
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Inácio está recuperado de lesão, segundo anunciou Rui Borges, na antevisão ao duelo entre o AVS e o Sporting, e agora prepara-se para atingir feito histórico com a camisola verde e branca. O defesa dos leões irá fazer o jogo 200, caso alinhe pela formação leonina, este domingo, 23 de fevereiro.
Aos 23 anos, Gonçalo Inácio poderá fazer história ao serviço do Sporting, atingindo a marca dos 200 jogos, um feito que acaba por ser ainda maior face à idade do jovem defesa português. Depois de fazer a formação na Academia, o craque, rapidamente, se afirmou de leão ao peito, sendo, até ao momento, uma das peças indispensáveis do plantel de Rui Borges.
Pela equipa principal, Gonçalo Inácio, que assume o papel de titular, já celebrou a conquista de dois Campeonatos Nacionais (202/2021 e 2023/2024), duas Taças da Liga (2020/2021 e 2021/2022) e uma Supertaça (2021). A evolução na equipa principal levou-o a marcar presença no leque de capitães do Sporting. O defesa português é um dos nomes, que carrega a braçadeira, juntamente com Morten Hjulmand e Daniel Bragança.
Aliás, Gonçalo Inácio terá a oportunidade de fazer história ao envergar a braçadeira de capitão. Isto porque, com Hjulmand e Daniel Bragança de fora do leque de opções de Rui Borges, só sobra o defesa-central, que irá ser o capitão do Sporting, esta noite, frente ao AVS, realizando, assim, o seu 200.º jogo de leão ao peito.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.053 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou três golos e fez três assistências.
Futebolista, que foi quase despachado do plantel de Rui Borges, é uma das opções em análise pelo treinador leonino para o embate deste domingo, 23 de fevereiro
|
Rui Borges poderá estar perto de dar uma nova vida ao jovem talento do Sporting, Afonso Moreira. O jogador, que esteve perto da saída do Clube, é apontado ao onze inicial frente ao AVS, sendo uma das opções em análise pelo treinador dos leões para o embate deste domingo, 23 de fevereiro.
O camisola 90 figura nos convocados do Sporting e é visto como uma possível alternativa para a ala esquerda. O diário desportivo Record adianta que Afonso Moreira poderá ser aposta de Rui Borges, este domingo, em casa do AVS, empurrando Matheus Reis para o banco de suplentes. Afonso Moreira é um dos reforços surpresa que foram incluídos na convocatória verde e branca.
A mesma fonte recorda que o jovem craque dos leões já foi testado a extremo esquerdo, o que o coloca numa posição ainda mais favorável para ser titular já esta noite frente ao AVS. Além de Afonso Moreira, Rui Borges foi 'pescar' à formação e juntou Alexandre Brito, Eduardo Felicíssimo, Manuel Mendonça e Lucas Anjos nos convocados do Sporting.
Recorde-se, ainda, que, Afonso Moreira esteve mesmo com um pé e meio fora do Sporting. No último defeso de inverno, o extremo de 19 anos contou com algumas propostas, que ditariam a saída do craque, no entanto, a estrutura liderada por Frederico Varandas acabou por rejeitar uma despedida do jogador, que foi aposta de Ruben Amorim.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - leva 20 encontros: 11 na Liga 3, cinco na UEFA Youth League, dois na Premier League International Cup, uma na Liga dos Campeões e um na Liga Portugal Betclic. Ao todo, nos 1.213 minutos, o extremo marcou seis golos e fez duas assistências, sendo uma das grandes figuras da equipa B leonina. O atleta de 19 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Recorde-se que, a turma leonina entra em campo, este domingo, 23 de fevereiro, às 18h00, para lutar pelo regresso à liderança do Campeonato
|
O Sporting vai a jogo, este domingo, 23 de fevereiro, diante do AVS, em casa do adversário. Depois da deslocação ao reduto do Borussia Dortmund, que ditou a eliminação da Liga dos Campeões, Rui Borges conta com cinco reforços surpresa na convocatória para o embate a valer para a Liga Portugal Betclic.
Com Viktor Gyokeres e Francisco Trincão de regresso ao leque de opções, sendo que ambos já haviam sido anunciados por Rui Borges, o treinador do Sporting levou consigo ainda mais cinco jovens da formação. Segundo avança o jornal Record, Alexandre Brito, Felicíssimo, Afonso Moreira, Lucas Anjos e Manuel Mendonça são os nomes que se juntam ao plantel leonino, que pernoitou no Porto para o jogo com o AVS.
Para esta partida, no entanto, Rui Borges continua sem poder contar com peças chaves do Sporting. É o caso de João Simões - que foi tema de destaque na antevisão do técnico, tendo abordado tempo de paragem do jovem -, St.Juste, Geny Catamo, Hjulmand, Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos e Pote. Do lado do adversário, Kiki Afonso deverá ser a única baixa apresentada.
Vale a pena referir que, Gonçalo Inácio foi o mais recente jogador a abandonar o boletim clínico. O defesa dos leões foi anunciado como 'reforço' para o AVS - Sporting por parte de Rui Borges. O treinador português admitiu que o internacional português está apto para ir a jogo, ao contrário do que acontece com Geny Catamo.
Relativamente ao embate a contar para o Campeonato Nacional, o Sporting irá dar o pontapé de saída, em casa do AVS, às 18h00, deste domingo, 23 de fevereiro. A partida é válida para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic e em causa estão três pontos importantes para a turma de Rui Borges. Recorde-se que, o Benfica já foi a jogo, tendo batido o Boavista, por 3-0, e 'saltou' para a liderança da competição, estando a um ponto de distância dos leões.
Guardião de 20 anos soma apenas dois encontros oficiais esta temporada, depois de o Clube de Alvalade não ter conseguido emprestar o jogador em janeiro
|
Diego Callai vai ser emprestado no próximo mercado de verão, sabe o Leonino. Rui Borges e Frederico Varandas tentaram ceder o jogador a um clube da primeira divisão no último mercado de janeiro, mas, dadas as escassas propostas, o guarda-redes acabou por permanecer em Alvalade.
A SAD do Sporting sente que a época desportiva de 2025/26 ainda não é a ideal para lançar o jovem guardião de 20 anos na equipa A. Além do mais, ao que o nosso Jornal apurou, a equipa técnica verde e branca sente que um empréstimo do atleta a uma equipa da Liga Portugal Betclic será a melhor solução para o atleta ganhar minutos e bagagem competitiva.
A chegada de Rui Silva retirou ainda mais espaço a Diego Callai, que ainda tem Franco Israel à sua frente na hierarquia da baliza leonina. A pouca utilização numa idade crucial para o seu desenvolvimento abre-lhe a porta da saída, sendo que os verdes e branco já procuram um emblema competitivo para o jogador evoluir.
O prodígio é encarado como uma das grandes pérolas do Clube de Alvalade. Com contrato válido até junho de 2027, renovado em abril de 2022, Diego Callai representa uma peça importante para o futuro do Sporting, mas, salvo contratempos de última hora, ainda não será esta época que o jogador se estreará na formação principal.
O Sporting acredita - e muito - no futuro do italo-brasileiro, mas sente que o futebolista ainda precisa de crescer antes de se assumir como número um do Clube. Em 2024/25, apesar de ter estado no banco da equipa A em 14 jogos, Diego Callai realizou apenas duas partidas pela equipa B (180 minutos).