![Ex-treinador do Sporting está deliciado com Gyokeres e admite: "Foi uma surpresa"](/storage/media-items/images/2025/01/viktor-gyokeres_20250123070017.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jorge Jesus fez várias revelações numa entrevista concedida ao Canal 11 e depois de ter confessado que Geovany Quenda foi um dos alvos pensados no último mercado pelo Al Hilal, clube que treina atualmente, também recordou a saída do Benfica diretamente para o Sporting, em 2015, ao cabo de seis temporadas na Luz, bem como um eventual regresso a Portugal.
"Já estive muito mais próximo de regressar, mas é um campeonato que eu adorei jogar, com muita qualidade, uma paixão enorme. Gostava de um dia voltar, mas não quero fazer a mesma coisa que fiz quando saí do Benfica para o Sporting. Nunca mais vou fazer a mesma coisa", garantiu o treinador, de 70 anos, que cumpre a sua segunda temporada seguida no Médio Oriente.
Ainda sobre este tema, Jorge Jesus admitiu ter o desejo de se tornar o "treinador da Primeira Liga com mais jogos", embora acredite que isso seja "difícil". "Atingi um patamar, como a minha equipa técnica toda... Não digo que será difícil só em Portugal, na Europa também", frisou, embora sem descartar a possibilidade de vir a orientar a seleção nacional ou de, por outro lado, regressar ao Brasil, onde já brilhou pelo Flamengo.
Também sobre o Sporting, o técnico luso voltou a justificar os motivos que o levaram a aceitar o convite de treinar o emblema de Alvalade: "Teve uma questão diferente, teve a questão sentimental do meu pai. O meu pai, Sportinguista, jogador do Sporting, fazia-me várias perguntas nos últimos anos da vida dele. "Porque é que eu não treino o Sporting?", dizia. Eu respondia "bem, porque não me convidam". E no dia em que me convidaram, eu fiz-lhe isso. Não me arrependo, em nada, é verdade que ele não viu, morreu antes, mas foi por ele".
Importa lembrar que Jorge Jesus treinou o Sporting entre 2015 e 2018, tendo conquistado uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, em 2016 e 2018, respetivamente. No currículo, soma ainda passagens por clubes como Benfica, Sporting de Braga, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Flamengo e Fenerbahçe, entre outros.
Central costa-marfinense é desejado por um emblema da Premier League, mas fala-se numa proposta inicial que está abaixo da cláusula
|
O Chelsea tem intenções de materializar, muito em breve, o interesse em Ousmane Diomande e, nesse sentido, já começou a preparar a oferta milionária que vai apresentar ao Sporting para levar, já no verão, o central costa-marfinense para Inglaterra.
O defesa, de 21 anos, integra a lista de alvos dos blues, de acordo com o jornal espanhol MundoDeportivo, e em causa, segundo a mesma fonte, está uma proposta inicial de 60 milhões de euros. O valor, apesar de avultado, está abaixo dos 80 milhões da cláusula de rescisão.
Diomande é visto como um jogador com muito potencial pela Direção leonina, pelo que as negociações se avizinham complicadas e demoradas. O facto do costa-marfinense ter assumido a titularidade também promete aumentar o interesse na sua contratação e, assim, aumentar a lista de interessados.
Com 31 jogos realizados esta época de 2024/25, Diomande está a apenas sete jogos de igualar o número de partidas que realizou no ano passado, dado demonstrativo do aumento de importância no plantel agora orientado pelo treinador Rui Borges e que lhe valeu, até, um prémio recentemente.
Avaliado em 40 milhões de euros, o central tem contrato válido com os Leões até junho de 2027. Foi contratado em janeiro de 2023 aos dinamarqueses do FC Midtjylland, a troco de 7,5 milhões de euros imediatos, mais 5 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Titular dos leões esteve muito perto de desviado para França, o que não chegou a acontecer porque a direção deste clube não quis dar 8 milhões de euros
|
O Brest veio a público revelar os detalhes da aproximação a Viktor Gyokeres, ainda antes do avançado ter assinado pelo Sporting. Grégory Lorenzi, diretor desportivo do emblema francês, recusou à data dar - imagine-se - 8 milhões de euros pelo internacional sueco, razão pela qual o negócio acabou por cair por terra.
Em declarações ao jornal francês L'Équipe, o dirigente explicou tudo: "O agente de Viktor Gyokeres disse-me que fui o único diretor desportivo francês que lhe telefonou quando ele estava no Coventry. Eu estava disposto a pagar 4 a 5 milhões de euros, mas o preço pedido era de 8 milhões" referiu Lorenzi ao órgão de comunicação em causa.
O avançado sueco tem estado a contas com problemas físicos e falhou o último treino antes do próximo jogo, diante do Borussia Dortmund, tendo Rui Borges dito na antevisão da partida que Gyokeres está em dúvida até à entrada em campo, embora as indicações que têm surgido sejam que o avançado irá jogar e que até poderá alinhar de início. De recordar que o Sporting enfrenta esta terça feira, dia 11 de fevereiro a equipa alemã, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Inicialmente, vale notar, o Sporting pagou 20 milhões de euros, mais 4 milhões por objetivos e custos de intermediação por Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 33 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.704 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez seis assistências.
Jovem defesa central dos leões foi contratado na época passada, quando Ruben Amorim estava à frente da equipa. Nunca conseguiu encontrar espaço
|
O Sporting continua à procura de ‘arrumar a casa’, e colocar alguns dos excedentários do plantel de Rui Borges em destinos onde possam jogar com maior regularidade. Mesmo com o mercado fechado em Portugal, a Direção dos leões conseguiu encontrar solução para Rafael Pontelo, jovem defesa central que faz parte dos quadros dos verdes e brancos.
O defesa central de 22 anos já tinha começado a temporada emprestado, aos cipriotas do Pafos. No entanto, essa cedência terminou de forma precoce, devido ao facto de o jogador não estar a ter os minutos que eram desejados para que pudesse rodar e crescer enquanto atleta.
Tendo em conta essas circunstâncias, o Sporting decidiu terminar mais cedo o empréstimo, e ceder o jogador a novo clube. Sabe-se, agora, que Rafael Pontelo vai terminar a época no Auda, clube que é, atualmente, quarto classificado na primeira liga da Letónia.
Foi o próprio clube letão que anunciou, fazendo uso da sua conta na rede social Instagram, a contratação de Rafael Pontelo, defesa central de 22 anos, até ao resto da temporada. Os detalhes do negócio são, neste momento, desconhecidos.
Formado no Ponte Preta, o jovem defesa passou por Valladollid, Cruzeiro e Leixões, antes de rumar ao Sporting, em 2024, por valores a rondar os 750 mil euros. Pelos verdes e brancos, jogou duas partidas, e chegou a sagrar-se campeão nacional na temporada 23/24.