
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Set 2025 | 10:33 |
Morten Hjulmand, Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis têm encontro marcado para esta segunda-feira, dia 8 de setembro, às 19h45. O capitão do Sporting irá defrontar os seus dois novos companheiros de equipa no Grécia - Dinamarca desta pausa para compromissos internacionais, antes de regressarem ao Clube de Alvalade.
Este confronto que mete frente a frente o médio dinamarquês e o lateral e ponta de lança helénicos conta para o grupo C da qualificação europeia para o Mundial 2026. A formação mediterrânica conta já com três pontos após uma goleada por 5-1 à Bielorrusia, enquanto os nórdicos somam apenas um ponto depois de um empate frente à Escócia.
Não são apenas Morten Hjulmand, Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis a entrar em campo esta segunda-feira, visto que Geny Catamo também tem encontro marcado pela seleção de Moçambique. O ‘camisola 10’ do Sporting vai defrontar o Botsuana às 14h deste dia 8 de setembro. O cenário não parece tão animador para os mambas, depois de uma pesada derrota por 4-0 frente ao Uganda.
Outros leões nos compromissos internacionais que já cumpriram a sua participação nesta pausa para seleções foram Zeno Debast e Georgi Kochorashvili. No caso do defesa, os belgas golearam o Cazaquistão por 6-0, numa partida em que o central de 21 anos foi titular e totalista no encontro.
Já o médio georgiano cumpriu 77 minutos na vitória por 3-0 contra a Bulgária e teve oportunidade de lançar a próxima partida contra a Espanha: “O mais importante foi que ganhámos. Depois da derrota com a Turquia, esta vitória era importante. Agora, vamos regressar aos nossos clubes. É importante jogar bem no clube e depois voltar à concentração da seleção numa boa forma para o jogo contra a Espanha”
Antigo membro dos quadros verdes e brancos viu-se demitido do emblema que representava e já há reações à separação, que foi difícil
08 Set 2025 | 10:15 |
O Presidente do Fenerbahçe explicou, pela primeira vez, os motivos do despedimento de José Mourinho do emblema turco, e revelou que a decisão surgiu depois da eliminatória com o Benfica, a contar para o play-off da Liga dos Campeões, que os turcos perderam com agregado de 1-0.
"Ser eliminado pelo Benfica não foi um problema, mas a forma como fomos eliminados foi inaceitável. Fez-me perceber que o futebol [defensivo] da época passada ia continuar", começou por explicar Ali Koc, presidente do Fenerbahçe, que desde 2018 já despediu 10 treinadores, sem conquistar qualquer campeonato.
O líder máximo do emblema turco prosseguiu: "Foi demitido porque acredito que, neste momento, a equipa já deveria estar a jogar melhor futebol. A fórmula dele resulta na Europa, mas na Turquia temos de ‘esmagar’ os adversários na maioria dos jogos. É difícil evoluir se andamos a correr atrás do prejuízo".
"Sabíamos que era um treinador defensivo, mas conseguir 99 pontos e 99 golos é nosso ADN", atirou, de seguida, Ali Koç, acerca do despedimento de José Mourinho, que tinha chegado ao Fenerbahçe no verão de 2024, e alcançou o segundo lugar na última edição do campeonato turco.
"A despedida foi amarga. A nossa química era perfeita. É difícil separares-te de alguém de quem eras amigo", confessou, a terminar, Ali Koç, acerca do treinador que, nos 62 jogos que passou à frente do Fenerbahçe, ganhou 37, empatou 14 e perdeu 11, registo insuficiente para convencer Ali Koç.
Clube de Alvalade já tomou decisão e vai avançar com a alteração no seu centro de treinos, que também serve de casa para muitas das equipas verdes e brancas
08 Set 2025 | 09:02 |
O Sporting vai colocar um novo relvado no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, centro de treinos verde e branco situado em Alcochete. O campo onde jogam as camadas jovens do Clube de Alvalade está, então, prestes a ser renovado.
Quem avança com a informação é o jornal Record. A verdade é que o relvado do Estádio Aurélio Pereira tinha vindo a reunir algumas críticas, especialmente no arranque da temporada 2025/26, pelo que os dirigentes do Sporting já vinham olhando para o assunto com alguma urgência.
De facto, o relvado do Estádio Aurélio Pereira - campo situado na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, que também serve de centro de treinos para o Sporting - é o que tem, neste momento, pior classificação de todos os pisos que figuram na Liga 2 portuguesa.
Tal acontece por dois motivos: em primeiro lugar, porque o relvado se encontra em fim de vida, pelo que esta já era um alteração planeada. Por outro lado, porque o Aurélio Pereira recebe jogos de várias equipas diferentes - com destaque para o Sporting B, a equipa feminina, os sub-23 e os sub-19 - sendo utilizado duas a três vezes por semana.
Tendo em conta estes fatores, os responsáveis verdes e brancos aproveitaram a pausa das seleções para colocar o novo relvado, que já deverá estar pronto para a próxima jornada caseira da Liga 2, marcada para dia 29 de setembro, contra o Marítimo. O novo piso será híbrido, para aguentar melhor a grande quantidade de jogos disputados.
Clube de Alvalade arrancou a temporada com resultados muito positivos e tem encantado os adeptos, num regresso esperado há sete anos
08 Set 2025 | 08:47 |
O Sporting B é a equipa sensação da Liga 2, e o conjunto com maior percentagem de tempo útil no segundo escalão do futebol português. Os leões fazem a primeira participação em sete anos na divisão secundária em Portugal, mas parecem estar-se a dar muito bem com o desafio.
O destaque é dado na edição do jornal Record desta segunda-feira, 8 de setembro. O primeiro dado analisado são os resultados obtidos até ao momento: três vitórias e apenas uma derrota, que deixam os jovens leões na segunda posição do campeonato, apenas a dois pontos do líder Vizela - equipa que estava na primeira divisão recentemente.
Este bom arranque explica-se com a continuidade do trabalho de João Gião, o treinador da equipa B do Sporting. Chegou na temporada passada para render João Pereira, que tinha sido promovido ao conjunto principal, e começou a preparar a equipa para jogar com uma linha de três ou quatro defesas. Manteve a base que trazia da última época, e os resultados parecem estar à vista de todos.
A defesa verde e branca também aparece em grande plano. Nos quatro jogos disputados até ao momento, o Sporting B sofreu apenas um golo, na única derrota até agora. Este registo coloca a equipa como a melhor do campeonato, em igualdade com o Marítimo, que também só concedeu por uma vez. O feito ganha ainda mais importância tendo em conta que a média de idades da equipa leonina é ligeiramente superior aos 20 anos de idade.
Outro ponto a destacar é o tempo útil de jogo, onde o Sporting B também é líder: 55,07% dão o primeiro lugar ao Clube de Alvalade, numa Liga 2 onde a média é de 49%. Todos estes fatores ajudam a explicar o sucesso de uma equipa onde o objetivo continua a ser formar jogadores para a equipa principal mas que, também devido aos bons desempenhos, perdeu 11 jogadores durante a pausa para as seleções em setembro.