
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Inácio estava em dúvida para o AVS - Sporting, depois de ter apresentado queixas físicas na partida diante do Borussia Dortmund (0-0). No entanto, o defesa central, de 23 anos, foi reavaliado e imediatamente dado como apto para jogar na próxima partida dos leões.
A novidade é avançada pelo jornal desportivo Record, este sábado, 22 de fevereiro, que assegura que o defesa internacional português, que saiu da Alemanha em dificuldades, poderá ser utilizado já no encontro com o AVS, depois de ter sido ontem reavaliado pelo departamento clínico do Clube de Alvalade. Assim, Rui Borges poderá contar com um 'reforço de peso' para o embate, que está agendado para domingo, pelas 18h00.
Recorde-se que, Inácio falhou a primeira mão com o Dortmund, a 11 de fevereiro, devido a alguma fadiga muscular, tendo ido a jogo com o Arouca e com os alemães na segunda fase da eliminatória. O internacional português acabou por alinhar apenas 56 minutos no último encontro da Liga dos Campeões, tendo deixado as quatro linhas com algumas queixas. No entanto, já está pronto para alinhar às ordens de Rui Borges.
Quem não poderá certamente ir a jogo com o AVS é João Simões. Tal como Gonçalo Inácio, o médio de 18 anos deixou a Alemanha para se juntar ao leque de lesionados do Sporting, tendo contraído um traumatismo do pé direito com fratura do quinto metatarso. Já se sabe qual o tempo de paragem do jovem craque dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.053 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou três golos e fez três assistências.
Encontro entre leões, de Rui Borges, e turma de Rui Ferreira, está marcado para este domingo, dia 23 de fevereiro, e jogar-se-á às 18h00, na Vila das Aves
|
AVS e Sporting enfrentam-se em duelo válido para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma comandada por Rui Ferreira está marcado para o próximo domingo, dia 23 de fevereiro, e jogar-se-á pelas 18h00, na Vila das Aves.
Conheça as cinco principais curiosidades do desafio entre os dois emblemas: 1.ª - AFS e Sporting defrontaram-se em apenas uma ocasião: na 1.ª volta, os leões venceram em casa por 3-0 2.ª - Nos últimos 15 jogos, a equipa nortenha só venceu um jogo.
3.ª - Fora de casa, o emblema verde e branco só ganhou um dos oito últimos jogos; 4.ª - Rui Borges já defrontou o AVS na Vila das Aves esta época, ao serviço do Vitória de Guimarães e perdeu por 1-0; 5.ª - Rui Ferreira e Rui Borges já se defrontaram em seis ocasiões, registando-se três vitórias para o treinador do AVS, um empate e dois triunfos do treinador dos leões.
Entre os jogadores que lideram as estatísticas das duas equipas no Campeonato Nacional, Francisco Trincão é o jogador com mais minutos de jogo (1.827 minutos), sendo que Viktor Gyokeres - que vai voltar ao onze - é o principal goleador, com 22 tentos na conta pessoal. Do lado do AVS, Lucas Piázon é o jogador com mais minutos jogados (1.614). Já Jhon Mercado é o principal marcador da equipa, com apenas dois golos.
Por esta altura, o Clube de Alvalade é segundo classificado do Campeonato Nacional, com 52 pontos em 22 jornadas disputadas. O Benfica é primeiro com 53 (mais um jogo), enquanto que o Braga fecha o pódio, com 47 (também mais um encontro disputado). Já o Porto é quarto classificado com 46 pontos.
Caso mediático que aconteceu no início da presente temporada ainda faz correr muita tinta; Adversário dos leões critica conduta do jogador leonino
|
O Porto reagiu duramente à entrevista de Frederico Varandas, presidente do Sporting. O nome do dirigente não é mencionado, mas fica evidente que é ele o “santo” ao qual o texto se refere. Os azuis e brancos tecem então várias críticas, entre as quais uma reação por parte do Conselho de Disciplina, uma vez que o dirigente máximo dos leões criticou o VAR do último 'Clássico' entre os dois clubes. Os dragões 'atacam' ainda Nuno Santos e referem que o ala leonino "colocou em risco de vida um espetador" no jogo da Supertaça.
O emblema liderado por André Villas Boas começa a mensagem a apelidar Frederico Varandas de "santo do futebol português" de forma irónica: "O santo, que tenta controlar a todo o custo o futebol português num desejo de benefício próprio, emite opinião de árbitros, de conselhos de arbitragem, de lances duvidosos e menos duvidosos, mas sempre com a “clareza e transparência” que lhe é reconhecida - como se de um atributo seu e único se tratasse. O santo acusa os outros de manipulação, condicionamento, jogos de bastidores e descidas aos túneis".
A comunicação dos dragões refere que o líder máximo dos leões dá instruções aos comentadores para semanalmente colocarem a idoneidade dos árbitros em causa: "O mesmo santo, que semanalmente aparenta colocar através dos seus discípulos, comentadores afiliados e ex-presidentes do Grupo Stromp, a seriedade de árbitros internacionais em causa, como o próprio já o tinha feito anteriormente. Lance aqui e lance ali convenientemente esqueceu-se o santo de rever os lances que têm beneficiado a sua própria equipa, entre cotoveladas, expulsões, uma permanente agressividade verbal e desafiar de decisões arbitrais em campo, desobediências dos regulamentos da Liga com treinadores não qualificados", pode ler-se.
A suspensão de Nuno Santos também não foi esquecida pelo Porto: "esquece-se também que, ainda esta época, um jogador seu colocou em risco de vida um espetador na bancada tendo posteriormente cumprido castigo enquanto esteve lesionado, ou que outro obteve uma redução de pena através de recurso ao Conselho de Disciplina transformando uma agressão escrita em relatório do árbitro num mero encosto de cabeça. O santo que se em realidade quisesse ser imparcial e se preocupasse com o futuro do futebol português, e em concreto da área da arbitragem que tantas considerações e atenção lhe merece, saberia e denunciaria que a tecnologia VAR não opera a 100% das suas capacidades em Portugal ou que o árbitro VAR é obrigado a avaliar lances com uma qualidade de imagem exponencialmente inferior à que os adeptos recebem nas televisões de suas casas (...)".
O Porto acusa Frederico Varadas de ser hipócrita: "Ao santo, o Porto quer dizer o seguinte: deixe-se de hipocrisias, não torça a sua coluna, ganhe o respeito do seu povo mas não lance suspeições sobre os demais. Para obter um clima de paz no futebol português preocupe-se consigo exclusivamente e respeite o trabalho dos outros", referem os dragões que esperam um castigo sobre o líder do Clube de Alvalade: "O Porto aguardará serenamente a posição do Conselho de Disciplina e Conselho de Arbitragem da FPF e da APAF sobre as suspeitas lançadas ontem por um Presidente de um clube sobre a seriedade e idoneidade dos Árbitros e espera um castigo exemplar pelo bem do futebol português", termina a mensagem.
Emblema verde e branco já definiu posição prioritária a reforçar na próxima temporada; Cara nova pode vir diretamente da Bundesliga
|
Josha Vagnoman é alvo do Sporting para a próxima temporada. O defesa alemão, que alinha no Estugarda, está referenciado para reforçar a lateral direita dos leões. Frederico Varandas e Rui Borges já preparam a próxima temporada e olham para o jogador de 24 anos.
O Clube de Alvalade tentou contratar um lateral-direito em janeiro, mas os alvos acabaram por escapar aos leões. Alberto Costa, que jogava no Vitória de Guimarães, acabou por transferir-se para a Juventus, enquanto Andrés García, do Levante, optou pelo Aston Villa.
Josha Vagnoman, de ascendência costa-marfinense, rumou ao Estugarda por 3,5 milhões de euros em 2022/23, assumindo papel importante para que a equipa orientada por Sebastian Hoeness. O internacional em uma ocasião pela seleção germânica, está avaliado em 12 milhões de euros e, de acordo com o jornal A Bola, interessa ao Sporting.
Além do jogador de 23 anos, também Giorgos Vagiannidis, do Panathinaikos, está referenciado pelos responsáveis do emblema verde e branco. A posição de ala direito é um dos setores prioritários que o Sporting quer ver resolvido à entrada para a temporada de 2025/26.
Iván Fresneda manteve-se no plantel, já que os leões não conseguiram encontrar nenhuma outra solução no mercado de janeiro. O futuro de Ricardo Esgaio permanece incerto, apesar de ser um dos mais do que prováveis atletas a abandonar o plantel de Rui Borges na próxima época.