, o treinador português, ex Sporting, volta a estar envolvido em cenas de ânimos quentes, e desta vez chegou mesmo a agredir o treinador adversário no Fenerbahçe - Galatasaray.
A partida contava para os quartos de final da Taça da Turquia. Depois da eliminação na Liga Europa, às mãos do Rangers, da Escócia, o Fenerbahçe, de José Mourinho, ficou agora afastado também da competição interna depois de ser derrotado por 2-1 na partida frente a um dos grandes rivais do país. O clube do Special One fica, agora, apenas focado no campeonato.
No final da partida, que terminou com os ânimos muito quentes, um momento polémico e que pode trazer consequências graves para José Mourinho. O treinador português é visto a aparecer atrás do treinador do Galatasaray e a apertar-lhe o nariz com uma força considerável. O técnico adversário cai, de seguida, para o chão, a queixar-se do gesto do português.
Apesar de ainda não se conhecer qualquer consequência para nenhuma parte depois do Fenerbahçe - Galatasaray, o caso continua a dar muito que falar. O Galatasaray não se ficou, e já fez vários posts nas redes sociais que pretendem gozar, diretamente, com José Mourinho.
O vídeo que ficou mais viral foi o postado pelo clube turco na rede social X, em que Mourinho aparece, em formato Cartoon, numa camisa de forças, com a descrição "Vamos deixar-te louco". Antes disso, já tinham feito duas outras publicações: uma onde se lia "Não atacarás, engolirás", e outra onde o português aparecia como o Pinóquio, em menção ao episódio com Okan Buruk, técnico do Galatasaray.
Veja, aqui, o vídeo da agressão de José Mourinho no Fenerbahçe - Galatasaray: