Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Nov 2020 | 14:10 |
A equipa principal de futebol do Sporting CP realizou, esta quarta-feira, 25 de novembro, mais uma sessão de trabalho. Os leões encontram-se a preparar o jogo do próximo sábado, no Estádio José Alvalade, frente ao Moreirense FC (20h30). https://twitter.com/Sporting_CP/status/1331603014256373760 Pedro Gonçalves ainda não está a 100%, tendo realizado “treino condicionado no relvado”. A grande novidade da sessão foi a chamada de Tomás Silva e Pedro Marques, jogadores da equipa B leonina, ao treino da equipa principal. O Sporting CP volta a treinar já esta quinta-feira, 26 de novembro, pelas 10h00, na Academia de Alcochete.
Fotografia de Sporting CP
Jogador do Clube de Alvalade falou aos jornalistas no final do encontro e mostrou-se bastante frustrado com o resultado da 26.ª jornada
30 Abr 2026 | 09:24 |
Após o empate (2-2) entre o Sporting e o Tondela, no Estádio José Alvalade, Daniel Bragança não escondeu a frustração da equipa, numa altura em que os leões voltaram a perder pontos de forma inesperada e complicaram ainda mais a luta pelo segundo lugar.
Daniel Bragança: "Em dois jogos acabámos por dificultar muito a nossa vida"
"É difícil explicar. Às vezes o futebol acaba por ser um pouco ingrato. E foi caricato aquilo que aconteceu nos descontos. Estávamos a ganhar 2-0 e nos descontos acabamos por sofrer dois golos em dois lances de bola parada. Acaba por ser... nem sei, nem sei. Sei que aquilo que fizemos nestes dois jogos não chega. A exigência que este Clube pede, os objetivos por que estávamos a lutar, em dois jogos acabámos por dificultar muito a nossa vida. Mas está feito, é levantar a cabeça", começou por dizer, à SportTV.
Daniel Bragança: "É inadmissível"
O médio rejeitou que o problema esteja ligado ao desgaste físico ou mental, apontando antes à falta de eficácia em momentos decisivos: “Não. Acho que não pode ser nem cansaço mental nem físico. A partir do momento em que estamos a ganhar 2-0 e nos descontos sofres dois golos, não pode acontecer. É inadmissível, na minha opinião. Nesta altura temos uma frustração enorme no balneário. Não há muita explicação, é sim dar a cara nos próximos jogos e ir à luta. E tentar fazer o melhor possível".
Daniel Bragança: "Nestes últimos dois jogos não estivemos ao nível do Sporting"
Daniel Bragança comentou também a reação dos adeptos, apelando ao apoio num momento delicado: “Acho que acaba por ser normal os adeptos demonstrarem um bocadinho a sua frustração. Faz parte porque nós nestes últimos dois jogos não estivemos ao nível do Sporting. Àquilo que é exigido. Mas aquilo que lhes peço é que não é só nas vitórias que têm de estar connosco. Peço que nos apoiem nesta fase mais complicada. Porque se é verdade que temos muita exigência, também acredito que eles têm exigência de nos apoiar e continuar a apoiar. Porque este grupo já lhes deu muita coisa. E que continuem a acreditar em nós. Estamos cá para dar a cara nestes momentos de frustração no final da partida. Continuem a acreditar em nós, porque não é só nas vitórias que precisamos deles. Precisamos deles em todos os momentos".
Por fim, reconheceu que a equipa já não depende apenas de si para alcançar o objetivo do segundo lugar: “Agora não dependemos de nós. Essa é a realidade. É trabalhar. É largar toda esta frustração que estava no balneário, limpar a cabeça e seguir a trabalhar. E limpar a cabeça para estarmos no máximo nível na segunda-feira já contra o Vitória de Guimarães para darmos outro tipo de resposta".
Verdes e brancos empataram com os beirões em partida em atraso da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, na última quarta-feira
30 Abr 2026 | 09:05 |
Após o empate do Sporting com o Tondela (2-2), em partida válida para a 26.ª jornada em atraso da Liga Portugal Betclic, Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa, onde analisou a exibição. O técnico foi questionado sobre os assobios dos adeptos no final do encontro e a frustração. Confira tudo o que disse.
Como se pode dar a volta ao momento?
"Não éramos os melhores do mundo 15 dias atrás, não somos os piores. Frustração existe, faz parte. A forma de voltar é jamais desconfiar de nós, porque depois não conseguimos melhorar e ultrapassar o momento menos positivo, de resultados. Podíamos ter feito mais golos nos últimos dois jogos e fomos infelizes. Temos de saber lidar com a frustração, acreditar sempre na qualidade que nos trouxe até aqui e não é este momento que muda tudo para trás. Puxar uns pelos outros, juntos conseguimos ultrapassar esta fase"
Assobios e pior altura para renovar
"Estou focado no próximo jogo, não no meu futuro e na renovação. Não era o melhor treinador do mundo há 15 dias, não sou o pior, tal como os jogadores. Eles têm feito tudo, as coisas não estão a correr como queremos. Há falta de confiança, temos de trabalhar sobre isso. Assobios é natural, faz parte do futebol, da exigência do Sporting. Queremos ganhar sempre, não estamos a conseguir. Entendo a frustração deles e temos de lidar com isso. Peço só que durante o jogo apoiem a equipa, porque eles merecem e depois, no fim, se existir frustração, faz parte e é lidar com ela"
O que exige de si e dos jogadores
"Exijo cada vez ser melhor e ultrapassar a fase menos positiva. Não é por falta de atitude, se isso existisse era um problema grave para mim, não terem atitude e não darem tudo. Eles querem, às vezes não sai como querem, a confiança nota-se que não é a mesma de há uns tempos atrás. Faz parte, nestes cinco anos de conquistas o Sporting passou por momentos menos bons, portanto temos de saber ultrapassá-los. É certo que nestes dois jogos não esperámos nem queríamos perder pontos e tirou-nos dos nossos objetivos, mas é continuar a trabalhar e acreditar na qualidade do grupo. Carácter jamais porei em causa"
Consciência das consequências do empate
"Aquilo que é diálogo é diário entre nós. Os cenários estão lá sempre, todos. Tenho noção do que é ser segundo ou terceiro. Queremos ser segundos, mas sabemos o impacto e sabemos de antemão daquilo que são as consequências, o clube sabe, todos sabemos"
Explicação para o que aconteceu e pressão
"Estou pressionado desde que cheguei ao Sporting. Trabalho num grande clube, exigência máxima, e quando estamos longe dos objetivos é normal que haja frustração. Pressão é desde o primeiro dia, não é algo que mexa comigo. Declarações do Bragança? Estou pressionado desde que cheguei ao Sporting. Trabalho num grande clube, exigência máxima, e quando estamos longe dos objetivos é normal que haja frustração. Pressão é desde o primeiro dia, não é algo que mexa comigo. DANI? É natural, faz parte da exigência do Sporting. Queremos lutar por objetivos, não podemos perder estes pontos, agora a explicação é que hoje não fomos competentes em dois momentos de bolas paradas e sofremos dois golos. Fomos competentes em 90 minutos e não em 5. Somos uma equipa que não sofremos muitos golos de bola parada e hoje sofremos. Ganhámos jogos aos 90 e agora estamos a perder"
Equipa não teve condições físicas para tantas competições?
"Não penso que tem a ver com isso, tem a ver com vários fatores ao longo o tempo. Alguns momentos tivemos de sobrecarregar alguns, perdemos jogadores importantes e acaba por ser difícil gerir. Nota-se claramente que não estão no seu melhor em termos físicos e estão a dar tudo. Querem ajudar e é a imagem deles enquanto grupo. É por aí, mais do que o tal passo maior que a perna. Sabemos no que estávamos inseridos, queremos competir, impuseram-nos tomadas de decisão de sobrecarregar jogadores. Futebol é isso, temos de lidar. Ousmane hoje não podia jogar, mas faz parte. É não entrar na desconfiança e acreditar na qualidade do grupo. Não está tudo errado, não estamos com a mesma frescura, não, mas fizemos mais do que o suficiente para ganhar no último jogo e neste"
Planos para esta semana e utilização de Bragança
"Limitado, mas fez um grande jogo. Foi decisão minha, nossa, porque queria estar e percebeu que o momento não é melhor. Queria estar junto da equipa como grande capitão que é. Fez o seu melhor, esteve muito bem, foi-se controlando, mas depois dá outras coisas. O que vou fazer? É trabalho e acreditar muito na equipa que tenho. Seja no treino, aumentar a confiança e deixá-los mais leves mentalmente, que é a pior parte. Tenho de conseguir ajudar"
Estrutura do Clube de Alvalade pode ver alteradas as suas prioridades para a próxima temporada desportiva e há vários processos em risco
30 Abr 2026 | 03:00 |
Planeamento da próxima época está em risco de mudar drasticamente em caso de falhanço na Champions League, sabe o Leonino. O motivo é fácil de explicar: caso os verdes e brancos não garantam presença na prova milionária, é muito o valor perdido pela estrutura.
O Sporting arrecadou cerca de 80 milhões de euros com a campanha até aos quartos de final da Liga dos Campeões e, apesar de estar a contar com esse valor e o de algumas vendas para compor o plantel de Rui Borges para a próxima época, não poderão entrar em grandes gastos sem a garantia de retorno.
Nesta fase, os planos dos verdes e brancos incluem a contratação de dois médios - com Issa Doumbia e Sergi Altimira a mostrarem-se os alvos prioritários dos leões -, para colmatar a saída de Hidemasa Morita e a possível venda de Morten Hjulmand. Esta segunda poderá valer um bom encaixe para o Sporting.
Vale lembrar, ainda, que uma das exigências de Rui Borges para renovar contrato com o Sporting - oficialização que deverá acontecer na próxima sexta-feira, dia 1 de maio - tem foco no reforço do plantel em termos quantitativos, de forma a garantir maior rotação e evitar o desgaste físico que acabou por penalizar a equipa em momentos decisivos desta época.
Por esta altura, os comandados de Rui Borges têm 73 pontos e continuam no terceiro lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional. O Porto (82) está no primeiro posto. Já o Benfica é segundo com 75 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, frente ao Vitória SC. O encontro, a contar para a jornada 32 da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Gil Lameiras, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.