
Futebol
Fernando Mendes dá conselho a Rui Borges acerca de pilar do Sporting: "Eu não o punha a jogar"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O meio-campo da equipa do Sporting tem sido fustigado por lesões esta temporada, e o treinador Rui Borges continua a ter de encontrar soluções semana após semana para preencher o miolo do terreno. Eduardo Felicíssimo foi uma dessas soluções, que parece ganhar cada vez mais espaço no plantel verde e branco.
Forçado a mexer, em virtude das ausências de Hidemasa Morita e Morten Hjulmand, Rui Borges lançou Zeno Debast e Eduardo Felicíssimo para o meio-campo, dupla composta por um defesa central de origem, e um médio da formação dos leões, mas que até já tinha sido utilizada no passado.
A verdade é que os dados estatísticos apontam para uma grande exibição do jovem médio verde e branco. Teve pouca bola, algo que fica provado por apenas uma condução progressiva registada, mas foi defensivamente que se destacou na partida contra o Estrela da Amadora.
Foi o jogador com mais duelos ganhos em todo o jogo, com 10. Juntou a este dado quatro desarmes, três interceções, e quatro ações defensivas no meio-campo adversário, ajudando o Sporting a recuperar a bola numa posição avançada do terreno de modo a criar perigo junto da baliza adversária.
Relembrar que o primeiro jovem a ser chamado à posição foi João Simões, que, entretanto, está de fora até ao resto da época. Alexandre Brito também foi usado naquela posição, mas neste momento parece ser Eduardo Felicíssimo o jovem com maior capacidade para ocupar o miolo do terreno.
Treinador dos verdes e brancos reuniu-se com a Direção do Clube de Alvalade e responsáveis leoninos estudam hipóteses para 2025/26
|
Rui Borges pediu ao Sporting o empréstimo de Mateus Fernandes para a próxima temporada. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, os responsáveis verdes e brancos estão em conversações com o Southampton, mas a tarefa revela-se bastante complicada
O médio fez uma enorme temporada em Inglaterra, embora os saints tenham sido despromovidos ao Championship, o que abre espaço a vários interessados, principalmente na Premier League. Conhecendo a vontade do jogador em voltar a Alvalade, o Sporting rapidamente entrou em cena.
Os leões questionaram o Southampton sobre os moldes de um eventual empréstimo, mas, para já, a resposta não agradou à SAD verde e branca. Os ingleses pretendem vender o internacional sub-21 português e encaixar uma boa quantia, não estando abertos a cedências.
Apesar da nega numa primeira instância, Rui Borges não desiste e o Sporting mantém contacto com o emblema de St. Mary's, de modo a tentar chegar a um acordo. É possível que as negociações se arrastem e, caso nenhum dos interessados se disponibilize para pagar a quantia pretendida, Mateus Fernandes poderá mesmo sair por empréstimo.
Em 2024/25, Mateus Fernandes - com um valor de mercado de 15 milhões de euros – somou dois encontros pelo Sporting, antes de se transferir em definitivo para o Southampton por cerca de 15 milhões de euros. O internacional sub-21 português leva 38 jogos pelo clube inglês, com três golos e cinco assistências na conta pessoal.
Encontro da primeira mão das meias finais da prova milionária jogou-se esta terça feira, dia 29 de abril, e sorriu a um antigo jogador dos leões
|
Jogou-se, esta terça feira, dia 29 de abril, o Arsenal - PSG. O jogo entre as formações inglesa e francesa contou para a primeira mão das meias finais da Liga dos Campeões. Em Londres, foi o conjunto de Paris a sair por cima e arrancar com vantagem na eliminatória.
Destacar, em primeira instância, a presença de Nuno Mendes na equipa titular do PSG - o lateral esquerdo, que recentemente foi muito elogiado por Luís Enrique, foi o único antigo elemento do Sporting e entrar em campo neste primeiro jogo das meias finais. De resto, mais algumas caras conhecidas do futebol português, como João Neves, Vitinha ou Gonçalo Ramos, todos com participação no encontro.
A jogar na casa do Arsenal, foi o PSG que começou com tudo, e gelou o Emirates logo após pouco mais de três minutos de jogo. Dembele correspondeu da melhor forma a um passe de Kvaratskhelia, e atirou a contar para o 1-0 dos parisienses. Houve algumas oportunidades de parte a parte, mas a primeira parte terminou com a vantagem mínima para a equipa de Nuno Mendes.
A etapa complementar arrancou com festejos do Arsenal, que conseguiu introduzir a bola na baliza do PSG aos 47', mas o árbitro acabou por anular o golo a Mikel Merino por fora de jogo na bola parada que tinha resultado no golo. Apesar das chances de golo de parte a parte, ninguém voltou a marcar e o jogo terminou com o 1-0 no marcador a favor dos visitantes.
O PSG triunfa, e sai do encontro da primeira mão com vantagem sobre o Arsenal. Na próxima semana as equipas voltam a defrontar-se em Paris, no encontro da segunda mão. Na próxima quarta feira, dia 30, joga-se a primeira mão da outra eliminatória da Liga dos Campeões, entre Inter de Milão e Barcelona.
Reveja, aqui, o golo de Dembele no Arsenal - PSG:
Jogador que vinha a estar em bom plano nos últimos jogos dos leões recebeu notícias horríveis recentemente acerca da sua forma física
|
Acabou a época para Kauã Oliveira. O jovem médio dos leões, que representou a equipa B do Sporting durante grande parte da temporada, lesionou-se com alguma gravidade no último encontro da equipa secundária verde e branca, e vai estar de fora até ao final da presente temporada.
A lesão surgiu devido a um traumatismo no pé esquerdo, contraído durante o Sporting B - 1º de Dezembro. O jogador saiu de campo muito queixoso, e o pior cenário confirmou-se: fratura que retira o jogador da ação até, pelo menos, o início da temporada 25/26.
Relembrar que Kauã está a viver uma época muito azarada em Alvalade. O jovem médio sofreu uma fratura do perónio da perna esquerda num treino, no passado mês de setembro. Na altura, foi obrigado a parar durante três meses, afastado da competição a recuperar dessa lesão, também ela complicada.
Este facto ganha ainda mais força, tendo em conta o facto de que Kauã estava emprestado, esta temporada, pelo Ibracinha, do Brasil. O jogador queria provar o seu valor para permanecer em Alvalade, mas as lesões não têm facilitado o processo. O jogador está à espera da decisão dos leões acerca da sua estadia em Portugal, mas as perspetivas não são as melhores, como o Leonino já noticiou, em Exclusivo.
Recordar que Kauã Oliveira chegou a ser chamado, por várias vezes, aos trabalhos da equipa principal, principalmente durante a fase da época em que o plantel sofreu muito com lesões. Estreou-se, com Rui Borges, no jogo da Taça de Portugal, contra o Gil Vicente, não tendo voltado a ser opção depois dessa partida.