Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Dirigente do Sporting descrito como “humilde”, “calmo” e “negociador implacável”

Jornal norte-americano, 'The Athletic', falou com vários antigos companheiros para traçar o perfil de elemento chave no Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Out 2024 | 16:59 |

Icon Comentário0

Já é oficial a ida de Hugo Viana para o Manchester City, e o ainda atual diretor desportivo do Sporting vai dar um grande passo na carreira. O português de 41 anos era praticamente um desconhecido em Inglaterra, mas agora as pessoas querem saber mais sobre o antigo jogador verde e branco.


Por causa disso, o jornal 'The Athletic', fez um artigo onde traçou um perfil de Hugo Viana, e falou com várias pessoas que trabalharam com o diretor desportivo do Sporting: "Gostei de trabalhar com muitas pessoas, mas ele tem um perfil único. O Hugo é uma superestrela em todos os aspetos”, disse José Chieira, diretor de scouting no Sporting entre 2018 e 2021.


"Tem um código profissional e moral completamente inegociáveis. Respeita as pessoas e dá-lhes espaço nas suas funções. É muito calmo, não tem a necessidade de se impor pela força. Deixa as coisas correrem naturalmente. Acima de tudo, gosta de fazer perguntas e de ouvir", acrescenta Chieira.


Domingos Paciência foi outro convidado a falar de Hugo Viana: "Ele sabia como é que as coisas funcionavam, era uma pessoa do futebol, muito estável e ponderado. Transmite uma sensação de calma. Fiquei feliz quando veio trabalhar comigo, tínhamos uma boa relação." O antigo treinador do Sporting comandou Viana no Braga e acrescentou: "Podias discutir futebol com ele. Falávamos de aspetos muitos diferentes do jogo".

Silas, que também trabalhou com Viana no Sporting, concorda. "É uma pessoa calma, que geralmente procura resolver os problemas pelo diálogo. É muito fácil lidar com ele. Para mim foi muito positivo." O 'The Athletic' adjetivou Hugo Viana como humilde, e que não gosta de aparecer e raramente fala à imprensa, mas faz questão de estar sempre perto da equipa.


O jornal também adjetivou o diretor desportivo do Sporting como "um negociador implacável", e deu o exemplo da contratação de Gyokeres. "Entende os argumentos que tem de utilizar para fazer com que o Sporting se imponha num mercado muito agressivo e competitivo. Acima de tudo, é a forma como ele planeia as operações e aproveita as oportunidades, com as suas capacidades de socialização. Pode virar uma situação de mercado que inicialmente era desfavorável para o Sporting. Conecta-se com o jogador, mostra-lhe o projeto. Apresenta algo além de números", concluiu Chieira.


Futebol

Antes do Mundial, Vitinha deixa 'promessa' a Cristiano Ronaldo: "Por ele..."

Pouco tempo antes de ser conhecida a convocatória de Roberto Martínez, o capitão das Quinas foi enaltecido por um grande jogador da atualidade

Com o sonho de conquistar o Campeonato do Mundo de seleções, Cristiano Ronaldo espera ser decisivo na competição
Com o sonho de conquistar o Campeonato do Mundo de seleções, Cristiano Ronaldo espera ser decisivo na competição

19 Mai 2026 | 17:59 |

Icon Comentário0

Vitinha acredita que Portugal tem “tudo o que é preciso para alcançar grandes feitos”. Em declarações à FIFA, o médio afirmou estar “muito entusiasmado” por jogar um Mundial pela segunda vez na sua carreira. “Vejo-me agora com um papel mais ativo, um pouco mais importante do que antes. Estou a gostar dessa responsabilidade e a tentar dar o meu melhor para corresponder às expectativas”, garantiu.


Abordando das expectativas que os adeptos possam ter para Portugal, Vitinha espera que as pessoas assistam a partidas de “muita qualidade” da equipa das quinas, “mas, acima de tudo, que vejam o trabalho árduo e a determinação”, já que, defende, que a qualidade surge “naturalmente”, enquanto que “a vontade e o trabalho árduo são aspetos nos quais os jogadores têm de investir”.


Vitinha: "É preciso um pouco de sorte"


O médio português apontou, ainda, ao principal objetivo da equipa: A conquista inédita do Campeonato do Mundo. Vitinha afirmou, que “às vezes, tudo se resume aos detalhes” e que “também é preciso um pouco de sorte”, referindo que também há outros fatores que podem influenciar.

“Temos tudo o que é preciso para alcançar grandes feitos. Estamos a trabalhar arduamente para que, quando chegar a altura, possamos ter essa pitada de sorte e chegar perto de conquistar o Mundial”, destacou.


Vitinha: "Espero que possamos ganhar o Mundial com ele e também por ele”

No que toca a ser colega de Cristiano Ronaldo, Vitinha não tem dúvidas: “É fantástico”. “Ele é um dos melhores jogadores da história. Sinto-me muito orgulhoso por partilhar o balneário com ele, aprender e testemunhar o seu profissionalismo. Espero que possamos ganhar o Mundial com ele e também por ele”, atirou.

“A forma como ele encara o futebol: com extremo profissionalismo e seriedade. Não deixa nada ao acaso. Entra em campo sabendo que está 100% preparado e que fez tudo o que estava ao seu alcance pela equipa.”, respondeu Vitinha, dizendo que esta foi a maior lição que aprendeu com o capitão das quinas.

A convocatória de Roberto Martínez será anunciada esta terça-feira. Na fase de grupos do Campeonato do Mundo, Portugal está inserido no Grupo K, onde vai jogar com a República Democrática do Congo, dia 17 de junho, com o Uzbequistão, dia 23 e com a Colômbia, dia 28.


Futebol

Formado no Sporting surpreende e escolhe Torreense para vencer no Jamor

Antigo jogador verde e branco mostrou aquilo que pensa quanto à final da Taça de Portugal, que será disputada este domingo

Sporting e Torreense defrontam-se este domingo, dia 24 de maio, na partida que irá decidir o vencedor da Taça de Portugal
Sporting e Torreense defrontam-se este domingo, dia 24 de maio, na partida que irá decidir o vencedor da Taça de Portugal

19 Mai 2026 | 17:31 |

Icon Comentário0

Pedro Nuno da Silva Canoa, nascido a 14 de setembro de 1977, em Torres Vedras, no seio de uma família benfiquista, escolheu o Sporting para cumprir a sua formação depois de ter começado a dar os seus primeiros passos no Lourinhanense.


Nos anos 90, as oportunidades para os jogadores da formação dos leões alcançarem a equipa principal não se equiparavam às de agora, tendo-se vindo a afirmar como sénior ao serviço do Torreense. Nas vésperas da final da Taça de Portugal, partida que o deixa de coração dividido, mas, no entanto, em declarações a A Bola, revela quem gostaria de ver subir as escadarias do Jamor.


Canoa: "Gostava de ver o Torreense ganhar no Jamor"


“Passei dez anos no Sporting e 14 no Torreense. É difícil, são dois clubes que me dizem muito, em diferentes alturas da carreira, mas, sinceramente, gostava de ver o Torreense ganhar no Jamor, seria uma mudança de paradigma do futebol português, que as equipas de ligas inferiores podem chegar a uma final e até ganhar, como acontece em Inglaterra. Sabemos que os recursos são diferentes nos vários níveis competitivos, mas acho que era uma imagem boa para Portugal, o Torreense, da Liga 2, ganhar a Taça de Portugal”, começou por dizer.

Recuando no tempo, recorda a chegada ao Sporting, com apenas 13 anos: “Fui várias vezes observado pelo senhor Aurélio Pereira no Lourinhanense, estava um bocado escondido no limite do distrito de Lisboa, também tinha um convite do Benfica, mas optei pelo Sporting, pelos valores do clube e pela forma como foi tratado todo o processo. Cumpri lá a formação, fui campeão nacional de iniciados logo no primeiro ano e fui internacional jovem até aos sub-18".


"Nunca conseguiu chegar à equipa principal, onde tinha como referências Figo, Peixe, Paulo Torres, Filipe, Marinho, Oceano, Paulo Sousa, mas o Sporting marcou uma parte importante do seu crescimento: “Quando cheguei o treinador da equipa sénior era o Marinho Peres, não havia tanto espaço para jovens da formação, eram mais valorizados os jogadores com experiência do que propriamente um jogador de 18 anos com qualidade. Além de que não havia tanto esta vertente negocial, apenas existiam dois empresários, o Manuel Barbosa e o José Veiga, o Jorge Mendes veio depois", contou ainda.

Canoa: "O Sporting já tem muitas taças"

Tendo atingido o pico da sua carreira de sénior no Torreense, agora, não esconde a emoção de ver, 70 anos depois, a equipa azul-grená repetir a presença na final da Taça de Portugal: "No fundo, gostava que o Torreense fizesse história, o Sporting já tem muitas taças (risos), seria interessante até a nível de mentalidade de que são sempre os grandes é que ganham e que estão nos grandes momentos e nos grandes palcos", finalizou.

Sporting e Torreense defrontam-se este domingo, dia 24 de maio, no Estádio do Jamor. Com partida marcada para as 17h15, o Clube de Alvalade procura conquistar um troféu esta temporada, enquanto que a equipa de Torres Vedras procura fazer história na prova. 


Futebol

Ousmane Diomande atrasa-se na preparação para o Sporting - Torreense e motivo surpreende

Leões e conjunto de Torres Vedras medem forças este domingo, dia 24 de maio, em jogo da final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor

No treino de preparação para o Sporting - Torreense, Ousmane Diomande fez uma breve pausa para rezar antes de se integrar nos trabalhos
No treino de preparação para o Sporting - Torreense, Ousmane Diomande fez uma breve pausa para rezar antes de se integrar nos trabalhos

19 Mai 2026 | 17:27 |

Icon Comentário0

O Sporting iniciou esta terça-feira a preparação para a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, numa sessão realizada no Estádio Nacional, palco da decisão marcada para o próximo domingo. Um dos momentos que mais chamou a atenção acabou por envolver Ousmane Diomande, que foi dos últimos jogadores a juntar-se aos trabalhos orientados por Rui Borges.


O central chegou ao relvado depois dos restantes companheiros, mas não entrou imediatamente nos exercícios. Já no gramado do Jamor, Diomande fez uma breve pausa para rezar antes de se integrar no treino, situação que acabou por motivar a ‘demora’ do internacional costa-marfinense na sessão aberta à comunicação social.


O treino contou ainda com a presença de Frederico Varandas e ficou marcado por quatro ausências. Fotis Ioannidis, Morten Hjulmand, Iván Fresneda e Nuno Santos não subiram ao relvado com o restante grupo. No caso do capitão leonino, a permanência na Academia Cristiano Ronaldo aconteceu por precaução, depois do recente regresso à competição diante do Gil Vicente. Pote esteve presente com uma proteção na perna esquerda.


Desta forma, o Sporting procura terminar a temporada 2025/26 com um troféu, depois de assegurar o segundo lugar da Liga Portugal Betclic e o consequente regresso à Liga dos Campeões. A vitória diante do Torreense garantirá ainda presença na Supertaça frente ao Porto.

A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 24 de maio, diante do Torreense. O encontro, válido para a final da Taça de Portugal diante da turma orientada por Luís Tralhão, tem início marcado para as 17h15, no Jamor.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting leva peça de Rui Borges a leilão e preço só dispara
Futebol

Sporting leva peça de Rui Borges a leilão e preço só dispara

19 Mai 2026 | 12:25

Icon Comentário0
Alerta, Sporting! Apesar de época irregular, Geovany Quenda tem motivos para sorrir
Futebol

Alerta, Sporting! Apesar de época irregular, Geovany Quenda tem motivos para sorrir

19 Mai 2026 | 15:54

Icon Comentário0
Após polémica venda de bilhetes, adeptos do Sporting podem ser impedidos de entrar no Jamor
Futebol

Após polémica venda de bilhetes, adeptos do Sporting podem ser impedidos de entrar no Jamor

19 Mai 2026 | 15:20

Icon Comentário0