Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Dimas: Do Euro 2000 imaculado à lesão no Sporting que sentenciou a carreira

Ex-lateral esquerdo e internacional por Portugal marcou uma era no futebol, mas a passagem por Alvalade esteve longe de ser como se esperava

Uma grave lesão no joelho esquerdo dificultou o rendimento de Dimas no Sporting e, ao fim de uma época, acabou emprestado ao Marseille
Uma grave lesão no joelho esquerdo dificultou o rendimento de Dimas no Sporting e, ao fim de uma época, acabou emprestado ao Marseille

  |

Icon Comentário0

Dimas Manuel Marques Teixeira nasceu a 16 de fevereiro de 1969 em Joanesburgo, África do Sul. Começou a sua carreira no futebol como avançado nos juniores da Académica de Coimbra, mas foi integrado no plantel principal em 1987, ano em que passou a jogar como defesa esquerdo. Aos 18 anos, fez a sua estreia na primeira divisão, numa época difícil para a Académica, que acabou por descer de divisão. 


Após a sua passagem pelo emblema dos estudantes, Dimas rumou ao Estrela da Amadora e a sua entrega ao jogo chamou a atenção de grandes clubes nacionais. Assim, duas épocas depois, transferiu-se para o Vitória de Guimarães, onde continuou a sua ascensão no futebol português.


Em 1994, Dimas foi contratado pelo Benfica. No clube da Luz, conquistou a Taça de Portugal e tornou-se presença assídua na Seleção Nacional, destacando-se no Euro 1996. Nesse mesmo ano, foi a Juventus a apostar no defesa português. Durante o seu tempo em Turim, Dimas conquistou dois campeonatos italianos e chegou à final da Liga dos Campeões em 1998, embora tenha sido derrotado pelo Real Madrid.


No final dessa mesma época, Dimas mudou-se para o Fenerbahçe, da Turquia, após uma temporada onde teve poucas oportunidades de jogo. Após a sua experiência na Turquia, Dimas rumou à Bélgica para jogar no Standard Liège, onde teve a oportunidade de se destacar novamente e garantir um lugar na Seleção Nacional para o Euro 2000. No torneio, Portugal fez uma excelente campanha, chegando às meias-finais, e Dimas foi uma das peças-chave dessa equipa.

Após a boa participação no Euro 2000, Dimas transferiu-se para o Sporting, onde foi colega de Rui Jorge. No entanto, uma grave lesão no joelho esquerdo dificultou o seu rendimento, limitando a sua presença em campo a apenas 16 jogos, com dois golos marcados. Na sua primeira temporada Alvalade, ergueu a Supertaça, enquanto que na segunda, apesar de apenas ter feito três jogos de leão ao peito antes de deixar o Clube, fez parte da equipa que venceu a Taça de Portugal e o campeonato nacional.


Emprestado pelo Sporting, por não ser opção para Lazlo Boloni, ainda atuou pelo Olympique de Marseille, onde terminou a sua carreira aos 33 anos, após uma experiência de curto prazo. Depois de pendurar as botas, Dimas não se afastou do futebol. Em 2009, tornou-se diretor no Estoril e, em 2011, foi nomeado embaixador da "Escolinha do Figo", um projeto de formação liderado por Luís Figo. Além disso, Dimas exerceu funções de treinador-adjunto, passando por clubes como Barnsley e Al-Hilal, comandado atualmente pot Jorge Jesus, ex-treinador do Sporting.


Futebol

Iturralde González diz que não havia motivos para penálti no Sporting – Arouca: "Nada"

Antigo árbitro internacional espanhol analisou atuação de Miguel Nogueira, e do VAR, na receção dos leões aos arouquenses

Iturralde González abordou polémica arbitragem de Miguel Nogueira no Sporting - Arouca e deixou tudo em pratos limpos
Iturralde González abordou polémica arbitragem de Miguel Nogueira no Sporting - Arouca e deixou tudo em pratos limpos

  |

Icon Comentário0

Iturralde González defende que Miguel Nogueira, árbitro do Sporting – Arouca, esteve bem ao não assinalar uma eventual grande penalidade de João Simões, que jogou, de forma inadvertida, a bola com a mão dentro da grande área dos leões. O antigo árbitro espanhol esclareceu também que o primeiro golo do Clube de Alvalade é legal. Após o encontro, foram várias as vozes a apontar o dedo à equipa de arbitragem.


Iturralde González sobre lance polémico no Sporting - Arouca: "Não há nada"


"Não há nada de nada [alegada falta de Gonçalo Inácio no início da jogada]. O jogador do Sporting coloca um pouco o braço e o jogador do Arouca faz mal o passe e deixa-se cair. Não vejo uma situação de um empurrão claro. Há um ligeiro contacto, mas para mim não é suficiente para derrubar o jogador", defende Iturralde González, abordando o lance no Sporting – Arouca.


Relativamente ao lance de João Simões, Iturralde González explica que não havia motivos para o castigo máximo: "É claro que a bola lhe toca na mão esquerda, mas não é uma mão punível, porque o remate é feito a 3 ou 4 metros do jogador. É um remate forte e o jogador do Sporting não pode tirar a mão de onde a tem, ou seja, tem-na numa posição natural perante esta ação. Não tem intenção, não tem a mão separada do corpo e não ganha volumetria".

Recorde-se que a arbitragem de Miguel Nogueira no Sporting – Arouca deu muito que falar, sendo os leões tiveram uma grande penalidade contra, num lance entre Morten Hjulmand e Henrique Araújo. O capitão da turma de Rui Borges, mais tarde, na segunda parte, haveria de ser expulso por acumulação de amarelos. 


O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 17h45, na deslocação ao reduto do Borussia Dortmund. O jogo diz respeito à segunda eliminatória do play-off de acesso aos oitavos de final, isto depois da derrota caseira sofrida, por 3-0, no Estádio José Alvalade, numa noite para esquecer.


Futebol

Desejo de Quenda após sair do Sporting revelado pela imprensa estrangeira

Considerado uma das maiores promessas da Academia Cristiano Ronaldo, jovem prodígio dos verdes e brancos tem vários interessados no mercado

Ben Jacobs garante que Geovany Quenda quer rumar ao Manchester United após deixar o Sporting, mas red devils só dão 40 milhões
Ben Jacobs garante que Geovany Quenda quer rumar ao Manchester United após deixar o Sporting, mas red devils só dão 40 milhões

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda quer rumar ao Manchester United caso deixe o Sporting. No entanto, os valores oferecidos pelo clube de Ruben Amorim não vão, para já, ao encontro das expectativas do Clube de Alvalade, que pretende encaixar um montante superior ao que está a ser oferecido pelo emblema de Old Trafford.


A informação está a ser avançada por Ben Jacobs - jornalista britânico especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, garantindo que o Sporting está disposto a vender o jovem por 60 milhões de euros, apesar de a cláusula de rescisão ser de 100M. No entanto, os red devils não valorizam o jogador em mais de 40M.


A mesma fonte afirma que Quenda "está certamente interessado em mudar-se para o Manchester United" e que "as negociações" estão a avançar para ver se é possível chegar a um acordo prévio antes do verão. Para tal, é necessário que ambas as partes cheguem a um acordo para diminuir a distância entre os valores pedidos.


Recentemente, o jovem prodígio da Academia Cristiano Ronaldo foi destaque em Espanha. O AS revelou PSG, Barcelona e Manchester City vêm acompanhando de perto o extremo, mas recordou que os red devils já reservaram o internacional português, apesar de Ben Jacobs garantir que não há acordo.

Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 38 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.716 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.



Futebol

90 milhões por Gyokeres: Sporting tem proposta de cara conhecida

Clube de Alvalade já está a par das intenções dos interessados na contratação do avançado sueco, mas jogador terá tomado posição quanto à saída

Manchester United dá 90 milhões de euros ao Sporting por Viktor Gyokeres, mas avançado sueco quer disputar a Liga dos Campeões
Manchester United dá 90 milhões de euros ao Sporting por Viktor Gyokeres, mas avançado sueco quer disputar a Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

O Manchester United quer contratar Viktor Gyokeres no mercado de verão. No entanto, a decisão do avançado do Sporting estará definida e, saindo de Alvalade, o 'camisola 9' dos verdes e brancos almeja um clube que esteja em melhor situação desportiva do que a equipa de Ruben Amorim.


A informação está a ser avançada pelo Fichajes - portal espanhol especializado em transferências - garantindo que os red devils não vão além dos 75 milhões de libras (90M de euros), menos 10% do valor total presente no contrato que liga o ponta de lança internacional sueco ao Clube de Alvalade.


A mesma fonte revela que, além do emblema de b, depois de ter noticiado que o Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, terá colocado um plano em marcha para juntar Gyokeres e Kylian Mbappé. Estando disposto a vender Vinicius Júnior para que o francês possa jogar como avançado interior esquerdo.


Recentemente, foi avançado que Viktor Gyokeres não tinha quaisquer intenções de se juntar ao Manchester United e reencontrar Ruben Amorim, uma vez que a terrível classificação dos red devils na Premier League (atualmente 15.º classificado) não permitia ao goleador disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 36 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.847 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez sete assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alisson Santos metido em alhada antes de assinar com o Sporting
Futebol

Alisson Santos metido em alhada antes de assinar com o Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino confirmado sobre St. Juste; Notícias nada agradáveis para o central do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino confirmado sobre St. Juste; Notícias nada agradáveis para o central do Sporting

 

Icon Comentário0
Abel Ferreira faz exigência após o Palmeiras – São Paulo: "Não pode ser"
Futebol

Abel Ferreira faz exigência após o Palmeiras – São Paulo: "Não pode ser"

 

Icon Comentário0