Futebol Formação
Sporting sofre golo de livre direto nos descontos e perde com o Santa Clara (2-1)
01 Mar 2026 | 14:57
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
07 Mar 2026 | 13:07 |
A equipa de juniores do Sporting perdeu frente ao Rio Ave, por 1-0, este sábado, dia 7 de março. Em duelo da sexta jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos somam a segunda derrota consecutiva, depois de também terem sido derrotados pelo Santa Clara na última ronda.
Num encontro disputado na Academia Cristiano Ronaldo, as duas equipas foram tendo várias oportunidades para chegar à vantagem, mas tal foi conseguido apenas pelos visitantes, pelo pé de David Moreira, à passagem pelos 33 minutos de jogo.
No segundo tempo voltou a toada de equilíbrio, mas os jovens do Sporting foram tentando chegar à igualdade. Infelizmente, o golo acabou por não chegar e o único tento marcado pelo Rio Ave na primeira parte definiu o resultado final em Alcochete numa partida desinspirada dos leões.
Com esta derrota - a sétima em 32 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no segundo lugar, à condição, com 10 pontos. O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 13 de março, diante do Porto, às 15h00, no reduto adversário.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto pelos seguintes atletas: William Lodmell, André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxi, João Rijo, Leonardo Tavares, Sérgio Siza, Leonardo Varela, Miguel Almeida (C), Frederico Gomes e Estefânio Domingos.
Assinatura deste novo vínculo representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo jogador ao longo das últimas épocas
06 Mar 2026 | 15:41 |
É oficial. O Sporting anunciou a assinatura de um contrato de formação com o jovem guarda-redes Tiago Gimo, atleta de 14 anos que integra os escalões de formação do Clube. O guardião faz parte da equipa de iniciados e dá agora mais um passo importante no seu percurso de leão ao peito.
O jovem chegou à Academia leonina na temporada 2020/21 e, desde então, tem evoluído dentro da estrutura verde e branca. A assinatura deste vínculo representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo das últimas épocas.
Na presente temporada, Tiago Gimo, de 1,93 metros, tem sido presença regular nos sub-15, acumulando já 12 jogos pelos iniciados. As exibições do guarda-redes têm contribuído para a confiança depositada pela estrutura técnica no seu potencial.
Com esta oficialização, o Sporting volta a demonstrar a importância que atribui à formação e à valorização de jovens talentos da Academia. O Clube de Alvalade continua assim a garantir a continuidade de promessas que podem vir a integrar os patamares mais elevados do futebol.
Na última partida, a equipa de iniciados venceu o Estoril (2-0), em jogo a contar para a quinta jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Neste momento, os comandados de João Lourenço somam oito pontos na tabela classificativa e estão no quinto lugar.
Varandas critica Villas Boas:
Futebolista já leva cinco temporadas consecutivas nos escalões de formação do emblema verde e branco e assinou novo vínculo
05 Mar 2026 | 10:54 |
É oficial. Laurindo Mendonça assinou, esta quarta-feira, dia 4 de março, um contrato de formação com o Sporting, dando mais um passo importante no percurso que tem vindo a construir no Clube de Alvalade. O médio, de 14 anos, já leva cinco temporadas consecutivas nos escalões de formação leoninos.
O caminho até chegar a este momento, contudo, não foi imediato. Em fevereiro de 2021, quando ainda era conhecido como Laurindo Júnior, o jovem viu o sonho de se juntar à formação do Sporting adiado devido à pandemia de COVID-19, que nessa altura condicionava as deslocações e o funcionamento do futebol de formação.
Na altura, o médio representava o Praiense, nos Açores, e foi a partir da Ilha Terceira que aguardou pela oportunidade de seguir viagem para o continente e integrar a estrutura leonina. O talento que demonstrava já lhe valia destaque na região, ao ponto de ser apelidado de "Ronaldo dos Açores".
Durante esse período, Laurindo viveu também momentos especiais ligados ao Sporting, incluindo um encontro com Eduardo Quaresma e Gonzalo Plata. Agora, na temporada 2026/27, o jovem médio continua a afirmar-se na formação leonina e soma já dois golos e uma assistência em 14 jogos pelos sub-15.
Na última partida, a equipa de iniciados venceu o Estoril (2-0), em jogo a contar para a quinta jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Neste momento, os comandados de João Lourenço somam oito pontos na tabela classificativa e estão no quinto lugar.
Melhores momentos de Laurindo Mendonça:
Equipa do Clube de Alvalade não conseguiu somar qualquer ponto em partida disputada durante a tarde desta terça-feira, dia 3 de março
03 Mar 2026 | 17:05 |
A equipa sub-23 do Sporting empatou frente ao Leixões, por 2-1, esta terça-feira, dia 3 de março, em partida da oitava jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação. Os leões somaram o oitavo encontro consecutivo sem vencer e a terceira derrota seguida, após o desaire frente ao Santa Clara na ronda anterior.
Num jogo disputado na Academia Cristiano Ronaldo, os primeiros 45 minutos foram de bastante equilíbrio entre as duas formações e com aproximações perigosas a ambas as balizas, no entanto, foi mesmo a turma de Matosinhos a chegar à vantagem, fruto do golo de Arthur Baggio aos 31 minutos.
No regresso dos balneários, a turma do Sporting foi criando maior perigo, mas o guarda-redes do Leixões, João Cardoso, ia mantendo a sua baliza a zeros. Aos 65', foi mesmo o guardião adversário a cometer uma grande penalidade, mas acabou por defender o remate de Guilherme Santos, que vacilou e não conseguiu empatar para os leões. Lucas Taibo ainda chegou à igualdade nos descontos (90'+2), mas o Leixões garantiu a vitória no último lance do encontro (90'+8).
Com esta derrota - a 13.ª em 27 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto têm dois pontos e continuam na oitava e última posição. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo a 10 de março, terça-feira, frente ao Académico, pelas 11h00, em Viseu.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Alexandre Tverdohlebov, Daniel Costa, Miguel Alves (C), Lucas Taibo, Rafael Mota, Guilherme Santos, Manuel Kissanga, Kauã Oliveira, Sandro Ferreira, Ivanildo Mendes e Rayhan Momade.