
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande tem sido o patrão da defesa do Sporting desde a saída de Sebastián Coates. O central vem colecionando interessados, com Arsenal e Chelsea a chegarem-se à frente pela contratação do jogador verde e branco já neste mercado de inverno.
Segundo informação revelada pelo portal CaughtOffside, os blues estão na frente da corrida pelo 'camisola 26' de Rui Borges e o Clube de Alvalade está disposto a abrir mão do jogador por valores que rondam os 50 e os 60 milhões de euros, numa altura em que um dos centrais deverá estar de saída, como noticiou em Exclusivo o Leonino.
Aa mesma fonte explica que, além de Chelsea e Arsenal, Manchester United e Bayern Munique também têm o atleta bem referenciado. No entanto, os britânicos garantem que Diomande prefere a Premier League, pelo que os bávaros estão praticamente fora de hipótese.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 26 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 1.980 minutos disputados.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia. De momento, os leões já pagaram, no total, 10,8M.
Jogador do Lille está prestes a terminar contrato com o emblema francês no final do mês e fica livre para assinar por novo emblema
|
Jonathan David é o grande alvo da Juventus para o próximo mercado de verão. O jogador vai terminar contrato com o Lille em junho e pode assinar a custo zero. A 'vecchia signora' tinha Viktor Gyokeres debaixo de olho, mas, dadas as circunstâncias, preferem contratar o avançado canadiano e há assim menos um interessado no goleador sueco.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Tuttosport, a Juventus está muito empenhada em fechar o acordo com Jonathan David, tendo em vista a mudança do internacional canadiano para Turim. Os transalpinos beneficiam do facto do avançado se encontrar em final de contrato com o Lille e, consequentemente, estar disponível para assinar a custo zero.
Caso as negociações com Jonathan David falhem, a Juventus irá focar-se na contratação de Gyokeres. Nesse caso, vale sublinhar que o clube italiano está mesmo disposto a investir os 60 milhões de euros do prémio de apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões na proposta que poderá ser apresentada ao Sporting.
De resto, a Juventus tem ainda outros avançados bem referenciados e que são também opções válidas para o reforço do ataque da equipa italiana. Gonçalo Ramos, do Paris Saint-Germain, Mateo Retegui e Ademola Lookman, que representam a Atalanta também fazem parte da lista de reforços da vecchia signora. Em sentido inverso, Dusan Vlahovic pode estar de saída no mercado de verão.
Contratado ao Coventry City, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros aos quais acresceram bónus, Gyokeres soma 102 jogos, 97 golos e 27 assistências, em duas temporadas ao serviço do Sporting. Em Avalade, o internacional sueco conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal. O contrato do avançado com os leões é válido até junho de 2028 e prevê uma cláusula de rescisão de 100M.
Jogador revelou que sueco "nunca tem o suficiente", tendo defendido ser benéfico enfrentá-lo com regularidade porque consegue melhorar os seus pontos fracos
|
Zeno Debast confessou que é complicado enfrentar Viktor Gyokeres nos treinos do Sporting. O internacional belga concedeu uma entrevista, onde além de explicar o que sentiu com a saída de Ruben Amorim, deixa rasgados elogios ao goleador leonino
Zeno Debast: "Gyokeres? É um monstro, um jogador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi"
Questionado sobre como é treinar com Viktor Gyokeres no Sporting, Zeno Debast nem pensou duas vezes: "É um monstro, um trabalhador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi. Nunca se satisfaz. É preciso ter dormido bem e tomado um bom pequeno almoço antes do treino. Caso contrário, não vai correr bem. Treinar contra jogadores assim torna-nos melhores”, disse ao jornal belga Het Laatste Nieuws,
A temporada do belga foi marcada pela sua polivalência em campo, podendo atuar como defesa-central ou médio, algo que acabou por surgir de forma natura, apesar da adaptação ter sido complicada: "Jogava como lateral direito, lateral esquerdo, defesa-central, médio ofensivo. Com a bola isso não era tão difícil, mas quando perdíamos a posse, às vezes era complicado”.
“Tinha dificuldade principalmente com o meu posicionamento, pensava 'devo continuar ou deixar a bola passar?'. De repente, também tinha de pressionar com o avançado e ficava com as costas viradas para a baliza”, acrescentou Zeno Debast sobre o processo de habituação a novas funções.
Zeno Debast: "Rui Borges? Também me vê como um médio e quis dar-me uma oportunidade"
Ainda assim, Debast revelou que a ideia partiu do treinador Rui Borges: "Falei com ele. Também me vê como um médio e quis dar uma oportunidade a isso. A escolha acabou por dar certo e continuei nessa posição. Cresci e fui criado como defesa-central, esses automatismos estão dentro de mim, às vezes ainda treino nessa posição, isso foi discutido internamente. Não quero perder as subtilezas e a sensação de defender”.
Números do goleador sueco foram comparados aos dos companheiros de equipa e há quem afirme que o jogador está noutro patamar face aos colegas e rivais
|
Bruno Prata diz que Viktor Gyokeres está muito acima dos restantes colegas no Sporting, bem como os jogadores rivais do Benfica. O especialista elegeu o pupilo de Rui Borges como “o melhor e o mais influente” jogador da Liga Portugal Betclic desta temporada.
Bruno Prata: "Viktor Gyokeres foi, claramente, o jogador supremo"
“Ninguém discute que Viktor Gyokeres foi, claramente, o jogador supremo, com muita vantagem sobre Hjulmand, Trincão, Pavlidis e Carreras, príncipes num reino em que o nórdico foi o verdadeiro soberano”, começa por referir Bruno Prata, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
Para o comentador, os golos marcados pelo camisola 9 tornam-no, não só no jogador “mais influente”, como também no MVP da liga portuguesa: “Ora, a grande prova de que Gyokeres é uma escolha pacífica e consensual resulta de ele reunir a unanimidade nos dois planos. O sueco foi o melhor marcador da Liga (39 golos e mais 7 assistências), tendo somado, no conjunto das provas, 54 golos e 12 assistências, em 52 jogos”.
Bruno Prata: "Rui Borges acabou por ser reconhecido como o treinador do ano"
Por outro lado, Bruno Prata considera também que Rui Borges foi o melhor treinador do campeonato, deixando, ainda assim, uma ressalva: “Rui Borges acabou por ser reconhecido como o treinador do ano, da mesma forma que Bruno Lage o seria se o Benfica não tivesse falhado nos derradeiros ‘match points’. Têm méritos indiscutíveis, mas nenhum deles se afirmou de forma incontestável”.
A terminar, Bruno Prata destaca Geovany Quenda - que alcançou registos impressionantes, em 2024/25 - como “revelação do ano”, a par de Rodrigo Mora, do Porto: “O sportinguista brilhou a grande altura na primeira metade da época, antes de ter uma quebra natural que coincidiu com a assinatura do contrato que o irá levar, em 2026/27, para o Chelsea”.