Futebol
Thomas Frank despedido do Tottenham: Há dois ex Sporting na mira dos londrinos
11 Fev 2026 | 13:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Nov 2025 | 15:51 |
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, dia 10 de novembro, através dos seus meios oficiais, a convocatória de João Fonseca para a seleção sub-21, em substituição de João Muniz, defesa central do Sporting, que apresentou problemas físicos.
O jogador do Clube de Alvalade - que deverá ser emprestado em janeiro - foi dispensado dos trabalhos da seleção após ter sofrido uma lesão no último encontro da equipa secundária dos leões, tendo sido mesmo substituído ao intervalo. O jogador foi considerado indisponível e já não fará parte da concentração.
FPF: "João Muniz, após lesão contraída no jogo do Sporting B, foi considerado indisponível"
"João Muniz, após lesão contraída no jogo do Sporting B, foi considerado indisponível para ajudar a equipa neste momento competitivo e já não fará parte da concentração da equipa que acontece esta terça-feira, em Oeiras, com os trabalhos a decorrerem na Cidade do Futebol", pode ler-se no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Para o seu lugar foi chamado João Fonseca, defesa central do Benfica B, que se estreia assim no escalão sub-21. O jogador, de apenas 19 anos, já conta com 41 internacionalizações pelas camadas jovens. Portugal defronta a Chéquia no dia 18 de novembro, em partida a contar para a qualificação do Euro sub-21 de 2027.
Em 2025/26, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – soma, até ao momento, sete encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa principal, contabilizando um total de 628 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Melhores momentos de João Muniz contra os sub-21 de França:
Atleta do Clube surge como alternativa para o ataque e entra nas contas para a receção aos famalicenses, numa fase em que o plantel apresenta limitações
11 Fev 2026 | 17:37 |
Rafael Nel viveu dias intensos no Sporting, num curto espaço de tempo que o colocou entre a equipa principal e os 'bês'. Na noite de segunda-feira, o avançado de 20 anos integrou a convocatória de Rui Borges para o clássico no Estádio do Dragão, tendo realizado exercícios de aquecimento e acompanhado o encontro a partir do banco, numa experiência marcante apesar de não ter sido utilizado.
Concluído o jogo, Nel - que fez parte da sua formação no Benfica - não regressou a Lisboa com o restante plantel e seguiu para Paços de Ferreira, onde se encontrava concentrada a equipa B. Elegível por não ter somado minutos no plantel principal, o jovem foi titular no encontro da 21.ª jornada da Liga Portugal 2 e teve influência direta no resultado, ao marcar o primeiro golo e ao conquistar o penálti que deu origem ao terceiro.
Depois desse contributo, o ponta de lança voltou a subir ao grupo principal e iniciou, esta quinta-feira, os trabalhos de preparação para a receção ao Famalicão. O contexto abre-lhe espaço: Luis Suárez está suspenso e Ioannidis continua a recuperar de lesão, restando poucas opções mais naturais para a frente de ataque.
"Estou sempre pronto"
Confrontado com a possibilidade de ser opção, Nel reagiu com naturalidade. "Estou sempre pronto (risos). É opção do míster, não me compete. A única coisa que me compete é o trabalho que demonstro durante a semana. É isso que controlo e é nisso que me vou focar", afirmou, em declarações à Sport TV, após receber o prémio de melhor em campo no jogo frente ao Paços de Ferreira.
O cenário ganha contornos curiosos quando se olha para o passado recente. A única utilização de Rafael Nel na equipa principal aconteceu a 15 de fevereiro de 2024, num jogo europeu lançado por Ruben Amorim - que está no radar do Tottenham. Dois anos depois, no mesmo dia, o avançado volta a estar à porta de uma oportunidade, agora sob o comando de Rui Borges.
Depois de ter sido dispensado pelo Clube mesmo antes do Clássico, defesa brasileiro recebe novas informações respeitantes à sua integração no emblema russo
11 Fev 2026 | 16:30 |
Após ter sido dispensado pelo Sporting, no início da tarde desta segunda-feira, 9 de fevereiro, mesmo antes do encontro frente ao Porto, Matheus Reis cumpriu recentemente com sucesso a bateria de exames médicos a que foi submetido nos últimos dias, com vista à assinatura de contrato com o CSKA Moscovo, noticiou a imprensa russa.
Ao ter sido autorizado a viajar até à Rússia, o defesa de 30 anos está assim muito perto de ser oficializado como reforço dos moscovitas. Tal como em Alvalade, no seu novo clube, Matheus Reis ficará com a camisola 2. É expectável que seja integrado nos treinos este fim de semana por ocasião do estágio que o CSKA realiza nos Emirados Árabes Unidos.
Como o nosso jornal adiantara, Matheus Reis vai auferir um salário anual de 3,5 M€ por ano num contrato válido por três épocas e meia, mais uma de opção. O vínculo no Sporting, emblema que representava desde o início de 2021, estaria prestes a expirar, pelo que deixa o Clube de Alvalade a custo zero.
Recorde-se que, numa fase inicial, um dos principais entraves à concretização do negócio prendeu-se com as dificuldades sentidas por muitos jogadores estrangeiros - sobretudo oriundos da União Europeia - em transferir verbas para fora da Rússia, devido ao embargo financeiro imposto pela UE.
Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis realizou 222 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. Ao longo desse período, o defesa contribuiu para a conquista de três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça de Portugal.
De forma inesperada, e após recentes exibições, técnico da Liga deixa concorrência para trás, incluindo timoneiro natural de Mirandela
11 Fev 2026 | 16:07 |
A Liga Portugal anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quarta-feira, que Ian Cathro foi nomeado o melhor treinador no principal escalão do futebol nacional, em janeiro, fruto do trabalho levado a cabo no leme da equipa principal do Estoril.
O escocês vê, desta maneira, devidamente reconhecido aquele que foi um mês, maioritariamente, positivo, do ponto de vista coletivo, uma vez que somou três triunfos (sobre Estrela da Amadora, por 5-0, Vitória SC, por 4-2, e Santa Clara, por 4-2) e uma derrota (perante o Benfica, por 3-1) ao cabo das quatro jornadas disputadas, no campeonato nacional.
Ian Cathro levou para casa este troféu depois de ter recolhido 28,1% dos votos dos técnicos que militam na Liga Portugal Betclic, o que lhe permitiu superar a concorrência do segundo classificado, Francesco Farioli, com 25,62 por cento das preferências, e do terceiro, Rui Borges - que recebe más notícias - , com 18,18%.
Contudo, recentemente, o Estoril acabou por entrar com o 'pé esquerdo' em fevereiro, visto que não foi capaz de ir além de uma igualdade sem golos, diante do Tondela, no Estádio António Coimbra da Mota. Um conjunto de resultados que, ainda assim, conduziu os canarinhos rumo à sétima posição da tabela, com 30 pontos, tantos quanto o Moreirense.
O clube mantém, de resto, bem vivas as esperanças de vir a apurar-se para as competições europeias, visto que está, atualmente, a meros nove pontos do quarto classificado, o Braga. Agora, todas as atenções estão viradas para a visita ao AVS, que está agendada para as 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo.