Futebol
E esta? Jogador que custou 'pipa de massa' ao Sporting afinal pode ser autêntica 'pechincha'
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geovany Quenda tem sido uma das revelações do Sporting neste arranque de época. O jovem adaptado a ala está a convencer ao serviço da equipa A dos leões e já representou o Benfica. Nas últimas horas, surgiu nas redes sociais um vídeo do jogador quando era mais novo, com apenas 11 anos, onde confessava a sua admiração por Franco Cervi, após ter sido eleito o melhor jogador do torneio Professor José Peseiro.
A nova coqueluche do Sporting confessou, na altura, que não estava à espera de ser MVP do torneio em causa, porque havia "melhores jogadores no Sporting", mas também revelou o nome do seu ídolo: o extremo argentino que na altura jogava na equipa principal do Benfica.
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Depois de um trabalho sensacional de Viktor Gyokeres, na esquerda, o sueco cruzou para a grande área, onde apareceu o extremo a rematar de primeira para o terceiro dos leões.
Rafael Leão esteve atento ao encontro da Supertaça entre Sporting e Porto (derrota dos leões por 4-3) e, mais concretamente, à exibição de Geovany Quenda que não passou despercebida ao olhar do internacional português. O avançado do Milan partilhou uma fotografia do jogador do Sporting no Instagram, perspetivando um futuro risonho à coqueluche leonina (Recorde AQUI).
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Antigo guarda-redes do Porto aponta algumas lacunas em jogador que tem sido aposta de Rúben Amorim na época dos verdes e brancos
|
0Vladan Kovacevic tem uma entorse no tornozelo esquerdo e já se conhece o tempo de paragem. Franco Israel vai assumir a baliza do Sporting na ausência do bósnio, que é, para já, totalista de Rúben Amorim. Jorge Amaral admite que o uruguaio traz maior segurança aos leões.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Antigo jogador, treinador e dirigente do Clube de Alvalade acredita que jogador pode deixar o plantel de Rúben Amorim se brilhar na Europa
|
0Viktor Gyokeres é a estrela maior do Sporting. Recentemente, o avançado abordou a sua cláusula de rescisão, admitindo que o valor é "demasiado alto", ainda assim, Augusto Inácio acredita que o avançado pode deixar Alvalade pelos 100 milhões de euros estipulados, mas precisa de "fazer uma grande Liga dos Campeões".
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
'Camisola 57' de Rúben Amorim em Alvalade foi chamado por Roberto Martínez, mas já sabe que foi riscado pelo selecionador nacional
|
0Roberto Martínez surpreendeu ao convocar Geovany Quenda para a seleção nacional. Com apenas 17 anos, o diamante do Sporting foi chamado pelo técnico, mas, ao que tudo indica, está riscado do embate entre Portugal e Croácia, juntamente com Tiago Santos, lateral formado em Alvalade.
Apesar dos elogios de Roberto Martínez na antevisão do Portugal – Croácia, Geovany Quenda terá de esperar pela sua oportunidade. Caso fosse utilizado pelo selecionador, o comandado de Rúben Amorim no Sporting iria fazer história e ultrapassar Cristiano Ronaldo.
“Os selecionadores dizem sempre que idade não é critério. Gosto do exemplo do Geovany Quenda porque é isso. Mostrou uma personalidade, uma qualidade, uma capacidade de adaptação incrível. Um jogador que gosta de desequilibrar. Qualidade técnica, mas uma qualidade que não é normal aos 17 anos”, afirmou Roberto Martínez, na antevisão do Portugal – Croácia.
“Fez um europeu com os sub-17 muito bom. Entra na primeira equipa do Sporting e mostra uma personalidade incrível. E agora mostrou que está preparado para a seleção. Boas notícias para o futebol português”, finalizou Roberto Martínez, deixando rasgados elogios ao craque do Sporting.
Neste arranque de temporada, Geovany Quenda tem sido a grande surpresa do Sporting. O jovem, de apenas 17 anos, foi opção de Rúben Amorim nos cinco primeiros encontros da temporada, contabilizando já 443 minutos, nos quais apontou um golo, diante do Porto, na Supertaça Cândido de Oliveira.
Portugal está inserido no grupo 1 da primeira divisão da Liga das Nações, juntamente com a Croácia, Escócia e Polónia. Após o embate frente aos croatas, a seleção de Roberto Martínez voltará a jogar em casa, diante dos escoceses, com o jogo a realizar-se no dia 8 de setembro, às 19h45, no Estádio da Luz.