
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Estrela da Amadora – Benfica, da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic, ainda está a decorrer. No entanto, Diogo Travassos, lateral cedido pelo Sporting, já fez o gosto ao pé e encheu o olho dos adeptos verdes e brancos. Recorde-se que o jovem de 20 anos se encontra emprestado pelo Clube de Alvalade desde o início da presente temporada.
Aos 28 minutos, após uma bela jogada do Estrela da Amadora, Diogo Travassos tentou a sua sorte com um remate fora da área e acabou por ser recompensado. Apesar de ter tido um pouco de sorte, dado que a bola sofreu um desvio, o lateral emprestado pelo Sporting acabou mesmo por finalizar com sucesso.
Na presente temporada, e até ao encontro com o Benfica, Diogo Travassos – avaliado em 300 mil euros – tinha realizado 13 encontros com a camisola do Estrela da Amadora: 11 na Liga Portugal Betclic e dois na Taça de Portugal. Ao todo, nos 687 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral do Sporting ainda não tinha contabilizado qualquer golo ou assistência.
Apesar das várias lesões no plantel do Sporting, o regresso de Diogo Travassos ao plantel de Rui Borges não esteve em cima da mesa. A razão é que os responsáveis verdes e brancos não querem travar o processo de evolução do lateral dos leões, preferindo que o mesmo continue a progredir no Estrela da Amadora.
Diogo Travassos é um dos grandes valores da formação do Sporting. Apesar de ainda não se ter estreado na equipa principal, o jovem lateral de 20 anos tem reais possibilidades de integrar a equipa principal do Clube de Alvalade na próxima temporada, no que seria o culminar de um percurso com mais de 10 anos.
Confira o golo de Diogo Travassos, lateral do Sporting, no Estrela da Amadora - Benfica:
Jovem jogador chegou aos leões em março, depois de meses em rutura com o Leiria. É uma promessa para o futuro que já vai confirmando o potencial
|
Frederico Varandas parece decidido em fechar o plantel de Rui Borges para 25/26 o mais cedo possível, e, depois de já ter garantido alguns reforços, continua a trabalhar noutros. Um dos destaques em relação ao mercado é Alisson Santos, que já vai confirmando todo o seu potencial em no Sporting.
O jogador brasileiro reforçou o Sporting proveniente do Vitória de Bahia, num processo longo que começou em janeiro e só terminou a 22 de março, quando se confirmou a transferência e Alisson deixou Leiria (onde estava emprestado pelo clube brasileiro) rumo a Lisboa para reforçar, desde logo, os leões.
Quando chegou à Academia Cristiano Ronaldo, foi posto na equipa B, para realizar um período de adaptação em Alcochete. No entanto, os responsáveis técnicos verdes e brancos terão ficado agradados com o que viram, e já colocaram o extremo brasileiro a treinar com a equipa principal do Sporting.
A decisão terá mesmo sido tomada por Rui Borges, treinador do Sporting. O técnico português terá gostado do que viu nos treinos de Alisson com a equipa B, e decidiu promovê-lo ao plantel principal, com vista a uma preparação mais atempada da próxima temporada 25/26.
Do lado do jogador, tudo está bem, encontrando-se muito cómodo em Lisboa e na Academia Cristiano Ronaldo. Em relação às suas características, os treinadores do Sporting estarão impressionados com o poder de explosão, capacidade no um para um e facilidade de remate. Com a noção de que tem um diamante por lapidar em mãos, Rui Borges quer despachar o processo de adaptação até ao início da pré temporada, para que Alisson possa contribuir para a equipa logo desde o inicio da próxima época.
Extremo internacional pela seleção de Moçambique tem estado a grande nível com Rui Borges, e deve ser recompensado em breve pelos desempenhos
|
Geny Catamo tem sido um dos jogadores em grande destaque desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Com Frederico Varandas a preparar a próxima temporada, o dossier relativo ao moçambicano torna-se prioritário e os leões querem resolver a situação assim que possível.
Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.
Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.
Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.
No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.
Jogador tem dupla nacionalidade por Portugal e Espanha, e ocupa as posições mais defensivas do terreno, destacando-se como defesa central
|
É uma surpresa no Universo do Sporting. A Direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, vai preparando o futuro do Clube, com atenção a muitos jovens promissores. Um deles, que pode estar prestes a ser reforço de Rui Borges nos verdes e brancos é Álvaro Brito Cenalmor.
O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.
O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.
Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.