Futebol
Ex defesa de Sporting e Juventus lamenta poucas oportunidades nos leões: "Fiquei triste"
04 Nov 2025 | 16:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Mai 2025 | 07:52 |
A trajetória de João Muniz, jovem defesa-central do Sporting, é o retrato fiel da resiliência que existe no Clube de Alvalade. Aos 19 anos, já viveu um ciclo de frustrações, decisões inesperadas e reviravoltas, continuando à espera de viver o sonho na equipa principal e, também, na seleção nacional sub-21.
Na época passada, Muniz era presença constante nos treinos da equipa principal do Sporting, então liderada por Rúben Amorim. Tudo indicava que, também ele, iria celebrar oficialmente o título com os seus colegas. Contudo, enquanto jogadores como os guarda-redes Diogo Pinto e Francisco Silva ou o médio Miguel Menino foram lançados em jogos após a conquista do campeonato, João viu a porta da consagração fechar-se. Trabalhou ao nível mais alto, mas não teve direito à medalha.
A frustração foi inevitável, mas não paralisante - pelo contrário. Muniz apresentou-se de novo na pré-temporada com vontade de mostrar serviço. Disputou jogos de preparação e, em paralelo com a administração da SAD, Amorim decidiu que o melhor para a evolução do jogador seria um empréstimo ao Rio Ave, então treinado por Luís Freire. O acordo previa uma opção de compra de 12 milhões de euros.
No entanto, as coisas não correram como esperado. Problemas físicos e dificuldades de adaptação impediram-no de se impor em Vila do Conde. Sem qualquer minuto de competição oficial, o fim do empréstimo foi antecipado, interrompendo prematuramente o plano desenhado para o seu crescimento.
De regresso a casa, Muniz retomou a sua caminhada na equipa B do Sporting. Com contrato válido até 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, o jovem central rapidamente agarrou um lugar de titular numa formação que ambiciona a promoção ao segundo escalão. Soma já 10 jogos na Liga 3, destacando-se não apenas pela fiabilidade defensiva, mas também pela sua versatilidade: atua com naturalidade nas três posições do eixo defensivo.
Rui Borges, treinador da formação secundária dos leões, aprecia essa capacidade de adaptação e continua a acreditar no potencial de Muniz. A Federação Portuguesa de Futebol também já tomou nota do seu potencial: além da polivalência, os relatórios internos elogiam a sua qualidade técnica e inteligência tática.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro da competição internacional que vai colocar frente a frente italianos e verdes e brancos
04 Nov 2025 | 18:00 |
0′ – As duas equipas já se defrontaram em quatro ocasiões, registando-se duas vitórias para a 'vecchia signora' e dois empates.
0' - A turma transalpina também vêm de uma vitória (2-1) em casa da Cremonese.
0' - Na última partida, os comandados por Rui Borges derrotaram o Alverca por 2-0, em Alvalade.
0' - A turma orientada por Luciano Spalletti está no 25.º posto da tabela com dois pontos.
0' - Neste momento, os leões estão no 11.º lugar da competição com seis pontos.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões 2025/26.
0’ – O Sporting visita a Juventus, esta terça-feira, dia 4 de novembro, às 20h00, em Turim.
Um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para o internacional sub-20 por Portugal
04 Nov 2025 | 17:59 |
Rodrigo Ribeiro pode deixar Sporting na próxima janela de transferências de janeiro. Neste momentos, vários clubes da Bundesliga têm demonstrado interesse em contar com o avançado da equipa B do Clube de Alvalade e já existem conversas em curso.
Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, informa que um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa, apesar de não referir clubes em concreto que queiram contar com os serviços do internacional sub-20 português, que recentemente marcou à Alemanha.
F. Plettenberg: "Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento"
"Rodrigo Ribeiro, um jogador para ficar de olho na janela de transferências de inverno. O talentoso atacante de 20 anos pode deixar o Sporting por empréstimo com opção de compra. O seu contrato é válido até 2028. Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento", pode ler-se na rede social 'X'.
Vale a pena recordar que, caso seja emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Veja a publicação:
No entanto, ex-leão não possui o Nível IV da UEFA e Alexandre Santana vai assim ser o treinador principal na ficha de jogo da partida diante das águias
04 Nov 2025 | 17:39 |
É oficial. Gonçalo Brandão, ex técnico adjunto da equipa B do Sporting, é o treinador interino do Casa Pia e vai liderar a equipa técnica do conjunto dos gansos frente ao Benfica, em duelo da 11.ª jornada da Liga. Contudo, o antigo defesa não possui o Nível IV da UEFA e Alexandre Santana vai assim ser o treinador principal na ficha de jogo. João Gião foi um dos nomes pretendidos pelos gansos.
"O Casa Pia informa que a liderança da equipa será assumida pela atual equipa técnica multidisciplinar composta pelos treinadores Alexandre Santana, Gonçalo Brandão, Tiago Dias, João Santos, João Aguiar e pelo analista Miguel Valentim", escreveram os 'gansos', em nota publicada no site oficial.
A saída de João Pereira aconteceu depois do desaire caseiro frente ao Estrela da Amadora, por 5-3, que deixou o Casa Pia no 16.º lugar do Campeonato Nacional, em zona de acesso ao play-off de manutenção, não vencendo na prova nas derradeiras cinco rondas.
Casa Pia: "Transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos"
"A equipa técnica conta com a total confiança da direção e de todo o 'staff', que reconhecem o seu profissionalismo, competência e dedicação. A transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos", adiantaram.
Formado no Belenenses, Gonçalo Brandão, enquanto jogador, chegou mesmo à Seleção A de Portugal, numa altura em que jogava no Siena de Itália, onde também representou o Parma e o Cesena. Depois de uma passagem pelo Cluj (Roménia), em 2014 regressou ao Belenenses, tendo posteriormente jogado no Estoril e Lausanne (Suíça), até terminar a sua carreira no Porto B. Entre 2021 e 2024, passou a integrar a equipa técnica de Filipe Çelikkaya no Sporting B, antes de se juntar à equipa técnica do Casa Pia.