Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino - José Eduardo e o triunfo do Sporting: "Fiquei feliz, mas PSG foi muito melhor"

Antigo jogador do emblema verde e branco abordou vários temas, entre os quais o duelo da Champions, considerando que franceses não mereciam perder

Exclusivo Leonino - José Eduardo, antigo jogador do Sporting, considerou que PSG jogou melhor e não mereciam perder em Alvalade
Exclusivo Leonino - José Eduardo, antigo jogador do Sporting, considerou que PSG jogou melhor e não mereciam perder em Alvalade

22 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

José Eduardo concedeu uma entrevista ao nosso Jornal e analisou a vitória dos leões por 2-1 frente ao Paris Saint-Germain. O antigo jogador do Sporting considerou que os franceses jogaram melhor e não mereciam perder, avaliou o papel de Rui Borges em Alvalade e falou sobre a luta pelo tricampeonato, reconhecendo qualidade à equipa do Porto, mas defendendo que ainda tudo é possível até ao final da época.


J. Eduardo: "A vitória só é justa porque sou do Sporting, porque de resto não. Eles foram e são muito melhores do que nós"


Questionado sobre as expetativas que tinha antes do jogo frente à turma de Luis Enrique, foi honesto: “Primeiro, não esperava. Segundo, a vitória só é justa porque sou do Sporting, porque de resto não. Eles foram e são muito melhores do que nós. Isso é indiscutível. Agora, obviamente, que fiquei feliz, mas o futebol é assim... é sempre possível", começa por dizer.


No plano mais tático, José Eduardo falou com grande detalhe sobre o impacto do ritmo competitivo entre a prova milionária e o Campeonato Nacional: “Nós temos um handicap muito grande em Portugal, que é o nível da nossa Liga (…) durante o jogo isso veio ao de cima, ou seja, nós tivemos imensa dificuldade em passar do meio campo. Houve um jogador em particular, o Ricardo Mangas, que não é um jogador fenomenal, mas é um bom jogador e teve imensa dificuldade, porque o ritmo é diferente. Se não despachasse rapidamente a bola, ela era-lhe roubada. A diferença é grande".

Sobre os destaques individuais, Luís Suárez mereceu elogios: "Quando estamos atrapalhados, metemos a bola para a frente e ele consegue aguentar, porque sabe usar o corpo. É um jogador a sério. Tivemos quatro ou cinco chegadas à área deles e criámos perigo sempre. Em duas delas fomos muito felizes. A bola foi parar aos pés do Suárez e ganhámos", aponta.


J. Eduardo sobre Rui Borges: "Se ganhou, é um génio. Amanhã, basta as coisas não correrem tão bem, já passa a ser uma besta"

Relativamente ao trabalho de Rui Borges, o ex-futebolista foi incisivo: “Se ganhou, é um génio. Amanhã, basta as coisas não correrem tão bem, já passa a ser uma besta. Eu vi grandes ídolos do Sporting a chorar porque se sentiam maltratados pelos adeptos em determinadas circunstâncias. É mesmo assim. Futebol é momento".

Por fim, sobre a corrida pelo título nacional, José Eduardo destacou o momento dos dragões e mostrou respeito pelo percurso do rival, mas manteve uma visão confiante em relação às ambições leoninas: “O Sporting não está a fazer mau campeonato. O Porto é que está a fazer um campeonato extraordinário. Acredito que eles vão vacilar. Se ganharmos no Dragão... eles tremem. Qualquer equipa treme", termina.


Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting vai 'despachar' defesa para o 4.º classificado da Liga

Verdes e brancos encontram-se a arrumar a casa nesta fase do mercado de verão e é esperada uma saída, mas futebolista vai manter-se em Portugal

Exclusivo Leonino - Constança Maia vai ser emprestada pelo Sporting ao Valadares Gaia, quarto classificado da Liga BPI na temporada 2026/27
Exclusivo Leonino - Constança Maia vai ser emprestada pelo Sporting ao Valadares Gaia, quarto classificado da Liga BPI na temporada 2026/27

21 Jul 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Constança Maia vai ser emprestada ao Valadares Gaia, sabe o Leonino. Depois de se estrear na equipa feminina do Sporting na última temporada, prestação que lhe valeu a assinatura de um contrato profissional em junho, a defesa prepara-se para sair por empréstimo nesta janela de transferências, com o objetivo de ganhar ritmo competitivo e experiência na Liga BPI.


O quarto classificado na última edição do campeonato nacional tem vindo a demonstrar interesse na jogadora e já informou a estrutura leonina de que tem interesse em receber a jovem de 18 anos no seu plantel, através de um empréstimo a valer para a próxima temporada desportiva.


Este é um cenário que agrada às várias partes envolvidas neste acordo. Os exemplos recentes de Carolina Santiago e Maísa Correia, que também tiveram de procurar outros caminhos para evoluir fora de Alcochete, são vistos como sinais positivos para Constança Maia.


A jovem jogadora encara esta nova possibilidade como um reforço da confiança no seu potencial, uma oportunidade para somar minutos, ganhar maturidade competitiva e tem como objetivo conseguir regressar ao Sporting mais preparada para se afirmar na equipa principal.

Nos escalões de formação do Sporting desde 2019/20, Constança Maia percorreu todas as etapas até chegar à equipa principal das leoas. Com apenas quatro partidas realizadas em 2025/26, sem qualquer golo ou assistência, o empréstimo surge como próximo passo.



Futebol

Reforços disseram 'presente'! Sporting goleia Estrasburgo com muitas estreias (7-0)

Issa Doumbia, Sergi Altimira, Silas Andersen e Rodrigo Zalazar marcaram pela primeira vez com a Listada verde e branca e fizeram as delícias dos adeptos

Sporting venceu, esta segunda-feira, dia 20 de julho, o Estrasburgo por 7-0, no Estádio Algarve, no segundo jogo de preparação aberto aos adeptos
Sporting venceu, esta segunda-feira, dia 20 de julho, o Estrasburgo por 7-0, no Estádio Algarve, no segundo jogo de preparação aberto aos adeptos

20 Jul 2026 | 22:08 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu, esta segunda-feira, dia 20 de julho, o Estrasburgo por 7-0, no Estádio Algarve, no segundo jogo de preparação aberto aos adeptos. Os reforços disseram 'presente' e acabaram por fazer as delícias antes de se mostrarem em Alvalade.


Rui Borges voltou a aproveitar o encontro para testar várias soluções no onze inicial, apostando nos reforços Sergi Altimira e Silas Andersen no meio-campo e ainda Issa Doumbia a fazer de Pote - que deverá estar de saída do Sporting. 


A primeira parte ficou realmente marcada pelos 'novatos' a quererem mostrar o que valem. Issa Doumbia abriu caminho à vitória dos verdes e brancos logo aos 4 minutos, com um verdadeiro golaço. Aos 35', Sergi Altimira não quis ficar para trás e também apontou o seu primeiro golo pelo Sporting.


Depois do intervalo, as caras novas continuaram a impressionar. Silas Andersen marcou de cabeça aos 51 minutos, mas era apenas o primeiro da segunda parte. Rodrigo Zalazar entrou aos 62', ganhou uma grande penalidade e acabou a concretizá-la no minuto seguinte. Aos 70', Maxi Araújo fez o quinto golo dos leões na recarga a um remate do compatriota. A fechar, ainda houve tempo para Geny Catamo (80') e Fotis Ioannidis (84') - finalmente de regresso após lesão - fazerem o gosto ao pé.

O Sporting termina desta forma o seu estágio no Algarve. Agora, os verdes e brancos têm encontro marcado com o Monaco para o próximo sábado, dia 25 de julho, a contar para o Troféu Cinco Violinos, no Estádio José Alvalade (19h30).



Futebol

Sporting já decidiu quem comprar com o dinheiro de Francisco Trincão

Internacional português já se despediu do Clube de Alvalade para rumar ao Al Ahli e verdes e brancos pretendem colocar mãos à obra no mercado

Francisco Trincão foi transferido para o Al Ahli e Sporting tem 'gasto' em mente: contratar um reforço capaz de atuar na ala, mas também em zonas interiores
Francisco Trincão foi transferido para o Al Ahli e Sporting tem 'gasto' em mente: contratar um reforço capaz de atuar na ala, mas também em zonas interiores

20 Jul 2026 | 17:31 |

Icon Comentário0

Francisco Trincão foi transferido para o Al Ahli e os leões já sabem o que vão fazer com o dinheiro. O Sporting encaixou com a venda do internacional português 45 milhões de dólares, cerca de 39,3 milhões de euros, mais 5 milhões de dólares, aproximadamente 4,4 milhões, mediante objetivos.


Segundo o comunicado à CMVM, os leões ficam isentos do pagamento do mecanismo de solidariedade, avaliado em cerca de 2 milhões de euros. Ainda assim, a SAD verde e branca terá de suportar 10% dos encargos de intermediação, correspondentes a 4 milhões de euros, relativos ao empresário Jorge Mendes.


Com a saída do internacional português, a prioridade do Sporting passa pela contratação de um jogador com características semelhantes. Rui Borges pretende um reforço capaz de atuar sobre a ala, mas também em zonas interiores, nomeadamente na posição 10.


A transferência de Trincão insere-se no processo de renovação do plantel leonino, depois das saídas de Geovany Quenda, Hidemasa Morita e Morten Hjulmand. Pedro Gonçalves também deverá abandonar Alvalade e o Al Diriyah, orientado por Bruno Lage, surge como o destino mais provável.

Trincão assinou um contrato válido por quatro temporadas e vai auferir entre 11 e 12 milhões de euros líquidos por ano, mais do que o quádruplo do salário que recebia no Sporting. Em quatro épocas de leão ao peito, conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal, saindo apenas cinco meses depois de ter renovado até 2030.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Luis Suárez não vai juntar-se ao estágio do Sporting
Futebol

Luis Suárez não vai juntar-se ao estágio do Sporting

20 Jul 2026 | 12:00

Icon Comentário0
Pedro Porro vai às lágrimas após conquista do Mundial: "Competimos como animais"
Futebol

Pedro Porro vai às lágrimas após conquista do Mundial: "Competimos como animais"

20 Jul 2026 | 11:40

Icon Comentário0
Sporting vence Portimonense por 1-0 e há uma ausência a dar nas vistas
Futebol

Sporting vence Portimonense por 1-0 e há uma ausência a dar nas vistas

20 Jul 2026 | 12:22

Icon Comentário0