Futebol
Rui Borges deve sair do Sporting? Gonçalo Monteiro responde sem hesitar
14 Set 2026 | 17:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Mar 2026 | 17:06 |
À margem da conferência de imprensa de antevisão ao Bodø/Glimt - Sporting, Rui Borges foi questionado sobre o facto de o encontro sobre a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Tondela, ter sido adiada - para data ainda não definida -, lembrando que os leões apenas exerceram de um direito.
Rui Borges: "Se temos esse direito, é tirar proveito dele"
"Temos esse direito. Optámos por essa oportunidade, vínhamos de três jogos consecutivos, mais o de amanhã, jogos de exigência grande. É importante dentro daquilo que é a eliminatória da Liga dos Campeões. Se temos esse direito, é tirar proveito dele", começou por referir, antes de prosseguir.
Rui Borges: "Se calhar já teríamos adiado um ou outro jogo"
"Se calhar já teríamos adiado um ou outro jogo, não conseguimos, é o que é, são as regras. Claro que gostávamos de ter sempre semanas normais, porque a equipa respira mais e treina mais um pouco daquilo que é estar preparada para o jogo", sublinhou Rui Borges.
Vale lembrar que o Sporting terminou a fase de liga da prova milionária na sétima posição, com 16 pontos amealhados em oito partidas disputadas. Os verdes e brancos terminaram com cinco vitórias (Athletic Bilbao, PSG, Club Brugge, Marselha e Kairat), um empate (Juventus) e duas derrotas (Bayern Munique e Napolli).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 11 de março, frente ao Bodø/Glimt. O encontro, a contar para primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, diante da turma norueguesa, jogar-se-á às 20h00, no Aspmyra Stadion.
Um dos lances que mais críticas suscitou aconteceu logo aos 7 minutos, quando Rodrigo Pinheiro derrubou Maxi Araújo dentro da área
15 Set 2026 | 11:30 |
O Sporting não pretende alterar a estratégia que tem seguido relativamente às arbitragens, apesar de considerar que houve decisões erradas no encontro frente ao Famalicão (1-1). O empate na sexta jornada deixou os responsáveis leoninos insatisfeitos com o desempenho da equipa de arbitragem, mas não deverá provocar uma mudança na postura do Clube.
Um dos lances que mais críticas suscitou aconteceu logo aos 7 minutos, quando Rodrigo Pinheiro derrubou Maxi Araújo dentro da área do Famalicão. Luís Godinho mandou seguir e Bruno Esteves, responsável pelo VAR, não recomendou qualquer revisão do lance. A decisão é considerada errada de forma consensual pelos especialistas de arbitragem.
Apesar do desagrado interno, o Sporting não deverá seguir o caminho adotado por Porto e Benfica, que têm assumido uma posição mais interventiva e crítica em relação às decisões dos árbitros. Em Alvalade, a preferência continua a passar por uma postura mais discreta, numa tentativa de evitar o aumento da tensão em torno da arbitragem.
O Presidente leonino, Frederico Varandas, já transmitiu a intenção de contribuir para que os árbitros disponham das melhores condições e ferramentas possíveis para desempenhar a sua função, procurando reduzir o espaço para polémicas.
A orientação também é seguida por Rui Borges, que evita entrar em discussões públicas sobre arbitragem sempre que é questionado. Depois do encontro em Famalicão, tanto o treinador como Maxi Araújo assumiram as próprias responsabilidades, sem procurar justificar o resultado através da atuação de Luís Godinho e Bruno Esteves.
Atleta de 21 anos chegou a ser convocado frente ao Vitória de Guimarães e, diante do Alverca, foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória por 3-1
15 Set 2026 | 10:53 |
Ibrahima Ba vai ficar afastado da competição durante as próximas semanas e a previsão é de que só volte a estar disponível em outubro. A intenção do Sporting passa por ter o central nas opções de Rui Borges para a receção ao Braga, marcada para 9 do próximo mês, numa altura em que o jogador deverá estar totalmente recuperado.
O defesa de 21 anos de idade continua a sentir algumas queixas no joelho direito, precisamente a zona que foi intervencionada cirurgicamente em maio. Perante este cenário, os responsáveis leoninos preferem não acelerar o regresso, segundo o jornal 'Record'.
Ba tem vivido meses particularmente complicados. Depois de sofrer uma entorse no joelho no encontro com o Estoril, a 26 de abril, acabou por ser operado ao menisco no mês seguinte. Seguiu-se um período de recuperação e trabalho específico.
O atleta chegou a ser convocado frente ao Vitória de Guimarães e, diante do Alverca, foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória por 3-1. Depois disso, deixou de entrar nas escolhas de Rui Borges, que explicou inicialmente a ausência com um traumatismo sofrido nesse encontro.
Desde então, Ba não voltou a ser utilizado e, frente ao Famalicão, acompanhou a partida a partir da bancada. Nos últimos dias, o central tem realizado trabalho específico no ginásio, enquanto a equipa técnica acompanha de perto a evolução do joelho.
Dois últimos resultados acabaram por ter um ponto em comum: Clube de Alvalade deixou fugir vantagem já perto dos minutos finais
15 Set 2026 | 09:56 |
Rui Borges continua a ter a confiança total da administração do Sporting. O empate diante do Famalicão (1-1), depois da igualdade frente ao Estrela da Amadora (2-2), não alterou a posição de Frederico Varandas, que mantém a convicção de que o treinador é o homem indicado para conduzir os leões na luta por novos títulos.
A Direção leonina tem consciência de que o técnico está a trabalhar com um plantel bastante diferente daquele que tinha anteriormente à sua disposição. A profunda renovação do grupo deixou a equipa com uma média de idades pouco acima dos 23 anos, sendo encarada como um processo que necessita de tempo para ganhar consistência.
Apesar dos quatro pontos deixados pelo caminho nos jogos disputados na Reboleira e em Famalicão, o cenário não é visto com preocupação pela estrutura do futebol profissional. Em Alvalade, acredita-se que a distância para os adversários diretos ainda pode ser anulada até ao final da temporada.
O timoneiro, de 45 anos, tem assumido que o trabalho está longe de estar concluído. O treinador procura implementar uma abordagem mais pragmática e, ao mesmo tempo, integrar os vários jogadores que chegaram ao plantel durante a reformulação, numa adaptação que ainda está a decorrer.
Os dois últimos resultados acabaram por ter um ponto em comum: o Sporting deixou fugir a vantagem já perto do final, apesar de ter controlado grande parte das partidas. Foi assim frente ao Estrela da Amadora e voltou a acontecer diante do Famalicão. Ainda assim, esses deslizes não colocaram em causa a continuidade do técnico.
Rui Borges deve sair do Sporting? Gonçalo Monteiro responde sem hesitar
14 Set 2026 | 17:26
Gonçalo Inácio vive maré de azar e fica a poucos autogolos de bater recorde do Sporting
14 Set 2026 | 16:19
De Zerbi entrou em desespero e já pediu titular do Sporting ao Tottenham
14 Set 2026 | 15:29