
Futebol
Varandas não enviou condolências pela morte de Pinto da Costa; Líder do Sporting justifica razão
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Simões é o mais recente lesionado no Sporting e vai ficar, no mínimo, cerca de seis semanas em recuperação. Os leões confirmaram a ausência do médio de 18 anos no treino, uma vez que que contraiu um traumatismo do pé direito com fratura do quinto metatarso no embate com o Borussia Dortmund.
O tempo de paragem do craque foi divulgado pelo jornal desportivo Record, na edição deste sábado, 22 de fevereiro. O diário desportivo revela ainda que o futebolista, que está neste momento a utilizar uma bota ortopédica, vai 'à faca', sendo a operação a solução mais rápida para debelar a lesão. Assim sendo, com seis semanas de recuperação à vista, Rui Borges espera ainda contar com o atleta em 2024/25, ficando, claro, o regresso a depender de vários fatores.
Apesar de existir a possibilidade de regressar antes do término da temporada, João Simões vai certamente falhar os restantes embates do mês de fevereiro e todos os duelos agendados para março, podendo regressar no começo de abril. Em causa estão as partidas com o AVS, Gil Vicente, Estoril Praia, Casa Pia, Famalicão e Estrela da Amadora.
Recorde-se que João Simões não é a única ausência no plantel do Sporting. Rui Borges viu o capitão Morten Hjulmand, que esteve entregue à Unidade de Performance, após o embate da Liga dos Campeões, com o Dortmund.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - atualmente com um valor de mercado fixado nos 2,5 milhões de euros - soma 15 jogos pela equipa principal, nos quais disputou 688 minutos, tendo feito um golo, frente ao Nacional, e uma assistência, diante do Bolonha na Liga dos Campeões. O médio fez ainda três encontros nos juniores (sub-19) e nove nos B's.
Em entrevista aos meios do Clube de Alvalade, o Líder máximo dos verdes e brancos acabou por justificar a aposta no técnico
|
A aposta em João Pereira foi, na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, justificada por Frederico Varandas. O Presidente do Clube de Alvalade, em entrevista à Sporting TV, considerou que o plantel dos verdes e brancos acabou por ser o principal 'culpado' pelo falhanço do técnico, acreditando que a equipa não estava aberta à mudança.
Frederico Varandas - Qualquer treinador que viesse seria muito difícil pela razão que os jogadores não estavam recetivos a mudar e não era pelo João
"Resumindo e voltando ao dia 11 de novembro seria difícil tomar uma decisão até pela construção do plantel em 3x4x3. O João Pereira não jogava assim mas as suas equipas saíam a três e isso ajudava", começou por referir o Líder do Sporting.
Frederico Varandas considerou, em seguida, que a 'culpa' não foi de João Pereira, mas sim do plantel, que não estava "recetivo" há mudança: "Qualquer treinador que viesse seria muito difícil pela razão que os jogadores não estavam recetivos a mudar e não era pelo João. Desde que estamos aqui o João está a fazer a melhor época na equipa B e mesmo com muitos desfalques, está na fase de subida para 2ª Liga. O João vai fazer o seu caminho".
Recorde-se que, João Pereira assumiu as rédeas depois de Ruben Amorim ter deixado o comando técnico dos leões, trocando o Clube de Alvalade pelo Manchester United. Pela equipa principal dos verdes e brancos, o ex-timoneiro somou três vitórias, quatro derrotas e ainda um empate.
Importa realçar ainda que, Frederico Varandas analisou também a atual onda de lesões do plantel do Sporting, deixando uma 'laracha' a Augusto Inácio, bem como a ardilosa arbitragem de Tiago Martins, que foi VAR no Clássico com o Porto.
Líder máximos dos verdes e brancos recordou que antes do Clássico com os leões, o senhor do apito havia sido alvo de críticas por parte dos dragões
|
Frederico Varandas deu uma longa entrevista à Sporting TV, na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, onde abordou a várias questões dentro da atualidade do Clube. O Presidente dos leões recordou o Clássico com o Porto, acabando por deixar duras críticas a Tiago Martins, que desempenhou o papel de VAR. O Líder dos verdes e branco recordou que o senhor do apito havia sido alvo de escrutínio dos dragões, antes do embate com a turma leonina, podendo isto ter condicionado a sua decisão no lance com Diomande.
Frederico Varandas - Tomou a decisão por ter sido condicionado
"Eu quero chegar a outro ponto. Comecei pela nossa forma de estar e faço um apelo aos árbitros pela forma como reagem a determinados tipos de confiança. Dou o exemplo do Tiago Martins no Famalicão-FC Porto, teve uma decisão onde anulou um golo ao FC Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O FC Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao C.A", começou por referir o Presidente dos leões.
"Eu não faço isso! Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins…Depois ele voltou a apitar o Nacional-FC Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o Tiago Martins mostra amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve o amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado. O Tiago Martins tem de pensar que assim estes clubes pensam que vale a pena e está a prejudicar a vida dos seus colegas pois, sempre que um grande perder, lá vem a newsletter longuíssima a queixar-se e não saímos disto", acrescentou Frederico Varandas.
"Depois, o Tiago Martins é VAR num jogo em que podíamos ter saído com 6 pontos de vantagem. O João Pinheiro pareceu-lhe ver uma agressão de Diomande. O VAR, tranquilo, não viu que não houve agressão e não pediu ao João Pinheiro que fosse ver. Por causa desse cartão, por azar, o Diomande não pôde jogar com o Arouca e por acaso jogou o St. Juste que se lesionou e marcou na própria baliza", concluiu o Líder Máximo do Sporting.
Frederico Varandas - O VAR, tranquilo, não viu que não houve agressão e não pediu ao João Pinheiro que fosse ver.
Frederico Varandas, que revelou o motivo pelo qual o Sporting não deu as condolências na morte de Pinto da Costa, aproveitou ainda a oportunidade para analisar a onda de lesões e as polémicas declarações de Augusto Inácio, deixando uma 'farpa' ao antigo treinador dos verdes e brancos.
Antigo jogador do Clube Alvalade falou ao nosso jornal e refere que está confiante de que os leões vão ser bem-sucedidos, apesar da onda de lesões
|
Jorge Cadete falou, em Exclusivo ao nosso jornal, e abordou a onda da lesões que assola o Clube de Alvalade. O ex futebolista refere que os graves problemas físicos dos jogadores têm permitido que vários jovens do Sporting surjam no plantel principal e deixa rasgados elogios a Geovany Quenda.
"Costuma-se dizer que o azar de uns é a sorte de outros, sempre foi assim no futebol. Por vezes há jovens que aparecem porque um consagrado se lesiona e aparece agarrando a oportunidade.", começou por referir o antigo jogador do Clube de Alvalade.
"Praticamente com todos os jovens no Sporting tem sido assim, os mais jovens têm aparecido assim precocemente a terem de jogar porque o mais consagrado está lesionado e não pode contribuir". O ex-leão estacou um jogador que considera ser diferenciado, referindo se a Geovany Quenda: "É um caso à parte, que já se mostra desde os 13 14 anos. Há outros jovens que estão a aparecer e por isso estão a treinar com o plantel principal".
A antiga glória lembra a COVID-19 para justificar as adversidades a nível físico sentidas esta época: "Se formos a ver, tudo o que tem sido posto à luz do dia, e a verdade relacionada com o que foi a Covid-19, podem ser danos colaterais. Não se pode esquecer que quem é atleta de alta competição, que têm vários esforços musculares, sanguíneos e entre outros dessa fisiologia, pode estar a ter esses problemas", concluiu o seu raciocínio
Jorge Cadete referiu-se ainda às questões relacionadas com a arbitragem não tendo dúvidas de que o Clube de Alvalade tem sido muito prejudicado: "Toda a gente consegue ver isso. Antigamente que os jogos não eram transmitidos dificilmente se conseguiriam ver lances que tivessem prejudicado o Sporting.", fazendo referencia ao seu tempo em que jogou de leão ao peito.
Continuando a falar de arbitragem, Cadete foi claro: "Hoje em dia, em que os jogos são todos transmitidos, têm várias câmaras a transmitir, têm o VAR e todas essas situações, por vezes há situações escandalosas que toda a gente vê", referiu.