Futebol
Rui Borges acaba com hábito no Sporting e impõe nova rotina antes dos jogos
28 Set 2026 | 09:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Abr 2024 | 07:44 |
Rúben Amorim, treinador do Sporting, tem sido um dos nomes mais falados nos últimos tempos do mundo do futebol. Perante uma grande cobiça internacional, fruto da sua boa temporada ao serviço dos leões, o técnico é visto como um dos potenciais sucessores de Jurgen Klopp no comando do Liverpool, mas a expetativa que se vive em Alvalade é diferente.
Segundo a edição desta sexta-feira do jornal 'O JOGO' a direção liderada por Frederico Varandas acredita que poderá persuadir Rúben Amorim a permanecer no leme dos leões, pelo menos, até ao final da temporada 2024/25 e este é objetivo principal da SAD verde e branca para os meses de forte sedução que estão prestes a começar. Recorde-se que, recentemente, o treinador negou qualquer conversação com a turma da Premier League e garantiu que “em mais nenhum lado vou viver tudo o que vivo aqui”.
Assim sendo, a estrutura do Clube de Alvalade tudo fará para manter o timoneiro português em funções nos verdes e brancos, numa fase em que já sabe que poderá (pelo menos) competir nos play-offs da Liga dos Campeões, uma vez que garantiu, pelo menos, o segundo lugar. Caso o Sporting se sagre campeão nacional, ficará automaticamente apurado para a fase de grupos da prova milionária, esta que terá um formato inédito na próxima época. Também será proporcionado ao treinador, um plantel ao seu gosto, de modo a manter continuidade na luta por títulos nacionais (ou europeus).
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 207 encontros, tendo vencido 144, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até junho de 2026, tendo renovado o vínculo em novembro de 2022. O técnico português tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais
Verdes e brancos deverão estar quase a apresentar de forma oficial este novo contrato, garantindo o jogador comparado com a pérola vendida ao Chelsea
28 Set 2026 | 10:13 |
Está praticamente fechado: Chris Grombahi está muito perto de prolongar contrato com o Sporting. O jovem extremo, uma das pérolas formadas em Alcochete e já apelidado de “Quenda 2”, deverá ficar ligado aos leões até junho de 2031.
Segundo o jornal A Bola, o processo encontra-se praticamente concluído e prevê ainda uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. A administração liderada por Frederico Varandas pretende, assim, afastar possíveis interessados e proteger um dos ativos em quem mais acredita para o futuro.
O talento de Grombahi nunca foi colocado em causa pela estrutura leonina, mas a última temporada ficou marcada por contratempos físicos. O extremo esteve cedido ao Club Brugge e muito perto de ficar em definitivo na Bélgica, mas duas lesões acabaram por travar esse cenário.
O emblema belga tinha uma opção de compra sobre o jogador, porém decidiu não a exercer perante os problemas físicos registados durante o período de empréstimo. Grombahi regressou, assim, ao Sporting, onde voltou a ser encarado como uma aposta de elevado potencial.
Ultrapassadas as limitações físicas, os responsáveis leoninos mantêm total confiança na evolução do jovem, apesar de já lhe terem dado um aviso. A renovação surge precisamente como sinal dessa aposta, numa altura em que o atual vínculo termina no final da temporada.
Espanhol tem sido recorrentemente associado a vários rumores no mercado de transferências e leões já antecipam um possível adeus
28 Set 2026 | 09:49 |
Salvador Blopa está de regresso e o Sporting tem um plano bem definido para o jovem de 19 anos. Depois de uma longa recuperação, o lateral vai voltar à competição pela equipa B, mas é encarado a médio e longo prazo como uma solução para o lado direito da defesa principal, pensando já num eventual futuro sem Iván Fresneda.
Segundo o jornal A Bola, os leões não pretendem acelerar qualquer etapa na evolução do jogador. Blopa voltou a integrar os trabalhos de Rui Borges em setembro e deverá começar por ganhar ritmo no conjunto secundário, antes de receber novas oportunidades entre os principais.
Uma lesão acabou por travar a progressão na segunda metade da época passada e obrigou-o a passar a pré-temporada em recuperação. Durante esse período, o Sporting trabalhou intensamente no reforço muscular do lateral, que ganhou massa e cresceu ainda dois centímetros, chegando agora aos 1,90 metros.
A velocidade continua a ser uma das características mais impressionantes de Blopa. O jovem já atingiu um pico de 37,7 km/h, registo que o coloca muito próximo de algumas das marcas mais elevadas registadas no futebol de alto nível e que ajuda a explicar o potencial reconhecido pela estrutura leonina.
Embora consiga atuar nos dois corredores e até adaptar-se a diferentes sistemas, o projeto do Sporting passa sobretudo por prepará-lo para lateral-direito numa linha de quatro. Fresneda é atualmente o dono da posição e Vagiannidis a alternativa mais imediata, mas a valorização do espanhol deixa aberta a possibilidade de uma transferência relevante no futuro.
Blopa poderá voltar a ter minutos pela equipa principal já no final de outubro, diante do Marítimo, na Taça da Liga. Curiosamente, a oportunidade poderá surgir praticamente um ano depois da estreia frente ao Alverca, na mesma competição.
Internacional uruguaio não chegará a tempo do encontro da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, mas Rui Borges já tem solução
28 Set 2026 | 09:25 |
Rodrigo Dias prepara-se para assumir a titularidade no lado esquerdo da defesa do Sporting na deslocação ao terreno do Braga. O jovem de 21 anos deverá aproveitar a provável indisponibilidade de Maxi Araújo para voltar ao onze de Rui Borges.
Segundo o jornal A Bola, o lateral está na linha da frente para substituir o internacional uruguaio, que estará ao serviço da seleção na Índia apenas três dias antes do encontro da oitava jornada da Liga. A exigência da viagem e o desgaste acumulado tornam muito difícil a utilização de Maxi na Pedreira.
Moncef Zekri seria outra possibilidade para o corredor esquerdo, mas o marroquino continua a cumprir trabalho específico de recuperação física e ainda não se estreou oficialmente pelo Sporting. Perante esse cenário, Rodrigo Dias surge como a solução mais natural para Rui Borges.
O 'camisola 50' já sabe o que é substituir Maxi Araújo esta temporada. Foi titular na jornada inaugural diante do Estrela da Amadora, devido ao castigo do uruguaio, e cumpriu os 90 minutos no empate dos leões a duas bolas na Reboleira.
O futuro do jogador começa também a ser preparado nos escritórios da SAD leonina. Rodrigo Dias tem contrato até 2028, mas o Sporting pretende rever e melhorar as condições do vínculo durante esta temporada, premiando a evolução e protegendo um dos jovens ativos da formação leonina.
Rui Borges acaba com hábito no Sporting e impõe nova rotina antes dos jogos
28 Set 2026 | 09:12
Vagiannidis e Ioannidis ajudam a derrubar Alemanha; Dupla do Sporting surpreende Klopp
28 Set 2026 | 08:59
Luis Suárez nunca tinha marcado tanto e Sporting já tentou ‘travar’ colombiano
28 Set 2026 | 08:45