Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges deu dura das grandes a titular no Vitória SC - Sporting

Treinador do Clube de Alvalade acabou por fazer sair o jogador no decorrer da segunda metade do encontro e não escondeu o que achava

João Simões ouviu das boas de Rui Borges no momento em que acabou por ser substituído no Vitória SC - Sporting
João Simões ouviu das boas de Rui Borges no momento em que acabou por ser substituído no Vitória SC - Sporting

24 Dez 2025 | 09:22 |

Icon Comentário0

João Simões voltou a fazer parte das escolhas de Rui Borges para o onze inicial do Sporting, nesta vez na vitória dos leões, por 4-1, diante do Vitória de Guimarães. No entanto, o treinador dos verdes e brancos não ficou muito satisfeito com o contributo do internacional jovem português.


O técnico leonino optou por fazer entrar Hidemasa Morita para o lugar de Simões à passagem pelo minuto 76 da 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic e, quando o médio chegou ao banco de suplentes, apesar de ter recebido um abraço de Rui Borges, não escapou a uma 'dura'.


Segundo escreve o jornal Record, na sua edição desta quarta-feira, dia 24 de dezembro, o treinador do Sporting falou da perda de bola no lance que deu origem ao golo do Vitória de Guimarães. João Simões acabou por não reagir e aceitou a opinião de Rui Borges.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 15 milhões de euros - soma 14 partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 773 minutos: 377 na Champions, 321 na Liga Portugal Betclic e 75 na Taça de Portugal, tendo marcado um golo.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.



Futebol

Jorge Faustino e Marco Ferreira abordam legalidade de golo no Vitória SC - Sporting

Verdes e brancos foram vencer ao Estádio D. Afonso Henriques, por 4-1, em partida válida para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Marco Ferreira e Jorge Faustino consideraram legal e em jogo o golo de Maxi Araújo no Vitória SC - Sporting
Marco Ferreira e Jorge Faustino consideraram legal e em jogo o golo de Maxi Araújo no Vitória SC - Sporting

24 Dez 2025 | 09:07 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Vitória de Guimarães, na última terça-feira, dia 23 de dezembro, por 4-1, em partida válida para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Maxi Araújo foi o autor do último golo dos verdes e brancos, à passagem pelo minuto 79 e, apesar de algumas queixas da turma adversária, os especialistas consideram que este foi legal e sem fora de jogo.


"Ioannidis estava atrás da linha do penúltimo adversário quando a bola lhe foi passada no início da construção da jogada que resultou no golo de Maxi Araújo, também ele em posição regular. Golo legal", pode ler-se na análise de Jorge Faustino, ao jornal Record.


Também Marco Ferreira padece da mesma opinião, explicando que "Maxi Araújo aparece na área e faz golo, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes, partindo de posição correta. Maxi estava atrás da linha defensiva no momento do remate de Suárez. Golo bem validado".


Com esta vitória – a 19.ª em 26 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 38 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (43) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 35.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.



Futebol

Exclusivo Leonino - Lazio vai apresentar proposta por craque do Sporting, caso venda Castellanos

Flamengo pretende garantir jogador argentino na janela de inverno, o que colocará o emblema italiano no mercado por um substituto

Exclusivo Leonino - Lazio está atenta a jogador do Sporting e pode apresentar uma proposta, caso Taty Castellanos seja vendido ao Flamengo
Exclusivo Leonino - Lazio está atenta a jogador do Sporting e pode apresentar uma proposta, caso Taty Castellanos seja vendido ao Flamengo

24 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

A Lazio está atenta a Fotis Ioannidis e pode apresentar uma proposta pelo avançado do Sporting, caso Taty Castellanos seja vendido ao Flamengo, sabe o Leonino. Assim, só depois de concretizada a mudança do atacante argentino rumo ao emblema brasileiro é que os romanos avançarão formalmente pelo jogador grego.


Ao que o nosso Jornal apurou, o atacante reúne atributos que agradam à direção do emblema italiano: potência física, inteligência tática e capacidade de finalização. Apesar do interesse, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não tem intenções de vender o ponta de lança, que revelou que teve "medo" de assinar pelos leões no verão de 2024.


A saída do jogador obrigaria o Clube de Alvalade a agir rapidamente no mercado de transferências de inverno para manter o equilíbrio da equipa na luta pelo tricampeonato. O atacante é considerado peça-chave no plantel de Rui Borges, pelo que qualquer abordagem será cuidadosamente avaliada, mas a prioridade é proteger o plantel e manter a equipa competitiva.


Por outro lado, Taty Castellanos já deu sinal verde para rumar ao clube carioca. Além do mais, a negociação deve ser facilitada com o fim do transfer ban da Lazio em janeiro, permitindo que o clube da Serie A realize transferências. A mudança poderá ser consumada por valores a rondar os 22 milhões de euros.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 18 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 746 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



Futebol

Varandas surge furioso e defende Sporting: "Quarenta anos de fruta e agora querem culpar-nos?’"

Presidente dos leões criticou Benfica, Porto e comunicação social, denunciando erros desiguais e falando em ‘histeria coletiva’

Varandas criticou a “histeria coletiva” criada em torno do penálti sobre Hjulmand e denunciou uma aplicação desigual das regras entre Sporting, Benfica e Porto
Varandas criticou a “histeria coletiva” criada em torno do penálti sobre Hjulmand e denunciou uma aplicação desigual das regras entre Sporting, Benfica e Porto

24 Dez 2025 | 00:42 |

Icon Comentário0

Depois do triunfo do Sporting no terreno do Vitória de Guimarães (4-1), Frederico Varandas esteve na zona mista, onde abordou não apenas o jogo, mas também as polémicas recentes sobre arbitragem. O Presidente dos verdes e brancos criticou a “histeria coletiva” criada em torno do lance do penálti sobre Hjulmand e denunciou uma aplicação desigual das regras nos diferentes clubes.


“Basta ir a 24 horas antes e há um Farense - Benfica, onde vi, quando estava 0-0, uma simulação de um jogador do Benfica que o árbitro, mal, assinala falta, livre. Golo do Benfica. O que aconteceu? Há um mês, um canto mal assinalado nos Açores deu golo do Sporting. Vou repetir. Mal assinalado. O que deu? Capas de jornais, uma vergonha, falam em anticiclones. Então e o silêncio que há em Faro? Por que razão há dois pesos e duas medidas? As pessoas não estão habituadas ao erro natural a favor do Sporting. Mas terão de se habituar. Se houver erros, é normal haver erros para todo o lado. O que não acho normal, e aí grande parte da comunicação social tem responsabilidade, é não haver este tratamento noutros clubes. O Benfica já teve nove penáltis. Não vou falar, analisem. O de ontem? O que seria se fosse o Sporting? Mais. Ex-árbitros, se fosse o Sporting, diriam que não era penálti. Não tenho a menor dúvida. Analisem. Houve erros de certeza. Mas esta histeria coletiva? Não brinquem. Isto para mim é muito importante: hoje caminhamos para um nível de ruído completamente absurdo.”


Frederico Varandas não poupou críticas aos dragões, considerando que também contribuiu para o “ruído” sobre a arbitragem: “E depois, em relação ao Porto. Não é só o Benfica. São duas estratégias de comunicação de histerismo, ruído. O Porto lançou um comunicado a seguir ao grande drama dos Açores onde dizia que o presidente da Federação tinha de tomar medidas, a dizer que estava uma advogada do Sporting na Comissão...”.


O Presidente lembrou ainda episódios recentes da Champions, onde a arbitragem internacional podia ter prejudicado o Sporting em casos claros: “O Sporting joga a Champions. Quem está lá? Os melhores árbitros internacionais? Se fosse pelo árbitro de campo, o Sporting se calhar tinha três pontos em vez de 10. Com o Nápoles? Expulsão vergonhosa perdoada ao De Bruyne. Com o Marselha em casa, três erros capitais revertidos. Com o Brugge, um vermelho direto do nosso capitão que não foi nada. Isto são árbitros internacionais. E depois, num canto mal marcado, que o melhor árbitro português assinala mal, coloca em causa toda a arbitragem? Isto atingiu um ponto insustentável. Para paraquedistas que chegaram agora? Insustentável foram 40 anos de fruta, 40 anos de reuniões de presidentes Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa a discutir quem eram o presidente da Liga e da Federação, a discutirem qual o árbitro para este jogo, 40 anos de missas, de padres, de agentes de futebol a comprarem jogadores para perderem jogos. Isso é que era insustentável. E não admito”.

Apesar das críticas, reconheceu que ainda existem erros na arbitragem e elogiou o trabalho do Conselho de Arbitragem: “O Sporting não vota em caras nem em pessoas. O Sporting vota em projetos. E uma das coisas que Pedro Proença tinha: grupos de comissões para reflexão na Federação. Sobre a arbitragem, sobre treinadores, sobre jogadores, sobre infraestruturas e competições. Grupos que não têm qualquer poder deliberativo. É para reflexão do futebol português. [...] Este CA está a fazer coisas passo a passo. As notas passaram a ser públicas, isso é importante. Há erros? Há. Podemos ter melhores árbitros? Podemos. Mas este clima criado, e voltando ao Porto. Como é que fazem um comunicado assim? Ou é profunda ignorância de estrutura, que não acredito, ou é mentir só para criar ruído. E têm tanta preocupação, que já passaram 50 dias do Braga - Porto e vocês estão satisfeitos com o resultado da auditoria? O que se passou com o Fábio Veríssimo? Ouvi o presidente do Porto dizer que ia fazer uma auditoria. 50 dias, meus amigos. E vocês, perguntas? Não fazem perguntas? Não há conferências de imprensa?”


Por fim, o dirigente destacou que o Sporting não se desculpa com a arbitragem e apelou a sanções iguais para todos os clubes que comentem a arbitragem publicamente: “A situação está irrespirável sobretudo para os árbitros. E a verdade é que, e aqui mais uma vez tenho de dizer que há falta de coragem da parte da comunicação social, o Sporting perde títulos e não se queixa da arbitragem. O Sporting fica em 4.º lugar e não se queixa da arbitragem. [...] Só há uma maneira: não vai ser fácil passar isto em Assembleia Geral de Clubes. Já liguei ao presidente da Liga. O regulamento tem de ser alterado e tem de ser assim: o presidente do Sporting fala de arbitragem... multa de 100 mil euros. O presidente do Porto fala sobre arbitragem... 100 mil euros. O Benfica faz um 'tweet', 100 ou 200 mil. É a única maneira de respirarmos. E vamos ver como é daqui para a frente. Esta histeria coletiva, isto, para ali para dentro, para o balneário do Sporting, é gasolina. Gasolina super para o tricampeonato”, terminou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas fala após jogo do Sporting e diz nomes de quem condicionou arbitragens durante anos
Futebol

Varandas fala após jogo do Sporting e diz nomes de quem condicionou arbitragens durante anos

24 Dez 2025 | 00:08

Icon Comentário0
Iván Fresneda acabou jogo do Sporting em lágrimas e Rui Borges explicou motivo
Futebol

Iván Fresneda acabou jogo do Sporting em lágrimas e Rui Borges explicou motivo

23 Dez 2025 | 23:50

Icon Comentário0
Titular do Sporting chorou no final e Trincão admite: "Teve uma semana difícil"
Futebol

Titular do Sporting chorou no final e Trincão admite: "Teve uma semana difícil"

23 Dez 2025 | 23:09

Icon Comentário0