Futebol
Jornalista deixa recado a Frederico Varandas sobre saída de Rúben Amorim do Sporting: "Problemas"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Depois do despedimento de Erik Ten Hag, o Manchester United está no mercado em busca de um novo treinador, e o candidato mais forte é Rúben Amorim. O técnico do Sporting é um dos mais conceituados da atualidade e já há alguns anos tem chamado a atenção de clubes na Europa.
Em Inglaterra já dizem que a oficialização de Rúben Amorim está iminente, e que o português de 39 anos vai ser o próximo comandante dos red devils. Os jornais britânicos estão bastante confiantes, e até fizeram uma pequena canção em homenagem a Amorim.
O jornal inglês 'The Sun' fez uma versão alterada da canção 'That's Amore’ de Dean Martin, lançada em 1953. Na primeira página do diário pode ler-se "Quando despedes um flop holandês e precisas alguém de top.… é o Amorim", em alusão a uma possível chegada do técnico a Inglaterra.
Erik ten Hag não resistiu à derrota neste domingo com o West Ham (2-1), em Londres, que empurrou o histórico clube de Manchester para o 14.º lugar da Premier League. O neerlandês estava no cargo desde abril de 2022. Desde então venceu dois troféus - a Taça da Liga em 2023 e a Taça de Inglaterra na época passada.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Técnico dos leões, que estará a negociar com os ‘Red Devils’, já tinha estado nas instalações do clube em 2018, sob alçada de outro português
|
0Rúben Amorim estará perto de reforçar o Manchester United, informam os media internacionais, depois do despedimento de Erik Ten Hag. Se, em 2024, pode juntar-se ao Manchester United como treinador, há apenas seis anos, em 2018, esteve em Manchester como aluno.
Na altura, no âmbito de um estágio que fez da Faculdade de Motricidade Humana, chamado ‘High Performance Football Coaching’, Amorim visitou as instalações do Manchester United, como um dos três alunos que estava sob alçada do ‘Special One’ - José Mourinho.
Mourinho, que até passou no Sporting em 1993 como treinador-adjunto e tradutor, despontou para o futebol como treinador principal no início dos anos 2000 e leva quase 25 anos de carreira. Já Rúben Amorim fez a sua estreia em 2018, exatamente no mesmo ano em que se encontrou com o ‘special one’ em Manchester.
Desde que o caminho dos dois se cruzou, José Mourinho passou, para além dos ‘Red Devils’, pelo Tottenham Hotspurs, Roma e Fenerbahçe – onde milita atualmente. Venceu, desde 2018, uma Liga Conferência com a Roma; Já Rúben Amorim começou em 2018 no Casa Pia, o Braga B, a equipa principal do Braga, e o Sporting desde 2020. Venceu, nesses seis anos, uma Supertaça, três Taças da Liga e dois Campeonatos Nacionais (todos os títulos exceto uma Taça da Liga enquanto treinador do Sporting).
Rúben Amorim, que segundo a imprensa inglesa, está muito perto de se juntar ao Manchester United pelo valor da sua cláusula de rescisão, leva um percurso quase imaculado ao comando do Sporting na época 24/25. São nove vitórias em nove jogos para o campeonato, com 30 golos marcados e apenas dois sofridos; sete pontos em nove possíveis na Liga dos Campeões; presença nos quartos de final da Taça da Liga e nos 16 avos de final da Taça de Portugal.
Técnico do emblema verde e branco está a ser apontado como principal sucessor de Erik ten Hag, ao comando da equipa técnica do Manchester United
|
0Rúben Amorim está cada vez mais próximo de ser o sucessor de Erik ten Hag no Manchester United. O treinador do Sporting é agora o tema do momento em solo inglês, sendo a capa de todos os jornais desportivos britânicos. Os especialistas na área parecem estar entusiasmados com a possível transferência.
Desde o anúncio do despedimento do treinador neerlandês dos ‘red devils’, o técnico do emblema verde e branco tem sido apontado como um dos favoritos ao cargo. Aparecendo em grande plano nos mais variados diários ingleses os mesmos avançam que a contratação poderá ser oficializada em breve.
“Depois do técnico de 39 anos ter sido identificado como o candidato favorito do Manchester United, Rúben Amorim aceitou entrar em conversações na noite desta segunda-feira para ser o sucessor de Erik Ten Hag. Amorim tem uma cláusula de rescisão de 10 milhões e, no verão, já havia sido associado ao Liverpool, antes dos reds terem optado por Arne Slot”, escreve o ‘The Guardian’, na sua edição online.
De acordo com as últimas informações, a cláusula de rescisão de Rúben Amorim é de 10 milhões de euros para alguns colossos do futebol europeu – entre os quais o Manchester United –, sendo que, para a maioria dos emblemas estrangeiro, esse valor fixa-se nos 20 milhões de euros.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem, curiosamente, 10 milhões de euros, sendo que esse valor haveria de ser ligeiramente superior. Desde então, o técnico regista 227 encontros (160 vitórias, 34 empates e 33 derrotas) e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Treinador da equipa B verde e branca pode ter novas funções, caso se confirme mudança do treinador do plantel principal rumo ao Man United
|
0João Pereira vai ser o sucessor de Rúben Amorim, caso o treinador abandone o Sporting rumo ao Manchester United. O emblema inglês despediu Erik ten Hag e está no mercado em busca de um substituto, estando disposto a oferecer entre 7 e 8 milhões por cada um de três anos de contrato.
O clube inglês comunicou esta segunda-feira, dia 28 de outubro, a saída do técnico neerlandês do comando técnico dos red devils. Ruud van Nistelrooy, que já estava na equipa técnica do neerlandês, vai assumir as funções de treinador-interino até que um novo técnico seja contratado.
Os ingleses sabem que terão de pagar a cláusula de rescisão, apontada aos 20 milhões de euros, embora em Inglaterra garantam a existência de um acordo entre Amorim e a administração para uma saída por 10 milhões se aparecer proposta de um clube de grande craveira.
Por outro lado, os comandados de João Pereira estão na quinta posição da tabela classificativa com 13 pontos amealhados, os mesmos do Caldas, primeira equipa em zona de subida. O próximo jogo está marcado para sexta-feira, dia 1 de novembro, frente ao Sporting da Covilhã, às 17h00, em Alcochete.
No último jogo, a equipa B do Sporting empatou frente ao Lusitânia (0-0), em partida a contar para a nona jornada da série B da Liga 3. Depois de dois empates nas ronda anteriores frente ao 1.º de Dezembro (1-1) e Belenenses (1-1), os leões somam o terceiro jogo consecutivo sem ganhar nas competições nacionais.