Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EM DIA DE RECEÇÃO DO SPORTING AO CHAVES, AMORIM TRAÇA OBJETIVOS – E NÃO SÃO POUCOS

Técnico leonino pode levar equipa de 2023/24 a fazer história não só em Alvalade como em todo o futebol nacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

18 Mai 2024 | 10:54 |

Icon Comentário0

O Sporting vai receber o Chaves em Alvalade este sábado, 18 de maio, em jogo válido para a 34ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. Após o encontro, que tem pontapé de saída agendado para as 18h00, os leões receberão o troféu de campeões nacionais, envergando uma nova pele que tem dado que falar. Antes disso, ainda há algumas metas que Rúben Amorim estabeleceu e podem colocar o plantel verde e branco de 2023/24 numa posição de estatuto elevado no futebol português.


O primeiro objetivo que o treinador do Sporting delineou é garantir o registo inteiramente triunfante nos jogos em casa. Desde o início da época, a formação leonina disputou 16 jogos em Alvalade, todos eles a terminar em vitória para a turma de Amorim. As probabilidades parecem ser favoráveis a alcançar esta primeira meta.


Uma derrota dos flavienses, contudo, não significaria para o Sporting ‘simplesmente’ uma percentagem 100% vitoriosa de duelos em casa – feito que, só por si, seria inédito no futebol nacional do século XXI. Além do mais, um resultado favorável faria o Clube de Alvalade somar mais três pontos e, consequentemente, finalizar a época com 90 – número que, na história da Liga Portugal, foi uma única vez superado.


Com um confronto em falta para ver o campeonato chegar ao fim, o Sporting tem sido a equipa mais goleadora da prova nacional e soma já um total de 93 golos, o que significa uma média de 2,8 por jogo. Caso os pupilos de Amorim arredondem para cima e finalizem por três vezes frente aos transmontanos, alcançam a marca dos 96 que foi pela última vez registada na época de 1973/74.

Em termos individuais, basta a Gyokeres aguardar o final da partida para ser coroado rei dos goleadores na Liga, dado que, mesmo não marcando, leva já uma vantagem de seis sobre Banza – segundo classificado na lista. Já para o título de melhor assistente, o sueco continua também na corrida, a par de Pote e Nuno Santos.



Futebol

Rooney atira-se a Bruno Fernandes: "Egoístas" que se comportam "como bebés"

Lenda do Manchester United deixou várias críticas à postura e declarações do internacional português após a derrota dos reds na Liga dos Campeões

Wayne Rooney não poupou Bruno Fernandes depois das declarações do internacional português na sequência da derrota do Manchester United
Wayne Rooney não poupou Bruno Fernandes depois das declarações do internacional português na sequência da derrota do Manchester United

23 Out 2026 | 14:17 |

Icon Comentário0

Wayne Rooney não poupou Bruno Fernandes depois das declarações do internacional português na sequência da derrota do Manchester United frente ao Como, por 4-1, na Liga dos Campeões. O antigo avançado inglês considera que o médio, formado no Sporting, errou ao apontar diretamente para as decisões da equipa técnica e colocou-o no mesmo plano de Lisandro Martínez.


Rooney: "Bruno Fernandes? Não podes ter jogadores a fazerem isto"


“Não podes ter os jogadores a fazerem isto. Isto não pode continuar a acontecer. Primeiro, foi o Martínez, agora, foi o Bruno... Um deles apontou o dedo a Jason Wilcox, o outro apontou o dedo ao treinador. Isto não pode continuar a acontecer. São jogadores enormes empregados por um clube”, afirmou Rooney, no podcast ‘The United Stand’.


O antigo internacional inglês insistiu que os jogadores têm de assumir maior responsabilidade pelo que acontece dentro de campo. “Podes dizer que o Bruno tem razão ou não no que disse, mas tens de assumir responsabilidades, em campo, perante um grupo de jogadores. Houve alturas em que eu e Sir Alex Ferguson não falávamos, mas eu passava por uma parede de tijolos por ele, quando estava em campo, porque queria jogar por mim mesmo, pelo clube, pelos adeptos...”, acrescentou.

Rooney: "Estes jogadores são egoístas"


Rooney endureceu ainda mais o discurso ao falar de Bruno Fernandes e Lisandro Martínez. “Estes jogadores são egoístas, só se importam com eles próprios, não se importam com os companheiros de equipa, não se importam com o treinador, nem com o 'staff' ou os adeptos”. E prosseguiu: “São como bebés, que se limitam a atirar os brinquedos carrinho fora e, depois, tentam apontar culpas a todos os outros. Têm de olhar para eles próprios, ser sinceros com eles próprios, e só depois olhar para as outras pessoas”.

As críticas surgem depois de Bruno Fernandes ter questionado a estratégia adotada pelo Manchester United diante do Como. “É responsabilidade do treinador e da equipa técnica ver o que se passa, não minha. Eu digo apenas que, por vezes, temos de ser mais corajosos na pressão, tentado assumir o risco de aplicar aquela pressão muito elevada e deixando-os desconfortáveis, tal como eles nos fizeram”, afirmou o antigo jogador do Sporting, palavras que acabaram por motivar a forte reação de Rooney.


Futebol

Rafael Soares acusa Rui Borges de 'enganar' adeptos do Sporting: "Atirou areia para os olhos"

Jornalista da Media Livre comentou as palavras do técnico leonino após a derrota do Clube de Alvalade com o LASK Linz, em Alvalade

Rafael Soares culpa Rui Borges de estar a atirar areia para os adeptos do Sporting após o desaire com o LASK Linz
Rafael Soares culpa Rui Borges de estar a atirar areia para os adeptos do Sporting após o desaire com o LASK Linz

23 Out 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges está a ser alvo de várias críticas após a derrota por 3-2 frente ao LASK Linz, na terceira jornada da Liga dos Campeões. Depois de Tomás da Cunha, também Rafael Soares criticou o facto de o treinador não ter feito qualquer alteração, mantendo o mesmo plano (ou o mesmo onze) da partida diante do Lens.


R. Soares: "Rui Borges tratou o jogo com o LASK Linz como tratou o encontro com o Lens"


"Rui Borges tratou o jogo com o LASK Linz como tratou o encontro com o Lens: o onze foi o mesmo, a identidade foi igual e a estratégia foi a mesma, quando este jogo pedia uma equipa diferente", começou por dizer um comentador no canal NOW.


De seguida, o jornalista acusou o técnico de querer enganar os adeptos. "Há duas frases infelizes de Rui Borges. Se acredita (na estratégia de jogo), é preocupante. Se não acredita, atirou areia para os olhos das pessoas", falou.

A derrota na prova milionária voltou a expor um problema que começa a assumir proporções preocupantes no Sporting. A equipa de Rui Borges já sofreu 13 golos nos primeiros 11 encontros oficiais de 2026/27, apresentando uma média de 1,18 tentos concedidos por partida, a pior dos verdes e brancos desde 2019/20.


Frente ao LASK, o problema ganhou ainda maior dimensão. Foi apenas a segunda vez desde a chegada do técnico mirandelense ao Sporting que os leões sofreram três golos em Alvalade, depois do desaire por 3-0 com o Borussia Dortmund, a 11 de fevereiro de 2025. 


Futebol

30 jogos falhados num ano: Rui Borges tem problema dos grandes com mundialista do Sporting

Jogador dos verdes e brancos é uma das verdadeiras dores de cabeça do técnico leonino nesta fase, mas calvário pode estar perto do fim

Zeno Debast está muito perto de regressar às opções de Rui Borges no Sporting, depois de ter falhado 30 jogos no último ano
Zeno Debast está muito perto de regressar às opções de Rui Borges no Sporting, depois de ter falhado 30 jogos no último ano

23 Out 2026 | 13:06 |

Icon Comentário0

Zeno Debast está muito perto de regressar às opções de Rui Borges no Sporting. O treinador leonino já tinha garantido, na antevisão ao duelo com o LASK Linz, que o regresso do internacional belga aconteceria “muito breve” e tudo indica que o central será convocado para a receção ao Académico de Viseu.


O defesa de 22 anos tenta agora recuperar o estatuto de titular que tinha conquistado antes de ver o cartão vermelho frente ao Arouca e de regressar da seleção belga com problemas físicos. As lesões têm sido, de resto, o principal obstáculo à afirmação plena de Debast desde que chegou a Alvalade.


Contratado no verão de 2024 por 15,5 milhões de euros, valor que entretanto subiu para 17,5 milhões mediante objetivos, o belga destacou-se rapidamente pela qualidade técnica e capacidade de construção. Na primeira temporada de leão ao peito, realizou 48 encontros, marcou dois golos e fez quatro assistências, tendo sido também utilizado no meio-campo por Rui Borges.


O maior contratempo surgiu já na segunda época, quando uma lesão no joelho esquerdo, sofrida a 26 de outubro de 2025, o levou a falhar 24 partidas. No final da temporada passada, Debast perdeu mais três desafios devido a uma lesão muscular e, esta época, já ficou de fora de outros três por motivos físicos, sem contar com os dois jogos de suspensão. No total, são 30 encontros falhados devido a lesão desde aquele problema no joelho.

Debast está agora novamente à porta do regresso e poderá dar a Rui Borges mais uma solução para um setor que tem estado sob forte escrutínio nas últimas semanas. Caso seja chamado frente ao Académico de Viseu, o internacional belga terá nova oportunidade para recuperar ritmo competitivo e voltar a lutar por um lugar no eixo defensivo do Sporting.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Tomás da Cunha arrasa Sporting de Rui Borges: "Nunca foi um exemplo"
Futebol

Tomás da Cunha arrasa Sporting de Rui Borges: "Nunca foi um exemplo"

23 Out 2026 | 12:36

Icon Comentário0
Treinador do Benfica aquece dérbi e humilha Sporting: "Pressão é não ganhar há oito anos"
Futebol

Treinador do Benfica aquece dérbi e humilha Sporting: "Pressão é não ganhar há oito anos"

23 Out 2026 | 12:11

Icon Comentário0
Treinador apontado ao Sporting enxovalhado após eliminação na Libertadores: "Caiu por muito menos"
Futebol

Treinador apontado ao Sporting enxovalhado após eliminação na Libertadores: "Caiu por muito menos"

23 Out 2026 | 11:48

Icon Comentário0