
Futebol
César Peixoto revela como parar Viktor Gyokeres antes do Sporting - Gil Vicente: "Um para um..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Decorreu, na passada sexta feira, o City - Wolves, referente à 35ª. jornada da Premier League, campeonato inglês que já tem campeão. A equipa de Manchester triunfou por 1-0, com golo de Kevin De Bruyne, aos 35 minutos, e frustrou os pupilos de Vítor Pereira, que não deixou de se mostrar orgulhoso no final do encontro.
Começar por destacar a presença de dois ex Sporting em campo. Matheus Nunes alinhou de início no Manchester City, a lateral direito. Do lado do Wolves, Pablo Sarabia foi lançado por Vítor Pereira aos 65 minutos, quando os visitantes procuravam o golo do empate.
No final do encontro, apesar da derrota, o treinador português mostrou-se agradado: "Estamos orgulhosos e os adeptos têm de estar também. Não podemos controlar o resultado, mas podemos controlar a nossa atitude. Podemos perder o jogo, mas não a identidade, a ambição, a mentalidade e o compromisso. Estou orgulhoso porque vi tudo isso em campo".
Depois, a já habitual bebida a seguir ao jogo: "Vou beber a minha cerveja, porque merecemos. Foi um bom jogo. Só o resultado... Se pedisse antes do jogo para tirarmos os postes marcávamos pelo menos dois golos Vi o espírito que queria ver na minha equipa, com mentalidade até ao fim para tentar marcar", disse o treinador.
Por último, falou da temporada que já se aproxima: "Próxima época? Quero ver o mesmo espírito e o desejo de competir. Podemos perder um jogo, como sucedeu hoje, mas mostrámos que temos qualidade para competir", rematou Vítor Pereira, depois do City - Wolves.
Treinador verde e branco chegou a Alvalade em dezembro de 2024 e ainda não perdeu nas competições internas, mas tem sido um pouco criticado
|
Rui Borges chegou a Alvalade em janeiro de 2024, e ainda não perdeu para as competições internas. Já foi criticado por não ser treinador para uma equipa grande, mas os números não confirmam essa ideia: o Sporting está a caminho do segundo melhor ataque do século em 24/25, só não marcou por quatro vezes esta época (apenas duas com Rui Borges, contra o Dortmund, e tem 47 golos em 16 jogos disputados fora de casa.
Números que parecem demonstrar uma capacidade ofensiva bastante presente. O jornal A Bola falou com Lucas Rodrigues, jogador do Seoul, da Coreia do Sul, que foi treinado pelo técnico leonino no Mafra, e que por isso conhece bem Rui Borges. O jogador parece confirmar a vontade de ataque do transmontano.
"Ele é, de facto, um treinador voltado para o ataque, com variedade de estratégias e que privilegia sempre as boas tomadas de decisão. Quando fui treinado por ele [em 2022/2023, no Mafra] os treinos eram objetivos, intensos, de fácil compreensão e bastante prazerosos", começou por explicar Lucas Rodrigues.
Prosseguiu, com as qualidades que mais admirava no técnico: "Sempre o admirei pela sua postura, inteligência e competência. Estarei a torcer por ele e espero que consiga obter vitórias nos últimos três jogos, culminando a época com uma merecida conquista do campeonato".
Terminou, com a seguinte ideia: "Desde que fui treinado por ele, ficou evidente que era um treinador de outro nível. Quando assumiu a minha equipa [Mafra], tinha deixado um clube que estava no topo da tabela [Vilafranquense] e entrou como nosso treinador num momento crítico, quando estávamos na zona de descida e com todo o talento e habilidade conseguiu levar-nos até ao 6.º lugar, deixando marca na história do clube. É um treinador muito humano, compreensivo, preocupado e próximo dos jogadores", rematou Lucas Rodrigues, acerca de Rui Borges.
Avançado sueco tem-se demonstrado a grande nível pelos leões, e é recompensado pelos desempenhos, juntamento com um antigo leão
|
Viktor Gyokeres é o grande destaque do Sporting, desde que chegou a Alvalade no verão de 2023. O avançado sueco ainda não parou de marcar golos, e vai sendo recompensado com as suas exibições com prémios e distinções. Desta feita, foi eleito para o melhor 11 do mês da abril, eleito pela European Sports Media - que também organiza a bota de ouro.
O avançado sueco marcou um total de 10 golos durante o mês de abril, um número tremendo que lhe valeu a distinção da fazer parte do melhor 11 do mundo no quarto mês de 2025. A ESM, entidade que escolhe os jogadores, é uma associação europeia de publicações desportivas, com grandes nomes do jornalismo desportivo como A Bola, A Marca ou a Gazzetta dello Sport.
Para além de Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, há outro jogador com passado verde e branco no 11 escolhido pela ESM: Nuno Mendes. O lateral esquerdo tem estado em grande plano esta temporada, e os desempenhos ao serviço do PSG valeram-lhe distinção semelhante à do ponta de lança dos leões.
Em relação ao 11 completo, a ESM elegeu, para a baliza, Gianluigi Donnarumma (PSG); Na defesa, estão Achraf Hakimi (PSG), Iñigo Martínez (Barcelona), Virgil van Dijk (Liverpool) e Nuno Mendes (PSG). Um quinteto com um italiano, um português, um marroquino, um espanhol e um neerlandês.
Do meio campo para a frente, alinham os seguintes jogadores: Declan Rice (Arsenal), Scott Mc-Tominay (Nápoles) e Vitinha (PSG); Ousmane Dembélé (PSG), Viktor Gyokeres (Sporting) e Lamine Yamal (Barcelona). Inglaterra, Escócia, Portugal, França, Suécia e Espanha são as naturalidades dos jogadores escolhidos.
Clube de Alvalade está focado na reta final do campeonato, mas também já vai preparando a próxima temporada, com atenção a algumas posições
|
A equipa do Sporting está completamente focada na reta final da presente temporada, mas os dirigentes leoninos já vão preparando a próxima época dos leões. A contratação de Alisson Santos aconteceu nesse sentido, e o jornal A Bola noticia, este sábado, dia 3 de maio, que o extremo brasileiro está a ser trabalhado para ser a sombra de Francisco Trincão em Alvalade.
O jogador foi contratado ao Vitória, por 2,1 milhões de euros, e chega proveniente do Leiria, onde estava emprestado. Um jogador que começou a ser observado na era de Ruben Amorim, que era adepto das qualidades do brasileiro - os leões apenas avançaram para a contratação quando houve a aprovação de Rui Borges, apesar de Alisson não ter sido um pedido expresso do treinador verde e branco.
Com mais de um mês de trabalho na Academia de Alcochete, os sinais são positivos. Rui Borges estará muito agradado com o empenho do brasileiro, que mostra um perfil destemido, sem receio de partir em drible para cima do adversário.
De resto, o jornal A Bola avança que o extremo está a ser trabalhado para dois sistemas diferentes. No 3x4x3 utilizado pelo Sporting ao longo da temporada, o jogador tem sido preparado a extremo direito, a posição do campo ocupada, habitualmente, por Francisco Trincão, na equipa principal dos leões.
Para além disso, Alisson também está a ser testado num 4x3x3 e num 4x2x3x1, sistemas em que o Sporting não alinhou esta temporada, mas que Rui Borges procura, desde já, afinar, para serem utilizados no próximo ano. Neste cenário, o brasileiro aparece como extremo puro, colado à linha lateral do ataque verde e branco.